Ter uma barriga chapadinha é, sem dúvida, um ideal de beleza, seja para mulheres ou para homens. Infelizmente, a gordura é uma amiga indesejável que muitas vezes nos impede de ter belos abdominais e quadris graciosos, principalmente por causa dos famosos "pneuzinhos".

Para ter uma barriga chapada, existem várias soluções: consumir poucas calorias fazendo dieta, se exercitar para fortalecer os músculos abdominais, adotar uma dieta saudável adaptada à perda de gordura ou fazer exercícios respiratórios, tão bons para cardio apenas para perder gordura abdominal.

O Superprof convida você para descobrir as 10 dicas que permitem que você fique com uma barriga chapada, com rapidez e facilidade, alterando seus hábitos alimentares, realizando alguns exercícios físicos e enchendo-se de vitaminas que irão deliciar seu metabolismo e seu trânsito intestinal!

Perder barriga: as bebidas recomendadas

Como emagrecer?
Quais são os métodos para perder gordura da barriga? "O chá, embora ridicularizado por almas naturalmente rudes, será para sempre a bebida preferida do povo de espírito" - Thomas de Quincey

Comece a fazer personal training!

Uma das melhores soluções para uma barriga lisa é o consumo de bebidas que visem eliminar toxinas e que garantem um efeito de queima de gordura. Essas bebidas drenantes devem ser consumidas numa quantidade aproximada de 2 litros por dia. Assim, você pode dizer adeus à barriga inchada e ao inchaço em geral.

Essas bebidas são muitas e podem ser facilmente obtidas:

  • Água, consumir sem moderação,
  • Água morna, para beber de manhã,
  • Suco de limão, inibidor de apetite, desintoxicante e queima de gordura,
  • Café, inibidor de apetite e diurético,
  • O chá verde, que facilita a digestão, drena o corpo e é queimador de gordura,
  • A infusão (água ou leite) com canela, gengibre ou mate para eliminar a massa gorda.

Nosso principal conselho é beber muita água. Não é necessariamente divertido beber litros de água todos os dias, mas os efeitos no seu corpo - que é 60% de água - são colossais. Para ter uma faixa abdominal e um abdômen mais firmes, comece bebendo água!

Reduza o açúcar, especialmente em bebidas

Muitos dos que se queixam de barriga grande ou excesso de peso têm uma dieta rica em produtos doces, como refrigerantes, doces, chocolate ou fast-food, que contém muitos hidratos de carbono. Para alcançar a magreza, não há segredo: você deve consumir menos açúcar.

Isso também se aplica a alimentos que são muito gordos ou ricos em proteínas, mas ingerir muito açúcar faz mal ao seu corpo em todos os níveis: dentes, barriga, fígado, vísceras e colesterol são as vítimas colaterais de cada refeição com acúcar em excesso.

Se você não quer ter uma barriga grande, considere aplicar este conselho muito importante:

"Você tem que comer para viver e não viver para comer" - Cícero

Coma em pequenos pratos e mais devagar

Para ter uma boa digestão e, portanto, evitar o ganho de peso no abdômen, é aconselhável adotar alguns hábitos ao comer. Primeiro, pense em mastigar mais devagar. É um método muito eficaz para atingir o estado de saciedade mais rapidamente e, assim, evitar a gordura abdominal.

Usar pratos pequenos também é uma boa ideia para reduzir porções: em geral acabamos exagerando na quantidade de alimento que colocamos em pratos grandes. Assim, você come menos, sem falar em déficit calórico. Diga a si mesmo que seu peso depende do que você come. Ao comer mais devagar, você tem a possibilidade de controlar o apetite sem perder energia!

Perda de barriga: alimentação saudável para ter um corpo saudável

Como emagrecer?
Quais são as dicas para perder gordura na área abdominal? Legumes, se forem bem preparados, podem ser uma verdadeira delícia!

O ganho de peso está frequentemente associado ao consumo de alimentos ricos em açúcar e lipídios em abundância. Uma dieta rica em fibras é ideal para a digestão e, portanto, para eliminar peso e gordura rapidamente. Passe pela seção de frutas e vegetais do seu supermercado para encontrar ideias originas para suas refeições!

Assim, para ter uma dieta equilibrada e uma melhor digestão, será necessário comer:

  • Fibra, presente em frutas e legumes,
  • Proteínas animais e vegetais em quantidades razoáveis,
  • Pratos picantes para reduzir o apetite e promover a perda de peso.

Cuidado para não comer muitos pratos preparados, mesmo que sejam à base de vegetais: eles geralmente contêm muito ácido graxo e sal, o que não é bom para a sua saúde.

Escove os dentes após as refeições

"Quem acorda tarde nunca vê a tartaruga escovando os dentes de manhã" - provérbio africano

Assim como a tartaruga: escovar os dentes depois de comer é um reflexo que pode ser útil para evitar lanches durante o dia ou a noite. Isso permite que você feche a fase de alimentação e seu corpo responde cortando a fome. Uma dica útil e saudável que pode fazer bastante diferença no seu dia a dia!

Pratique atividades físicas aeróbicas, ciclismo e caminhada para perder a barriga

Não é nenhum segredo que os esportes queimam gordura, especialmente a gordura da barriga. No entanto, se você pretende perder a barriga e não for muito esportivo, a tarefa pode ser mais difícil. Abdominais e fitness são acessíveis, mas atividades aeróbicas são a maneira mais eficaz de perder a gordura da barriga!

De fato, este tipo de esporte é particularmente recomendado para perder gordura abdominal. Também ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular. Você também pode praticar caminhada e ciclismo em ritmo acelerado para perder calorias.

Tenha um sono adequado e um humor infalível

Como emagrecer?
Quais são as melhores dicas para não ganhar peso? Aproveite o tempo para dormir: é bom para a sua saúde, bom para o seu humor e acima de tudo, é relaxante!

Muitas vezes subestimamos a importância do sono em nossa saúde em geral, mas também em termos de perda de peso. Um sono ruim ou muito curto pode causar a obesidade, seja em crianças ou adultos.

Nosso conselho é muito simples: durma o suficiente! Como lembrete, os adolescentes precisam dormir entre 8 e 10 horas por noite, enquanto os adultos se contentam em dormir entre 7 e 9 horas para estarem operacionais. Dormir também é importante para conseguir manter a sua dieta e praticar seu exercício, então reconcilie-se com seu travesseiro!

Barriga chapada: não pule o café da manhã

Hipócrates disse:

"Deixe sua comida ser seu único remédio"

De fato, fazer uma dieta balanceada é muito importante, mas comer de manhã também é importante. Essa refeição, muitas vezes negligenciada, fornece a energia que você precisa para o dia, mas também reduz sua fome durante o dia. Em resumo, comer de manhã faz com que você coma menos de dia e de noite.

Se você realmente não sabe o que comer no café da manhã, recomendamos os ovos: essa fonte de proteína permite que você consiga reduzir seu consumo de alimentos durante as próximas 36 horas e, em geral, são menos calóricas que os cereais, por exemplo. Se você não gostar ou não puder comer, substitua-o por outra fonte de proteína!

Cuidado com falsos amigos

Muitas vezes acontece que achamos que estamos consumindo alimentos feitos para perda de barriga, mas que, de fato, a ingestão calórica resultante é ainda maior do que nas formas mais tradicionais de alimentos. Esses falsos amigos podem te impedir de alcançar aquela barriga lisa e firme.

Aqui está uma lista de falsos amigos que podem ser encontrados em nossa dieta diária:

  • Suco de frutas em garrafas ou caixas,
  • Cereais (granolas com açúcar),
  • 0% de produtos lácteos (que não são de todo 0%),
  • Os iogurtes em geral (gregos, com frutas, flãs e sobremesas a base de leite com açucar)
  • Pão
  • Bolachas em geral
  • Legumes congelados refogados,
  • Pratos prontos (frescos ou congelados),
  • Vinagre balsâmico.

Se você sempre fica tentado a comer alguns alimentos super calóricos para matar aqueles seus maiores desejos, recomendamos que você mantenha sempre alimentos saudáveis ​​à mão, como frutas, legumes ou castanhas. Além disso, não tenha medo das proteínas: elas em geral podem reduzir a fome e fortalecer o metabolismo.

Exercício durante a perda de peso

Como emagrecer?
De que maneira alguém pode perder a barriga facilmente? Não é fácil se motivar para praticar esportes, mas ainda é a maneira mais radical de perder a gordura da barriga!

Fazer dieta já é complicado, mas praticar esportes para perder a barriga é ainda mais difícil se você não estiver acostumado a se mover. Seu projeto de barriga chapada pode ir por água abaixo se você não começar a praticar exercícios esportivos, mesmo em pequena dose, para tonificar o corpo e acelerar a perda de peso.

Além disso, a perda de barriga leva inevitavelmente à perda de massa muscular se uma atividade física não for praticada. Portanto, pratique um pouco de esporte ao longo de todo esse processo: levantar pesos é, por exemplo, uma atividade perfeita para manter uma massa muscular apropriada!

Exercicios com personal trainer

Para ter uma barriga chapada, uma alternativa é também contratar um personal trainer ou um coach esportivo personalizado. Mas onde encontrar o melhor perfil de profissional?

Defina seus objetivos

No SuperProf, nós oferecemos a oportunidade de escolher um treinador esportivo que atenda perfeitamente às suas necessidades e expectativas. Cada aluno tem um objetivo diferente: secar a barriga, mas também perder peso, melhorar o condicionamento física, treinar para uma competição, definição muscular, entre outros.

Na nossa plataforma é possível encontrar o professor que atenda suas necessidades, sejam elas quais forem, pois a oferta de treinadores esportivos é muito variada. Além disso, asseguramos um serviço de qualidade, pois apenas anúncios de profissionais qualificados são publicados na nossa plataforma.

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Tenha objetivos definidos e trace metas com a ajuda do professor de esportes.

Todos os treinadores esportivos inscritos no SuperProf apresentam um perfil detalhado, contendo uma descrição completa dos diplomas que ele possui, suas especialidades e experiências.

Hoje em dia, qualquer pessoa tem a possibilidade de mudar seu estilo de vida e viver melhor e com mais saúde, pois os serviços destinados ao bem-estar estão cada vez mais acessíveis. Entre hoje mesmo no portal Superprof e encontre um treinador esportivo sob medida.

Compare os serviços e preços

No Superprof há treinadores físicos para todos os gostos e necessidades: ganho de massa, perda de peso ou ainda, coachs especializados em atendimento de pessoas com necessidades especiais, como idosos, gestantes ou deficientes físicos.

O serviço personalizado oferecido pelo treinador esportivo deve se adaptar ao seu perfil e aos objetivos que você pretende alcançar. Uma vez que estes critérios estão bem definidos, vocês estabelecerão juntos o tipo de acompanhamento e quais serviços serão assegurados, assim como o preço das prestações.

Por isso é importante ter um projeto em mente, saber quais são suas principais necessidades naquele momento e o que você espera do professor, pois desta forma você conseguirá pesquisar os perfis que realmente são interessantes para o seu projeto e comparar as diferenças de preço.

Selecione o seu coach esportivo

Uma vez que você fez a sua pesquisa e comparou os preços, o próximo passo é selecionar o treinador esportivo ideal. Nós aconselhamos que você selecione mais de 1 perfil, para maximizar suas chances de encontrar um coach o mais rápido possível. Além de conectá-lo com os melhores professores de esportes do Brasil, o Superprof oferece um processo de inscrição muito simples e lhe permite achar o profissional ideal em poucas horas.

Gostamos de enfatizar que a qualidade das prestações é muito importante para nós. Por esta razão somos muito rigorosos com os anúncios que selecionamos para serem publicados em nossa plataforma.

Se você ainda está reticente e tem medo que o personal trainer escolhido não lhe agrade, não entre em pânico! A grande maioria dos profissionais cadastrados na plataforma oferecem uma primeira aula gratuita, o que permite ao aluno avaliar as competências e a metodologia do coach.

Pratique exercícios!

Existem técnicas que não exigem uma movimentação intensa e que, mesmo assim, podem ser comparadas a um programa de musculação e fitness. Elas são chamadas de exercícios isométricos. Parece que durante uma sessão com um instrutor de musculação ou durante uma aula com personal trainer, colocar em prática a isometria seria uma ótima maneira de progredir e ganhar músculos. De fato, essa técnica possibilita o desenvolvimento de uma tensão muscular 10% maior que uma contração concêntrica convencional. Interessante, não é mesmo?

Abaixo te contamos (quase) tudo sobre a isometria no mundo dos exercícios físicos.

Exercícios isométricos, o que é isso?

Exercícios isométricos são, na verdade, uma forma de praticar exercícios físicos, especialmente quando ligados à definição e tonificação dos músculos.

Isometria é, portanto, uma prática da disciplina em uma postura estática, ou seja, sem movimentação.

A ginástica isométrica é, assim, uma forma de contração muscular que irá desenvolver, ao contrair, nossos músculos:

  • Abdominais,
  • Glúteos,
  • Dorsais,
  • Peitorais,
  • Etc.,

Tudo isso de uma maneira que transformará seu abdômen em um tanquinho e esculpirá seu corpo intensamente.

Prancha, a rainha da isometria

Com os cotovelos apoiados no chão, pés “fincados” no solo, o objetivo é tentar segurar a mesma posição o maior tempo possível, ou fazer várias séries com um tempo reduzido, dependendo do seu nível. O principal objetivo aqui é tonificar os músculos abdominais profundos, assim como afiná-los.

Agachamento isométrico, um exercício temido por muitos

O princípio é simples: nos encostamos contra uma parede, nos abaixamos até as coxas estarem paralelas ao chão e seguramos essa posição durante alguns segundos, sempre contraindo as coxas e os glúteos (caso contrário, não é possível ficar agachado).

Após várias repetições, este é um exercício isométrico muito eficaz, embora percebamos que alguns dos nossos músculos não tenham sido submetidos a esforços por um tempo considerável.

Palma contra palma, isometria para os peitorais

Os peitorais também têm direito a seus exercícios isométricos, é claro. A ideia aqui é apertar as duas mãos juntas, com palmas apertadas umas contra as outras. É preciso, então, trazê-las próximas ao peito, pressionando-as o mais forte possível, até que não seja mais capaz de fazê-lo. Mantenha essa posição, relaxe e inicie o exercício novamente.

Ela trabalha várias partes do corpo, como o abdômen.
A ponte (prancha) é o exercício de isometria preferido das aulas de personal trainer!

Flexão isométrica, quase como a flexão tradicional

A execução de uma flexão isométrica é exatamente igual à de uma flexão regular. A única diferença é que o movimento é interrompido justamente na metade do exercício. Um pouco como se alguém falasse “estátua!” na hora que você chegasse bem no meio do caminho ao ir de encontro ao chão.

Ao dobrar os cotovelos, é importante ficar parado, estático nessa posição o maior tempo possível. O ideal é começar com o objetivo de chegar a 30 segundos segurando a pose. As costas devem permanecer em linha reta em relação aos quadris e às pernas. Isso sem contar que o tronco e o rosto devem ficar o mais próximo possível do chão.

Fortalecimento do pescoço, um exercício isométrico simples

Sentado ou em pé, cruze entrelace os dedos das mãos atrás da cabeça. Em seguida, empurre a cabeça para trás contra as mão, usando os músculos do pescoço. Para sentir o movimento funcionando, é preciso propor uma certa resistência com as mãos. Ao sentir a contração, relaxe e comece de novo. Repita o exercício várias vezes.

Como avaliar sua flexibilidade?

A flexibilidade do nosso corpo contribui – e muito – na hora de realizarmos qualquer tipo de atividade física, dentro ou fora da academia.

Você sabe o quanto seu corpo é flexível? Superprof te ajuda a testar a sua flexibilidade!

Flexibilidade: para que serve?

Não trabalhar no desenvolvimento e melhoramento da sua flexibilidade regularmente implica em um encurtamento dos músculos (não tenha medo!). Esse encurtamento é o responsável pela famosa sensação de rigidez que reduz a amplitude de nossos movimentos. Não é a toa que algumas pessoas conseguem fazer uma abertura total, por exemplo, e outras têm dificuldades em apanhar um lápis que caiu no chão sem sentir dor ou não conseguem se levantar da cadeira sem dor nos quadris depois de muito tempo sentado.

Como integrar a flexibilidade às aulas com personal trainer?

Bem além de uma prancha (ou ponte) básica, um abdominal ou agachamento básicos, a flexibilidade é o pilar, o pivô de qualquer atividade física eficaz e diária. É ela que permite que um instrutor de musculação nos faça ir mais longe, nos fazendo ganhar em glúteos através da dificuldade dos exercícios. Um verdadeiro preparador físico e personal trainer usa os elementos dados a ele para tonificar o corpo do aluno.

Exercícios de flexibilidade para fazer nas aulas de personal

Testando músculos adutores

Você pode, por exemplo, deitar-se de costas, as nádegas contra a parede, as pernas para cima e tentar afastá-las uma da outra. Nós trabalhamos aqui os adutores (músculos do interior das coxas). Pouco a pouco, suas coxas vão se afastar mais e mais. Não é tão complicado assim trabalhar a flexibilidade, não é mesmo!

Testando músculos isquiotibiais

Outro exercício prático permite que você trabalhe com flexibilidade sem aparelhos e sem muito esforço. Em pé, cruze uma perna na frente da outra. Em seguida, tente tocar seus pés. Dessa forma, conseguimos trabalhar os músculos isquiotibiais de forma suave, eficaz e sem qualquer sensação de dor (se não forçarmos muito a descida, é claro!).

Teste de flexibilidade: como fazer corretamente

Um teste de flexibilidade (que é, portanto, muitas vezes parecido com um alongamento) não deve ser doloroso. Na verdade, a idéia principal não é a de se alongar até ficarmos doloridos, mas sim auxiliar no desenvolvimento progressivo dos músculos, com ou sem utilização de equipamento.

É melhor realizar um pequeno teste de flexibilidade a cada dia do que praticá-lo uma vez por semana durante muito tempo. Trata-se de fazer com que nosso corpo e membros usem flexão para entender que um movimento não é mais tão difícil de ser executado.

Você sabe testar a sua flexibilidade?
A flexibilidade está presente em todos os exercícios físicos que fazemos nas aulas de personal.

Teste de Schober para medir sua flexibilidade

Este teste mede a distância entre os dedos e o solo e permite visualizar a mobilidade da coluna lombar. Ele pode ser feito de maneira simples, em casa, no trabalho ou até no ponto de ônibus, sem precisar de nenhum tipo de equipamento específico!

Então, como medir a flexibilidade através deste teste?

É simples: aproximando os dedos o mais próximo possível do chão! Essa aproximação é a equivalência de um encurtamento da distância entre os dedos e o chão.

Agora você conhece todas as nossas dicas de perda de peso para fortalecer seu abdominal e pratica esportes e, portanto, conseguir perder a gordura da barriga. O Superprof também pode colocar você em contato com um coach esportivo adaptado ao seu nível, que o ajudará a progredir no programa de barriga chapada a longo prazo e no fortalecimento muscular!

Agora você descobriu tudo o que há para saber sobre bons hábitos a serem adotados para manter aquela barriguinha chapada permanentemente, entre atividade física, ingestão calórica reduzida e novo estilo de vida. O Superprof aconselha que você entre em contato com um coach de esportes ou personal trainer para lhe dar mais motivação e conhecimento nesse grande desafio que é alcançar o corpo dos seus sonhos!

Precisando de um professor de Personal trainer ?

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Fernanda

Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.