Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O manual do exercício físico de A a Z

De Marcia, publicado dia 02/05/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Descubra tudo o que você precisa saber sobre treinamento esportivo

Aderir a um programa de treinamento esportivo é algo que só você pode fazer por si mesmo. Afinal, você merece ter um profissional ao seu lado, para ajudá-lo a conquistar seus objetivos fitness e hábitos mais saudáveis.

Não importa se o seu desejo é participar de maratonas ou apenas perder um pouco de peso e ter músculos tonificados, sempre haverá um profissional que pode ajudá-lo.

Mas será que o personal trainer é uma invenção recente? Ou na antiguidade as pessoas já tinham essa preocupação com o físico? E no futuro, o que será que vai acontecer com a profissão?

Continue lendo nosso artigo e encontre a resposta para essas perguntas e muitas outras que costumam surgir, quando o assunto é treinamento personalizado.

Afinal, o que é treinamento esportivo?

Embora seja uma palavra inglesa, coach teve sua origem na cidade de Kocs, na Hungria. No século XVI, no local, produzia-se carruagens, que se tornaram conhecidas por sua pompa e conforto. Elas eram chamadas de “kocsi”, o que era ouvido pelos ingleses como “coach”.

Por essa razão, podemos dizer que o primeiro significado que surgiu para a palavra coach é “carruagem”.

Mas a essa hora, você deve estar se perguntando o que tem a ver a carruagem com o treinador esportivo. Simples! Se uma carruagem consiste em cavalos que puxam um vagão para a frente, o personal trainer puxa o aluno para chegar mais rápido aos seus objetivos.

Evolução mais rápida Assim como os cavalos puxam a carruagem, o personal trainer puxa os alunos em direção a seus objetivos.

Isso porque um coach esportivo não é um mero instrutor que desenvolve um programa de exercícios personalizado: essa é apenas uma de suas atribuições. Coach está mais ligado a uma assessoria pessoal, na qual o aluno é acompanhado e medidas são implementadas para o seu progresso.

E o treinamento nesse modelo pode acontecer de maneira individual ou em grupo, em casa ou em uma academia.

  • No treinamento individual, o programa é inteiramente focado em você. O profissional vai analisar quais são as suas necessidades e acompanhar diretamente cada etapa da sua evolução. Normalmente, os resultados são alcançados de maneira mais rápida. Pessoas tímidas também podem sentir-se mais seguras nesse modelo, já que não será necessário se expor a outros alunos;
  • No treinamento em grupo, você reúne uma turma de amigos ou familiares e contrata um profissional para realizar um treinamento direcionado à vocês. Entretanto, esse modelo só traz bons resultados se todas as pessoas envolvidas tiverem objetivos similares. Caso contrário, o profissional não conseguirá focar suficientemente em cada um e tudo pode acabar em frustração. Há quem prefira treinar dessa forma por questões motivacionais: se todos têm os mesmos objetivos, um vai motivando o outro para que eles sejam alcançados;
  • O treinamento em casa é perfeito para quem tem uma rotina agitada e cheia de compromissos. Isso porque, dessa forma, o aluno não perde tempo em deslocamentos até a academia e não fica sujeito ao estresse e aos atrasos causados pelo trânsito. Quem se desloca até você é o profissional, permitindo que você “encaixe” seu treinamento no horário que melhor lhe atender. Ao final, é só ir direto para o chuveiro e fazer um lanche para recarregar as energias, tudo sem deixar o conforto do seu lar;
  • O treinamento na academia requer uma dose maior de motivação, já que é você quem se desloca até o local onde as sessões acontecem. Nesse caso, você tem duas opções: aderir a aulas em grupo, que acontecem em horários pré-definidos ou contratar um personal trainer para desenvolver um programa personalizado. Nesse caso, você tem acesso aos aparelhos da academia, e ainda tem a oportunidade de ver muitas pessoas enquanto treina. Para alguns, essa questão pode parecer estimulante e, para outros, intimidante.

Escolher qual o modelo que mais se adequa a você depende do seu perfil, finanças, preferências e agenda. Trata-se de uma escolha pessoal.

A história do treinamento esportivo

Há algumas décadas, não se ouvia falar em personal trainer. Isso leva algumas pessoas a pensar que trata-se de uma invenção recente. Mas, na verdade, a necessidade do homem de se exercitar teve sua origem muito antes da nossa era.

Criações recentes são os termos usados para descrever a prática e as diversas possibilidades abertas ao aluno. O movimento, em si, é algo que acompanha o homem desde as espécies mais primitivas.

Mas será que o homem primitivo seguia um programa organizado para aprimorar sua massa muscular? De certa forma, sim! Entretanto, essa prática era chamada de instinto de sobrevivência. Para conseguir se alimentar, e escapar de seus predadores, ele precisava correr, pular, subir em árvores, caçar, dentre outras atividades que exigiam desenvoltura e força física.

Da antiguidade à Era Moderna Na era primitiva, o homem se exercitava caçando e correndo para sobreviver. Hoje, ele faz exercícios estruturados.

Mais tarde, à época do Império Romano, os soldados precisavam preparar-se para as guerras. Foi aí que começaram a surgir programas de exercícios mais estruturados.

Na Idade Média, a prática entrou em certa decadência pela questão da valorização do espiritual em detrimento do físico. Mas o Renascimento trouxe de volta alguns conceitos e famosas publicações sobre o tema foram lançadas.

A Revolução Industrial tornou o homem mais sedentário, já que grande parte dos trabalhos passou a ser realizada por máquinas. Foi aí que começaram a surgir as máquinas específicas para exercícios, que foram evoluindo até o modelo que encontramos hoje nas academias.

Qual é o futuro do treinamento esportivo?

Nas últimas décadas, os modelos de treinamento esportivo evoluíram em ritmo acelerado. Além da possibilidade de treinar em casa, de forma personalizada, o aluno ainda tem acesso a uma vasta gama de modalidades: basta escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Mas como será esse cenário no futuro? É claro que não é possível prever com exatidão, mas podemos analisar algumas tendências.

Os músculos bem definidos, antes almejados apenas pelos homens, hoje já fazem parte do modelo de corpo ideal de muitas mulheres. Há algum tempo, treinar em uma renomada academia era sinônimo de status. Hoje em dia, essas grandes empresas precisam concorrer com os profissionais liberais.

A mulher moderna Diferentemente do passado, hoje em dia as mulheres também desejam ter músculos definidos.

Mas será que elas vão desaparecer? Não necessariamente, apenas terão que rever seus modelos e oferecer diferenciais aos alunos.

Com a disseminação da informação, mais pessoas estão se conscientizando da importância da atividade física para a saúde e aderindo a algum modelo de treinamento. A tendência é que tenhamos um futuro ainda mais moderno e informatizado quando o assunto é esporte e desenvolvimento físico.

De que forma a internet impacta no treinamento esportivo?

Além da democratização da informação, a possibilidade de encontrar pessoas com interesses parecidos com os seus no quesito esporte e opções de personal trainer para contratar também aumenta com a disseminação do acesso à internet.

Os valores do serviço também se tornaram muito mais acessíveis: não se trata mais de algo destinado apenas a celebridades e pessoas da alta sociedade: assalariados também podem encontrar um coach esportivo por um valor que consigam pagar.

Trata-se de uma faca de dois gumes, já que o aumento da demanda leva a uma maior oferta de serviços, e é essa concorrência que ajuda na democratização dos valores. Isso também faz com que os profissionais precisem ser mais criativos e estejam em constante inovação para que possam se destacar.

Hoje em dia, você pode encontrar o seu personal trainer a partir de plataformas especializadas em aulas particulares, como o Superprof, sites, redes sociais e indicações em fóruns. Com tantos canais, você tem acesso a profissionais, dos quais seria impossível saber sem essas ferramentas.

Além disso, você tem acesso a diversas opções e ganha autonomia para escolher a que melhor lhe atende. O sonho de exercitar-se sem sair de casa pode estar muito mais perto de tornar-se realidade também para você. Você pode negociar com o profissional escolhido e alinhar a melhor forma de pagamento e o melhor horário para as sessões.

A maior parte deles oferecer uma primeira aula experimental, onde você tem a oportunidade de conhecer um pouco do seu trabalho antes de fechar o contrato.

A internet também disponibiliza muita informação quando o assunto é treinamento fitness e hábitos saudáveis. Ela pode servir como uma ótima fonte para tirar dúvidas e aprender mais sobre o seu corpo e os exercícios.

Tudo pela tela do computador Pela internet, é possível contratar um personal trainer e conhecer pessoas com os mesmos interesses esportivos.

Você também pode usá-la para entrar em comunidades relacionadas ao tema e manter o contato com outras pessoas que têm interesses parecidos com os seus, o que proporciona um ótimo intercâmbio de informações e experiências, algo enriquecedor para todos os envolvidos.

Em síntese, podemos dizer que:

  • Se os exercícios físicos eram uma questão de sobrevivência nos primórdios da humanidade, hoje eles trazem muito mais saúde, bem-estar e prazer a quem adere à prática;
  • O treinamento esportivo não pára de evoluir. A cada dia surgem novas ferramentas e ideias que modificam as nuances do tema;
  • Hoje em dia, o treinamento pode ser realizado no conforto do seu lar, em uma academia, no parque ou onde você e seu coach esportivo acharem melhor. E não se preocupe: ele também zelará pela sua segurança durante as sessões.

E você? O que está esperando para abandonar o sedentarismo e aderir a um estilo de vida mais saudável? Que tal começar agora mesmo a procurar por um personal trainer? Acessa a nossa plataforma Superprof e mãos à obra!

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar