Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Algumas boas razões para ser educador físico

De Glicia, publicado em 21/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Porque se tornar coach esportivo?

O interesse em praticar atividades físicas é quase sempre explicado do ponto de vista dos alunos, ou seja, daqueles que recebem as aulas, e muito raramente falamos dos benefícios e vantagens do ponto de vista do coach esportivo.

Mas, você já parou para pensar nos benefícios que o esporte pode trazer para quem é treinador físico? Tornar-se um personal trainer, seja em uma academia ou à domicílio,  permitirá que você mantenha uma ótima condição física, além de permitir que você desfrute das vantagens de uma área profissional que se renova a cada dia.

Outro aspecto a ser considerado são as oportunidades de trabalho. O mercado de fitness vem crescendo cada vez mais  no Brasil. Além de ser uma profissão que contribui para a conquista da saúde e qualidade de vida das pessoas, o curso de Educação Física dá ao profissional a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e exercer sua profissão em diversas frentes de trabalho. Enquanto educador esportivo você pode atuar em diversos segmentos, e essa variedade de oportunidades é importante, pois permite a construção de uma carreira direcionada ao seu perfil e preferências.

oportunidades profissionais O mercado de fitness é um dos que mais crescem no Brasil.

No entanto, para ser um bom coach esportivo ou um bom professor de Educação Física, não é necessário apenas o comprometimento com o esporte, mas sobretudo com o outro. É necessário estar preparado para assumir as responsabilidades de ajudar o próximo! Neste artigo nós abordaremos os benefícios do esporte na vida de quem é profissional de Educação Física e daremos algumas boas razões para você escolher essa profissão.

As principais vantagens de se tornar coach esportivo

Em primeiro lugar, é importante definirmos o que faz um educador físico. De forma geral, podemos dizer que o papel dele é promover a saúde e a capacidade física das pessoas por meio da prática de atividades corporais. Portanto, a tarefa básica referente a esta profissão é a organização e supervisão de programas de exercícios físicos.

O educador físico pode atender desde portadores de deficiências até  atletas de ponta, e isso em diferentes modalidades esportivas. No Brasil, para exercer a profissão é necessário ter o registro regularizado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) do estado em que o profissional deseja atuar. Trabalhar nesta área tem várias vantagens, que vão desde a realização pessoal até as oportunidades de mercado e a possibilidade de obter uma boa renda, dependendo dos diferenciais que o profissional oferece.

Outro ponto positivo de trabalhar como coach esportivo está no fato de que o profissional desta área tem a oportunidade de causar um impacto positivo na vida das pessoas com quem ele atua, contribuindo diretamente para melhorar a saúde e o bem-estar delas. Ele pode, por exemplo, ajudar pessoas que sofreram algum tipo de trauma ou acidente a recuperarem seus movimentos, ou ainda trabalhar com crianças portadoras de alguma deficiência física ou ajudar a preservar a mobilidade de pessoas idosas.

benefícios de ser profissional do esporte No Brasil, para exercer a profissão de personal trainer é necessário ter o registro regularizado no CREF.

Mas, as vantagens não param por aí! A área do esporte oferece inúmeras vantagens de trabalho e carreira. Há muitos locais de trabalho que solicitam os serviços de profissionais da área: escolas, clubes, academias, hotéis e ONGs estão entre os principais empregadores. No entanto, também é muito comum a prestação de atendimento individual como personal trainer.

Este profissional trabalha com o atendimento personalizado, oferecendo para os seus clientes um programa de exercícios  físicos de acordo com as necessidades de cada um. É um segmento de mercado que tem crescido muito nos últimos anos e isso provavelmente se explica pelo fato da preocupação com a saúde de forma geral ter tido um grande crescimento nas últimas décadas.

No que se refere às melhores oportunidades de emprego, sem dúvidas os locais que oferecem as melhores oportunidades são as academias. No entanto, você pode perfeitamente conciliar um emprego fixo em uma academia com o atendimento à domicílio, na qualidade de personal trainer.

Há, ainda, a possibilidade de oferecer aulas online por webcam. No Superprof, quando você cria seu anúncio, existe a possiblidade de escolher essa opção. Isso aumenta suas chances de conseguir mais alunos. Os locais com o maior número de oportunidades para  personal trainer são as grandes capitais, entretanto se você oferecer serviços online você consegue alcançar alunos em todo o Brasil.

Descubra os benefícios de se tornar coach esportivo.

Esporte e estilo de vida saudável

Se você  já é um profissional de Educação Física ou deseja se tornar um, é porque você acredita que uma boa higiene de vida pode trazer muitos benefícios para a saúde e para a vida, de maneira geral. Além disso, muitos treinadores físicos relatam se sentirem mais livres, menos ansiosos e mais felizes realizando um trabalho que lida com a saúde e o bem-estar de outras pessoas.

Enquanto coach esportivo, além de beneficiar de todos os aspectos positivos do esporte, você terá o privilégio de fazer um trabalho  onde você poderá transmitir aos seus alunos o gosto pelos hábitos saudáveis, mostrá-los o quão importante é cuidar do nosso corpo e da nossa mente para ter longevidade.

Se você pensa em ser educador físico, muito provavelmente é porque você  gosta do contato humano e de transmitir seus conhecimentos às outras pessoas. Isso faz com que você se sinta útil. Além disso, o esporte provavelmente ocupa um grande espaço na sua vida e você não pode imaginar ficar sem praticar atividades físicas frequentemente.

Se a atividade esportiva é benéfica para os seus alunos e lhes permite melhorar a qualidade do sono, perder peso com mais eficiência e aumentar a sensação de bem-estar, saiba que ela também causa os mesmo efeitos na sua vida enquanto coach esportivo. De um ponto de vista físico e psicológico, o esporte faz você entrar em um círculo virtuoso, ou seja, numa  situação ideal onde os acontecimentos bons se repetem como se estivessem em um círculo, sendo um a causa o outro, tendendo a melhorar cada vez mais. É o contrário de círculo vicioso.

Saiba como você pode cultivar um estilo de vida saudável sendo educador físico.

o amor pelo esporte mesmo fora do trabalho Mais do que uma carreira promissora o esporte proporciona também uma mudança de estilo de vida.

Participar de um treinamento esportivo, seja como aluno ou professor, ajuda o corpo a eliminar tensões, toxinas e proporciona um grande relaxamento. Isso contribuirá na melhora da qualidade do sono, pois quando estamos relaxados dormimos melhor. Sentir-se bem disposto ao despertar lhe dará mais energia durante o dia e contribuirá para o seu bom humor.

Outro aspecto importante na vida do coach esportivo é a alimentação, que deve ser equilibrada. Enquanto profissional que se preocupa em transmitir conhecimentos sobre saúde e bem-estar você deve ser um exemplo para seus alunos, ou seja, praticar aquilo que você pega. Isso inclui se exercitar com frequência em suas horas vagas (as aulas que você dá são para seus alunos, não para o seu treinamento físico pessoal), comer e dormir bem, evitar álcool e tabaco, etc.

Todos aqueles que escolhem a profissão de coach esportivo têm suas próprias razões e motivações, no entanto, há uma característica em comum entre aqueles que desejam ser (ou já são) educadores físicos: a vontade de tomar as rédeas da própria vida e de concentrar sua carreira profissional no desenvolvimento pessoal.  Ainda que se trate de cuidar da saúde e bem-estar de outras pessoas, a profissão de coach pode contribuir muito para o seu próprio desenvolvimento pessoal também.

O desenvolvimento pessoal contribui para a construção do conhecimento de si mesmo e para a realização de sonhos e aspirações. O trabalho de personal trainer, seja à domicílio, on-line ou em academias e clubes,  pode ser uma maneira de você questionar-se mais, tentar melhorar seus pontos fracos e assim, sentir-se realizado tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Torne-se educador físico e viva da sua paixão

Você já parou para pensar em como é importante fazer um trabalho com o qual você se identifica e que o faça feliz? A escolha de uma profissão é, provavelmente, a missão mais difícil da nossa vida e senti-se realizado profissionalmente tem um grande impacto positivo na nossa vida pessoal.

É bem provável que você encontre  mais insatisfeitos entre as pessoas que trabalham em um escritório o dia inteiro do que entre os treinadores esportivos. Quando você é um treinador esportivo, você tem o privilégio de trabalhar em diferentes tipos de ambientes, seja em academias, na casa do seu cliente ou ar livre. Seus dias de trabalho são pontuados por diferentes tarefas. Seus alunos são todos diferentes uns dos outros e todos têm diferentes necessidades, objetivos e condições físicas.

Essa diversidade requer que você adeque seu método a cada novo aluno, o que torna o coaching esportivo uma profissão extremamente estimulante. Outro ponto positivo é que se você escolheu ser educador físico, é porque o esporte já ocupa um grande espaço no seu dia a dia, logo  você está naturalmente motivado a trabalhar! Você já gosta de praticar esportes, cuidar do corpo e ter um estilo de vida saudável. Transmitir esses valores aos seus alunos será muito mais fácil.

Você sabia que é possível transformar sua paixão em uma profissão? Leia mais aqui!

trabalhar com que ama Escolher uma profissão com a qual você se identifica é o primeiro passo para ter uma carreira de sucesso.

Apesar de todos esses aspectos positivos você ainda hesita em dar o primeiro passo, por medo de não obter sucesso profissional. Isso é totalmente normal, afinal, a escolha da profissão ideal nunca é fácil e muitas dúvidas costumam surgir. O medo de não conseguir gerenciar sozinho a própria carreira é o que faz muita gente desistir de profissões que demandam um certo tino para o empreendedorismo.

Antes de tomar sua decisão, tente se questionar sobre os seus objetivos como coach esportivo: que tipo de clientes você gostaria de atender, você pretende ser autônomo ou trabalhar em uma academia, por exemplo, você pretende ser especialista em alguma modalidade esportiva, etc.

Tentar responder a todas essas perguntas permitirá que você se organize e perceba que apesar das dúvidas e do medo, é sim possível vencer os bloqueios mentais e começar uma carreira profissional baseado naquilo que você gosta e acredita. Você também precisa começar a estudar as possibilidades que o mercado oferece para escolher seu nicho de atuação: personal trainer à domicílio, ensino em escolas, professor de condicionamento físico em academias, empresas ou clubes, entre outras opções.

Lembre-se que o coaching esportivo não se resume apenas ao treinamento físico. Como educador esportivo você deve ter consciência da importância do esporte para a saúde e do impacto positivo que ele causa na vida daqueles que o praticam. Seu papel é transmitir aos seus alunos não apenas conselhos esportivos, mas também os valores nos quais você acredita, contribuindo assim para transformar a vida dos seus clientes para melhor.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar