Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como o fitness é representado no cinema

De Joseane, publicado dia 10/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Os melhores filmes sobre musculação

A musculação é uma entre as várias atividades esportivas, certo. Porém, para muitos a musculação vai além e constitui uma verdadeira disciplina, um modo de vida que deve ser aprendido, respeitado e integrado.

Desas forma, entre abdominal, peitoral, bíceps, tríceps, coxas, halters, supino, personal trainer,  e todos os exercícios de musculação cresce o número de amadores desse esporte e cria-se com isso a necessidade de se obter referências, modelos, figuras emblemáticas…

Com o passar dos anos criou-se uma teia de esportes em torno da musculação: fisiculturismo, levantamento de peso (halterofilismo), arremesso de peso, entre outros.

A musculação é, ainda, atividade fundamental quando se trata de se preparar fisicamente para exercer todo e qualquer esporte que exige controle da massa muscular, aumento da força e da resistência física.

Foi assim que o fitness, isto é, a musculação ganhou seu espaço e representatividade nas telinhas. O cinema não érdeu tempo em representar a musculação como aliada quando se trata de esporte.

A seguir, o Superprof lista alguns dos filmes que retratam a musculação e os seus benefícios.

Melhore seu condicionamento contratando um coach esportivo!

Filmes sobre a musculação como fonte de inspiração

Todos devem ser capazes de respeitar seu corpo, atribuindo a este seu valor real, enquanto se inspiram no cinema e nos modelos. O desenvolvimento muscular não é sinônimo de tortura e não se deve torturar os músculos.

Malhação e boa alimentação são a forma da saúde A musculação pode trazer a sua saúde de volta!

Por exemplo, o ator Edward Norton aumentou 15 kg de massa e músculos, como parte de seu papel para o filme American History X, com duas sessões diárias de musculação, seis dias por semana. Um verdadeiro exagero, prova de que este é realmente um filme inspirador, mas isso não reflete o corpo real do ator.

Há filmes que te movem, te tocam, te assustam ou te dão uma lição. Filmes de musculação são muitas vezes tudo isso, mas muito mais.

Foco, determinação e perseverança são alguns dos valores cultivados nos filmes sobre a musculação. Em poucos minutos assistindo é possível mergulhar na cabeça de um atleta, na atmosfera de uma academia ou em valores tão belos quanto a temperança, a implacabilidade, mas também a paciência ou determinação. Um verdadeiro esporte de todos os momentos, completo, ao qual associamos muitas vezes uma dieta balanceada e algumas proteínas adicionais.

É, portanto, através de figuras fortes que representarão essas bases da musculação que o atleta aspirante se encontrará, se identificará, para se tornar um campeão dos supinos, da tração e de programas esportivos em geral.

O fisiculturismo não acabou, ao contrário, inspira mais e mais pessoas, especialmente cineastas. É por isso que estamos interessados ​no assunto, e acompanhado os modelos da área. Porque sim, entre peitoral, costas, dores no corpo, musculação, supino ou cardio, cada exercício é, para um atleta talentoso, importante, e os filmes estão aí para nos mostrar.

O objetivo?

Nós apontamos o caminho para o sucesso, o corpo dos sonhos, os músculos protuberantes e a mente saudável, e se tudo isso estiver junto, o filme será bem sucedido! Valores reais, específicos para um treinador de esportes, certo?

A musculação é uma bela disciplina, inspiradora e portadora de valores ideais para o desenvolvimento pessoal.

Aqui estão os filmes de referência nesta área.

Pumping Iron, O Homem dos Músculos de Aço

O documentário de 1977 apresentou Arnold Schwarzenegger e o bodybuilding para o mundo.

Dicas para ganhar massa muscular Quer obter um corpo escultural? Conte com um coach esportivo qualificado!

Na frente da câmera, Arnold mostra como de costume, todos os músculos, abs e tríceps. A ideia de “o Homem dos músculos de aço” é representar o fisiculturismo em sua forma mais objetiva, entre flexões, bombeamento, dieta variada, etc.

Um mergulho no mundo do fisiculturismo, através de uma competição, por um filme americano dirigido por George Butler e Robert Fiore. O que devolve a sua nobreza ao fisiculturismo, com um olhar cheio de carinho, mas intransigente para a prática do fisiculturismo e tudo o que o rodeia.

O filme tem imagens incríveis da famosa academia Gold’s Gym e dos treinos absurdos de Arnold – em preparação para o Mr. Olympia 1975 – e outros monstros do fisiculturismo.

É um filme obrigatório para qualquer amante da musculação e personal trainer que se preze.

Bodybuilder, um filme sobre o fisiculturismo

Este filme francês de 2013, dirigido por Roschdy Zem, com Marina Fois, Vincent Rottiers e Yolin François Gauvin, é uma tragédia que retrata a história de Antoine, um jovem da cidade de Lyon que começou a ter problemas com um grupo para quem ele deve dinheiro.

Ele é então enviado para Saint-Etienne, onde mora seu pai, Vincent, e descobre que este último tem uma sala de musculação e ele começa então a praticar o fisiculturismo. Antoine descobrirá então um mundo, um ambiente muito particular, que ele não conhece e nem domina, ao mesmo tempo que precisa apreender uma nova vida com um pai que não via há anos.

Estamos aqui diante de um filme comovente, profundo, que tem como pano de fundo a musculação! Certamente um filme que vai motivar aqueles que estão começando na musculação!

Você conhece os fisiculturistas mais conhecidos do mundo?

Generation Iron, uma competição de musculação

Generation Iron é um documentário que estreou em 2013, e que teve uma continuação em 2017.

Treino esportivo com coach online O corpo ideal requer treino, dedicação e perseverança!

Ele retrata o caminho dos fisiculturistas, cujo desejo era participar do concurso do Mr. Olympia em 2012. Um verdadeiro mergulho em um ambiente pouco conhecido do público que não se interessa tão à fundo a musculação. O documentário mostra algumas estrelas como Jacob Wilson, Arnold Schwazenegger ou Phil Heath.

Um filme que desperta o desejo de praticar musculação, por que não com um cocah esportivo online?

O que dá significado ao termo “competição”, especialmente quando se trata de nosso corpo, nossas fibras musculares, nossa alimentação e, mais geralmente, nossa saúde, que é colocada à prova durante preparações e perguntas dos atletas.

Quer se inspirar ainda  mais coma  musculação? Confira essa lista de frases motivacionais

Fight Club: O nosso “Clube da luta”

Brad Pitt sempre fez sucesso com a mulherada, mas para os homens ele era apenas um magrelo com rostinho bonito, até ele ter estreado no “Clube da Luta”.

Quem não conhece este filme culto, referência de transformação física para muitas pessoas?

Este filme de David Fincher, lançado em 1999, é uma adaptação do romance homônimo de Chuck Palahniuk (publicado em 1996).  A história traça a jornada de um homem infeliz com a vida que ele leva, e que criou com Tyler Durden um clube de luta clandestino para evacuar o mal-estar pela violência.

Filme controverso em seu lançamento, torna-se um filme de culto. Qual é a relação com a musculação? Na verdade não é um filme sobre a musculação propriamente dita.

No entanto, o ator Brad Pitt, para incorporar seu papel, teve que seguir um programa de musculação intensivo para aparecer na telinha com este corpo perfeito, ultra seco e musculoso com abdome cinzelado e perfeitamente desenhado. Seis meses antes do filme, o ator praticou – para cada parte do corpo – um treinamento intervalado intensivo: fez 3 movimentos diferentes com 25 repetições, enquanto tirava 60 segundos de tempo de recuperação entre as diferentes séries.

Como ter bíceps bem definidos? Com um acompanhamento profissional de um coach esportivo, todo mundo pode ganhar músculos!

Além disso, Brad Pitt realizou 3 séries de 25 repetições adicionais (6 no total) para o músculo integralmente. Seu ganho de peso e massa muscular foi acompanhado por uma dieta rica em proteínas, o que lhe permitiu aguçar seu físico.

Aqui está o treinamento típico de Brad Pitt antes de filmar o filme:

  • Segunda-feira: exercícios compostos com ênfase especial nos abdominais,
  • Terça-feira: exercícios compostos com ênfase especial em flexões,
  • Quarta-feira: exercícios com ênfase nos ombros,
  • Quinta-feira Brad: exercícios compostos estimulando o bíceps e tríceps,
  • Sexta-feira: exercícios compostos com ênfase no cardio e nas costas: caminhar ou correr na esteira por 45 minutos.

Note-se que é melhor ter um treinador pessoal, em vez de seguir um programa desse tipo na esperança de ter o corpo de Brad Pitt!

Você conhece as mulheres que fizeram história na musculação e no fisiculturismo?

No pain, no gain: a musculação a serviço do crime

Este filme de ação americano foi lançado em 2013.

Inspirado por eventos reais, o filme retorna às escapadas criminosas do “Sun Gym Gang”, que se espalhou nos Estados Unidos entre outubro de 1994 e junho de 1995.

Daniel Lugo, personal trainer de um clube de fitness de Miami, vê a aptidão como a coisa mais importante da vida. Ele faria de tudo para viver o “sonho americano”, pontuado por tudo que traz luxo e devassidão: casas de luxo, carros de corrida e garotas de sonho.

Infeliz com a vida que leva em geral, ele desenvolve uma estratégia para despir Victor Kershaw, um de seus clientes e rico empresário. Associado a dois acólitos, ele rouba todas as suas posses e o trio embarca no caminho da violência, com treinamento esportivo à imagem para tocar os marmanjos de Miami.

Esses filmes certamente nos mostram que treino aliado a força de vontade pode resultar no corpo dos senhos e em um preparo físico para ninguém botar defeito. Mas a musculação não é somente sobre os músculos em si! Conheça outros benefícios da musculação!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar