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A importância de fazer alongamento para uma prática esportiva saudável

De Joseane, publicado dia 25/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Alongar para melhor se exercitar

Todo mundo quer estar em boa forma, ter um corpo bem modelado, músculos bem torneados, mas para isso é preciso trabalhar duro! Além de ter que seguir uma boa alimentação, isto é, uma alimentação bem regrada e rica, com uma vasta variedade de frutas e legumes, obter um corpo perfeito também exige que se pratique esportes e atividades físicas em geral!

Veja aqui como tonificar o seu corpo de forma saudável!

Felizmente existe uma variedade de esportes e atividades para todos os gostos: corridas ao ar livre, futebol, natação, caminhadas, dança, malhação, bicicleta, entre outros…embora bastante diversificados, esses esportes e atividades são aliados perfeitos quando o assunto é manter a boa forma e o equilíbrio.

Até aqui acho que você está de acordo e se está lendo esse artigo é por que se interessa pelo esporte. Porém, você sabia que a prática de atividades é na verdade uma afronta para o seu corpo e os seus músculos se feita de maneira “desequilibrada”. Isso significa que o excesso de atividade física pode fragilizar o seu músculo que acaba não trabalhando de maneira eficiente, logo, você não verá os resultados esperados. Não somente o excesso de atividade física mas, também, o fato de não preparar o músculo antes da prática esportiva pode trazer circunstâncias negativas para a sua saúde muscular, dada a necessidade de preparar (aquecer, alongar) os músculos antes de cada sessão esportiva ou prática de atividade.

Você entendeu bem, para evitar excessos e sobretudo para preparar os músculos antes de toda e qualquer atividade física é preciso fazer alongamento!

Alongar é importante para a saúde muscular Alongar flexibiliza os músculos preparando-o para o impacto causado pela atividade esportiva

Agora você deve tá lembrando do seu professor de educação física na época do colégio quando você só queria jogar bola o máximo possível e o professor “perdia” metade do tempo insistindo nos alongamentos…pois agradeça! provavelmente graças ao seu professor você pôde conservar os seus músculos intactos e em boa saúde até hoje…

E não é preciso ser um esportista de alto nível para se preocupar com essas coisas não! Mesmo sendo um iniciante no esporte, e seja qual for o esporte, de uma simples caminhada até a prática de um esporte de alta resistência, a regra é a mesma: faça alongamento!

A preparação muscular ou alongamento é uma etapa indispensável em todo programa de treinamento. Se, de um lado pode ser uma etapa considerada chata, de outro ela é muito importante para o sucesso da atividade e a manutenção da saúde. E certamente o seu personal trainer vai insistir bastante nesse ponto!

Os treinadores de esporte sabem muito bem da importância em manter a saúde muscular em dia. O sucesso do seu treino e da sua atividade vai depender disso, então, pare de reclamar quando o personal pedir que você faça alongamentos.

Fazer alongamento antes de cada treino é mesmo necessário?

Não somente é imprescindível que se faça alongamento antes de cada treino, também é importante estar atentivo aos movimentos que você executa. É isso mesmo meus caros, alongar não é se espreguiçar somente. Cada músculo do corpo deve ser alongado de uma maneira diferente. Muito simples, cada músculo possui uma estrutura e portanto é normal que cada estrutura necessite ser manipulada e preparada de uma maneira distinta.

Cuide do seu corpo, faça alongalento antes de cada treino esportivo Com a ajuda do seu treinador pessoal, você poderá alongar corretamente cada parte do seu corpo

Mas não se preocupe, graças a ajuda do seu treinador pessoal a domicílio você será capaz de aprender cada detalhe necessário para efetuar uma boa sessão de alongamento antes de praticar a sua atividade física ou esporte favorito.

Temos falado até agora da importância de se fazer alongamento antes da prática de atividade física, porém…você sabe o que significa alongamento?

O conceito de alongamento muscular inclui o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito é o aumento da flexibilidade.

Alongar significa, ainda, melhorar a movimentação da articulação comandada pelo músculo que está sendo alongado possibilitando um a maior ganho de flexibilidade muscular , o que o torna o alongamento uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade de elasticidade e prevenir lesões.

A prática do alongamento é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, embora também possa ser praticado sozinho.

Alongamento versus aquecimento

Embora muitos profissionais da área esportiva não concordem sobre o momento em que se deve fazer o alongamento e aquecimento, no momento do treino esportivo, eles são unânimes em dizer que essas duas etapas não devem ser negligenciadas. Alguns profissionais defendem que o alongamento deve ser feito antes da prática esportiva, outros dizem que deve ser durante o treino ou após este. Considerando que o alongamento serve para dar flexibilidade ao músculo, tornando este mais resistente a impactos, nós do superprof defendemos que é necessário fazer alongamento antes da realização da sua atividade física. No entanto, atenção, o seu personal trainer saberá conduzir o seu treino de forma que este seja mais eficiente para você e mais indicado para a sua saúde.

Prepare uma boa playlist pra te acompanhar na sua sessão de aquecimento e alongamento!

Isso dito, partimos para a conceitualização de uma outra prática tão importante para um treino esportivo saudável quanto o alongamento. Estamos falando do aquecimento muscular e corporal. O aquecimento se configura em uma repetição de exercícios cujo objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras.

Aquecimento e alongamento são partes importantes do treino Praticar atividade física sem fazer o aquecimento e alongamento muscular: NAO!!!

Por exemplo, uma corrida leve é considerada como aquecimento, girar os braços, saltar repetidamente também. Por outro lado, tentar alcançar o pé com as mãos flexionando a coluna para frente é um alongamento, esticar todo o corpo para cima e ficar na ponta do pé também.

Benefícios do aquecimento

  • Aumenta o fluxo sangüíneo nos músculos
  • Lubrifica as articulações
  • Melhora a elasticidade dos músculos
  • Aumenta a motivação e excitação
  • Reduz o potencial de lesões

Benefícios do alongamento

  • Reduz as chances de distensão nos músculos
  • Melhora o desempenho
  • Reduz a dor muscular e acelera a recuperação
  • Estimula o praticante para o treino
  • Permite que os músculos trabalhem a amplitude dos movimento
  • Reduz a compressão das fibras nervosas
  • Evita as câimbras
  • Ajuda a relaxar o músculo

Aquecimento e alongamento são ambos essenciais para a manutenção da saúde corporal e muscular. Ignorar essas etapas pode poe em risco a efetividade do seu treino e, claro, a sua saúde. Então não seja o “fominha” do futebol, antes de partir para o ataque, faça alongamento e aquecimento!

Métodos de preparação para um atividade física eficaz

Agora que você está convencido da importância do alongamento para uma vida esportiva saudável, você decidiu não ignorar as regras do jogo e adotar uma postura esportiva diante dos fatos. Para tanto, você quer está por dentro de cada etapa do seu treino.

Não se preocupe, o seu treinador pessoal a domicílio vai te explicar todos os diferentes métodos de alongamento e aquecimento que vai otimizar a sua prática de atividade física.

Para conferir se o seu treino está atingindo os resultados esperados, veja aqui as nossas dicas.

Para matar a sua curiosidade, aqui vão algumas dicas:

Método de alongamento ativo

Certamente o seu treinador irá aconselhá-lo a realizá-lo no início da sessão. Eles correspondem aos aquecimentos que você deverá fazer no início do treino esportivo. Ele consiste em posicionar a musculatura a ser alongada até sua extensão máxima, sem nenhuma ajuda externa, utilizando apenas a própria força muscular.

Alongamento ajuda a ganhar flexibilidade muscular Eu só não faço igual pois não pintei as unhas de vermelho haha

Vantagens: Esse método contribui para a melhoria da força muscular e tem baixo risco de lesão.
Desvantagens: Exige maior esforço da musculatura aumentando assim o desconforto da posição e limita a capacidade de amplitude.

Por que não acompanhar esses alongamentos dinâmicos com uma playlist especial para sessões de esportes?

Método de alongamento passivo

Esse método será posto em prática com a ajuda direta do seu treinador pessoal. O método consiste em posicionar a musculatura a ser alongada até sua extensão máxima, com o auxilio de forças externas que pode ser uma pessoa ou máquina.

Vantagens: Durante a execução do movimento, o atleta se encontra em descontração muscular e isso proporciona uma maior flexibilidade, melhor postura e menos desconforto.
Desvantagens: Necessita de uma segunda pessoa ou equipamento próprio. Caso a pessoa, que esteja ajudando, exagere na força poderá lesionar o atleta que estiver sendo alongado. (Então, conte sempre com o seu personal trainer, nele você pode confiar!)

Método de alongamento balístico

A execução desse método deve ser realizada com bastante precaução. O movimento consiste na criação de uma tensão no músculo através de um movimento rápido. A articulação é balançada repetidas vezes, a fim de atingir o máximo de amplitude de movimento e aumentar o limite de alongamento.  É preferível executar esse movimento com o acompanhamento do seu personal, para evitar consequências drásticas.
Vantagens: Amplia a flexibilidade, favorecendo atletas e esportistas que treinam potência e velocidade.
Desvantagens: Caso o movimento ultrapasse o limite de extensão da musculatura, aumenta-se o risco de lesão.
Como visto, o treino esportivo com o acompanhamento de um treinador experiente pode trazer muito mais segurança. O treinador te ajudará a não ignorar as etapas do alongamento e aquecimento que são de grande importância para um treino eficaz, além de te ajudar a executar os movimentos com precisão e cuidado.
Procure ainda hoje um personal trainer e der um boost no seu físico!

 

 

 

 

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