Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Guia completo para escolher seu treinador físico

Blog > Esporte > Personal trainer > Dicas para encontrar um bom coach esportivo

Você deseja começar uma atividade física para entrar em forma e levar um estilo de vida mais saudável, mas você está em dúvida entre se exercitar em uma academia ou com um treinador esportivo à domicílio?

Em meio a tantas opções de aulas, você não consegue se decidir se faz zumba, crossfit, musculação ou pilates? Não entre em pânico! Este artigo traz todas as informações importantes que você precisa saber antes de começar a praticar uma atividade física.

Continue lendo e descubra nossas dicas incríveis para escolher a maneira de fazer exercícios mais adaptada ao seu estilo de vida, suas necessidades e seus objetivos.

Transforme seu corpo e sua mentalidade com um personal trainer

Ter um profissional de Educação Física experiente ao lado pode ser muito vantajoso, principalmente para quem está começando a treinar e ainda não fez disso um hábito.

Além de diminuir o risco de lesões e gerar maior comprometimento, o acompanhamento personalizado de um treinador esportivo pode trazer resultados melhores e mais rápidos.

Se exercitar com a supervisão de um profissional também pode ser uma ótima saída para aqueles que já tentaram se dedicar inúmeras vezes ao esporte, mas sempre acabaram abandonando os treinos depois de alguns meses. Entender que a saúde deve ser sua prioridade é primeiro passo de um longo caminho de aprendizado. A maioria das pessoas começa a praticar algum tipo de exercício pensando primeiramente na estética.

com a ajuda de um coach você pode ir muito longe Transforme sua mente e supere limites através do esporte.

Ter o abdômen sarado, um corpo esguio e músculos definidos é o desejo de muitas pessoas que começam a praticar esportes. Entretanto, a estética é apenas uma consequência positiva de um estilo de vida saudável, e vem coroar o esforço e determinação dia após dia.

O coach esportivo terá uma influência muito positiva neste processo de transformação da mentalidade do aluno, o que será fundamental para que este não desista no meio do caminho.

O principal conceito transmitido pelo seu treinador com certeza será a paixão pelo esporte. Quando você faz algo porque gosta, a tarefa se torna muito mais fácil, e o que seria uma obrigação se torna um momento prazeiroso e agradável. Uma das maiores vantagens de treinar com um profissional é que ele transmitirá não apenas seus conhecimentos técnicos, mas também os valores por trás do esporte, como: disciplina, determinação, auto conhecimento, superação, entre outros.

Se exercitar é antes de qualquer coisa um ato de amor próprio pois, ao fazê-lo, você está cuidando não apenas do seu corpo, mas também da sua saúde física e mental.

Entenda melhor como como o coach esportivo pode transformar seu corpo e sua mente!

Um coach esportivo para cada objetivo

O profissional de Educação Física tem a capacidade e as habilidades necessárias para cuidar de diferentes casos e preparar treinos voltados para diferentes objetivos.

Ele conhece perfeitamente o corpo humano, cada um de seus músculos, tecidos, tendões, etc. Entretanto, um coach esportivo não é especialista em todas as disciplinas. Dificilmente você encontrará um profissional que seja especialista em yoga, fisiculturismo e zumba!

Cada disciplina dentro da área do esporte exige uma especialização diferente. Na maior parte dos casos os educadores físicos têm conhecimentos aprofundados em 2 ou 3 disciplinas diferentes. Entretanto, qualquer que seja seu objetivo, sempre existirá um profissional da área do esporte ou da saúde apto a lhe ajudar.

Perda de peso

Para quem deseja perder peso, o ideal é combinar exercício físico com uma dieta saudável, equilibrada e especialmente adaptada às  suas necessidades energéticas.

Você certamente já ouviu falar em coach de emagrecimento, uma carreira muito em voga ultimamente. Mas, o que exatamente faz este profissional?

O coach de emagrecimento é responsável por mudar comportamentos e hábitos negativos relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos. Sua função é auxiliar o aluno, motivando-o e mostrando-o que essas atividades, assim como a reeducação alimentar são positivas a longo prazo.

Desta forma, o aluno é capaz de levar seu plano de emagrecimento a diante e mesmo tomar gosto pelo estilo de vida mais saudável. O ideal é encontrar um profissional de Educação Física que tenha uma especialização em coaching de emagrecimento. A junção dessas duas áreas vão permitir que você perca peso da forma certa, e que ainda se mantenha motivado nas atividades físicas.

Definição muscular

Infelizmente, definição muscular e ganho de massa magra não são assim tão simples de conseguir. Não basta levantar um pesinho aqui e outro ali e achar que conseguirá bons resultados. Inclusive, talvez seja este o motivo pelo qual tantas pessoas desistem da academia depois de alguns meses.

Nos exercícios de musculação, parte do resultado está na execução dos movimentos, pois cada músculo deve ser trabalhado da forma correta. Buscar a ajuda de um personal trainer capacitado, com uma formação específica, vai garantir que você realize os movimentos da maneira certa e obtenha melhores resultados.

O personal trainer também pode mudar os exercícios do seu treino com uma certa frequência, e assim evitar que ele se torne entediante ou que seus músculos se habituem a um só tipo de estímulo.

Além disso, se um exercício específico não funciona para você, o profissional pode alterá-lo, para que se adapte melhor e ofereça os mesmos benefícios.

Perda de peso em caso de obesidade

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 49% dos brasileiros sofrem de excesso de peso. A obesidade pode causar doenças cardiovasculares, diabete de tipo 2, câncer, hepatite, apneia do sono, entre outras complicações.

O educador físico é um profissional que está apto a atender diferentes tipos de público, inclusive pessoas que sofrem com problemas de excesso de peso. Aqui, o principal objetivo é recuperar a saúde do cliente, não apenas a forma física ou um corpo sarado.

Perder peso quando se sofre de obesidade é um verdadeiro desafio, tanto para o coach quanto para o aluno, pois quando você tem que perder várias dezenas de quilos, é preciso muita força de vontade e motivação. Com a ajuda do profissional adequado, a tarefa com certeza será menos difícil.

Saiba como o coach esportivo pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Academia vs treino personalizado

Hoje em dia,  se você deseja ter um corpo harmonioso, perder alguns quilinhos, definir os músculos ou simplesmente se manter em forma, você tem duas opções: fazer aulas em uma academia ou contratar um personal trainer para montar seu programa de exercícios.

As duas opções apresentam muitas vantagens e dependendo do seu objetivo, você pode optar por uma delas ou mesmo combiná-las. Tudo vai depender do seu tempo livre e, obvio, do quanto você pode pagar.

exercícios na academia ou em casa? Academia ou coaching à domicílio? Descubra o mais adaptado para você.

Coaching esportivo à domicílio

Com a ajuda de um profissional da área de Educação Física é possível seguir um treinamento esportivo sob medida, mais motivador e com resultados mais rápidos.

Por seguir um planejamento feito sob medida para cada aluno, este tipo de treino traz resultados muito mais satisfatórios, pois leva em consideração as características individuais de cada aluno, suas necessidades e objetivos específicos.

Além disso, um programa de atividades físicas personalizado tem a grande vantagem de oferecer horários e dias de aulas exclusivos para cada aluno. Se em um dia você dispõe de apenas 1 hora, o profissional pode adaptar o treino, mudando os exercícios de forma a fazer você queimar o mesmo número de calorias e proporcionar os mesmos benefícios físicos, tudo isso em metade do tempo que regularmente você faria.

Talvez uma das únicas desvantagens desta modalidade seja o preço elevado. De fato, as aulas personalizadas são mais caras do que as aulas tradicionais de fitness em academias. No entanto, esta realidade está mudando.

Aulas em academias

Se exercitar em uma academia também tem suas vantagens, a começar pela variedade de aulas e aparelhos disponíveis. Sem contar que algumas academias tem spa, quadra de squash, piscina, sauna, tratamentos estéticos, entre outros.

A principal vantagem das academias, em comparação com o coaching à domicílio, é a infraestrutura e a capacidade de oferecer uma ampla gama de equipamentos de todos os tipo, seja aparelhos de musculação, bicicletas ergométricas, esteiras para corrida, elíptico, barras, halteres de pesos variados, ketlebells, etc.

Outro aspecto positivo é o preço. As academias costumam oferecer pacotes de assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual, o que significa que você tem acesso à diferentes serviços por um valor fixo.

Se você se sente seguro para fazer atividade física sozinho, a academia pode ser uma ótima opção para você, pois você conseguirá manter o compromisso de fazer atividades físicas regularmente e poderá usufruir de diversas outras vantagens.

Coaching esportivo à domicílio ou academia? Veja as vantagens de cada modalidade.

Como escolher um treinador esportivo?

Em primeiro lugar, é importante definirmos o que faz um educador físico. De forma geral, podemos dizer que o papel dele é promover a saúde e a capacidade física das pessoas por meio da prática de atividades físicas.

mais liberdade em treinar com personal trainer O treinador esportivo ideal mudará sua maneira de ver o esporte.

Estas atividades são direcionadas ao público de acordo com as necessidades de cada um. Desta forma, o educador físico pode atender desde portadores de deficiências até  atletas de ponta, e isso em diferentes modalidades esportivas.

No Brasil, para exercer a profissão é necessário ser formado em Educação Física e ter o registro regularizado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) do estado em que o serviço será prestado.

Além dos diplomas e especializações, dois outros critérios devem ser levados em consideração na hora de escolher um coach esportivo:

  • Seus objetivos: é importante definir quais são seus objetivos e metas antes de procurar um coach: perda de peso, melhorar o condicionamento físico, treinar para uma competição, definição muscular, etc. Isso lhe ajudará a procurar o professor de esportes mais adaptado às suas necessidades;
  •  Preço e serviços oferecidos: é importante comparar os preços cobrados e o serviços oferecidos por diferentes profissionais antes de escolher um. O serviço proposto pelo treinador esportivo deve se adaptar ao seu perfil e aos objetivos que você pretende alcançar.

Veja todas as nossas dicas para encontrar o coach ideal.

Como achar um coach pela internet?

Para encontrar um coach esportivo você pode fazer uma busca rápida na internet. Alguns profissionais possuem seus próprios sites, com todas as informações necessárias sobre preços, serviços oferecidos, qualificação e experiências. Há ainda as plataformas especializadas em coaching esportivo ou em aulas particulares.

Estas plataformas apresentam inúmeras vantagens:

  • Os treinadores esportivos são recrutados de acordo com critérios muito rigorosos, ou seja, eles devem ter um diploma em Educação Física e registro no CREF;
  • Os preços costumam ser mais baixos e a oferta de serviços é bem variada;
  • Os treinadores esportivos oferecem treinos personalizados, de acordo com o perfil, expectativas e objetivos do aluno;
  • Você pode fazer uma busca indicando sua cidade ou zona geográfica, desta forma você terá uma idéia dos treinadores esportivos próximos de você.

Como se trata de algo que afetará diretamente sua saúde, é importante escolher bem a pessoa que cuidará do seu treinamento esportivo.

Assim, tente se informar o máximo possível sobre o profissional antes de marcar uma aula. Na internet, e sobretudo nas plataformas de aulas particulares, você encontra comentários e opniões de clientes que podem ajudá-lo a conhecer melhor o trabalho do coach em questão.

Descubra como encontrar um treinador esportivo pela internet!

Seis filmes sobre esportes para se inspirar

O cinema sempre deu destaque às histórias de esportistas que superam grandes dificuldades e seus treinadores. Nós preparamos uma lista com 6 filmes inspiradores que todo amante de esporte deve assistir:

filme sobre boxe e motivação Com determinação você alcançará seus objetivos!

  1. Rocky – Um lutador: um dos grandes clássicos dos filmes sobre boxe, Rocky fez parte da infância e adolescência de toda uma geração! Escrito e estrelado por Sylvester Stallone, a saga conta com 7 filmes lançados nos últimos 40 anos;
  2. Menina de Ouro: outro filme marcante que também tem como temática o boxe. O longa consegue mostrar bem o lado mais sombrio deste esporte que é muitas vezes muito duro, e passa uma bela mensagem motivacional;
  3. Coach Carter: filme que com certeza agradará os amantes de basquete, é baseado em uma história real e mostra como o esporte pode ser um agente de mudança social;
  4. Duelo de Titãs: também inspirado de uma história real, este filme tem como pano de fundo a questão da segregação racial em uma pequena cidade do estado da Virginia, nos Estados Unidos. A história gira em torno dos jogadores brancos e negros de um time de futebol americano;
  5. O Homem que Mudou o Jogo: o filme conta a história real de como o pequeno time Oakland Athletics surpreendeu o mundo do baseball e a partir de então sua estratégia de jogo foi adotada por muitas outras equipes da MLB (Major League Baseball).
  6. Um Domingo Qualquer: filme que coloca em cena um treinador esportivo tendo que lidar com a falta de disciplina e interesse dos seus atletas.

Precisando de motivação? Veja nossa lista completa com os melhores filmes sobre esporte para se inspirar.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar