Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Coaching esportivo à domicílio ou academia: o que escolher?

Blog > Esporte > Personal trainer > Quais as diferenças entre treinar com personal trainer e aulas coletivas?

Hoje em dia,  se você deseja ter um corpo harmonioso, perder alguns quilinhos, definir os músculos ou simplesmente se manter em forma, você tem duas opções: fazer aulas em uma academia ou contratar um personal trainer para montar seu programa de exercícios.

Qual destas opções é a melhor?

As duas apresentam muitas vantagens e dependendo do seu objetivo, você pode optar por uma delas ou mesmo combiná-las. Tudo vai depender do seu tempo livre e, obvio, do quanto você pode pagar.

escolher entre academia e coach à domicílio Academia ou personal trainer, ambos apresentam inúmeras vantagens.

As academias costumam apresentar preços mais baixos e pacotes de assinatura mensal ou anual, com diversos serviços inclusos. Quanto ao coaching à domicílio, há alguns anos atrás, ter um personal trainer era uma realidade apenas para algumas pessoas. Hoje em dia este serviço está se generalizando e tem se tornado cada vez mais acessível ao orçamento dos brasileiros.

Existe nas próprias academias uma grande oferta de serviços de coach esportivo que se deslocam até sua casa, sem falar dos milhares de anúncios encontrados na internet. A concorrência é grande e os profissionais são obrigados a alinhar seus preços para se destacarem.

Neste artigo explicamos as diferenças e vantagens de um serviço de coaching à domicílio e de aulas em grupo na academia. Continue lendo!

Veja nosso guia completo para escolher um treinador físico!

Em que consiste o trabalho do educador físico?

O educador físico é o profissional formado em Educação Física e que pode atuar em diversos segmentos, seja em academias ou escolas, tanto como professor quanto comopersonal traineravaliador físico ou treinador.

O papel deste profissional é trabalhar com o atendimento personalizado, oferecendo para os seus clientes um programa de exercícios  físicos de acordo com as necessidades, saúde física e tratamentos de saúde próprios dos clientes. O número de pessoas que buscam os serviços de um personal trainer tem crescido nos últimos anos.

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida também teve um crescimento exponencial nas últimas décadas no Brasil. Segundo pesquisas realizadas, um total de quatro milhões de brasileiros praticam atividades físicas.

Entenda como como o coach esportivo pode transformar seu corpo e sua mente!

acompanhamento do coach em todos os exercícios O personal trainer acompanha o aluno e monitora os exercícios, seja uma corrida, treino de musculação ou outros.

Desta forma, o trabalho do coach esportivo é de orientar o aluno e acompanhá-lo durante as aulas. Ele procederá a uma avaliação física e em seguida montará um treino adaptado ao nível e aos objetivos desse aluno. Mas não é só isso! Existem inúmeros benefícios em ter um personal trainer por perto pra orientá-lo durante a execução dos exercícios.

A execução dos movimentos é essencial para que se obtenha os resultados desejados, pois cada músculo deve ser trabalhado da forma correta. O monitoramento do coach lhe ajudará a maximizar os efeitos benéficos da atividade física  para o seu corpo.

Muitos educadores físicos são também especializados em nutrição esportiva, estando assim aptos a dar conselhos nutricionais aos seus clientes. Treinar com um coach que tenha conhecimentos em  nutrição pode ser muito vantajoso, pois ele saberá adequar os exercícios à sua alimentação.

Saiba como o coach esportivo pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Conheça as áreas nas quais um profissional de Educação Física pode atuar:

  • Professor de condicionamento físico: atua principalmente em academias ou à domicílio, realizando programas de treinamento e exercícios físicos;
  • Trabalhar em uma área especializada: o profissional do esporte pode se especializar em uma atividade específica como aquagym, musculação, aulas de cardio, dança, etc.;
  • Atendimento de grupos especiais: o educador físico elabora e acompanha atividades direcionadas às necessidades de idosos, gestantes, crianças, deficientes, cardíacos ou outras pessoas com condições de saúde especiais;
  • Ensino em escolas: consiste em dar aulas de Educação Física para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;
  • Recreação: entretenimento de hospedes, turistas e clientes em hotéis, resorts, spas ou clubes;
  • Clínicas e hospitais: há algumas clínicas e hospitais que contratam educadores para tratar do condicionamento físico de seus pacientes. Essa é uma modalidade de atendimento relativamente nova, mas em plena ascensão.

As vantagens do coaching esportivo à domicílio

O treino personalizado com o acompanhamento de um treiandor físico é um conceito que vem se desenvolvendo e popularizando fortemente nos últimos anos. Com a ajuda deste profissional é possível seguir um treinamento esportivo sob medida, mais motivador e com resultados mais rápidos.

A idéia de treinar com um coach esportivo à domicílio parece ter conquistado o público. E não é para menos! Por seguir um planejamento feito sob medida para cada aluno, este tipo de treino traz resultados muito mais satisfatórios, pois leva em consideração as características individuais de cada aluno, suas necessidades e objetivos específicos.

exercícios variados e personalizados com coach esportivo O treinador físico pode propor uma grande variedade de atividades, inclusive aulas ao ar livre.

Precisando de motivação? Veja nossa lista com os melhores filmes sobre esporte para se inspirar.

Vejamos quais são os principais benefícios de contratar os serviços de um personal trainer.

Os aspectos positivos do coaching esportivo à domicílio

Um programa de atividades físicas personalizado  tem a grande vantagem de oferecer horários e dias de aulas exclusivos para cada aluno. Seja à domicílio ou na academia, seu coach saberá se adaptar à sua rotina e horários.

Se em um dia você dispõe de apenas 1 hora, o profissional pode adaptar o treino, mudando os exercícios de forma a fazer você queimar o mesmo número de calorias e proporcionar os mesmos benefícios físicos, tudo isso em metade do tempo que regularmente você faria.

Graças a horários mais flexíveis, você evitará qualquer estresse adicional: dê adeus aos intermináveis minutos preso em engarrafamentos ou procurando um local próximo da academia para estacionar. Ao optar pelo coaching esportivo à domicílio, o educador físico vem até você!

Outra diferença em comparação com as aulas em uma academia é que o educador físisco estará sempre ao seu lado, não apenas auxiliando nos exercícios, mas também dando aquela força extra para aumentar sua auto-estima e motivação. Este é um aspecto muito importante, principalmente para quem está começando a treinar e ainda não fez disso um hábito.

Com um coach esportivo ao seu lado você só tem a ganhar. Veja os 5 principais benefícios que as aulas personalizadas podem proporcionar:

  1. Motivação: a ajuda do personal trainer pode ser essencial para manter o aluno motivado. Entender que a saúde deve vir em primeiro lugar é um processo de aprendizagem longo e o coach esportivo terá uma influência muito positiva neste processo de transformação da mentalidade do aluno;
  2. Segurança: Sob a supervisão de um educador físico, as chances de se machucar são muito menores, pois seu trabalho é cuidar da correção, proteção e execução dos movimentos;
  3. Personalização dos exercícios: cada pessoa é única e reage de maneiras diferentes a um mesmo estímulo. Portanto, ter um plano de treinos exclusivo, montado por um profissional devidamente apto e capacitado a ouvir as suas necessidades pode trazer resultados melhores e de forma mais rápida;
  4. Resultados satisfatórios: uma das funções do personal trainer é  corrigir o aluno para que este execute corretamente todos os exercícios, pois quando nos exercitamos da maneira correta, os resultados aparecem mais rápido;
  5. Variedade nos treinos: dependendo do objetivo do aluno, o profissional de Educação Física pode passar cada dia um treino diferente, como corrida, musculação, treino funcional ou outros exercícios. A variedade nos exercícios ajuda muito quem está começando a se manter motivado.

Os aspectos negativos do coaching à domicílio

Nós podemos citar duas desvantagens do coaching à domicílio. A primeira está relacionada à infraestrutura e à variedade de atividades.

Diferentemente de uma aula de ginástica em uma academia, as atividades que exigem o uso de máquinas ou acessórios muito elaborados não são possíveis. Obviamente, esta não é uma razão para abrir mão do treinador físico à domicílio, pois mesmo sem uma grande infraestrutura é sim possível obter resultados muito satisfatórios.

Uma das aulas mais procuradas hoje em dia por quem deseja perder peso e definir os músculos é o treinamento funcional. O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar, empurrar, etc.

O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia.

Além disso, é possível incrementar os exercícios com alguns acessórios simples, como elásticos de resistência, pequenos halteres, TRX e bolas. Desta forma, a menos que você deseje desenvolver sua musculatura de forma mais consequente, os exercícios funcionais lhe ajudarão a alcançar seus objetivos.

Outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem para muita gente é o preço das aulas com personal trainer à domicílio. De fato, as aulas personalizadas são mais caras do que as aulas tradicionais de fitness em academias. No entanto, esta realidade está mudando.

Com o surgimento de plataformas especializadas em anúncios de aulas particulares, como o Superprof, por exemplo, a oferta de professores é muito maior hoje em dia. Assim, os profissionais são obrigados a baixarem seus preços para se destacarem diante da concorrência.

Descubra como encontrar um coach esportivo pela internet!

As vantagens das aulas em academias

Se exercitar em uma academia também tem suas vantagens, a começar pela variedade de aulas e aparelhos disponíveis. Sem contar que algumas academias tem spa, quadra de squash, piscina, sauna, tratamentos estéticos, entre outros.

academias oferecem infraestrutura e ambiente adequado aos exercícios Na academia você encontra toda a estrutura necessária para se exercitar.

Veja a seguir quais são os principais benefícios de se inscrever em uma academia.

Os aspectos positivos de frequentar uma academia

A principal vantagem das academias, em comparação com o coaching à domicílio, é a infraestrutura e a capacidade de oferecer uma ampla gama de equipamentos de todos os tipo, seja aparelhos de musculação, bicicletas ergométricas, esteiras para corrida, elíptico, barras, halteres de pesos variados, ketlebells, etc.

Algumas academias, para se destacarem da concorrência, investem regularmente em máquinas de última geração. Outras podem oferecer estruturas adicionais para complementar os cursos, como espaço para pilates, fisioterapia ou massagem.

As academias costumam oferecer pacotes de assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual, o que significa que você tem acesso à diferentes serviços por um valor fixo. Se você é assíduo, independente e motivado, esta pode ser uma ótima opção para você, pois você conseguirá manter o compromisso de fazer atividades físicas regularmente e poderá usufruir de diversas outras vantagens.

Outra vantagem é que há aulas em diferentes horários todos os dias, o que permite a possibilidade de organizar sua agenda de forma a incluir o esporte na sua rotina diária. Outra coisa, se você se sente seguro para fazer atividade física sozinho, a utilização dos aparelhos de musculação é de livre acesso para todos os inscritos. Você pode fazer seu treino de musculação a hora que você quiser.

Se você gosta de conhecer novas pessoas, fazer amizades, a academia é o lugar ideal para você. Ao passo que com um personal trainer a domicílio você não tem contato com outras pessoas que também gostam de praticar esportes, na academia você terá a oportunidade de conhecer diferentes pessoas com os mesmos interesses que você.

Os aspectos negativos de frequentar uma academia

Uma das desvantagens em comparação com um  personal trainer à domicílio é que você não encontrará necessariamente uma academia perto de você. Dependendo da cidade ou região na qual você mora, talvez seja necessário fazer um longo trajeto de carro ou transporte para chegar à academia mais próxima.

Outra desvantagem de se exercitar na academia é que se você é uma pessoa muito tímida ou reservada, talvez você não se sinta à vontade para fazer seus exercícios na frente de outras pessoas. Este medo e constrangimento podem prejudicá-lo em seu treinamento, fazendo você perder a motivação.

Outro “risco” que corremos na academia é de passar por situações constrangedoras, que podem incomodar você ou as outras pessoas.

Por fim, saiba que em horários de maior movimentação a disponibilidade dos coachs é reduzida, pois eles precisam atender muitos alunos. Desta forma, às vezes você será obrigado a “se virar” para usar os aparelhos, aumentando assim o risco de lesões.

Esperamos que estas dicas tenham sido esclarecedoras e que o ajudem a escolher a melhor forma de treinamento para você. Que você se exercite na academia ou com um coach esportivo à domicílio, o importante é se sentir confortável e aproveitar os benefícios que o esporte proporciona.

Veja também nossas dicas para encontrar o coach ideal.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar