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As balanças de controle corporal: meça sua massa magra e de gordura

De Fernanda, publicado dia 18/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Saiba tudo sobre o exame de bioimpedância!

Em 1974, somente 28,7% das mulheres e 18,5% dos homens brasileiros estavam com excesso de peso, segundo dados do IBGE. Em 2015, constatou-se que 56,9% da população acima de 18 anos está com sobrepeso, de acordo com a Secretaria da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

A obesidade também aumentou consideravelmente, em 1974 somente 8% das mulheres e 2,8% dos homens tinham IMC (índice de massa corpórea) igual ou maior que 30. Já em 2013 o índice subiu para 17% da população. O excesso de peso e obesidade aumentam as chances de uma série de problemas como: diabetes, hipertensão, colesterol alto e acidente vascular cerebral.

Se você está com sobrepeso ou tem um metabolismo lento, subir na balança se torna uma obsessão diária: o que aquele temido visor vai indicar hoje? Como posso emagrecer para atingir meu peso ideal? Qual equipamento esportivo devo escolher?

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os exames de bioimpedância!

O que é o exame de impedância?

A bioimpedância é um procedimento utilizado para avaliar a quantidade de massa magra e de massa gorda no seu corpo.

Ela pode ser realizada por meio de dois métodos. No primeiro, o paciente se mantém deitado em uma maca, com dois eletrodos na mão e dois no pé, conectados a um aparelho específico de bioimpedância que contém suas informações (peso, altura, sexo, etc.). A corrente elétrica passa entre os eletrodos, fornecendo os resultados.

No segundo método, é utilizada uma balança de bioimpedância. O paciente se posiciona nela, e a corrente elétrica passa através dos pés e das mão.

A balança de bioimpedância é um tipo de balança digital, mas em uma versão mais elaborada: além de calcular a massa corporal, ela também indica o teor de gordura aprisionado no tecido adiposo.

Vamos comprar um medidor de bioimpedância! Você sabia que uma lata de 350 ml de coca-cola contém 37 gramas de açúcar, ou seja: 7 colheres e meia das de chá! E então, está com alguns quilos extras? Contra excesso de peso, faça esportes e adquira instrumentos de medição de peso!

A diferença em relação às balanças tradicionais está no fato de que estas últimas medem a corpulência sem distinguir a massa magra (sais minerais, água, proteínas e glicogênio, a massa de água) da gordura presente no tecido adiposo.

Quando você faz musculação com Gyria, o cálculo da gordura corporal é feito com base em quatro dados pessoais: peso corporal, sexo, idade e altura. É uma ferramenta útil para monitorar seu peso porque o dispositivo irá memorizar os dados, que serão revelados durante as pesagens seguintes.

Diferenciando a massa magra da de gordura corporal, somos capazes de descobrir se é preciso iniciar ou não uma dieta alimentar (em caso de percentual acima da média) e um programa esportivo para perder peso e melhorar sua condição física.

Estima-se ainda que a porcentagem de gordura deve estar entre 20% e 35% para as mulheres, e entre 10% e 25% para os homens.

Mas não é apenas excesso de peso, anormalidade lipídica ou obesidade que leva ao aumento dos níveis de gordura no corpo: idade e alterações hormonais fisiológicas (puberdade, gravidez, menopausa) também contribuem para o desequilíbrio da relação massa magra / gorda. Daí o interesse de investir em fitas de suspensão TRX.

Dispositivo confiável, ele é útil para pessoas que desejam monitorar sua curva de peso e distúrbios metabólicos.

Precisa de um personal trainer?

Como funciona a balança de bioimpedância?

Como o nome sugere, esta balança digital mede a bioimpedância do corpo humano.

Para fazer a avaliação, ambos os pés descalços são colocados na balança, como em uma balança convencional, com a diferença de que os pés se posicionam nos contatos do eletrodo. Você também pode fazer esse teste antes ou depois do treino com sua bike de spinning!

A balança de bioimpedância mede a condutividade entre os diferentes tecidos, isto é, ela envia uma corrente de intensidade muito baixa ao longo do corpo (500 a 800 microamperes) – e, portanto, segura – e mede a resistência elétrica passando através da gordura e a corrente elétrica impulsionada pela água contida no tecido muscular.

Que tal contratar um coach esportivo?

Como medir o peso corporal? Eu? Achatar minha curva de peso? Minha barriga sarada não lhe agrada 😉 ? | Conheça os benefícios da medição de gordura no corpo: ajudando a perder peso.

Logo você vai descobrir que interpretar os resultados pode ser tarefa difícil: o nível de gordura vai variar dependendo de se pesar entre as refeições, antes ou depois de comer, de manhã ou à noite, ou após os exercícios na barra EZ.

Recomendamos que você se pese regularmente nu ou com roupas íntimas, de bexiga vazia, sem joias, com os pés secos, e sempre no mesmo horário, de preferência com o estômago vazio. Não leva muito tempo: você pode subir na sua balança de bioimpedância ao se levantar, pela manhã.

Se você estiver com alguns quilos extras, subir naquela bandejinha de vidro é o suficiente para estragar o começo de um dia! Por isso que às vezes é melhor você se pesar à noite 😛

Note que a balança de bioimpedância pode não ser adequada para todos.

Na verdade, é contra-indicado para atletas de alto nível, por exemplo, que possuem uma quantidade importante de massa muscular; ou para pessoas cuja frequência cardíaca é muito alta. Não vale a pena adicionar estímulos cardíacos a alguém com pressão alta!

No fundo, os resultados são válidos apenas para pessoas saudáveis. Por isso, essa balança digital é desaconselhável para alguns tipos de pessoas:

  • Indivíduos com problemas nos pés ou calos,
  • Pessoas com diabetes ou obesidade grave,
  • Mulheres grávidas,
  • Pessoas com edema, insuficiência cardíaca ou renal,
  • Pessoas em diálise,
  • Pessoas com osteoporose,
  • Indivíduos que sofrem de doenças cardiovasculares.

Biomarcadores

Exame de bioimpedância: como fazer? Um corpo saudável é um corpo feliz! Faça exercícios físicos e leve uma vida mais alegre! Os exames de bioimpedância podem ajudar nessa empreitada.

Segundo o site da Companhia Athlética, os biomarcadores são os indicadores do estado fisiológico do organismo, medidos e avaliados na bioimpedância. São eles:

Gordura

A gordura corporal revela aspectos importantes da saúde de uma pessoa. O local onde a gordura se acumula pode indicar algumas situações que requerem cuidados:

  • Na  barriga, o excesso de gordura pode estar relacionado a problemas adrenais e resistência à insulina. Nos homens pode decorrer de baixos níveis de testosterona.
  • Nos quadris, a gordura acumulada pode ter relação com desequilíbrios hormonais (em especial o estrogênio).
  • Distribuído pelo corpo todo, o excesso de gordura pode ocorrer em função de dieta inadequada, sedentarismo ou distúrbios metabólicos como diabetes, resistência à insulina ou síndrome metabólica.

O ritmo saudável de perda de gordura é de 0.5kg a 1kg por semana. Na primeira e segunda semana pode existir uma perda maior de peso por causa da perda de água retida.

Hidratação

Considera-se saudável uma hidratação de 50%, sendo o ideal entre 60 e 65%. O nível de hidratação inferior a 50% pode trazer algumas consequências indesejáveis para a saúde:

  • Diminuição da lubrificação das articulações;
  • Danos à pele
  • Queda  da produção de energia
  • Diminuição da função de vários órgãos
  • Cérebro mais lento.

A hidratação insuficiente pode ocasionar efeitos negativos no ganho de massa muscular:

  • A absorção dos macro e micronutrientes ingeridos fica comprometida.
  • Uma desidratação de apenas 1,5% já pode resultar em perda de força muscular;
  • A desidratação favorece um estado de catabolismo (destruição de proteínas) ao invés do anabolismo (construção muscular).

Quem deseja emagrecer também deve beber muita água. Se o corpo não estiver bem hidratado, não conseguirá utilizar eficientemente a gordura como fonte energética.

Massa magra e Massa muscular

Além de proporcionar melhor estética corporal, a massa muscular está envolvida em uma série de processos fisiológicos importantes:

  • produção de energia
  • equilíbrio hormonal
  • regulação parcial dos níveis de açúcar no sangue
  • influência no sistema imunológico

A quantidade de massa muscular que uma pessoa apresenta pode ainda revelar outros fatores que acontecem dentro do seu corpo. Exemplos:

  • Pessoas muito doentes ou com inflamação perdem massa muscular, que pode ser usada como combustível.
  • A absorção de proteínas pode ser diminuída devido a algumas doenças.

Água Intracelular e Extracelular

O ideal é a distribuição de 60% de água intracelular e 40% extracelular.

Dentro da célula,  quando há baixos níveis de água:

  • Cai a produção de energia
  • Diminui a função de vários órgãos
  • Podem haver alterações na regulação do açúcar e de vários hormônios.

Fora da célula, quando há excesso de água, pode haver aumento da inflamação e das toxinas circulantes.

Saúde celular (Ângulo de Fase)

O ângulo de fase é um indicador do estado de nutrição, hidratação e integridade das células. Está associado ao tamanho celular, à hidratação dos tecidos  e à permeabilidade das membranas.

Taxa Metabólica Basal e IMC

A Taxa Metabólica Basal é o índice que revela a quantidade de energia que cada pessoa gasta enquanto dorme. Ela varia de acordo com a idade, sexo, fatores genéticos, peso, altura, quantidade de massa muscular e frequência de atividade.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura. É uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no seu peso ideal.

Como adquirir um medidor de impedância?

Recomendamos às pessoas interessadas nesta balança que façam uma comparação de fornecedores e preços antes de comprar. Em um site de e-commerce, uma loja de equipamentos médicos, um site de venda de equipamentos fitness, etc. Em suma, em todos os lugares onde você também pode encontrar um remo indoor!

Existem várias linhas desse produto no mercado, e alguns modelos obviamente não possuem os mesmos recursos:

  • Cálculo do índice de massa corporal (IMC),
  • Teor total de água em %,
  • Massa muscular,
  • Avaliação do metabolismo basal,
  • Massa mineral óssea,
  • Número de calorias para queimar
  • Tipo de tela: tela larga, display LCD retro,
  • Grande bandeja de vidro temperado, etc.

Quanto ao investimento, espere pagar a partir de 100 pelos modelos mais simples. O mais complexos ultrapassam 2 mil reais!

E você, conhece o desenvolvimento militar?

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