Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Filmes sobre esporte: personagens inspiradores e histórias de superação

De Glicia, publicado dia 27/05/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Os treinadores físicos icônicos do cinema

Alguns personagens marcantes da História do esporte povoam o imaginário popular e ganharam filmes dedicados a contar suas histórias de vida. No entanto, não são só os personagens de esportistas que nos emocionam nas grandes telas!

A figura do treinador físico também tem seu lugar de destaque no cinema. Quem não se lembra do mestre Miyagi, do filme Karatê Kid de 1984 – hoje considerado um clássico do cinema pela geração anos 80.

O esporte e o cinema sempre ocuparam lugar de destaque nas grandes mídias, em especial na televisiva. Na verdade, cinema e esporte estão entre as linguagens mais acessadas no decorrer do século XX, não somente nos seus espaços específicos (as salas de projeção e os estádios), como também nos meios de comunicação.

Se você gosta de filmes inspiradores e histórias de superação, não deixe de ler nosso artigo e conferir nossa lista com alguns filmes cults sobre esportes.

Veja nosso guia completo para escolher um treinador físico!

Rocky – Um Lutador

Não tem como falar de filme sobre esportes e não mencionar este clássico. Como esquecer  Rocky Balboa, este personagem que fez parte da infância e adolescência de toda uma geração? Impossível! Desde o primeiro filme Rocky – Um Lutador, lançado em 1976 – escrito e estrelado por Sylvester Stallone –  até Creed: O Legado de Rocky Balboa, de 2016, a saga ofereceu aos fãs de esportes, e sobretudo de boxe, 7 filmes em 40 anos.

Todos (ou quase todos) aclamados pela crítica, a saga do lutador é quase que obrigatória para todos aqueles apaixonados por boxe, mas não apenas. Rocky é um personagem comovente, que inspira não apenas os amantes de boxe e esportes.

Se enquanto coach o seu objetivo é levar seus alunos a  superarem seus limites, estimulá-los a progridir cada vez mais e fazê-los perceber seu potencial e habilidades, este filme com certeza se tornará um clássico indispensável para você.

Rocky é um boxeador desconhecido que vive na Filadelfia e entra meio que por acaso numa luta para disputar o campeonato mundial de pesos pesados. Com muita disciplina e dedicação ele começa a se preparar para o grande dia e seu objetivo é aguentar os 15 rounds (o número típico de rounds do boxe daquela época) contra seu oponente.

O filme é uma inspiração para aqueles que desejam alcançar uma meta e se sentem desanimados no meio do caminho. Rocky Balboa nos mostra que para chegar onde queremos é preciso acreditar e treinar duro para isso!

Entenda como como o coach esportivo pode transformar seu corpo e sua mente!

Menina de Ouro

Assim como Rocky, o filme Menina de Ouro – lançado em 2004 e dirigido por Clint Eastwood – aborda a temática do boxe. O filme ganhou o Oscar de melhor filme, melhor diretor e de melhor atriz pela a inesquecível atuação de Hillary Swank. O longa metragem ganhou ainda o Oscar de melhor ator coadjuvante pela atuação de Morgan Freeman.

o papel do treinador e motivar e impulsionar seus atletas O coach nunca abandona seus alunos e não os deixa desistir de seus objetivos.

Afastado da sua filha, o personagem Frankie (Clint Eastwood) tem grande dificuldade nas relações humanas. Seu único amigo, Scrap (Morgan Freeman), é um ex-lutador de boxe que cuida do ginásio de Frankie. É então que entra em cena a personagem Maggie Fitzgerald, interpretada por Hilary Swank. Uma moça de origem humilde, que sempre teve pouco da vida, mas que ao contrário de muitos, sabe bem o que quer e tem a determinação necessária para alcançar seus objetivos.

Assim como Rocky, o filme aborda o boxe em seus aspectos mais sombrios: a solidão no ringue face ao oponente, a pobreza na qual vivem muitos lutadores até conseguirem reconhecimento e a total devoção a um esporte às vezes ingrato e muito difícil. Em suma, Menina de Ouro passa uma bela mensagem de motivação e mostra que é preciso acreditar em seus objetivos e nunca desistir diante das dificuldades.

Comovente, engraçado e trágico ao mesmo tempo, o filme ensina que um treinador nunca pode deixar um atleta desistir de chegar onde ele deseja!

Coaching esportivo à domicílio ou academia? Veja as vantagens de cada modalidade.

Coach Carter

Provavelmente não se trata do filme mais conhecido da nossa lista, mas Coach Carter (lançado em 2005, dirigido por Thomas Carter) é um filme cult para os amadores de basquete.

O filme é baseado em uma história real, a de Ken Carter, treinador de basquete de uma High School em Richmond (Califórnia, EUA). O treinador chegou às manchetes nos jornais locais em 1999, depois de completar uma série de jogos invicto.

um coach rígido e exigente leva seu aluno a dar o melhor de si Ken Carter mostra que o esporte vai além das quadras e tem o poder de mudar a realidade social de muitos jovens.

O enredo do filme vai além da história de um coach que leva sua equipe até a vitória e aborda também o empenho e dedicação de Carter para transformar os resultados acadêmicos daqueles jovens, numa escola do subúrbio onde a maioria dos alunos era negra e muito pobre. Ele mostra que apesar da pobreza e das dificuldades, é sim possível realizar coisas incríveis.

Carter usa então diferentes estratégias para fazer seus alunos perceberem suas habilidades nas quadras e na sala de aula. Através de um contrato e metas a cumprir, ela deixa claro que seus alunos devem apresentar ótimos resultados escolares se eles quiserem continuar jogando basquete.

O filme retrata um coach rígido e  exigente, características importantes em um treinador físico. Obviamente, dificilmente um treinador chegará ao ponto de fazer um contrato com seus alunos, mas isso ilustra bem a idéia de compromisso e disciplina que o esporte passa. Carter é sim um coach exigente, mas em nenhum momento ele é severo com seus alunos e nunca deixa de acreditar no potencial deles.

Saiba como o coach esportivo pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Duelo de Titãs

Tendo como pano de fundo a temática da segregação racial nos Estados Unidos, Duelo de Titãs coloca em cena o treinador Harman Boone, interpretado por Denzel Washington, e sua batalha para tentar unir jogadores de futebol americano brancos e negros.

O enredo do filme gira em torno das tensões raciais no time de futebol americano da Escola T.C. Williams, localizada em em Alexandria, uma pequena cidade da Virgínia. É baseado em eventos reais que se passaram em 1971, quando os Titãs ganharam o campeonato estadual, embora alguns dos eventos mostrados no filme sejam um pouco diferentes da história real em aspectos importantes.

o coach transmite valores importantes a seus alunos Além de abordar questões raciais, Duelo de Titãs evidencia valores fortes no esporte como trabalho em equipe e respeito.

A nominação de Boone como técnico da equipe de futebol americano da escola causa animosidades na pequena cidade. Alunos, professores e moradores não entendem porque um negro “tomou” o lugar de um técnico local e branco. O treinador não se deixa intimidar e faz de tudo para que os jogadores formem uma equipe unida.

O contexto social e político do filme mostra bem uma realidade que acontece ainda hoje em dia: o racismo no meio esportivo. Além disso, o longa aborda temas como espírito de equipe, trabalho em conjunto e respeito, valores muito fortes no esporte. O papel do coach esportivo é estabelecer um clima de confiança e bem-estar para que seu aluno dê o máximo de si mesmo, e isso é muito bem retratado no filme.

Descubra como encontrar um coach esportivo pela internet!

O Homem que Mudou o Jogo

Lançado em 2011, o filme O Homem que Mudou o Jogo conta a história real de como o pequeno time Oakland Athletics surpreendeu o mundo do baseball e a partir de então sua estratégia de jogo foi adotada por muitas outras equipes da MLB (Major League Baseball).

O então gerente da equipe Billy Beane (interpretado por Brad Pitt), recebe a missão de comandar uma equipe com baixo recurso financeiro e fazer com que sua atuação no campeonato não fosse vergonhosa. Billy Beane, no entanto, consegue fazer com que o Oakland Athletics se torne o campeão da liga.

Billy decide colocar em prática uma estratégia inovadora. Ele contrata um especialista em estatística para montar uma equipe vitoriosa. O especialista era bom com os números e aprendeu as regras do jogo para formatar planilhas de análise. Todos os passos da equipe eram baseados pelas análises dos números.

Obviamente, um coach precisa ter inúmeras outras habilidades além de conseguir montar uma equipe talentosa, como dedicação, persistência e saber lidar com a emoção das pessoas. O personagem de Billy tinha uma visão realista do cenário e acreditava que o trabalho iria dar um resultado positivo, não se contentando em apenas “não passar vergonha”. Ele queria um resultado vitorioso.

A estratégia é indispensável para o esporte, pois ela permite traçar metas e obter resultados satisfatórios. Se trata de um aspecto que não deve ser negligenciado no treinamento esportivo. O profissional de Educação Física tem que saber lidar  tanto com abordagens numéricas quanto anatômicas e fisiológicas, sem falar dos aspectos ligados às relações humanas.

Veja também nossas dicas para encontrar o coach ideal.

Um Domingo Qualquer

Outro filme que coloca em cena um treinador esportivo, aqui personificado pelo ator Al Pacino, é Um Domingo Qualquer (1999, dirigido por Oliver Stone). Pacino faz o papel de Tony d’Amato, um treinador da velha guarda, um pouco desinteressado pelo atual cenário do futebol americano e que não sabe lidar com  jogadores indisciplinados.

não desistir de seus alunos, mesmo daqueles não cooperam Saber lidar com atletas indisciplinados e motivá-los a trabalhar duro também faz parte do trabalho de um treinador físico.

A história começa com a lesão do quarterback da equipe Miami Sharks, que é rapidamente substituído por um jovem jogador desconhecido interpretado por Jamie Foxx. O filme aborda as dificuldades de um coach diante de atletas indisciplinados e desinteressados em escutar os conselhos do treinador.

Uma das cenas mais clássicas do filme é a do famosos discurso do coach esportivo antes do jogo mais importante. São 4 minutos de oratória onde o treinador usa toda sua retórica para levar sua equipe ao objetivo final.

Gostou da nossa seleção? Esperamos que estes filmes possam inspirá-los ou, pelo menos, proporcionar um momento agradável de lazer.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar