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Boas músicas para ouvir durante a prática de atividades físicas

De Joseane, publicado em 29/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Playlist para malhar e fazer esporte

Música é vida. Parte indissociável do nosso cotidiano, a música também integra um papel importante no mundo do esporte. É uma reação quase que automática quando iniciamos uma atividade física, o desejo de ouvir música.

Como se explica essa sensação? Muitos estudos já foram feitos e muitos outros ainda estão tentado descobrir qual a relação entre a música e a prática de atividades esportivas. Vejamos: a atividade física constitui o movimento do corpo em determinado ritmo e intensidade, durante um período de tempo. Não seria também a música composta de movimento, ritmo, intensidade e tempo? Esses elementos comuns entre a prática de atividades físicas e a música poderiam em um primeiro momento justificar o casamento perfeito entre a prática esportiva e a música.

O som possui uma capacidade  única de transmitir e provocar estímulos diversos, mobilizar sistemas cerebrais e gerar respostas emocionais específicas. A música, de acordo com suas características e qualidades tais como a tonalidade, intensidade e ritmo, pode induzir o ouvinte a sentir determinadas emoções. Seja qual for o fato por trás dessa relação siamesa entre música e esporte, uma coisa é certa: é uma delícia ouvir música em quanto se prática uma atividade física.

A música pode ser um excelente calmante que ajuda a manter o foco e a concentração. Dependendo da intensidade e do ritmo, pode ser uma fonte de estímulo e motivação. Cada indivíduo reage diferente aos diferentes efeitos sonoros. É provado que a música contribui para a uma melhoria da performance física ao mesmo tempo em que reduz o esforço e as sensações desagradáveis (cansaço, monotonia, dor) passíveis de serem sentidas durante a realização de uma atividade física.

Seja qual for o esporte praticado, a música ajuda a melhorar a performance, ajudando na concentração e na redução do estresse, criando uma situação favorável para a realização da atividade física.

Veja aqui como dinamizar o seu treino esportivo!

Praticar esporte acompanhado de uma boa playlist pode ser a motivação de que você precisa! Seja para uma prática esportiva individual, acompanhado de um coach, personal trainer ou mesmo em grupo…o superprof traz para você uma super playlist que vai revolucionar a sua maneira de ver o treino esportivo!

Algumas dicas para dinamizar o seu treino esportivo

Gente, a situação é a seguinte: para ouvir música durante o treino esportivo, principalmente durante a pratica de atividades físicas ao ar livre é preciso se munir de bons equipamentos, certo?

Correr ouvindo música melhora o desempenho Com música tudo fica mais leve, até o treino cardio

Para aqueles que treinam em sala de esporte, academia ou outro ponto fixo, fica um pouco mais fácil pois é só colocar a música no rádio, caixa de som, computador e etc. Mas para os corredores e outras atividades de deslocamento a coisa se complica um pouco. Porém, felizmente  a tecnologia está a favor do esporte e atualmente existem várias opções e recursos práticos para incrementar o seu treino e ouvir música durante o running.

Para tanto, siga as nossas recomendações e alguns conselhos que te ajudarão a otimizar o seu treinamento esportivo:

  • Invista em fones de ouvidos adaptados para a prática esportiva: Durante a sua corrida matinal, enquanto pedala, faz escaladas, trekking, ou mesmo durante sua sessão de crossfit, o seu corpo precisa está o mais leve possível. Escolher um fone de ouvido intra auricular pode ser uma boa astúcia já que são compactos, leves e eficazes. Dê preferência para aqueles que possuem material durável e resistente a transpiração. E claro, escolha um fone que se fixe bem a sua cavidade auricular, quem gosta de correr ouvindo música sabe a chateação que é um fone caindo da orelha o tempo todo! Se livre disso escolhendo um fone sem fio, ou aqueles em forma de gancho que se fixam em volta da orelha (clipe de fixação).
  • Suporte de braço para correr com o seu celular: Conhece alguém que destruiu o celular enquanto corria? Não seja essa pessoa… Embora é comum ver esportistas correndo com o celular na mão, essa prática não é recomendada pelos especialistas! Além do celular correr danos, o corpo também sofre as consequências. Para evitar tais coisas, o ideal é correr a um suporte de braço. Super comum entre os atletas e esportistas, o suporte de braço permite que você proteja o seu celular enquanto corre. Além de deixar as suas mãos e braços livres, o suporte evita que o aparelho entre em contato com a sua transpiração.
  • Dê preferência para as músicas “alto astral”: Essa dica é meio óbvia né galera? Se o objetivo é ficar motivado, se concentrar e liberar toda a força desse corpo, certamente não é com as músicas tristes que conseguiremos tal feito! Certamente cada pessoa é diferente, então a nossa dica é : escolha uma playlist de músicas que te coloquem pra cima e que te motive a dar o melhor de si.

 

Invista em um bom equipamento de música A música boa para treinar é aque!a que você curte1

  • Atenção ao volume, cuide dos seus tímpanos: Certamente você passou a sua adolescência ouvindo a mesma coisa repetidas vezes pelos seus pais: abaixe o volume, vai explodir as orelhas haha. Pois é, o superprof  retoma essa frase lendária e quer te lembrar que realmente os seus pais estavam cobertos de razão. Mantenha atenção ao volume da música, se deixe embalar pelo ritmo mas não ao ponto de se prejudicar. Ouvir música durante o treino é maravilhoso mas é preciso continuar atente ao que acontece em nossa volta, ouvir o barulho ambiente. Essa dica é essencial também para aqueles que correm na rua, não se desconectem completamente do ambiente já que você pode até colocar a sua vida em risco.
  • Evitar seguir o ritmo da música durante a realização dos exercícios: Tentador, eu sei. Mas a atividade física deve ser respeitada, o tempo para a realização de cada movimento deve ser respeitado. Embora a música esteja lá pra te dar motivação e melhorar a sua performance, seguir a batida musical durante a realização dos seus movimentos no treino certamente não é a melhor ideia. Mantenha-se focado no treino e nas dicas do seu personal trainer.

Aplicativos e sites para ouvir música a vontade

Gente, é claro que a escolha da playlist musical que vai acompanhar o seu treino é bem pessoal né? Aqui só estamos dar uma ideia e dicas de algumas músicas que certamente podem contribuir de forma positiva para a sua sessão de esporte.

Antes de ir direto ao ponto lembramos que é possível ouvir músicas gratuitamente graças a sites como o youtube e alguns aplicativos que dispõem de uma galeria ampla sem custo para o usuário.

Baixar as músicas no seu aparelho é certamente uma ótima ideia já que, assim, poderá escutá-las mesmo na ausência de uma conexão com a internet.

Alguns fones de ouvido vem com aparelho mp3 integrado, ótimo para baixar mídia musical no formato mp3 e curtir o treino sem precisar se preocupar com o celular, internet ou outro.

E por falar em aplicativos, os mais comuns e recomendados pela facilidade em utilizar e por possuir uma galeria bem ampla e diversificada são:

  1. spotify
  2. soundcloud
  3. groovemp3
  4. tuneln Radio ( que possui uma seleção enorme de rádios de todo o mundo!)

    Praticar esporte faz bem para o corpo e mente As vezes a melhor playlist está registrada na cabeça…

Utilizando esses aplicativos é possível compor a sua própria playlist, basta criar uma conta, buscar e adicionar as suas músicas favoritas nomeando cada playlist de acordo com a sua vontade, não é demais?

No caso do spotify é possível, ainda, compartilhar a sua playlist com outros usuários e, claro, ter acesso a playlist pública de outras pessoas.

Quer saber se o treino tem dado resultado? veja aqui.

Escolhendo as músicas que vão acompanhar o seu treino esportivo

A música é um verdadeiro catalisador de energia. Ouvir música durante o treino te permitirá de se concentrar totalmente nos exercícios, fazebndo com que cada parte do treino seja efetuada com toda precisão e atençao.

Alguns ritmos musicais se encaixam perfeitamente em determinada parte do treino esportivo. Por exemplo:

Hip Hop para a sessão de musculação?

Certamente uma boa escolha! O Hip Hop ajuda a se manter concentrado; Se deixar levar pelo ritmo do hip hop vai ajudar a esquecer a dor durante a realização de alguns exercícios de musculação. Já percebeu como a galera que está ouvindo música durante o treino faz bem menos ruídos de dor do que quem não está ouvindo música? Por mais música durante os treinos, por favor!

A música ajuda a se manter mais concentrado durante o treino esportivo A música traz sensação de prazer e bem estar, camuflando a sensação de dor e desconforto

Cinco músicas de hip hop para dinamizar o seu treino:

  • 50 Cent, « I’ll Whip Ya Head Boy »
  • Mobb Deep, « Shook ones Part II »
  • Mark Ronson feat Bruno Mars, « Uptown Funk »
  • Snoop Dogg, « What’s my name »
  • The Fugees, « Ready or not »

A música eletrônica na seu treino cardio

A música eletrônica é uma excelente ideia durante o seu treino cardio! Correr ao ar livre, na esteira, pedalar, tudo isso se torna mais dinâmico acompanhado dos hits da música eletrônica. O treino cardio é um treino de resistência e a música eletrônica se revela uma aliada quando o assunto é running. A sensação de cansaço característica dos treinos de resistência se torna bem menos evidente quando a música eletrônica está rolando…

Confira nossa sugestão para incrementar a sua playlist de música eletrônica:

  • Tourist, « Run »
  • Parov Stelar, « Clap your hands », « Booty Swing »
  • Caravan Palace, « Sucy », « Lone Digger »
  • Chinese Man, « I’ve got that tune »
  • Roudoudou, « Peace and tranquility to earth »

Você também pode treinar ao som de composições mais calmas e, para aqueles que treinam a noite, que tal uma playlist de música relaxante para baixar a adrenalina e dormir bem?

O importante na hora de montar a sua playlist é escolher músicas que te agradam. O estilo não importa desde que você se deixe levar pelo som e encontre seu ponto de equilíbrio para uma prática de esporte mais eficaz.

E não esqueça de fazer alongamento antes e depois de cada treino!

 

 

 

 

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