Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como um educador físico pode te ajudar a perder peso?

De Glicia, publicado dia 11/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Os benefícios de ter um coach esportivo

Agora que você se comprometeu a começar seu programa de atividades físicas, o próximo passo é recuperar o condicionamento e a boa forma.

Emagrecer, ficar com o corpo tonificado, ter abdômen definido ou reduzir a quantidade de gordura corporal são alguns dos principais objetivos de homens e mulheres que praticam atividades físicas ou daquelas pessoas que desejam ter um estilo de vida mais saudável.

Porém, muito mais que uma questão estética, a perda de peso pode melhorar sua saúde. O excesso de gordura corporal pode se transformar em um sério problema, causando danos não apenas psicológicos – como baixa auto-estima – mas também físicos, como doenças cardiovasculares.

É importante enfatizar que, nem todas as pessoas que estão um pouco acima do peso estão doentes e precisam necessariamente emagrecer. Magreza não é sinônimo de saúde! Uma pessoa ativa, que prática esportes, dorme e se alimenta bem, tem – muito provavelmente – uma saúde boa, independente do seu peso.

Outro mito que deve ser quebrado é o do IMC (índice de massa corporal) ideal. O IMC é extremante relativo e  não leva em consideração a composição corporal da pessoa. Alguém que faz musculação, por exemplo, pode ter um IMC alto por conta dos seus músculos. Logo, muitas vezes o IMC elevado, em caso de pessoas atléticas, se explica pela alta quantidade de massa magra e não significa, de forma alguma, que ela precise emagrecer.

O que realmente importa é estar bem consigo mesmo, se sentir feliz e, acima de tudo, ser saudável. No entanto, para aqueles que buscam perder alguns quilinhos e melhorar a forma física, assim como o desemprenho esportivo, nós trouxemos alguns conselhos preciosos.

Leia mais sobre o impacto positivo do esporte na saúde e bem-estar!

Como perder peso de forma saudável?

Para perder peso de forma saudável e de forma relativamente rápida, é necessário praticar algum tipo de atividade física. Com um treinamento esportivo adaptado e consistente, suas chances de chegar ao peso ideal são grandes. Além disso, mesmo que você não queira ou não precise perder peso, a prática de exercícios o ajudará a manter a boa forma e a saúde em dia.

correr é uma das melhores atividades físicas para perder peso O esporte não apenas ajuda a manter a forma, como proporciona maior qualidade de vida.

O maior problema encontrado pelas pessoas que querem perder peso é conseguir manter o novo corpo depois do regime. Quantas pessoas já experimentaram dietas “milagrosas” e, de fato,  perder alguns quilos, mas… ganharam tudo (às vezes até mais) de novo nos meses que se seguiram?

Você já parou para pensar que a causa disso pode estar  no fato de seguir regimes ou programas esportivos sem a ajuda de um verdadeiro profissional? O segredo para emagrecer e manter o peso não está em dietas milagrosas que você encontra na internet. É necessário mudar completamente seus hábitos alimentares, reeducar seu organismo e seu paladar para receber novos alimentos. De nada adianta se privar dos alimentos que você gosta e na primeira frustração  devorar uma pizza inteira.

É aí que o acompanhamento profissional pode fazer toda a diferença. Um coach esportivo estabelecerá um programa de exercícios adaptados à sua morfologia e aos seus objetivos. Ele estabelecerá também um plano de progressão individualizado de acordo com seu nível. O profissional da área da nutrição, quanto à ele, irá montar um cardápio personalizado, após avaliar seu tipo físico, suas necessidades alimentares e seu estilo de vida.

É muito importante que o plano alimentar esteja alinhado com o cronograma de treinos para que os resultados sejam efetivos.

Saiba como conciliar esporte e nutrição para obter resultados concretos.

Porque recorrer aos serviços de um educador físico?

O papel do educador físico é de orientar o aluno e acompanhá-lo durante as aulas. Ele procederá a uma avaliação física e em seguida montará um treino adaptado ao nível e aos objetivos desse aluno. Mas não é só isso! Existem inúmeros benefícios em ter um personal trainer por perto pra orientá-lo na perda de peso.

com a juda do coach é mais fácil se exercitar Encontrar motivação para começar uma atividade física sozinho pode ser bem difícil.

Toda vez que você tenta fazer uma dieta ou tenta combiná-la com um treinamento esportivo, sempre acontece algo que vira tudo de cabeça para baixo e faz com que você perca a motivação: você não tem tempo, está estressado demais, não está de bom humor, acha aquilo chato ou gostaria de comer o que quiser, sem se preocupar. Manter uma dieta a longo prazo requer muita disciplina, dedicação, controle emocional e uma força de vontade inabalável.

O educador físico, seja na academia ou à domicílio, possui o conhecimento e a experiência necessários para lhe ajudar a manter-se no bom caminho. Ele conhece diferentes exercícios físicos para trabalhar áreas sensíveis – aquelas que costumam acumular mais gordura – como as coxas, os braços e o abdômen, através de exercícios que permitem ganhar tonificação muscular e massa magra.

A experiência desse profissional  será de grande ajuda para você: ele será capaz de adaptar os exercícios físicos, assim como a intensidade das aulas e o número delas de acordo com suas necessidades, suas expectativas, os quilos a perder e sua disponibilidade.

A partir dos resultados da primeira consulta, durante a qual seu personal trainer fará um balanço do seu estado de saúde, ele lhe dará conselhos profissionais e provavelmente indicará que você consulte também um nutricionista. É necessário ter em mente que para obter resultados permanentes, é importante adotar os comportamentos corretos, ter atitudes positivas e construtivas e incorporá-los à sua rotina diária.

Ficou interessado? Então leia nosso artigo e descubra como o coach pode ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida através do esporte.

Educador físico vs coach de emagrecimento

Não há nenhum segredo nem fórmula mágica: combinar exercício físico com uma dieta saudável, equilibrada e especialmente adaptada às suas necessidades é a maneira mais segura de perder gordura. Sem mencionar que a prática esportiva pode prevenir a ocorrência de certas doenças cardiovasculares, por exemplo.

faça melhores escolhas na hora de comer Dieta equilibrada e exercício físico são a chave para a boa forma.

Mas, porque mesmo sabendo de todos os benefícios de um estilo de vida saudável, a maioria das pessoas ainda tem dificuldades em traçar metas de emagrecimento e alcançar seus objetivos?

Porque para fazer uma reeducação alimentar, ou seja, aprender a fazer melhores escolhas alimentares no cotidiano, e se manter motivado para praticar atividades físicas você precisa da ajuda de um profissional.

O educador físico é o profissional formado em Educação Física e que pode atuar em diversos segmentos, seja em academias ou escolas, tanto como professor quanto como personal trainer, avaliador físico ou treinador.

Já o coach de emagrecimento é responsável por mudar comportamentos e hábitos negativos relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos. Sua função é auxiliar o aluno, motivando-o e mostrando-o que essas atividades, assim como a reeducação alimentar são positivas a longo prazo. Dessa forma, o aluno é capaz de levar seu plano de emagrecimento adiante e mesmo tomar gosto pelo estilo de vida mais saudável.

Um profissional de Educação Física, com especialização somente nessa área, muitas vezes não sabe como lidar com a questão comportamental. Da mesma maneira, o coach de emagrecimento não sabe como montar um treino, quais as posturas adequadas para a realização de cada exercício, etc. Assim, esses dois profissionais possuem, ambos, qualidades que poderão ajudar o aluno a alcançar seus objetivos.

Hoje em dia muitos educadores físicos buscam se especializar através de cursos ou pós-graduações, para poder oferecer os serviços de um coach de emagrecimento. A junção dessas duas áreas é benéfica tanto para o aluno quanto para o educador. Uma das principais vantagens para o aluno, por exemplo, é que ele não precisará recorrer a dois profissionais diferentes, podendo assim economizar tempo e dinheiro.

Outra grande vantagem é que o educador poderá acompanhar mais de perto o desenvolvimento do seu cliente e vai conseguir ver os resultados de forma mais precisa, podendo assim fazer alguns ajustes de forma a adequar a rotina de treinos à realidade do cotidiano do seu aluno.

A importância do nutricionista no processo de emagrecimento

Como já dissemos anteriormente, praticar exercícios permite uma perda de peso saudável, no entanto a alimentação é a principal chave na mudança de estilo de vida. Nosso corpo consome energia em forma de calorias o tempo todo, inclusive quando estamos dormindo.

Para que todas as nossas funções motoras e cognitivas funcionem corretamente nosso organismo precisa receber os alimentos certos, no momento certo. Ou seja, alimentos de de alta qualidade nutricional, que trarão todos os nutrientes e vitaminas necessários.

comer bem ajuda a manter o peso e faz bem para o corpo A alimentação é a base da nossa saúde. Os conselhos do nutricionista podem ajudá-lo a fazer melhores escolhas alimentares.

Um profissional especializado em nutrição é indispensável para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada. Após uma avaliação e alguns exames para verificar se sua saúde está em ordem e se você não tem nenhum tipo de alergia, ele irá elaborar cardápios contendo a quantidade de calorias correta para seu corpo.

Ele adaptará sua alimentação em função dos seus objetivos e da sua rotina de exercícios. Quem pratica atividades físicas com frequência precisa dar uma atenção especial aos macro-nutrientes, como as proteínas e os carboidratos. Isso porque o consumo calórico será maior nesse caso, logo seu corpo precisará desses nutrientes em maior quantidade para manter a energia e se recuperar do esforço.

Se seu objetivo é ganhar massa magra, por exemplo, você terá que aumentar seu consumo de proteínas. Outro aspecto importante quando se busca perder peso ou apenas melhorar a forma física, é entender que a mudança deve ser gradativa e que o mais indicado é fazer uma reeducação alimentar, para evitar o tão temido efeito sanfona. O nutricionista também pode orientá-lo nesse quesito, mostrando quais alimentos são melhores e quais devem ser evitados ou consumidos raramente.

Como você pode perceber, o esporte aliado a uma alimentação equilibrada são suas maiores armas para perder peso de forma saudável. Esperamos que este artigo possa ajudá-lo e que você encontre os profissionais adequados para alcançar seus objetivos.

Você sabia que é possível combater a insônia através do esporte?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar