Nem sempre é fácil ter um abdômen definido e uma barriga lisa: muitas vezes é necessário seguir uma dieta rigorosa, fazer exercícios abdominais com regularidade e controlar diariamente o número de calorias que você ingere nas refeições. De fato, ter um ventre plano e firme é objetivo de muita gente, mas muitas vezes difícil de se alcançar.

Para se livrar da gordura da barriga, no entanto, existem muitas soluções, que exigem atividade física regular, mas também uma dieta saudável a longo prazo. Entre o fortalecimento dos músculos abdominais e a mudança de hábitos alimentares, nem sempre é fácil encontrar a fórmula ideal.

A comunidade Superprof traz aqui este guia prático com dicas eficazes para que você alcance seus objetivos o mais depressa possível. Entre os diferentes exercícios físicos envolvendo os músculos abdominais, treino cardio e adoção de um novo estilo de vida, você tem todas as suas principais respostas aqui neste artigo!

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Principais dicas para perder a barriga

Top 10: dicas para perder a barriga.
Nossos melhores conselhos para ficar com a barriga chapada.

Uma das melhores soluções para uma barriga lisa é o consumo de bebidas que visem eliminar toxinas e que garantem um efeito de queima de gordura. Essas bebidas drenantes devem ser consumidas numa quantidade aproximada de 2 litros por dia. Assim, você pode dizer adeus à barriga inchada e ao inchaço em geral.

Para ter uma boa digestão e, portanto, evitar o ganho de peso no abdômen, é também aconselhável adotar alguns hábitos ao comer. Primeiro, pense em mastigar mais devagar. É um método muito eficaz para atingir o estado de saciedade mais rapidamente e, assim, evitar a gordura abdominal.

Usar pratos pequenos também é uma boa ideia para reduzir porções: em geral acabamos exagerando na quantidade de alimento que colocamos em pratos grandes. Assim, você come menos, sem falar em déficit calórico. Diga a si mesmo que seu peso depende do que você come. Ao comer mais devagar, você tem a possibilidade de controlar o apetite sem perder energia!

O ganho de peso está frequentemente associado ao consumo de alimentos ricos em açúcar e lipídios em abundância. Uma dieta rica em fibras é ideal para a digestão e, portanto, para eliminar peso e gordura rapidamente. Passe pela seção de frutas e vegetais do seu supermercado, ou melhor, da feirinha de rua orgânica mais próxima de você para encontrar ideias originais para suas refeições!

Assim, para ter uma dieta equilibrada e uma melhor digestão, será necessário comer:

  • Fibra, presente em frutas e legumes,
  • Proteínas animais e vegetais em quantidades razoáveis,
  • Pratos picantes para reduzir o apetite e promover a perda de peso.

Cuidado para não comer muitos pratos preparados, mesmo que sejam à base de vegetais: eles geralmente contêm muito ácido graxo e sal, o que não é bom para a sua saúde.

Qual o melhor programa esportivo para perder barriga?

Como emagrecer?
Qual o melhor programa esportivo para perder barriga? Exercícios específicos para ficar com a barriga chapada.

Para realizar os melhores exercícios para perda de barriga, é necessário escolher um esporte que seja ideal para perda calórica. Qualquer que seja a sua escolha, o esporte pode estimular o metabolismo. A atividade física mais recomendada para perder a barriga é pular corda, que permite perdas importantes de energia e um afinamento da silhueta.

Aqui está a lista de outros queimadores de gordura esportivos que são interessantes para praticar e perder a barriga:

  • Remo ou remo elíptico,
  • A bicicleta / bicicleta elíptica,
  • Futebol,
  • Natação (e qualquer outro esporte aquático),
  • Corrida ou esteira,
  • Boxe,
  • Squash,
  • Zumba,
  • Rugby.

Se você não se sentir confortável com um desses esportes: não entre em pânico! Qualquer esporte é bom para o seu corpo e pode fazer você perder calorias e, portanto, reduzir a gordura da barriga. O importante é suar, dar o máximo de si e sentir um consequente gasto de energia. O esporte também pode reduzir o estresse, o que é muito bom para sua saúde mental.

Você também pode praticar esportes que podem contribuir para o seu sistema cardiovascular: em geral são esportes que causam um alto gasto calórico. Esses esportes são, por exemplo, ciclismo, caminhada esportiva, boxe, corrida, natação e dança intensa (não valsa).

Você tem todas as cartas nas mãos para começar a perder gordura da barriga e dizer adeus às certas curvas indesejadas!

Quanto tempo para perder a barriga?

Quanto tempo para perder a barriga?
É possível perder gordura abdominal rapidamente?

Perder a barriga muitas vezes exige fazer pequenos esforços. Para conseguir isso, vamos começar a partir de uma regra relativamente simples: quanto mais tempo você levar para tentar perdê-la, melhor será sua chance de abandonar permanentemente seu famoso pneuzinho! Uma teoria simples, mas fundamentalmente lógica!

Porque sim, se você fizer exercícios abdominais todas as manhãs por vinte minutos, mas comer duas barras de chocolate no mesmo dia, e se você beber um copo de vinho tinto todas as noites, os resultados serão inconclusivos, muito menos rapidamente.

Embora muitas vezes defendamos a associação entre esportes e nutrição, muitas pessoas não têm condições de ir à academia, fazer exercícios ou simplesmente não têm tempo para fazê-lo. É aqui que entra o princípio da motivação.

Em primeiro lugar, você precisa definir uma meta, tempo, peso, medição, em suma, um ponto que você deseja alcançar. Se você realmente quer eliminar aquelas gordurinhas, e você luta por uma barriga lisa, você vai encontrar tempo para praticar um esporte durante sua semana.

Caso contrário, é sobretudo na dieta que você deve se concentrar, priorizando uma dieta saudável, removendo os alimentos mais calóricos de suas refeições e reduzindo um pouco a sua ingestão de calorias, de modo que ela seja menor do que o que você gasta todos os dias. Conte vários meses até perder aquela sua barriguinha!

Esta não é necessariamente a melhor solução, já que seus pneuzinhos não sairão tão rápido se você praticasse esportes. No entanto, é uma técnica que algumas pessoas preferem, mesmo que seja necessário um tempo mais progressivo para derreter as gordurinhas indesejadas.

Enfim, se seu objetivo não é ter aquele tanquinho, mas apenas uma perda de gordura no abdômen, você pode pensar que tudo pode ser feito em etapas, graças ao que você coloca em seu prato. Mas saiba que você só vai ver um resultado depois de alguns meses!

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Quais os melhores exercícios para afinar a cintura?

Quais os melhores exercícios para afinar a cintura?
Descubra os melhores esportes para ter uma barriga chapada!

Nossa comunidade Superprof convida você a descobrir a lista completa de atividades esportivas que vão fazer você perder a barriga e condicionar seu corpo! Sim, é possível encontrar um treino que lhe agrade entre as diversas opções que vamos propor aqui! Confira algumas delas:

Entre os esportes de queima de calorias mais eficazes, um dos mais comuns é a corrida – ou o jogging. Além de ser uma atividade barata, pois não exige nenhum equipamento, ela permite uma queima calórica significativa. Na verdade, em média, perdemos entre 700 e 1000 calorias por horas de treino. Em outras palavras, correr regularmente é uma das atividades que mais proporciona o emagrecimento.

A corrida é ideal para trabalhar a região abdominal, mas também as coxas e os glúteos. Ela também permite que as pessoas com sobrepeso ou obesas adquiram gradualmente o gosto pelos esportes e, portanto, passem a adotar bons hábitos. A corrida é, portanto, uma atividade muito eficaz para eliminar a barriga, os pneus e os culotes, e pode ser praticada de uma forma divertida, em lugares muito agradáveis!

Para trabalhar as pernas e o abdômen, você também pode praticar ciclismo. Este esporte cardiovascular é muito eficaz na queima de gordura e praticá-lo regularmente contribui para que você tenha um estilo de vida saudável. Com a bicicleta, você perde gordura em benefício da massa muscular!

Além disso, praticar o ciclismo em sua cidade pode ser uma experiência extremamente divertida e consciente: além de ser um meio de transporte sustentável, pode ser uma nova maneira de conhecer o seu bairro.

Você pode praticar esse esporte ao ar livre ou na academia: a bicicleta ergométrica pode ser uma alternativa para aqueles que não têm disponibilidade ou tempo para pedalar.

Outra atividade é o squash. Em suma, trata-se de bater bola contra uma parede, geralmente em dupla. O squash tem muitos benefícios: é uma atividade extremamente divertida, aumenta sua capacidade cardiovascular, alivia o estresse, fortalece seus músculos e, além de tudo isso, queima muitas calorias. A eficácia de emagrecimento com o squash é mais do que comprovada e seus efeitos sobre a gordura na barriga são poderosos. Lembre-se de se aquecer, se alongar e usar óculos de segurança para evitar lesões!

Se você não pratica esportes há muito tempo, os termos CrossFit e Circuit Training não devem ser familiares para você. Em suma, eles são métodos de otimização esportiva para tornar seus exercícios regulares muito mais eficazes, aumentando significativamente a intensidade das sessões do treino.

O CrossFit tem como base a repetição dos exercícios e o Circuit Training se concentra no tempo cronometrado de cada série de exercícios. Assim, você pratica vários movimentos diferentes em um treino divertido, curto e muito intenso.

Estes dois métodos esportivos são perfeitos para eliminar gordura: você pode praticá-los com foco em exercícios abdominais e complementar com exercícios voltados para a parte inferior do corpo, como agachamento, saltos e burpees.

A melhor forma de se afinar a cintura rápida e definitivamente é fazendo a queima de gorduras, o que pode ser alcançado através da alimentação e atividade física.

Você deve evitar usar cinta tipo modeladora para afinar a silhueta

De modo geral, todos nós sabemos que uma cintura fina é algo bastante atraente, para ambos os sexos e em ambos os sexos. Além disso, associamos a cintura fina à ideia de saúde, de pessoa jovem e saudável – o que pode despertar ainda mais a nossa atração.

Diante desse contexto, diversas são as tentativas de se afinar a cintura e algumas delas são válidas e saudáveis, mesmo a longo prazo. No entanto, observe que fazer uso da cinta tipo modeladora não é em nada uma boa atitude.

Utilizar a cinta pode ser algo que resolva o problema naquele momento, de maneira pontual, sobretudo ao se vestir uma roupa justa. No entanto, de forma alguma deveria ser praticada, já que seu uso normalmente comprime muito a área abdominal – o que pode vir a causar vários prejuízos, inclusive para os sistemas digestório e respiratório.

Em outras palavras, a pessoa que usa a cinta modeladora pode vir a ter agravamentos assimétricos adbominais, já que, de fato, ela promove o impedimento da contração natural muscular do abdômen. Além disso, há a redução do diâmetro das fibras musculares, enfraquecendo o sistema e gerando como consequência uma barriga flácida. Portanto, a ação "emagrecedora" da cinta é algo ilusório e muito arriscado para a saúde.

Contudo, muito poucas são as pessoas que têm conhecimento de que fazer uso diário de cintas abdominais apertadas, com a finalidade de se chegar a uma cintura fina, é uma prática extremamente perigosa. Ela pode desencadear vários problemas, entre eles:

  • Musculatura enfraquecida do abdômen e das costas: de tal forma presente que a barriga ganha flacidez e piora-se a postura do usuário;
  • Dificuldade para respirar: visto que ao longo da inspiração, o diafragma se reduz e movimenta-se a região abdominal – efeito prejudicado pelo uso da cinta;
  • Má digestão: a pressão em excesso sobre a região estomacal e demais órgãos dificulta o fluxo sanguíneo e também a digestão;
  • Circulação ruim do sangue: dificulta a chegada do sangue à área exposta à cinta modeladora;
  • Aumento da insegurança: muitos dos adeptos, nos momentos em que se encontram sem a cinta, sentem-se inseguros – o que prejudica bastante a saúde emocional dos mesmos.
Para perder de forma rápida a tão indesejada barriguinha, prepare-se para mudar a sua dieta e torná-la um hábito saudável.

Tratamentos estéticos para afinar a cintura

Embora encourajemos os métodos naturais de se perder peso e se afinar a cintura, como a atividade física regular e realizada de forma consciente e uma alimentação saudável, existem alguns tratamentos estéticos que propõem a eliminação da gordura localizada. Entre eles, podemos apontar a:

  • Lipocavitação: é realizada uma massagem com um aparelho de ultrasom que danifica as paredes das células de gordura, o que permite o seu extravasamento e consequente eliminação pelo organismo.
  • Radiofrequência: esse aparelho não apenas retira a gordura de dentro das células, como ainda estimula a contração das fibras de colágeno e induz o surgimento de novas células de colágeno, combatendo a flacidez e deixando a pele mais esticadinha.
  • Eletrolipólise: trata-se de aplicar agulhas na pele ligadas a uma corrente elétrica, que também danifica a célula de gordura, favorecendo a sua posterior eliminação.
  • Carboxiterapia: nesse tratamento são aplicadas agulhas que injetam gás carbônico medicinal, lesionando a célula gordurosa, e contribuindo para a melhoria da circulação sanguínea e a formação do colágeno.

Além disso, para se complementar esses tratamentos, deve-se fazer nas 48 horas seguintes, uma sessão de drenagem linfática assim como exercícios de alta intensidade, como corrida, natação, squash, futebol, bicicleta. É recomendável manter a frequência cardíaca entre 65 e 70% da FC máxima.

Técnicas como enrolar a região da barriga com plástico de cozinha não possuem nenhum respaldo científico de que sejam eficazes na eliminação da gordura. O que no máximo essas más estratégias podem fazer é estimular a transpiração na região da barriga – o que resulta em eliminação de água apenas. Já a massagem modeladora, embora não elimine gordura, consegue modelar melhor o corpo, fazendo com que a cintura se afine.

Trabalhe sempre seus músculos abdominais responsáveis pela rotação do tronco e do quadril: a peça chave para o cultivo de uma cintura fina!

Tratamentos naturais que são a peça chave para uma cintura fina

Muito mais interessantes e mais baratos do que os tratamentos estéticos são alguns dos tratamentos naturais para se obter uma cinturinha. Você irá a partir de agora, conhecer alguns deles:

Trabalhe seus músculos abdominais

Os músculos abdominais responsáveis pela rotação do quadril e do tronco são essenciais para o cultivo de uma cintura fininha. Os melhores exercícios para se trabalhar essa musculatura são os abdominais simples ou os que promovem rotação do tronco.

Combine exercícios com o bambolê

Poxa, quem diria que uma brincadeira de criança poderia ajudar na conquista de um corpo violão? O bambolê é um exercício aeróbico que gera um grande gasto calórico e proporciona o fortalecimento muscular da região da cintura. Ele também, portanto, auxilia no processo de emagrecimento.

No entanto, especialistas advertem que esse exercício sozinho não é suficiente, já que ele fortalece apenas a região do abdômen. Torna-se necessário, assim, combiná-lo com outras atividades para contrabalancear a musculatura trabalhada e o controle alimentar.

Faça aulas de boxe

O boxe é um dos esportes mais perfeitos para se entrar em forma e afinar a cintura! Ele resulta em um alto gasto calórico e exige que o abdômen fique contraído durante todos os momentos da aula – o que indiscutivelmente fortalece a musculatura e afina a cintura.

Além disso, a prática do boxe requer um aquecimento muito intenso, o que proporciona a seu praticante um condicionamento físico completo. Aconselha-se uma frequência de três a cinco vezes por semana.

O consumo frequente de chás digestivos pode ser uma forma fácil de ajudar o organismo a manter-se hidratado e estimular a digestão. Prática que também contribui para uma cintura fininha!

Beba mais chás digestivos

É bem sabido que algumas plantas possuem uma ação de estimular a digestão no organismo, auxiliando no funcionamento do intestino. O chá de hortelã, chá mate e chá verde são ótimas pedidas quando o assunto é afinar a cinturinha!

Eles ajudam o corpo a digerir gorduras e possuem o famoso efeito termogênico, contribuindo para o emagrecimento. Outra ótima opção é o chá de cabelo de milho, que ajuda a regular as funções dos rins e bexiga, combatendo o inchaço da região abdominal e das pernas.

Consuma mais gorduras saudáveis, como o óleo extravirgem de azeite

Recentemente, várias pesquisas têm apontado que o consumo de azeite de oliva de boa qualidade evita a formação de gorduras na região da cintura. Um estudo recente feito em parceria com a Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e o Instituto Salud Carlos III, da Espanha, afirma que as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite de oliva previnem o acúmulo de gordura. E aponta também que deve ser usado em um dieta balanceada e em quantidade moderada.

Além disso, muitas pessoas acreditam que seja necessário cortar todo tipo de gordura da dieta e, como acabamos de ver, isso nem de longe é algo que faça real sentido. Na realidade, ingerir certa quantidade de gordura saudável é essencial para uma dieta equilibrada, o que contribui para a perda de peso.

De fato, vários estudos indicam que uma dieta com uma taxa um pouco maior de gorduras monoinsaturadas: abacates, vários tipos de nozes e castanhas, sementes, soja, azeite pode impedir o aumento da cintura. Além disso, observe que existem, também, as:

  • Gorduras poli-insaturadas: por ex., os ácidos gráxos Ômega-3 encontrados no arenque, salmão, castanhas, azeite de canola, tofu e cavala são saudáveis e devem fazer parte da nossa dieta. Elas contribuem na redução do colesterol ruim e melhoram o funcionamento do cérebro.
  • Gorduras trans: são as encontradas em margarinas, biscoitos, bolachas de água-e-sal e quaisquer alimentos feitos com óleos parcialmente hidrogenados resultam no aumento do abdômen. Evite, ao máximo, o consumo dessas gorduras.

Em resumo, a atividade física regular, feita de forma consciente, uma dieta saudável e a prática de alguns dos exercícios aqui sugeridos indubitavelmente ajudarão no cultivo de uma cintura fina e sem muito esforço.

Caso você queira se aprofundar no assunto e ver resultados na prática, que tal encontrar um profissional da área? Através da plataforma de nossa comunidade Superprof, você poderá descobrir quais são os melhores profissionais próximos de sua casa e agendar com um deles uma aula a fim de que você tire todas as suas dúvidas a respeito e também possa se aconselhar sobre suas práticas e hábitos de saúde.

Lembre sempre que não se trata apenas de uma questão de o que você põe no seu prato e da boca para dentro. Mais importante é complementar uma boa dieta com a prática regular e gratificante de exercícios físicos que façam sentido para você!

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Fernanda

Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.