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Descubra os benefícios do remo indoor!

De Fernanda, publicado dia 19/03/2019 Blog > Esporte > Personal trainer > Remo seco: dicas, exercícios, calorias!

Equipamento esportivo valioso se você quiser fazer seu treino em casa ou na academia: o remo seco é – bem como a esteira e a bicicleta ergométrica – um dispositivo ideal para treinamento aeróbico de peso.

Ideal para emagrecer e perder peso – pelo número elevado de calorias queimadas -, o remo contribui para o condicionamento físico, seja no aspecto de fortalecimento muscular, bem como no aspecto cardiovascular.

Quer comprar esse equipamento – também conhecido como “remo seco” ou “remo indoor” – para fortalecer músculos em casa ou praticar na sala de musculação?

Aqui estão todas as informações necessárias para você começar seu treino o quanto antes: os benefícios e também os erros a evitar durante este tipo de exercício físico.

Remo seco: do que se trata?

A maioria das pessoas já sabe ou tem uma noção de como funciona um remo, certo?

Este equipamento de musculação, tão popular como o kettlebell, reproduz os movimentos do remo e é reconhecido como sendo um dos mais completos esportes que existe.

Como se exercitar remando? Mantenha-se em forma como remo: boa ideia? Mas você sabe o que é o remo indoor? Uma cópia fiel do que você pode fazer na água …

Inicialmente, este acessório ou equipamento de fitness foi projetado para permitir que os atletas de remo de alto nível treinassem durante o inverno ou o mau tempo.

Após uma explosão estrondosa no mercado de equipamentos esportivos na década de 1990, como as fitas de suspensão TRX, ele gradualmente caiu em desuso, com o aparecimento da esteira e da bicicleta ergométricas.

Podemos identificar basicamente dois tipos de remos: o remo baseado na resistência da água e o remo baseado na resistência do ar.

A vantagem é que se pode remar na academia ou em casa (mas talvez o movimento do assento que desliza no trilho pode ser um pouco barulhento para os vizinhos ou colegas de quarto se você vive em um ambiente urbano).

Com certeza os resultados do seu exame de bioimpedância vão melhorar depois desse treino!

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Quais são os benefícios do remo seco?

O remo seco tem muitas vantagens e pode ser utilizado por pessoas com os mais diversos tipos físicos e que se encontram em diferentes níveis de aptidão atlética, desde os iniciantes até os profissionais.

O remo seco é conhecido no meio das atividades esportivas porque oferece um trabalho muscular muito completo.

Cerca de 80% a 90% de todos grupos musculares são de fato estimulados: na verdade, o treinamento com um remo permite um gasto calórico elevado, sem traumatizar as articulações.

Os praticantes chegam a queimar entre 400 e 800 calorias em uma sessão que pode durar menos de uma hora. Imagine se a pessoa faz três sessões de remo por semana, seu gasto calórico no aparelho será de 1200 a 2400 calorias por semana! Uma boa notícia para aqueles que desejam eliminar os quilos a mais.

Ao puxar seu remador, você:

  • Fortalece os músculos dos braços e ombros (incluindo tríceps, bíceps, deltóides e trapézio),
  • Fortalece os músculos abdominais, músculos das costas (lombar),
  • Desenvolve os músculos das pernas (glúteos, quadríceps, isquiotibiais),
  • Treina suas habilidades cardiovasculares: o remo estimula o coração,
  • Perde peso.

Ao praticar o remo para eliminar gordura e ganhar músculos, você irá esculpir sua silhueta, mas aqui trata-se de um exercício diferente do que no caso do halterofilismo, por exemplo.

Os movimentos induzidos pelo remo oferecem aos músculos uma grande amplitude, estimulando-os tanto na tração quanto no alongamento. É por isso que é muito benéfico: o remo indoor é ideal para perder peso e melhorar o metabolismo.

É ainda melhor do que todas as outras atividades esportivas, porque este dispositivo, além de tonificar seu corpo, assim como a barra EZ, causa gasto de energia semelhante aos esportes aeróbicos, como corrida, ciclismo ou patinação.

Fazer desporto em casa com um remo de interior: quanto custa? Tonificar seu corpo, emagrecer, desenvolver seus músculos: o remo seco é um equipamento muito completo, mas caro!

Seis exercícios com o remo seco

O site de esportes Soufitness indicou seis exercícios para ajudar a você iniciar o seu treino com este equipamento. Confira!

1. Exercício para principiantes

Este é um exercício ideal para os principiantes. Consiste em remar a um ritmo constante e moderado. É aconselhável fazer uma pausa de 1 minuto entre cada série.

O primeiro exercício que apresentamos permite trabalhar uma grande variedade de músculos do corpo e, ao mesmo tempo, prepará-lo para suportar outros exercícios com o remo seco que requerem maior ritmo e intensidade.

2. Exercício para trabalhar os glúteos

Para fazer este exercício, você deve ficar em pé sobre os apoios para os pés e segurar a barra na horizontal com as duas mãos na largura dos ombros, com as palmas voltadas para dentro.

Você deve executar o exercício a partir dos quadris e manter o tronco erguido enquanto inclina o corpo para frente e desliza as mãos até o nível do joelho.

3. Exercício para ombros e costas

Nossa terceira proposta é simples. Comece com os pés apoiados nos apoios para os pés e segure a barra na horizontal com ambas as mãos na largura dos ombros.

Em seguida, dobre os braços e então levante a barra até o nível médio do peito, aproximando-a do tronco. Volte para a posição inicial.

4. Exercício para bíceps

Para trabalhar o bíceps com o remo seco, você deve ficar em pé, com os pés colocados nos apoios para os pés. Para continuar, dobre os cotovelos e então leve os nós dos dedos na direção dos ombros.

Além disso, não se esqueça de manter o tronco estável e evitar que os cotovelos batam o tempo toda na cintura. Para terminar a repetição, estenda os braços e então retorne à posição inicial.

5. Exercício para tríceps

Para começar a trabalhar os tríceps, você deve dobrar os joelhos e então inclinar o tronco para a frente. Tenha em mente que se você dobrar as pernas enquanto se inclina, o exercício se torna muito mais fácil.

Em seguida, levante os braços para que se alinhem com os ombros. Então contraia os cotovelos e leve os nós dos dedos para cima, mantendo o tronco estável e se assegurando de que a barra permaneça na horizontal.

6. Exercício para os braços

Apresentamos outro exercício para trabalhar os braços, especialmente os bíceps, embora ele também desafie os músculos peitorais.

Para fazer o exercício, você deve fazer a remada 3 vezes e então segurar a posição na última remada. Em seguida, dobre os cotovelos, leve a alça até o queixo e desenrole. Faça 4 flexões enquanto segura a posição. Você deve repetir o exercício entre 5 e 8 vezes.

7. Exercício para isquiotibiais, glúteos e quadríceps

Para começar,apoie os glúteos no assento com um pé na plataforma e o outro descansando com o joelho flexionado.Em seguida, segure a barra com as duas mãos, leve-a até a cintura e a mantenha-se nessa posição. Lentamente, estenda a perna e então dobre novamente.

8. Exercício para queimar calorias

Os exercícios com remo são ideais para queimar calorias, incluindo gordura e celulite. Para perder peso, faça 3 séries de 3 a 5 minutos com uma velocidade regular e moderada.

Faça uma pausa de 1 minuto entre cada série. Este exercício deve ser feito em 45 minutos, 3 vezes por semana, para que dessa forma os resultados apareçam.

9. Exercício para peito, bíceps, tríceps e ombros

Fique com um pé na plataforma para os pés e com o outro no chão, atrás da plataforma. Mantenha o centro da barra na mão oposta ao pé da frente, articule os quadris para inclinar o tronco para a frente a 45 graus e descanse a mão livre sobre a coxa da frente.

Para finalizar, dobre o braço lentamente e então puxe-o para trás, até chegar ao lado da cintura.

10. Exercício para abdominais e oblíquos

Sente-se no assento com os pés nas plataformas e os joelhos levemente flexionados. Em seguida, segure a barra com as palmas das mãos para baixo, leve até a cintura e segure nessa posição. Para terminar, vire o tronco para um lado, volte ao centro e então repita do outro lado.

Onde comprar um remo? Você estava pronto para seu treino no rio e caiu aquela tempestade. Use seu remo indoor!

Como escolher um bom remo seco?

Esta é uma pergunta que surge quando se quer enriquecer seu equipamento esportivo em casa: remo baseado na resistência da água ou na resistência do ar?

Vários critérios de escolha devem ser lembrados para uma compra segura:

  • A estrutura,
  • O sistema de freio,
  • O assento e o pedal
  • Conforto,
  • Batimento cardíaco,
  • Programas integrados de treinamento,
  • O peso do usuário (os dispositivos podem ir até 220 kg de carga máxima),
  • O volume: dobrado ou não, em que espaço para instalá-lo (para prever 180 cm a 250 cm de comprimento),
  • O preço: encontramos equipamentos de 1 mil a 13 mil reais!

É aconselhável escolher o seu equipamento de fitness de acordo com a utilização que você vai fazer dele: obviamente, é inútil gastar 7 mil num remo de qualidade profissional se desejar fazer apenas um treinamento cardio meia hora por semana.

Você também talvez queira completar seu treinamento com exercícios de desenvolvimento, por exemplo.

A famosa loja de esportes Decathlon (que também oferece bicicletas para você fazer seu spinning) traz uma boa gama de remos. Vá até a loja e converse com um dos vendedores especializados.

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