Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conheça os melhores equipamentos de musculação para perder peso e ficar em forma!

De Fernanda, publicado dia 20/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Tudo sobre acessórios esportivos!

Fazer uma atividade física regularmente e fortalecer seus músculos na academia ou em casa são hábitos que ajudam a combater o sedentarismo e a criar uma rotina saudável.

Nesse sentido, praticar esportes é um poderoso tratamento profilático: evita contrair doenças cardiovasculares ou neurodegenerativas. Além disso, contribui para o condicionamento físico e a saúde mental. Ou seja, os benefícios são muitos!

Entre os equipamentos de musculação, há muitos acessórios, seja um aparelho de musculação, halteres ou equipamentos para exercitar os músculos com o próprio peso do corpo.

Aqui está a nossa apresentação destes recursos fabulosos!

O que é kettlebell?

O que é kettlebell? Kettlebell: origens, utilização e compra

O kettlebell – ou Girya – foi concebido para multiplicar a sua força nos exercícios para ganho de massa muscular. Em forma de uma bola de ferro fundido com uma alça, é um equipamento muito importante para treinamento muscular.

O manuseio do kettlebell com as duas mãos exige uma técnica específica para não se machucar, já que esses acessórios podem ser bem pesados: eles podem variar entre 16 kg, 24 kg e 32 kg. É preciso se informar bem sobre os diferentes modelos antes de adquirir o seu (faça o mesmo com sua bike de spinning). Não hesite em pedir conselhos ao seu personal trainer nas suas aulas particulares em casa ou na academia.

Seja qual for a sua origem, o kettlebell é um equipamento com uso abrangente em um programa de condicionamento físico, pois contribui para o trabalho dos músculos dos glúteos, abdominais, músculos lombares, trabalha os músculos dos braços – bíceps e tríceps, deltóide – , tonifica seu corpo (você verá rapidamente a diferença nos resultados do seu exame de bioimpedância). Além disso, você ganha também em explosividade.

Os exercícios de musculação que utilizam o equipamento kettlebell oferecem muitos benefícios:

  • Desenvolvimento de força máxima por meio de movimentos balísticos,
  • Diminuição da frequência cardíaca e da pressão sanguínea
  • Melhoria da força, da resistência
  • Correção de desequilíbrios musculares (evita más posturas)
  • Obtenção de um corpo atlético
  • Queima de massa gorda, se cansando menos do que numa corrida,
  • Melhoria da coordenação e da agilidade
  • Facilita o ganho de massa muscular

Fazer musculação com um kettlebell é tão eficaz quanto fazer agachamentos, supino e levantamento terra. Os efeitos obtidos também seriam comparáveis ​​à força obtida com os exercícios para ganhar massa muscular como puxadas e mergulhos.

Remo seco: dicas, exercícios, calorias!

Remo seco: dicas, exercícios, calorias! Descubra os benefícios do simulador de remo indoor!

O remo seco tem muitas vantagens e pode ser utilizado por pessoas com os mais diversos tipos físicos e que se encontram em diferentes níveis de aptidão atlética, desde os iniciantes até os profissionais.

O remo seco é conhecido no meio das atividades esportivas porque oferece um trabalho muscular muito completo.

Cerca de 80% a 90% de todos grupos musculares são de fato estimulados: na verdade, o treinamento com um remo permite um gasto calórico elevado, sem traumatizar as articulações.

Os praticantes chegam a queimar entre 400 e 800 calorias em uma sessão que pode durar menos de uma hora. Imagine se a pessoa faz três sessões de remo por semana, seu gasto calórico no aparelho será de 1200 a 2400 calorias por semana! Uma boa notícia para aqueles que desejam eliminar os quilos a mais.

Ao puxar seu remador, você:

  • Fortalece os músculos dos braços e ombros (incluindo tríceps, bíceps, deltóides e trapézio),
  • Fortalece os músculos abdominais, músculos das costas (lombar),
  • Desenvolve os músculos das pernas (glúteos, quadríceps, isquiotibiais),
  • Treina suas habilidades cardiovasculares: o remo estimula o coração,
  • Perde peso.

Ao praticar o remo para eliminar gordura e ganhar músculos, você irá esculpir sua silhueta, mas aqui trata-se de um exercício diferente do que no caso do halterofilismo, por exemplo.

Os movimentos induzidos pelo remo oferecem aos músculos uma grande amplitude, estimulando-os tanto na tração quanto no alongamento. É por isso que é muito benéfico: o remo indoor é ideal para perder peso e melhorar o metabolismo.

As TRX: apresentação, história, treino e compra

As TRX: apresentação, história, treino e compra. Pratique musculação em casa: descubra tudo sobre o “Total Resistance Exercise”

Com as fitas TRX, as posturas não são codificadas: pode-se treinar livremente, de acordo com vários níveis de dificuldade.

A primeira vantagem é que as fitas permitem que você se sinta melhor fisicamente e mentalmente, praticando um pouco a cada dia. É um excelente acessório para agregar em seu treinamento, pois com ela, você pode realizar variados exercícios que exigem equilíbrio, concentração, coordenação motora, flexibilidade e percepção corporal.

O TRX permite um programa de treinamento completo que estimula todos os músculos em cada sessão e isso somente com o peso do corpo, ao contrário de certas modalidades esportivas onde o trabalho muscular é feito de forma isolada e restritiva.

Os exercícios em suspensão favorecem a aquisição de um bom reequilíbrio de seu posicionamento corporal.

Para fazer isso, deve-se ter cuidado com a sua postura e manter as costas retas durante cada movimento, para evitar lesões ou contrair dores lombares durante qualquer outro exercício.

Durante todo o trabalho suspenso, o CORE, que é constituído principalmente pelos músculos do abdômen, lombar, glúteos e quadril, é bastante exigido durante todos os movimentos, mesmo quando estamos realizando um movimento para peitorais, costas, pernas ou mesmo bíceps e tríceps.

Listamos vários benefícios e vantagens do uso de TRXs em um programa esportivo:

  • Aumento da força em geral
  • Pode ser utilizada para a realização de exercícios isolados, multiarticulares e integrados
  • Pode auxiliar no aumento da mobilidade
  • É de fácil transporte
  • Múltiplas funções
  • Custo relativamente baixo
  • Melhora da postura
  • Melhora do equilíbrio
  • Auxilia no emagrecimento
  • Define o corpo

O que é a barra EZ?

O que é a barra EZ? Musculação voltada para os braços: descubra tudo sobre as barras de treinamento.

A barra EZ – a nomenclatura vem do inglês easy, fácil – é uma barra de musculação com curvaturas para exercícios de musculação em casa ou na academia. Um equipamento indispensável!

Ela possibilita um trabalho da parte superior do corpo – músculo das costas e os músculos dos braços – e é ideal para a musculação de braço porque sua forma curva permite – de acordo com seus defensores – reduzir a tensão nos pulsos em comparação com uma barra reta.

Essas curvas permitem um melhor posicionamento das mãos do que em uma barra reta e reduz a pressão exercida sobre os antebraços. A posição das mãos parece mais confortável e natural do que com uma barra reta, o que vai permitir um bom treino antes de passar para as fitas de suspensão Total Resistance Exercice.

Ela tem uma pegada anatomicamente mais racional e, além disso, proporciona um maior envolvimento do braquiorradial e da cabeça longa do bíceps. O que pode ser inconveniente é se adequar ao desenho da barra, que pode alterar a distância da pegada.

A barra EZ reduz o risco de lesões.

Descubra alguns exercícios com este equipamento aqui!

O essencial do desenvolvimento de ombros

O essencial do levantamento de peso. Equipamentos de musculação: o treino com peso.

desenvolvimento militar, que é um exercício composto clássico que incorpora tríceps, peitoral superior e toda musculatura do ombro, é ideal para isso.

Também conhecido como “military press”, “overhead press” em inglês ou “desenvolvimento de ombros“, este exercício de levantamento de pesos é um movimento impressionante que consiste em erguer uma barra com peso com o esforço dos braços, dos ombros até o topo da cabeça.

É um exercício de força e poder, mas é considerado muito eficaz.

Muito utilizado na preparação física e no crossfit, é um movimento muito famoso que muitas vezes vemos nos filmes e que é frequentemente praticado na academia.

O modus operandi é simples: praticamos este movimento com o auxílio de equipamentos diversos, como os halteres, sentados ou em pé, com os pés afastados da largura da bacia.

Com o auxílio do seu personal trainer – se você é um atleta iniciante – você começa o movimento com as mãos na altura dos ombros.

Posicionando as palmas das mãos para a frente, você segura a barra, que pode estar pendurada em uma prateleira, com os braços ligeiramente mais largos que a largura dos ombros. Em seguida, levante o equipamento acima da cabeça, até que os braços estejam estendidos e travados.

As pernas devem estar afastadas na largura dos ombros e é importante que os joelhos permaneçam dobrados.

Spinning: benefícios, exercícios e dicas

Spinning: benefícios, exercícios e dicas. Quer fazer um treino de cárdio? Conheça tudo sobre a “spin bike”!

Esta bike inventada no final da década de 1980 por Johnny G. – Jonathan Goldberg, um ciclista profissional sul-africano, quando dois amigos participaram de uma corrida de bicicleta de aproximadamente 1.100 km nos Estados Unidos. Johnathan Goldeberg e John Baudhini estavam percorrendo o deserto na Costa Oeste, quando um cachorro de nome Spinning os perseguiu na madrugada. Daí surgiu o nome desse esporte hoje tão popular nas academias.

A bicicleta estática foi projetada para que atletas e esportistas de ponta pudessem continuar a praticar esportes em casa durante o inverno ou mau tempo.

O spinning pode simular um percurso incluindo subidas, planícies, descidas, mas também sprints e corridas contra o relógio. É bem parecido com um treino de ciclismo ao ar livre: a diferença é que o exercício pode ser ainda mais intenso. O personal trainer pode variar as cargas e velocidades ao longo das sessões.

O spinning pode atingir vários objetivos diferentes:

  • Treinar para perder alguns quilos de gordura,
  • Manter a forma física
  • Desenvolver seu sistema cardiovascular
  • Tonificar o corpo,
  • Esculpir os músculos do corpo (músculos das costas, músculos lombares, psoas, nádegas, quadríceps, isquiotibiais, bíceps, tríceps, abdominais), etc.

Descubra mais sobre o spinning aqui!

Saiba tudo sobre o exame de bioimpedância!

Saiba tudo sobre o exame de bioimpedância! As balanças de controle corporal: meça sua massa magra e de gordura.

A bioimpedância é um procedimento utilizado para avaliar a quantidade de massa magra e de massa gorda no seu corpo.

Ela pode ser realizada por meio de dois métodos. No primeiro, o paciente se mantém deitado em uma maca, com dois eletrodos na mão e dois no pé, conectados a um aparelho específico de bioimpedância que contém suas informações (peso, altura, sexo, etc.). A corrente elétrica passa entre os eletrodos, fornecendo os resultados.

No segundo método, é utilizada uma balança de bioimpedância. O paciente se posiciona nela, e a corrente elétrica passa através dos pés e das mão.

A balança de bioimpedância é um tipo de balança digital, mas em uma versão mais elaborada: além de calcular a massa corporal, ela também indica o teor de gordura aprisionado no tecido adiposo.

A diferença em relação às balanças tradicionais está no fato de que estas últimas medem a corpulência sem distinguir a massa magra (sais minerais, água, proteínas e glicogênio, a massa de água) da gordura presente no tecido adiposo.

Diferenciando a massa magra da de gordura corporal, somos capazes de descobrir se é preciso iniciar ou não uma dieta alimentar (em caso de percentual acima da média) e um programa esportivo para perder peso e melhorar sua condição física.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar