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Como perder peso comendo mais alimentos proteicos?

De Joseane, publicado dia 10/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > O que é uma dieta rica em proteínas?

As proteínas desempenham um papel muito relevante em nossas vidas, elas são nutrientes essências ao corpo humano, por isso precisamos de uma quantidade significativa delas para que o nosso organismo funcione bem.

São as proteínas que auxiliam na formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

A ingestão de alimentos ricos em proteínas e o consumo de água pode equilibrar o funcionamento do nosso corpo, a falta dela pode causar um grande desequilíbrio. Uma vez que as proteínas se encarregam de construir e reparar  a fundação do tecido do corpo.

No entanto, o consumo excessivo de proteínas pode causar muitos efeitos colaterais, como sobrecarregar o fígado, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade entre outras coisas.

Soluções para emagrecer vem de todos os lugares: pílulas de emagrecimento, coach online, treinamento com um instrutor, aconselhamento com um nutricionista, dieta de emagrecimento, dieta rica em proteína, tratamento médico entre outras coisas. Dentre todas essas soluções para perder peso, a dieta rica em proteínas é citada como dieta saudável.

Mas será que essa dieta funciona? Como emagrecer de forma saudável?

Hoje é a vez de falar sobre a famosa dietas ricas em proteínas.

O que é uma dieta?

A palavra dieta vem do latim, oriundo do grego “diaita”, que significa modo de vida. Por dieta entendemos como um conjunto de alimentos e bebidas ingeridos por uma pessoa de maneira equilibrada e saudável.

Na consciência da população brasileira, o conceito de dieta está intimamente atrelado a restrições, proibições, privações. Esses termos são muito usados, porque o imaginário de quem pratica dieta para perder peso o conceito de modo de vida não é como algo positivo.

A dieta não é a abstinência de comida, mas o controle da ingestão de calorias para perder peso com saúde!

Em conformidade com as necessidades nutricionais e até mesmo restrições alimentares de cada um, a dieta pode ser modificada ou adaptada com finalidade de atender diferentes objetivos.

No geral, devemos dar prioridade para uma dieta alimentar equilibrada e balanceada, com um quantidade adequada de alimentos primordiais a saúde.

Mas preste atenção, uma dieta pode até atender suas necessidades nutricionais e calóricas e não conter um determinado nutriente, ou conter em excesso. Por isso, vale muito ter a consultória de um profissional, ele é a pessoa mais indicada para ajustar sua dieta às suas necessidades.

E como uma dieta balanceada deve ser:

  • Correspondente a situação metabólica de cada pessoa
  • Completa a ponto de assegurar todas as necessidades nutricionais
  • O suficiente para assegurar as necessidades energéticas do dia a dia
  • Contemplar diferentes nutrientes para que um alimento complemente o outro

Nesse sentido, ao contrário do que muitos acreditam, dieta não é sobre privação, é sobre equilibrar a alimentação com determinado objetivo, tudo de maneira saudável. A dieta para perder peso é quase sempre a redução de ingestão de calorias.

Confira os alimentos mais procurados devido ao seu baixo teor de gordura. São eles:

  • Carne vermelha magra
  • Peixe magro
  • Frango grelhado
  • Produtos lácteos
  • Vegetais crus
  • Tofu
  • Iogurte
  • Frutas secas, etc

Não se trata de reduzir a quantidade de alimento, mas minimizar a quantidade de energia ingerida. E assim que teremos o controle do peso, resultando em um corpo mais esbelto.

Saiba como manter o corpo em forma com o auxílio de um coach esportivo!

Como perder peso com a dieta das proteínas

Muitas vezes criticada por médicos e nutricionistas, a dieta das proteínas já caiu no gosto de muitos artistas. Essa dieta é a saída que as pessoas encontram para perder peso rapidamente, há até relatos de pessoas que tenham perdido 7 quilos em menos de um mês.

Como assim perder peso consumindo comidas ricas em calorias? Sim, é possível, mas tome cuidado!

Essa dieta consiste em cortar carboidratos e substituir por proteínas como carne vermelha, ovos, queijo, frango entre outras proteínas. Mas vale frisar que essas proteínas devem ser consumidas após uma rotina de exercícios físicos, uma vez que uma das funções das proteínas é fornecer energia.

Além do mais, as proteínas estão envolvidas no processo para ganhar massa muscular, isto é, uma dieta rica em proteínas combinada a uma rotina de exercícios físicos pode ajudar a perder gordura e ganhar massa.

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O que é a dieta de Dukan?

Dieta Dukan – Criada pelo francês Pierra Dukan, nutricionista, essa dieta virou febre na Inglaterra, acredita-se que até a princesa Kate Middleton tenha adotado. A dieta é uma versão mais moderna da famosa dieta das proteínas, a dieta Dukan promete resultados de até 4 quilos por semana perdidos. Mas convenhamos que tudo depende da rotina regular de esportes e de bons hábitos alimentares de quem pratica.

O programa de dieta de Pierre Dukan é dividido em quatro fases que você verá a seguir:

Primeira fase – Nessa fase o participante só deve ingerir alimento de base proteica, como carnes magras, frango sem pele, frutos do mar, iogurte entre outras coisas. Ah! de acordo com o protocolo da dieta, não é permitido usar azeite ou manteiga, nem mesmo complementar as refeições com vegetais. Recomenda-se que o participante beba bastante água para eliminar as toxinas, pelo menos 3 litros.

Segunda fase – Após dez dias de dieta, verduras e legumes podem ser inseridas na alimentação, com uma ressalva para arroz, batata, milho e ervilha, pois esses alimentos são restritos nessa fase.

Terceira fase – Aqui eles consideram que seja a etapa a qual os participantes já tenham atingido a meta esperada, essa fase consiste em manter o peso, eles recomendam que seja repetido o cardápio da etapa anterior. Mas agora, com direito a comer uma fruta por dia e fazer duas refeições livres por semana. Sem exageros, claro!

Quarta fase – A última etapa é a fase de manutenção, não há proibições, mas recomenda-se bom senso.

Os efeitos colaterais da dieta de Dukan:

  • Pode causar mau hálito
  • Boca seca
  • Prisão de ventre

Atenção!

A longo prazo, a dieta pode aumentar o colesterol, sobrecarregar aos rins, trazer problemas cardiovasculares… Além de fadiga, enjoo e dores de cabeça.

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Quais são os alimentos ricos em proteínas?

Os alimentos de origem animal são os mais ricos em proteínas.

Que tal balancear um dieta rica em proteína magra com exercícios físicos?

Porém, podemos encontrar proteínas em grande quantidade em alguns vegetais, essas são boas para manter o bom funcionamento do corpo, por isso são bastante incorporadas nas dietas vegetarianas.

Alimentos ricos em proteína animal:

  • Kefir
  • Carne de frango
  • Carne de vaca
  • Queijo
  • Salmão grelhado
  • Leite
  • Pescada
  • Ovo
  • Iogurte

Alimento ricos em proteína vegetal:

  • Ervilha
  • Soja
  • Lentilha
  • Quinoa
  • Tofu
  • Feijão
  • Grão de bico
  • Sementes de linhaça

Dica importante: Alguns alimentos ricos em proteínas vegetais só formam proteínas de boa qualidade, se combinados aminoácidos de outros alimentos. Confira alguns exemplos:

  • O clássico arroz e feijão
  • O milho e a quinoa
  • Ervilhas e arroz integral
  • Trigo e lentilha

Alimentos ricos em proteína magra

São alimentos ricos em proteína magra, os alimentos já citados de origem vegetal e algumas carnes pobres em gordura como o peito de peru, clara de ovo, peito de frango e alguns peixes magros…

Vale frisar que os alimentos de proteína magra favorecem o crescimento muscular, prevenindo doenças como o colesterol alto, obesidade e a aterosclerose.

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Quais as desvantagens de uma dieta rica em proteínas?

Certamente, essa dieta não é a queridinha dos especialistas em saúde, muitos se questionam se esse dieta rica em proteínas funciona.

Se de um lado essa dieta permite perder peso rapidamente, de outro oferece pouca estabilização do peso, umas vez que não previne o ganho de peso a médio e longo prazo. Nem mesmo deveria ser repetida em tão curto espaço de tempo, uma vez que oferece sério danos a saúde.

Existe uma série de prejuízos que uma dieta pobre em nutrientes pode causar. Tais como:

  • Fadiga devido à deficiência de outras fontes de vitamina
  • Retardamento do trânsito intestinal, por carência de lipídios na dieta
  • A falta de cálcio que pode ocasionar, dentre outras doenças, osteoporose
  • Sobrecarregar os rins, devido grande consumo de água por dia

Uma dieta muito rica em calorias, podem sobrecarregar a sua saúde.

Compreenda que algumas dietas radicais podem parecer milagrosas no início, mas não devem ser feitas a longo prazo, pois corre-se o risco de sofrer com os efeitos colaterais.

Outro grande agravante nos programas que oferecem a queima de gordura de maneira imediata, consiste na falta de comprometimento em abordar medidas mais saudáveis e equilibradas para controle do peso.

Nessas dietas radicais, pouco se fala sobre a importância de uma alimentação balanceada a rotina de exercícios físicos. Muitas dietas que oferecem milagres praticamente não incentivam a adoção de uma vida mais saudável.

Então… O que devo fazer para perder peso?

Se você chegou até aqui, está no caminho certo. Continue com a gente!

A prática de esportes, embora leve um pouco mais de tempo para serem notados os primeiros sinais de perda de peso, é o caminho mais saudável para emagrecer. Além de promover a liberação da endorfina e serotonina,  responsáveis pela sensação do prazer e do bem estar. Esses os hormônios são essências para recuperar a autoconfiança e continuar praticando esportes.

Por último, e não menos importante!

A atividade física combinada com uma dieta equilibrada e balanceada podem potencializar a queima de calorias.

Descubra como perder peso rapidamente com um coaching esportivo!

Sabe onde encontrar um bom personal training?

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