Acho que vou poder me submeter a qualquer dieta desde que me deixem comer o molho - André Lévy

Reduzir a sua cintura, perder gordura abdominal, ter uma barriga chapadinha: atire a primeira pedra que nunca pensou em ter esse modelo de corpo? Certamente todos já sonhamos algum dia... Mas quem poderia se gabar de ter a fórmula mágica? A região abdominal é uma parte do corpo que vive ao ritmo da nossa dieta e da nossa atividade física. Por isso devemos ter muito cuidado.

De acordo com estudo realizado em 2019 pela Nielsen Holding, empresa especializada em pesquisa de consumo, os brasileiros são os que mais usam emagrecedores na América Latina, totalizando 12% da população.

Atualmente, os brasileiros recorrem a diversas alternativas para perder peso. O estudo também mostrou que pelo menos metade da população brasileira está empenhada em perder peso, sendo que 76% dessas pessoas recorrem para a mudança na dieta.

Dados que fazem pensar sobre a saúde e a boa forma dos brasileiros. Mas o que faz você para controlar o ganho de peso na barriga?

Nossa anatomia é feita de tal forma que é possível perder gordura rapidamente, mas é obviamente necessário fazer esforços, e tudo isso não é feito da noite para o dia. Mas com motivação, quanto tempo leva para ter uma barriga chapada? É isso que vamos tentar entender imediatamente neste artigo!

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Perder a barriga quando não está praticando esportes

Como emagrecer?
É possível perder barriga mais rapidamente com esportes? E saiba que: não praticar esportes muitas vezes envolve perder barriga em muito mais tempo do que se gostaria ... Mas colhemos o que semeamos, não é verdade?

Perder a barriga muitas vezes exige fazer pequenos esforços. Para conseguir isso, vamos começar a partir de uma regra relativamente simples: quanto mais tempo você levar para tentar perdê-la, melhor será sua chance de abandonar permanentemente seu famoso pneuzinho! Uma teoria simples, mas fundamentalmente lógica!

Porque sim, se você fizer exercícios abdominais todas as manhãs por vinte minutos, mas comer duas barras de chocolate no mesmo dia, e se você beber um copo de vinho tinto todas as noites, os resultados serão inconclusivos, muito menos rapidamente.

Embora muitas vezes defendamos a associação entre esportes e nutrição, muitas pessoas não têm condições de ir à academia, fazer exercícios ou simplesmente não têm tempo para fazê-lo. É aqui que entra o princípio da motivação.

Em primeiro lugar, você precisa definir uma meta, tempo, peso, medição, em suma, um ponto que você deseja alcançar. Se você realmente quer eliminar aquelas gordurinhas, e você luta por uma barriga lisa, você vai encontrar tempo para praticar um esporte durante sua semana.

Caso contrário, é sobretudo na dieta que você deve se concentrar, priorizando uma dieta saudável, removendo os alimentos mais energéticos de suas refeições e reduzindo um pouco a sua ingestão de calorias, de modo que ela seja menor do que o que você gasta todos os dias. Conte vários meses até perder aquela sua barriguinha!

Esta não é necessariamente a melhor solução, já que seus pneuzinhos não sairão tão rápido se você praticasse esportes. No entanto, é uma técnica que algumas pessoas preferem, mesmo que seja necessário um tempo mais progressivo para derreter as gordurinhas indesejadas.

Enfim, se seu objetivo não é ter aquele tanquinho, mas apenas uma perda de gordura no abdômen, você pode pensar que tudo pode ser feito em etapas, graças ao que você coloca em seu prato. Mas saiba que você só vai ver um resultado depois de alguns meses!

A melhor maneira de eliminar as curvas da barriga é vincular esportes e hábitos alimentares saudáveis!

Perdendo a barriga quando você pratica esportes

Como emagrecer?
Como perder aquelas gorduras da barriga em duas semanas? Claro, perder a barriga não é o objetivo mais fácil do mundo, mas também não é impossível. Com persistência e dedicação você chega lá!

Longe da fome química ou frustração alimentar, quando você pratica esportes, é possível perder barriga em poucas semanas, por meio de muita motivação. Esta motivação resulta de um treino muito regular, baseado em exercícios de prancha, cardio ou abdominais, dependendo do tipo de pessoa e silhueta.

Ao fazer algumas aulas particulares de esportes, com o Superprof por exemplo, os esforços podem ser otimizados, já que você pode ser individualmente orientado por um profissional da atividade física. Este mesmo profissional tem todos os conhecimentos teóricos e metodologia para lhe dizer como será seu treino para obter uma barriga lisa o mais rápido possível. Afinal, todos gostariam de fazer isso o mais rápido possível, certo?

Por exemplo: em vez de se matar fazendo bicicleta ergométrica, o profissional irá lhe dar exercícios direcionados, como abdominais oblíquos. Um guia, um ótimo suporte, que você pode contratar ocasionalmente para esclarecer todas as suas dúvidas. E sim, perder a sua barriga é um trabalho a longo prazo.

Saiba que não adianta olhar no espelho depois de dois dias de treino para ver se você queimou algumas gordurinhas. O corpo armazena gordura e só consegue eliminar depois de vários dias.

Para dar uma escala de tempo concreta, supondo que o esporte está associado a uma dieta equilibrada, se você fizer uma sessão de 15 minutos de prancha mais 30 minutos de bicicleta ergométrica, terá o seguinte resultado:

  • Uma vez por semana: vários meses para perder a barriga
  • Duas vezes por semana: alguns meses
  • Três vezes por semana: várias semanas,
  • Quatro vezes por semana: algumas semanas.

Com essa ilustração, percebemos rapidamente como as coisas funcionam: quanto mais nos esforçamos ao longo do processo, mais atingimos nossos objetivos, simplesmente. Depois que você começa o treino, tudo que você precisa fazer é provar a si mesmo, coragem!

Desinche e perca a barriga

Como emagrecer?
Algumas pessoas acham que esporte e tempo já são suficientes para perder a barriga, mas em alguns casos não é atividade física!

E sim, talvez você não tenha pensado sobre isso, mas muitos de nós reclamam de ter barriga, ou de não ter uma barriga chapada, mesmo que ela não tenha uma massa gorda. Pode ser simplesmente inchaço, ao qual você nem presta atenção.

Estes inchaço acontece em geral devido a hábitos alimentares que são ricos em fibras, açúcar ou gordura e fazem seu metabolismo muito mais receptivo.

Tente prestar mais atenção à sua alimentação, para ver se, de fato, o seu trânsito intestinal merece de mais cuidado, e por meio de alguns gestos simples, ele pode ficar menos estufado depois de alguns dias, até mesmo depois de algumas horas. Entre esses gestos cotidianos, que farão com que seu abdômen apareça novamente, encontramos:

  • Mastigue bem os alimentos, para facilitar a digestão e o trânsito em geral,
  • Coma corretamente, tenha uma dieta saudável e equilibrada,
  • Jante cedo, para permitir que seu corpo seja digerido serenamente, sem estar deitado,
  • Evite frutas na sobremesa, e dê preferência para digeri-las fora das refeições, porque seus nutrientes são mais difíceis de assimilar com outros alimentos (exceto abacaxi),
  • Evite produtos lácteos e vegetais excessivamente fermentados, que são sinônimo de má digestão,
  • Deixe os legumes na água por uma noite antes de ingerir, para torná-los mais digeríveis.

Com pequenos gestos desse tipo, você perceberá que perder a barriga pode significar simplesmente mudar de hábitos alimentares.

De acordo com estudo realizado em 2019 pela Nielsen Holding, empresa especializada em pesquisa de consumo, pelo menos metade da população brasileira está empenhada em perder peso, sendo que 76% dessas pessoas recorrem para a mudança na dieta.

Escute seu corpo para perder a barriga

Em qual país a pessoa perde o estômago mais rapidamente?
E sim, além do tempo, a chave para qualquer perda de barriga eficaz é saber como escutar o seu corpo e ter cuidado com ele!

Em conexão com tudo isso, este talvez seja o melhor conselho para dar a alguém que quer saber quanto tempo é necessário para perder sua barriguinha: escute você! E sim, é obviamente impossível dar uma escala de tempo real para recuperar sua magreza de outrora, já que todos são diferentes.

Existem tantos corpos quanto pessoas, e dependendo de seus desejos, objetivos, sua paciência, seu ritmo de vida, às vezes até seu orçamento, tudo pode ser mais ou menos rápido. Nosso corpo é nosso único aliado desde o nascimento até o fim, é importante torná-lo um companheiro de vida que respeitamos.

Então, se você quiser enxugar sua barriga, seja cuidadoso com seu corpo, tenha paciência e gentileza, e esteja atento a qualquer sinal. Ao praticar esportes e adotar uma dieta saudável e equilibrada, em poucas semanas, você pode dizer adeus às pequenas gordurinhas superficiais que você tanto odeia.

Sem se culpabilizar: você é o único juiz, e não há necessidade de se colocar em uma posição de fraqueza ou problemas de saúde por alguns quilos extras. Estabeleça um objetivo maior (um ano, por exemplo) e seja feliz com o resultado se chegar lá antes, simplesmente!

Você já deve ter percebido: não há tempo real para perder a barriga, já que todos são diferentes. No entanto, ao reunir todos os critérios básicos, como uma dieta variada e uma prática de esporte diário, alguns meses devem ser suficientes para você finalmente alcançar aquela barriguinha enxuta! Nós acreditamos em você, mas e você? Coragem!

Contando com um Personal trainer

Para ter uma barriga chapada, uma alternativa é também contratar um personal trainer ou um coach esportivo personalizado. Mas onde encontrar o melhor perfil de profissional?

Defina seus objetivos

No SuperProf, nós oferecemos a oportunidade de escolher um treinador esportivo que atenda perfeitamente às suas necessidades e expectativas. Cada aluno tem um objetivo diferente: secar a barriga, mas também perder peso, melhorar o condicionamento física, treinar para uma competição, definição muscular, entre outros.

Na nossa plataforma é possível encontrar o professor que atenda suas necessidades, sejam elas quais forem, pois a oferta de treinadores esportivos é muito variada. Além disso, asseguramos um serviço de qualidade, pois apenas anúncios de profissionais qualificados são publicados na nossa plataforma.

preparar um plano de treinos para alcançar resultados
Tenha objetivos definidos e trace metas com a ajuda do professor de esportes.

Todos os treinadores esportivos inscritos no SuperProf apresentam um perfil detalhado, contendo uma descrição completa dos diplomas que ele possui, suas especialidades e experiências.

Hoje em dia, qualquer pessoa tem a possibilidade de mudar seu estilo de vida e viver melhor e com mais saúde, pois os serviços destinados ao bem-estar estão cada vez mais acessíveis. Entre hoje mesmo no portal Superprof e encontre um treinador esportivo sob medida.

Compare os serviços e preços

No Superprof há treinadores físicos para todos os gostos e necessidades: ganho de massa, perda de peso ou ainda, coachs especializados em atendimento de pessoas com necessidades especiais, como idosos, gestantes ou deficientes físicos.

O serviço personalizado oferecido pelo treinador esportivo deve se adaptar ao seu perfil e aos objetivos que você pretende alcançar. Uma vez que estes critérios estão bem definidos, vocês estabelecerão juntos o tipo de acompanhamento e quais serviços serão assegurados, assim como o preço das prestações.

Por isso é importante ter um projeto em mente, saber quais são suas principais necessidades naquele momento e o que você espera do professor, pois desta forma você conseguirá pesquisar os perfis que realmente são interessantes para o seu projeto e comparar as diferenças de preço.

Selecione o seu coach esportivo

Uma vez que você fez a sua pesquisa e comparou os preços, o próximo passo é selecionar o treinador esportivo ideal. Nós aconselhamos que você selecione mais de 1 perfil, para maximizar suas chances de encontrar um coach o mais rápido possível. Além de conectá-lo com os melhores professores de esportes do Brasil, o Superprof oferece um processo de inscrição muito simples e lhe permite achar o profissional ideal em poucas horas.

Gostamos de enfatizar que a qualidade das prestações é muito importante para nós. Por esta razão somos muito rigorosos com os anúncios que selecionamos para serem publicados em nossa plataforma.

Se você ainda está reticente e tem medo que o personal trainer escolhido não lhe agrade, não entre em pânico! A grande maioria dos profissionais cadastrados na plataforma oferecem uma primeira aula gratuita, o que permite ao aluno avaliar as competências e a metodologia do coach.

Pratique exercícios!

Existem técnicas que não exigem uma movimentação intensa e que, mesmo assim, podem ser comparadas a um programa de musculação e fitness. Elas são chamadas de exercícios isométricos. Parece que durante uma sessão com um instrutor de musculação ou durante uma aula com personal trainer, colocar em prática a isometria seria uma ótima maneira de progredir e ganhar músculos. De fato, essa técnica possibilita o desenvolvimento de uma tensão muscular 10% maior que uma contração concêntrica convencional. Interessante, não é mesmo?

Abaixo te contamos (quase) tudo sobre a isometria no mundo dos exercícios físicos.

Exercícios isométricos, o que é isso?

Exercícios isométricos são, na verdade, uma forma de praticar exercícios físicos, especialmente quando ligados à definição e tonificação dos músculos.

Isometria é, portanto, uma prática da disciplina em uma postura estática, ou seja, sem movimentação.

A ginástica isométrica é, assim, uma forma de contração muscular que irá desenvolver, ao contrair, nossos músculos:

  • Abdominais,
  • Glúteos,
  • Dorsais,
  • Peitorais,
  • Etc.,

Tudo isso de uma maneira que transformará seu abdômen em um tanquinho e esculpirá seu corpo intensamente.

Prancha, a rainha da isometria

Com os cotovelos apoiados no chão, pés “fincados” no solo, o objetivo é tentar segurar a mesma posição o maior tempo possível, ou fazer várias séries com um tempo reduzido, dependendo do seu nível. O principal objetivo aqui é tonificar os músculos abdominais profundos, assim como afiná-los.

Agachamento isométrico, um exercício temido por muitos

O princípio é simples: nos encostamos contra uma parede, nos abaixamos até as coxas estarem paralelas ao chão e seguramos essa posição durante alguns segundos, sempre contraindo as coxas e os glúteos (caso contrário, não é possível ficar agachado).

Após várias repetições, este é um exercício isométrico muito eficaz, embora percebamos que alguns dos nossos músculos não tenham sido submetidos a esforços por um tempo considerável.

Palma contra palma, isometria para os peitorais

Os peitorais também têm direito a seus exercícios isométricos, é claro. A ideia aqui é apertar as duas mãos juntas, com palmas apertadas umas contra as outras. É preciso, então, trazê-las próximas ao peito, pressionando-as o mais forte possível, até que não seja mais capaz de fazê-lo. Mantenha essa posição, relaxe e inicie o exercício novamente.

Ela trabalha várias partes do corpo, como o abdômen.
A ponte (prancha) é o exercício de isometria preferido das aulas de personal trainer!

Flexão isométrica, quase como a flexão tradicional

A execução de uma flexão isométrica é exatamente igual à de uma flexão regular. A única diferença é que o movimento é interrompido justamente na metade do exercício. Um pouco como se alguém falasse “estátua!” na hora que você chegasse bem no meio do caminho ao ir de encontro ao chão.

Ao dobrar os cotovelos, é importante ficar parado, estático nessa posição o maior tempo possível. O ideal é começar com o objetivo de chegar a 30 segundos segurando a pose. As costas devem permanecer em linha reta em relação aos quadris e às pernas. Isso sem contar que o tronco e o rosto devem ficar o mais próximo possível do chão.

Fortalecimento do pescoço, um exercício isométrico simples

Sentado ou em pé, cruze entrelace os dedos das mãos atrás da cabeça. Em seguida, empurre a cabeça para trás contra as mão, usando os músculos do pescoço. Para sentir o movimento funcionando, é preciso propor uma certa resistência com as mãos. Ao sentir a contração, relaxe e comece de novo. Repita o exercício várias vezes.

Como avaliar sua flexibilidade?

A flexibilidade do nosso corpo contribui – e muito – na hora de realizarmos qualquer tipo de atividade física, dentro ou fora da academia.

Você sabe o quanto seu corpo é flexível? Superprof te ajuda a testar a sua flexibilidade!

Flexibilidade: para que serve?

Não trabalhar no desenvolvimento e melhoramento da sua flexibilidade regularmente implica em um encurtamento dos músculos (não tenha medo!). Esse encurtamento é o responsável pela famosa sensação de rigidez que reduz a amplitude de nossos movimentos. Não é a toa que algumas pessoas conseguem fazer uma abertura total, por exemplo, e outras têm dificuldades em apanhar um lápis que caiu no chão sem sentir dor ou não conseguem se levantar da cadeira sem dor nos quadris depois de muito tempo sentado.

Como integrar a flexibilidade às aulas com personal trainer?

Bem além de uma prancha (ou ponte) básica, um abdominal ou agachamento básicos, a flexibilidade é o pilar, o pivô de qualquer atividade física eficaz e diária. É ela que permite que um instrutor de musculação nos faça ir mais longe, nos fazendo ganhar em glúteos através da dificuldade dos exercícios. Um verdadeiro preparador físico e personal trainer usa os elementos dados a ele para tonificar o corpo do aluno.

Exercícios de flexibilidade para fazer nas aulas de personal

Testando músculos adutores

Você pode, por exemplo, deitar-se de costas, as nádegas contra a parede, as pernas para cima e tentar afastá-las uma da outra. Nós trabalhamos aqui os adutores (músculos do interior das coxas). Pouco a pouco, suas coxas vão se afastar mais e mais. Não é tão complicado assim trabalhar a flexibilidade, não é mesmo!

Testando músculos isquiotibiais

Outro exercício prático permite que você trabalhe com flexibilidade sem aparelhos e sem muito esforço. Em pé, cruze uma perna na frente da outra. Em seguida, tente tocar seus pés. Dessa forma, conseguimos trabalhar os músculos isquiotibiais de forma suave, eficaz e sem qualquer sensação de dor (se não forçarmos muito a descida, é claro!).

Teste de flexibilidade: como fazer corretamente

Um teste de flexibilidade (que é, portanto, muitas vezes parecido com um alongamento) não deve ser doloroso. Na verdade, a idéia principal não é a de se alongar até ficarmos doloridos, mas sim auxiliar no desenvolvimento progressivo dos músculos, com ou sem utilização de equipamento.

É melhor realizar um pequeno teste de flexibilidade a cada dia do que praticá-lo uma vez por semana durante muito tempo. Trata-se de fazer com que nosso corpo e membros usem flexão para entender que um movimento não é mais tão difícil de ser executado.

Você sabe testar a sua flexibilidade?
A flexibilidade está presente em todos os exercícios físicos que fazemos nas aulas de personal.

Teste de Schober para medir sua flexibilidade

Este teste mede a distância entre os dedos e o solo e permite visualizar a mobilidade da coluna lombar. Ele pode ser feito de maneira simples, em casa, no trabalho ou até no ponto de ônibus, sem precisar de nenhum tipo de equipamento específico!

Então, como medir a flexibilidade através deste teste?

É simples: aproximando os dedos o mais próximo possível do chão! Essa aproximação é a equivalência de um encurtamento da distância entre os dedos e o chão.

Agora você conhece todas as nossas dicas de perda de peso para fortalecer seu abdominal e pratica esportes e, portanto, conseguir perder a gordura da barriga. O Superprof também pode colocar você em contato com um coach esportivo adaptado ao seu nível, que o ajudará a progredir no programa de barriga chapada a longo prazo e no fortalecimento muscular!

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Fernanda

Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.