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Treinamento esportivo: como medir a sua massa corporal

De Joseane, publicado dia 07/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Aprenda a calcular o seu peso ideal

A obesidade atinge 1 em cada 5 adultos no Brasil

Se você é do tipo de pessoa que se preocupa com sua boa forma, saiba que o excesso de peso pode comprometer sua saúde, fazendo você desperdiçar muita energia, afetando sua performance nas atividades diárias entre outras coisas.

Para se ter uma ideia, cada vez mais as pessoas, não necessariamente atletas, buscam melhorar seu condicionamento físico com o auxílio de um personal trainer. Esse profissional especializado,  além de ajudar a você eliminar o peso extra, corrobora para que você se sinta mais disposto a se exercitar diariamente.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 18,9% da população acima de 18 anos é obesa. Esse resultado mostrou-se 60,2% maior do que o percentual obtido em 2006. Nesse mesmo ano, apenas 11,80% dos entrevistados estavam com o índice de Massa Corporal acima de 30.

Embora o número de obesos no Brasil seja alarmante, ainda existe uma esperança no final do arco-íris: faça exercícios físicos!

Através desse artigo, iremos mostrar os métodos para determinar o seu peso ideal.

Por que se preocupar com o seu corpo?

Não há como negar que as mulheres se preocupam muito mais com o corpo do que os homens. Elas estão quase sempre tendo uma visão muito negativa sobre o que veem no espelho.

Na realidade, a mídia e a publicidade se encarregam de propagar o culto do corpo perfeito. E qualquer pessoa que se afaste disso são estigmatizados como fora do padrão estético. Ou seja, o corpo deve ser magro, jovem, saudável, atlético, bronzeado, forte… Só não pode ser acima do peso!

Então… por que se concentrar no que é imposto pela mídia, se você pode buscar se sentir saudável e feliz?

Se deseja se manter bem consigo mesmo, comece com uma vida mais regrada.

Está mais do que na hora de deixar algumas excessos de lado e aproveitar a vida de maneira mais leve e descontraída. Primeiro, porque as pessoas não percebem os riscos que a preocupação exacerbada com o corpo pode causar a seu psicológico. Muita gente acaba usando remedios para emagrecer, mas alertamos que existem muitos riscos nessa prática!

É possível ser feliz com as suas medidas, basta ficar atento a algumas atitudes que podem levá-lo a ter uma vida mais saudável.

Estar acima do seu peso pode ser bastante perigoso, por isso é importante identificar algumas situações de risco relacionadas ao seu peso ou até mesmo a falta de atividade física, como doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta entre outras doenças.

O auxílio de um treinador  e nutricionista é essencial, pois você pode obter um dieta equilibrada. Além de ajudá-los a ficar em forma, eles fazem o seu cálculo de IMC para determinar se o seu peso está de acordo com sua idade e se coloca sua saúde em risco.

O seu índice de massa corpórea vai muito além do senso estético, ele aponta para o aspecto da saúde e o quanto pode ser prejudicial estar muito acima ou abaixo do seu peso.

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Cálculo do peso ideal: o que estamos falando?

O IMC – Índice de Massa Corporal – serve para avaliar a relação entre o peso do indivíduo e sua altura, assim se consegue indicar se está:

  • Abaixo do peso ideal: Risco de desnutrição
  • Dentro do peso ideal;
  • ou acima do que peso desejado: Risco de doenças do coração

Sendo assim, é comum médicos de todas as especialidades avaliarem a relação do seu peso, altura idade e sexo para saber das possibilidades da predisposição a doenças associadas ao peso.

Geralmente, o cálculo do IMC é feito levando em consideração a relação de idade, peso, sexo e altura.

Se estiver com muita curiosidade, você pode ver seu IMC utilizando uma calculadora online, inserindo seus dados, como:

  • Sexo
  • Altura
  • Peso
  • Idade

É importante frisar que a noção de peso ideal é puramente subjetivo de cada indivíduo. A noção de peso ideal é uma variável, o IMC pode indicar sobrepeso, e a pessoa estar se sentindo muito bem com o seu corpo. O inverso também pode acontecer, uma pessoa com IMC apontando magreza, mas estar se sentindo muito bem com o seu corpo magro. Assim, a definição de peso ideal pode se mostrar muitas vezes vaga para algumas pessoas.

Por isso, lembre-se de solicitar ajuda de um especialista para determinar se a sua massa corporal é aceitável ou não, pois do ponto de vista médico e sanitário, sua massa corporal tolerável pode variar de acordo com seu tamanho, sexo, idade, volume ósseo, volume de massa muscular entre outras coisas. Tudo isso equivale a dizer que para os médicos, o peso ideal é aquele em que os riscos de ocorrência de doenças relacionadas ao peso são reduzidos.

E lembre-se também, realizar atividades físicas promovem a manutenção da sua boa forma, isso aliada a uma alimentação regrada e auxílio profissional são a chave para um vida mais saudável.

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Como a massa corporal é calculada?

Foi o belga Adolphe Quetelet o inventor do cálculo do IMC, conhecido como índice de massa corpórea. Essa ferramenta foi amplamente utilizada por nutricionistas e educadores físicos.

O IMC é aceito pelo OMS como um padrão para indicar se a pessoa está ou não dentro do peso considerado ideal. Muitas vezes é mais usado para medir os riscos de sobrepeso na população adulta.

Veja aqui alguns sites que podem te ajudar a alcançar a silhueta ideal…

Se deseja se manter em forma, é melhor começar a praticar esportes e ter uma vida mais regrada.

Embora o IMC destaque os riscos de doenças ocasionadas pelo sobrepeso como os acidentes cardiovasculares, ele não consegue estabelecer o valor da massa muscular,  óssea e massa gorda, mas ainda assim é muito utilizado por nutricionistas e especialistas ligados ao esporte.

O IMC utiliza o seguinte cálculo:

IMC = peso / altura ²

Exemplo 1:

Uma pessoa com 1,60 de altura e 50 quilos, possui o IMC de

IMC = 50 / (1,60 *1,60 ) =  50 / 2,56 = 19, 5

Exemplo 2:

Um indivíduo medindo 1,90 de altura e 100 quilos, terá o IMC de

IMC = 100 / (1,90 * 1,90) = 100 / 3,61 = 27.

A OMS estabelece alguns critérios para interpretar os resultados:

Abaixo de 15:  extremamente abaixo do peso

Entre 15 e 16: Gravemente abaixo do peso

Entre 16 e 18,5: Abaixo do peso ideal

Entre 18,5 e 25: Peso ideal

Entre 25 e 30: Sobrepeso

Entre 30 e 35: Obesidade (Grau I)

Entre 35 e 40: Obesidade grave (grau II)

Acima de 40: Obesidade mórbida (Grau III)

Sendo assim, o exemplo 1 estaria na faixa de peso ideal e o exemplo 2, a pessoa estaria com o sobrepeso. No entanto, o resultado dos dois exemplos não diz nada sobre a condição física dessas pessoas.

Veja como entrar em forma fazendo a dieta da proteina.

Para mais detalhes, procure a orientação de um nutricionista!

Cálculo do peso ideal: O que é índice de massa gorda?

No Brasil existem 4 estações do ano muito bem definidas: verão, verão, verão e verão. Rs! Devido as altas temperaturas do nosso país, as pessoas estão buscando aproveitar cada dia mais o clima para colocar seu corpo em forma.

Se de um lado as pessoas estão preocupadas em calcular seu índice de massa corporal (IMC), de outro também desejam determinar seu índice de massa gorda. Confira as fórmulas que tornam possível determinar sua taxa de gordura corporal:

  • Fórmula proposta por Deurenberg para adultos: IMG = (1,2 x IMC) – (10,8 x S ) + (0,23 x idade ) – 5,4 , onde a idade é dada em anos, S = 0 para mulheres e S = 1 para homens. O resultado é sempre expresso em %.
  • Fórmula proposta por Lean: IMG = 1,21 x IMC + 0,26 x idade – 6,7
  • Fórmula proposta por Gallagher: IMG = 76 – 1097,8 x (1/IMC) – 20,6 x sexo + 0,053 x idade em anos + 95
  • Fórmula de Jackson-Pollock: IMG = (1,61 x IMC) + (0,13 x idade) – (12,1 x sexo) – 13,9

O que nos leva a três possíveis interpretações da porcentagem de gordura:

Homens com IMG:

  • Menor que 15 % : muito magro
  • Entre 15 % e 20 % : porcentagem normal
  • Maior que 20 % : muita gordura

Mulheres com IMG:

  • Menor que 25 % : muito magra
  • Entre 25 % e 30 % : porcentagem normal
  • Maior que 30 % : muita gordura

Contextualizando a fórmula em exemplos, usando a proposta de Lean:

  • Andrea, 20 anos, medindo 1,60 metros e 60 quilos, IMC = 23,4 e IMG = 28.2 %
  • Fernanda, 30 anos, medindo 160 de altura e 60 quilos, IMC = 23,4 e IMG = 30,8%

Aqui  vemos que embora o peso e altura sejam o mesmo nos dois exemplos, e mesmo IMC, o IMG sofreu variação devido a diferença de idade das duas pessoas. Logo, seu peso ideal, pode sofrer com algumas variáveis, aqui mostramos quanto o índice de massa gorda. Uma das maiores preocupações da população. Certo?

Não esqueça de se manter em forma com o auxílio de um personal trainer!

Nossas dicas para alcançar o peso ideal

O primeiro passo que você deve dar para conquistar uma vida saudável é compreender que o seu peso deverá ser adaptado a sua morfologia, respeitando a seu biotipo. Por isso, recomendamos que você mantenha uma dieta variada, saudável, equilibrada e com um rotina de atividades física.

Mens sana in corpore sano

Mente são em um corpo são é o caminho, nesse sentido, movimentar o seu corpo todos os dias ajudará a queimar as calorias que estão em excesso, assim como pode evitar que você tenha problemas no coração e o surgimento de algumas doenças crônicas.

Está sem ânimo para correr? Comece pela caminhada e vai aumentando a intensidade ao longo do tempo.

Aqui vai algumas dicas básicas para manter o equilíbrio do seu corpo:

  • Pratique algum tipo de esporte
  • Caminhe todos os dias por pelo menos 30 minutos por dia
  • Mantenha uma alimentação saudável (menos gordura, doces e carboidratos)
  • Coma bastante vegetais
  • Durma o suficiente
  • Coma moderadamente, sem pular as refeições
  • E não se esqueça de beber muita água

Se mora próximo ao mar, andar na orla pode ser tão eficaz quanto um dia na academia, com a vantagem de contemplar um excelente vista.

Que tal aproveitar para caminhar na praia com o auxílio de um personal trainer?

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