Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Treino esportivo: dicas para ter um corpo musculoso e bonito

De Joseane, publicado dia 21/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Saiba tudo sobre musculação

Se a vida se tornar uma barra, coloque as anilhas, apoie nas costas e agacha. (Autor Desconhecido)

Não seria exagero considerar a musculação como um estilo de vida, seria? Olhe bem a sua volta. Existe todo um mundo em torno da musculação. Não se trata apenas de levantar pesos, se trata de exercer uma atividade que explora ao máximo os limites do corpo. A musculação é um universo em si.

No âmbito da musculação se desenvolveram alguns esportes como o levantamento de pesos, o bodybuilding- fisiculturismo para nós. A musculação é essencial para os atletas de todos os esportes, sobretudo aqueles ligados a resistência física. A musculação prepara o corpo, tornando-o forte, resistente e, claro, bonito!

Como o nome diz, a musculação trabalha os músculos do corpo. Então se você quer pernas torneadas, abdômen sarado, braço musculoso, peitoral exuberante, panturrilhas e bumbum durinhos, você terá que adotar a malhação.

Mas, os benefícios da malhação vão além. Malhar ajuda a melhora a postura corporal, diminui a quantidade de gordura do corpo, isto é, ajuda a emagrecer! Malhar também ajuda a combater problemas emocionais, diminui o risco de diabetes e melhora o condicionamento cardiorrespiratório.

Claro que não basta somente agachar, levantar o supino, adicionar mais pesos. A malhação exige uma certa técnica, é preciso realizar cada movimento com muita atenção e precaução. Para ter um bom resultado, o ideal é estara companhado de um treinador esportivo qualificado. O personal trainer, ou coach esportivo é, entre outros, o profissional capacitado para ensinar os movimentos relacionados a musculação.  Ele também ajuda a utilizar os aparelhos de musculação corretamente.

Algumas pessoas fazem da musculação o seu objetivo de vida, como veremos a seguir…

Quem são os homens mais musculosos do mundo?

Eles estão entre as estrelas de cinema, entre as pessoas mais musculosas e fortes do mundo, os bodybuilders ou fisiculturistas vivem para malhar e malham para viver.

Homem mais forte do mundo O segredo para ter o corpo malhado é fazer musculação!

Essas pessoas, que podem ser referidas como personalidades da musculação, tem como objetivo se tornar extremamente musculosas. Para tanto, elas trabalham o corpo na sua capacidade máxima, modelando os músculos e expandindo-os ao máximo!

Há muitas personalidades do bodybuilding, que venceram  quase todas as principais competições de fisiculturismo. Pessoas, atletas, que deram um significado mais profundo, ainda mais técnico, para os exercícios de musculação. Esses atletas representam muito mais do que um corpo com fibras musculares desenvolvidas. Eles são pessoas que controlam seu corpo completamente, do bíceps ao quadríceps, passando pelo abdômen até a lombar.

Mas quem são esses seres supremos da força e dos músculos?

Entre os mais famosos, podemos obviamente mencionar Arnold Schwarzenegger, que deu todas as suas credenciais ao fisiculturismo e a musculação em si. De fato, este comediante nascido graças ao fisiculturismo é conhecido mundialmente, tendo levado sete vezes o título de Mr Olympia e cinco vezes o título de Mr Universo.

Mas Arnold não é o único homem musculoso conhecido no mundo! De fato, entre Phillip Heath, eleito Mr. Olympia sete anos consecutivos (2011-2017), Mariusz Pudzianowski, apelidado de “Pudzilla”, e eleito o homem mais forte do mundo  (The World’s Strongest Man) entre 2002 e 2008, ou Ronnie Coleman, que ganhou todos os títulos do Mr. Olympia entre 1998 e 2005 (um recorde), a lista é longa.

Entre abdominais, treino esportivo a domicílio, proteínas em pó ou ganho de massa muscular, muitos homens, passando por Lee Haney e Dorian Yates aprenderam a dominar a arte do ganho muscular, fazendo da musculação a sua ocupação para se tornar os homens mais musculosos do mundo.

Mas não são somente os homens que aderiram a musculação não. As mulheres também fizeram e fazem história no mundo da maromba, como veremos a seguir.

As mulheres mais musculosas do mundo

Elas são fortes, muito fortes, exuberantes e chamam a atenção por onde passam. As mulheres mais musculosas do mundo estão entre as praticantes do fisiculturismo mas também entre as levantadoras de peso.

como ter um corpo malhado e esbelto? E você que achou que musculação era só para homem, haa!

Ao contrário do que se pode imaginar, a musculação feminina é uma atividade bastante difundida e cada vez mais conhecida no campo da musculação. Como resultado, há algumas das mulheres mais musculosas do mundo que, assim como os homens, estão quebrando recordes e vencendo competições de fisiculturismo. O fisiculturismo feminino é menos conhecido do que o masculino, as regras da competição feminina também difere um pouco da masculina.

No entanto, as mulheres mais fortes do mundo são símbolos de motivação para as amantes da musculação mundo a fora. Elas representam símbolos de aptidão física, força, resistência e, claro, desenvolvimento muscular. Entre a americana Becca Swanson, a brasileira Karen Domingos, ou a atriz e fisiculturista americana Robin Coleman, vemos a musculação representada como um mundo inteiro de valores esportivos que são expostos e se misturam uns com os outros.

Outras figuras icônicas da musculação feminina incluem Judy Glenney, a russa Nataliya Kuznetsova, e Heini Koivumieni da Finlândia que conquistou títulos tais quais:

  • Segunda mulher mais forte do mundo em 2001,
  • Terceira mulher mais musculosa do mundo nas competições de 2002 e 2003,
  • A mulher mais forte da Europa no campeonato de 2002,
  • Segunda mulher mais forte da Europa em 1998 e 2003,
  • Terceira mulher mais forte da Europa em 2004,
  • Quarta mulher mais forte da Europa em 2005,
  • Primeira mulher mais forte da Finlândia em 2001 e 2003.
  • protagonizou  Strongwomen, um documentário sobre a experiência, a rotina e o estilo de vida da fisiculturista.

Quando se trata de musculação, corpo esbelto, músculos, força e resistência, as mulheres também dão show!

Os melhores filmes sobre musculação

Ainda sobre a paixão pela arte de muscular o corpo, fizemos uma seleção dos melhores filmes que trazem o tema da musculação!

Estrelas da musculação O cinema não deixou a musculação de lado!

Pois é, o cinema não ignorou os apaixonados pela musculação e tratou de representar o tema trazendo ao público filmes que tratam a musculação como modo de vida. Estrelas com corpos esculturais, homens e mulheres que encontraram na musculação uma inspiração e um meio para vencer na vida.

Confira a nossa lista de filmes sobre musculação:

  • Pumping Iron, O Homem dos Músculos de Aço

O documentário de 1977 apresentou Arnold Schwarzenegger e o bodybuilding para o mundo.

  • Bodybuilder, um filme sobre o fisiculturismo

Este filme francês de 2013, dirigido por Roschdy Zem, com Marina Fois, Vincent Rottiers e Yolin François Gauvin, é uma tragédia que retrata a história de Antoine, um jovem da cidade de Lyon que começou a ter problemas com um grupo para quem ele deve dinheiro.

  • Generation Iron, uma competição de musculação

Generation Iron é um documentário que estreou em 2013 e retrata o caminho dos fisiculturistas, cujo desejo era participar do concurso do Mr. Olympia em 2012.

  • Fight Club: O nosso “Clube da luta”

Este filme de David Fincher, lançado em 1999, é uma adaptação do romance homônimo de Chuck Palahniuk (publicado em 1996).  A história traça a jornada de um homem infeliz com a vida que ele leva, e que criou com Tyler Durden um clube de luta clandestino para evacuar o mal-estar pela violência.

  • No pain, no gain: a musculação a serviço do crime

Inspirado por eventos reais, o filme retorna às escapadas criminosas do “Sun Gym Gang”, que se espalhou nos Estados Unidos entre outubro de 1994 e junho de 1995.

Frases motivacionais para treinamento intensivo

Embora conheçamos os benefícios da musculação, muitas vezes temos dificuldades para encontrar motivação para ir malhar. É completamente normal que em alguns momentos a vontade de ficar na cama fale mais alto do que o desejo por levantar pesos.

Mas, é preguiço saber que preguiça atrai mais preguiça! Então, o ideal é tentar encontrar a motivação necessária para ir treinar, respeitando a rotina de treino estabelecida. Pense que o seu treino é como uma religião, para funcionar é preciso seguir as regras.

Como se motivar para praticar esporte Pegue alguns post-its e note as frases motivacionais onde você possa ver facilmente…

O Superprof refletiu sobre o assunto e decidiu fazer uma coleção de frases de motivação pra musculação, para os dias que você estiver menos disposto para malhar:

“A vida já possui muitos obstáculos, não deixe que você mesmo se torne mais um” – Desconhecido

Essa frase é para os dias que você tenta achar desculpas para não encontrar o seu personal trainer.

“Conquistaríamos tantas coisas se não pensássemos tanto que elas são impossíveis” – C. Malesherbes

Pra galera que acha que é impossível ter o corpo dos artistas de cinema!

 “Para ser bem sucedido você precisa aceitar todos os desafios. Você não pode aceitar apenas os que você gosta” – Mike Gafka

Essa aqui vai diretamente para aqueles que não gostam de malhar certas partes do corpo, ou que não curte as atividades de cardio.

“Sinta-se miserável ou motive-se. No final da história, a escolha é sempre sua” – Wayne Dyer

Ao invés de ficar sentindo pena de si mesmo, que tal começar a se movimentar?

 “Para ser um vencedor, primeiro de tudo você precisa começar a agir como um. Tenha uma postura de perdedor e você será um perdedor PARA SEMPRE” – Lou Ferrigno

É preciso acreditar em si mesmo, traçar um objetivo e fazer o necessário para alcançá-lo.

“Eu não como pelo gosto, como pelo meu objetivo” – Jay Cutler

A boa alimentação é peça chave na musculação. Não adiantar passar horas na academia e ir comer no fast-food logo depois. É preciso ter foco e respeitar as regras do jogo para conseguir um bom resultado.

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar