Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar
7

O impacto positivo da prática esportiva no seu bem-estar

De Glicia, publicado dia 15/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Como o esporte pode melhorar sua qualidade de vida?

Esquecer os problemas, aliviar o estresse e experimentar sensações de prazer e relaxamento. Esses são alguns dos motivos que levam um usuário a não conseguir se livrar do vício de tabaco, bebida e outras variedades de drogas. No entanto, não seria perfeito aproveitar os mesmos efeitos sem prejudicar a saúde?

Com certeza você já teve uma sensação muito grande de bem-estar após uma hora de corrida ou uma sessão intensa de crossfit, por exemplo. De repente, você se sente feliz, cheio de energia e pronto para começar tudo de novo. Os benefícios do esporte no organismo são quase que imediatos. Logo após o exercício, pode haver uma redução na atividade cortical do cérebro, que está associada ao estado de relaxamento e à diminuição da tensão emocional.

Uma vez que o corpo se acostuma a receber o estímulo que provoca boas sensações, fica estabelecida uma espécie de dependência, ou seja, o organismo sente falta dos hormônios liberados pelo exercício, como a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

A prática de atividades físicas promove a liberação dessa substância, que é uma espécie de “droga natural”, produzida pelo próprio organismo. Por essa razão, a endorfina é benéfica e funciona como um anestésico natural, que diminui a dor após uma determinada carga de exercícios. Além disso, ela elimina toxinas do corpo, alivia a ansiedade e o estresse.

A prática de uma atividade física, seja sozinho, com personal trainer ou em grupo, pode te proporcionar mais qualidade de vida e contribuir para:

  • Diminuir o estresse causado pelas tensões do dia a dia
  • Aumentar a concentração e a eficiência no trabalho e na escola
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Aumentar a auto-estima e o amor-próprio
  • Ajudar pessoas com dificuldades de socialização a se integrarem melhor

Além disso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que pelo menos 1 paciente em cada 4 que vai ao médico por  doenças cardiovasculares, problemas neurológico ou até mesmo um transtorno mental, pode ver seus males diminuídos ou mesmo curados apenas com a prática regular de um esporte.

Continue lendo nosso artigo e saiba como um coach esportivo pode te ajudar a viver melhor e com mais saúde!

Leia mais sobre o impacto positivo do esporte na saúde e bem-estar!

Atividade física e saúde psicológica

Já foi cientificamente demonstrado que a prática regular de um ou mais esportes, mesmo que cada sessão seja de curta duração, desempenha um papel terapêutico significativo na luta contra um certo número de doenças, tanto psicológicas quanto físicas, como obesidade, febre, diabetes, hepatite ou gripe.

Outros estudos mostram uma influência positiva do esporte sobre a depressão, além de melhorar significativamente a confiança e a auto-estima, pois o individuo passa a ter outra percepção do seu corpo.

o esporte diminui o estresse Elimine as tensões dos dia a dia e tenha uma vida mais leve praticando exercícios físicos.

A felicidade que você sente durante um treino ou uma corrida,  é o resultado de 4 elementos que são ativados pela prática esportiva e pela liberação de 2 dos principais hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, a serotonina e a endorfina.

Esses 4 elementos são:

  • Bem-estar afetivo ou emocional: relacionado ao seu estado de fadiga, estresse e ansiedade
  • A percepção de si mesmo: como anda  sua auto-estima? Que imagem você tem do seu corpo?
  • Bem-estar físico: você tem alguma dor crônica? Você precisa se exercitar? Qual o seu estado de saúde? Você precisa relaxar?
  • Bem-estar sentido ou percebido: como qualificar a sua qualidade de vida? Que significado você dá à sua existência?

Esse conjunto de emoções e sentimentos faz parte do que é chamado de “bem-estar”. O esporte pode evidenciar alguns desses aspectos, como o bem-estar físico e emocional. Seja nos aspectos físicos, cognitivos, emocionais ou fisiológicos, a atividade física afeta positivamente o  indivíduo que a pratica com frequência.

Ainda segundo a OMS, a atividade esportiva tem um vínculo direto com a saúde mental, e as consequências positivas são numerosas e concretas: redução do risco do consumo de drogas, tabaco e álcool, aumento da capacidade de resiliência, mudanças nos hábitos alimentares, aumento da qualidade do sono, maior preocupação com a saúde.

Graças à prática regular de esportes, uma verdadeira mudança comportamental acontece contribuindo para que seu corpo e seu cérebro funcionem melhor.

Comece hohe mesmo a praticar atividades físicas com um personal trainer!

A atividade física é essencial para ter um estilo de vida saudável

Inúmeros fatores influenciam a forma como o esporte afeta a saúde. O Esporte de forma isolada talvez não traga grandes mudanças à sua vida, mas combinado a outros fatores, ele contribue para iniciar uma mudança comportamental e ajuda o individuo a querer ter um estilo de vida mais saudável.

Alguns elementos interferem diretamente na nossa vida e na nossa saúde, positiva ou negativamente: nossa alimentação, intensidade e frequência com que praticamos esportes, a maneira como nos vestimos, as condições climáticas, nosso nível de estresse e ansiedade, o quanto dormimos, etc.

praticar exercícios nos obriga a comer melhor Alimentação equilibrada faz parte dos muitos benefícios proporcionados pelo esporte.

Estudos recentes mostraram, por exemplo, que a mudança de ambiente tem um impacto significativo na maneira como as pessoas lidam com os problemas e o estresse. Essas experiências também mostraram que  as condições sob as quais a prática de atividade física ocorre têm um impacto real sobre as mudanças na saúde.

Outro aspecto interessante do esporte é que ele regula a liberação de alguns hormônios que estão diretamente ligados ao nosso bem-estar físico e emocional. A leptina, por exemplo, é um hormônio produzido pelo tecido adiposo que também atua influenciando os mecanismos de saciedade.

A sensação de euforia e bem-estar que sentimos após uma corrida pode estar associada não apenas com a liberação de endorfinas, mas também a um mecanismo de recompensa ativado pela leptina. Além de modular a saciedade, a leptina atua nos neurônios que produzem dopamina, um dos neurotransmissores produtores do estado de felicidade. Por isso muitos personal trainer brincam que esporte é felicidade, e é mesmo!

Um programa esportivo regular ajuda a manter um estilo de vida saudável porque nos tira da zona de conforto e nos obriga a sermos mais ativos, a comer melhor e de maneira equilibrada, a dormir melhor e de quebra, regula a produção de alguns hormônios. Em suma, nos faz ter mais vontade de cuidar do nosso corpo e da nossa mente.

Saiba como conciliar esporte e nutrição para obter resultados concretos.

O esporte como ferramenta de mudanças sociais

Não é novidade que o esporte é um catalisador de mudanças sociais. São centenas de atletas, de todos os cantos do mundo, que mudaram suas vidas ao utilizar o esporte como uma válvula de escape da dura realidade em que viviam. O que passa despercebido por muitas vezes é a existência de um profissional de Educação Física, que dedicou tempo e empregou todas as técnicas conhecidas, por trás dessa história de sucesso.

esporte promove valores como respeito e tolerância O esporte, através de ações sociais, já mudou a vida de crianças e jovens pelo mundo todo.

Os profissionais da área esportiva podem transformar a vida das pessoas de uma forma surpreendente. Além de serem responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento de atletas de ponta, eles também podem ajudar pessoas comuns através de projetos sociais que podem levar mais oportunidades aos jovens brasileiros, por exemplo. Muitas crianças e jovens de comunidades carentes viram suas vidas transformadas pelo esporte. Isso porque a prática esportiva permite o desenvolvimento de competências, tanto cognitivas quanto socio emocionais, permitindo, assim, que tenham mais chances de escolhas na vida.

Inúmeros centros associativos, ONGs e instituições privadas trabalham com projetos sociais que visam integrar jovens carentes na sociedade. O Instituto Ayrton Senna, por exemplo, é uma instituição pioneira na sistematização e disseminação de práticas pedagógicas para o esporte e  inspira muitas  ações desse tipo. O esporte tem potencial para aumentar a qualidade de vida também pelo uso dos espaços públicos, pois usar a atividade física para reaproximar a população dos locais comuns melhora a vida nas cidades como um todo.

Esse amplo papel do esporte gera ações na área do desenvolvimento humano, e abre espaço para pesquisas e novas abordagens que podem melhorar a qualidade de vida de pessoas mais carentes. Assim, o esporte é uma ferramenta poderosa para a promoção da dignidade e da igualdade, sendo uma força para mudanças sociais positivas, além de promover valores como o respeito, a disciplina e a tolerância.

Exemplos dos benefícios do esporte no nosso estilo de vida

Se você ainda não se convenceu dos benefícios que a prática de atividades físicas pode trazer para sua vida, aqui estão 4 exemplos que podem fazer você mudar de opinião:

motive-se e pratique esportes com frequência Não perca mais tempo! Comece a praticar uma atividade física o quanto antes.

O esporte melhora o humor

Quer acordar de bom humor todos os dias? Invista em um treinamento esportivo! Praticar exercícios vai acionar em seu cérebro a liberação de hormônios do bem-estar como a dopamina e serotonina.

Os esportes coletivos são ainda mais eficazes do que os esportes individuais, pois oferecem a oportunidade de socialização entre pessoas que têm um interesse comum. Você vai relaxar, evacuar o estresse e as pressões e ainda encontrar pessoas que assim como você têm o mesmo desejo de mudar de estilo de vida, aulas coletivas com um personal trainer também pode motivar muito!

Fazer exercícios melhora a concentração

Atividades físicas regulares ajudam a manter suas habilidades mentais e cognitivas afiadas à medida que você envelhece. Isso inclui uma grande capacidade de aprendizado e o uso das habilidades intelectuais por mais tempo, além de aumentar a capacidade de concentração nas tarefas cotidianas.

30 minutos de esporte por dia são suficientes para proteger seu cérebro de possíveis problemas neurológicos e desenvolver todo o seu potencial intelectual. Caso conciliar os horários pra você é complicado, conte com um personal trainer online!

Redução do estresse e da depressão

Quando você está fisicamente ativo, sua mente se concentra no esforço, na execução correta dos exercícios, e consequentemente acaba desviando sua atenção dos problemas do dia a dia.

O cérebro, assim como nossos músculos, precisa de exercício e de descanso para se recuperar. Depois de um dia longo de trabalho, praticar uma atividade física evita que você fique atolado com pensamentos negativos e ajuda seu cérebro a se regenerar.

De fato, a prática esportiva reduz o nível de hormônios do estresse em seu corpo, como o cortisol. Ao mesmo tempo, ela estimula a produção de endorfinas, hormônios naturais que te ajudam a manter o bom humor e eliminam o estresse.

O esporte te ajuda a dormir melhor

Há inúmeros estudos que demonstram como o esporte melhora a qualidade do sono. O treinamento físico permitirá que seu corpo regule o ciclo do sono, te ajudando dessa forma a dormir mais e melhor.

O sono é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente para as atividades cognitivas e intelectuais. Uma boa noite de sono permite que você mantenha sua acuidade mental e que realiza as tarefas do dia de forma mais eficiente.

Você sabia que é possível combater a insônia através do esporte?

Como vocês devem ter percebido, não há contra-indicações para praticar esportes (desde que essa atividade seja liberada pelo seu médico, obviamente). Pelo contrário, o esporte é extremamente bom para o seu corpo e especialmente para a sua mente.

Não deixe de conferir o portal do Superprof para conhecer os anúncios de coaching esportivo à domicílio. Lá você encontrará profissionais de educação física qualificados em diferentes cidades do Brasil.

Veja nosso artigo e entenda como perder peso com a ajuda de um coach.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar