Até recentemente, as atividades esportivas eram voltadas apenas às mais abastadas camadas sociais da população brasileira, fazendo com que as classes mais populares fossem sempre apontadas nas estatísticas como sedentárias. No entanto, de uns tempos para cá, com o aparecimento de academias populares e campanhas de saúde valorizando o exercício físico, mais e mais pessoas estão interessadas no fitness, no condicionamento físico, na tonificação muscular ou simplesmente em manter a forma.

Fazer exercício físico em casa com um equipamento de treino - seja um coaching esportivo online, musculação para esculpir o corpo, adquirir uma barriga tanquinho, etc. - foi uma mudança revolucionária nos costumes: a partir de agora, não é mais obrigatório pagar uma academia e / ou recrutar um personal trainer em casa.

Melhor do que isso, inúmeros recursos e equipamentos estão disponíveis ao público em geral para entrar em forma, perder peso em pouco tempo ou simplesmente se exercitar diariamente.

O Superprof apresenta neste artigo um equipamento importante no ganho de massa muscular e tonificação: o "TRX" (Total Resistance eXercise)!

TRXs: apresentação e origens

O TRX, como o kettlebell, é um equipamento de treinamento cardio ideal para entrar em forma e pode ser utilizado por qualquer um, desde os atletas experientes até as pessoas mais sedentárias.

Inclusive idosos e alunos lesionados conseguem realizar os exercícios. A instabilidade não é um risco para esse público, mas sim um benefício.

Mas... seria ele um instrumento de tortura?

É claro que não! Basicamente, é um equipamento composto por duas fitas presas a um suporte suspenso (uma parede, teto, porta, árvore, barra de tração ou chassi), ajustáveis ​​de acordo com o tamanho dos praticantes.

E por que os exercícios são feitos em acessórios para a suspensão? É simples, quando parte do corpo está fora do chão você enfrenta o elemento da instabilidade. E isso é ótimo para todos os treinamentos.

Onde praticar fitas de suspensão?
Saúde e fitness com as fitas de suspensão: peça ao seu personal trainer mais informações e dicas sobre o TRX!

Ambas as fitas são equipadas com alças para os pés ou mãos dependendo do tipo de exercício físico. O conceito do treino é fazer exercício de força com o simples peso do corpo. Você verá rapidamente uma diferença nos resultados do seu exame de bioimpedância para esportistas.

Pela variedade de exercícios que elas permitem, as fitas podem trabalhar todos os grupos musculares: bíceps, peitoral, abdominal, glúteo, adutor.

A história da TRX começa com o norteamericano Randy Hetrick, da Marinha dos EUA, que inventou esta ferramenta para se manter saudável, em qualquer lugar e durante todo o ano sem precisar utilizar uma academia.

Na verdade, desejando elaborar um treinamento esportivo perfeito para seus soldados envolvidos no conflito no Iraque, este veterano de guerra usou fitas de pára-quedas para desenvolver um treinamento físico personalizado, com o objetivo de aumentar o condicionamento físico e a tonicidade de seus homens.

Depois da guerra, ele aperfeiçoou seu método e criou em 2005 o TRX: nasceu assim o treino com as fitas de suspensão. Um treino que pode ser complementado, por exemplo, com exercícios de barra EZ.

E logo esse equipamento se popularizou: ele se tornou um sucesso, sobretudo nas forças armadas dos EUA e nos ambientes esportivos (coach esportivo, personal trainers e academias).

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Os benefícios das fitas TRX

Com as fitas TRX (e também com o desenvolvimento militar), as posturas não são codificadas: pode-se treinar livremente, de acordo com vários níveis de dificuldade.

A primeira vantagem é que as fitas permitem que você se sinta melhor fisicamente e mentalmente, praticando um pouco a cada dia. É um excelente acessório para agregar em seu treinamento, pois com ela, você pode realizar variados exercícios que exigem equilíbrio, concentração, coordenação motora, flexibilidade e percepção corporal.

O TRX permite um programa de treinamento completo que estimula todos os músculos em cada sessão e isso somente com o peso do corpo, ao contrário de certas modalidades esportivas onde o trabalho muscular é feito de forma isolada e restritiva.

Os exercícios em suspensão favorecem a aquisição de um bom reequilíbrio de seu posicionamento corporal.

Para fazer isso, deve-se ter cuidado com a sua postura e manter as costas retas durante cada movimento, para evitar lesões ou contrair dores lombares durante qualquer outro exercício (como o remo indoor, por exemplo).

Durante todo o trabalho suspenso, o CORE, que é constituído principalmente pelos músculos do abdômen, lombar, glúteos e quadril, é bastante exigido durante todos os movimentos, mesmo quando estamos realizando um movimento para peitorais, costas, pernas ou mesmo bíceps e tríceps.

Listamos vários benefícios e vantagens do uso de TRXs em um programa esportivo:

  • Aumento da força em geral
  • Pode ser utilizada para a realização de exercícios isolados, multiarticulares e integrados
  • Pode auxiliar no aumento da mobilidade
  • É de fácil transporte
  • Múltiplas funções
  • Custo relativamente baixo
  • Melhora da postura
  • Melhora do equilíbrio
  • Auxilia no emagrecimento
  • Define o corpo

O acessório, uma correia de náilon com alças, pesa cerca de 1 kg, cabe na mochila e permite realizar exercícios para o corpo todo. Ele deve ser fixado em um ponto com aproximadamente 2 metros de altura.

Onde quer que você vá, pode praticar: do mesmo jeito que com um slackline, você pode fazer uma sessão de esporte onde houver um suporte natural adequado (árvores, postes, paredes, etc.).

Os TRXs são fáceis de usar e oferecem uma variedade de exercícios que um verdadeiro treino de musculação oferece - circuit training.

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Existem contraindicações?

Não há nenhuma contraindicação para a prática desse tipo de treino, exceto para algumas pessoas em específico para as quais esse não seria o melhor tipo de exercício para o seu objetivo.

Por exemplo, quem deseja ganhar massa muscular através da hipertrofia muscular, o treinamento funcional não vai funcionar já que é indicado para treinos de fortalecimento. O mais importante é realizar os exercícios com a orientação médica e a assistência de um profissional bem qualificado como um fisioterapeuta ou um educador físico. O mais importante é não ficar parado e cuidar muito bem da saúde do corpo.

Como escolher suas fitas TRX?

E então, praticantes, vocês estão convencidos a começar esse treino? Pois bem, agora o próximo passo é adquirir sua própria fita TRX. Como todos os equipamentos de esporte, existem várias gamas de produtos. Aqui estão algumas delas.

Estique para evitar dores musculares após o exercício.
Não esqueça do alongamento após uma sessão TRX!

O kit TRX Home

Material básico, este kit destina-se a pessoas que desejam fazer sessões em casa.

Ele contém as duas fitas, um sistema universal de fixação, acessórios de fixação, uma pulseira e um guia de vídeo descrevendo seis exemplos de treinamento para executar.

Custo: 199 reais.

O TRX Force

Este kit é destinado para iniciantes e nível avançado, é adequado para todos os níveis, assim como as bikes de spinning.

Ele contém uma mochila e um programa de treinamento de musculação de 12 semanas.

Custo: 490 reais.

O TRX Pro

Este material é destinado a profissionais e atletas de ponta.

Altamente resistente, é mais adequado para uso intensivo.

Custo: 399 reais.

6 exercícios para praticar com a fita de suspensão TXR

O portal Ativo fez uma seleção de seis exercícios para um programa eficaz de treinamento. Confira!

1. Agachamento Unipodal

Segure as alças da fita de suspensão com as palmas das mãos viradas uma para a outra e os cotovelos flexionados a 90°. Fique em um pé só. Agache até que as coxas fiquem ao menos paralelas ao chão. Ao mesmo tempo, estenda os cotovelos. Retorne. Faça de duas a três séries de dez repetições com cada perna.

2. Afundo com um pé suspenso

Em pé, prenda um dos pés na fita. Flexione o joelho e agache até a coxa ficar paralela ao solo. Ao mesmo tempo, projete a perna suspensa para trás. Retorne para a posição inicial. Faça de duas a três séries de dez repetições com cada perna.

3. Passada lateral

Segure as alças da fita com as palmas das mãos viradas uma para a outra e os cotovelos flexionados a 90°. Dê um passo lateral com a perna direita e flexione o joelho. Mantenha a perna direita estendida. Retorne e execute para o outro lado. Isso é uma repetição. Faça de duas a três séries de dez repetições.

4. Salto suspenso

Segure as alças da fita com as palmas das mãos viradas uma para a outra e os cotovelos flexionados a 90°. Dê um salto e, ao aterrissar, realize meio agachamento. Mantenha-se nessa posição por 3 segundos. Retorne. Faça de duas a três séries de dez repetições.

5. Estabilização dinâmica

Fique de joelhos. Segure as alças da fita de suspensão com as palmas das mãos viradas para a frente e os cotovelos flexionados a 90°. Projete o corpo para a frente, estendendo pernas e braços. Retorne para a posição inicial. Faça de duas a três séries de dez repetições com cada perna.

6. Elevação quadril em ponte

Deite em um colchonete com os calcanhares apoiados nas alças da fita de suspensão. Flexione os joelhos a 90°. Eleve o quadril, mantendo os joelhos flexionados, e aponte os pés para a frente. Retorne para a posição inicial. Faça de duas a três séries de dez repetições.

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Fernanda

Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.