Muitos são complexados pela gordura da barriga ou pelo abdômen volumoso que não deixa aquela calça fechar. Infelizmente, é muito mais fácil ganhar gordura do que perder: hábitos alimentares e falta de exercício físico podem facilmente levar ao ganho ou excesso de peso, em especial na região do abdômen.

Para ter uma barriga lisa, alguns se forçam a fazer uma dieta baixa em calorias para perder gordura consumindo muito pouca comida. No entanto, essas dietas milagrosas nunca realmente funcionam: a verdadeira solução é praticar uma atividade esportiva, além de adotar uma dieta saudável.

O Superprof traz aqui todas as dicas para você ter uma barriga lisa rapidamente graças a alguns exercícios esportivos específicos. Você já pode dizer adeus aos seus pneuzinhos e olá aos seus abdominais porque com certeza vai ter aquela barriga chapada e firme dos seus sonhos!

Escolha seu objetivo e encontre uma motivação

Como emagrecer?
Quais exercícios esportivos você pode fazer para perder peso? Nem todos têm facilidade para chegar ao peso ideal. Então você tem que praticar esportes para perder a barriga! (fonte: Glénat)

Livrar-se da sua gordura abdominal e os clássicos pneuzinhos nunca é fácil e os bons hábitos não adquiridos da noite para o dia. Para iniciar seu treino de perder a barriga, você precisa de uma boa motivação e um objetivo específico: se você pretende alcançar um peso ideal ou se deseja entrar naquela calça tamanho P, tudo é motivo para se animar!

Em geral, a gordura acumulada no abdômen nos impede de vestir o que queremos ou expor nossa parte superior do corpo na praia, por exemplo. Da mesma forma, muitos são complexados por ter um abdômen mais volumoso do que os demais. Assim, ter uma barriga grande pode levar a complexos profundos que podem arruinar sua vida.

Se sua motivação não é tão complexa, você está no caminho certo. No entanto, é necessário estabelecer metas de perda de gordura para fazer um treino claro e preciso. Muitas vezes somos desencorajados rapidamente depois de algumas sessões sem encontrar bons resultados, mas a perseverança sempre vale a pena.

Da mesma forma, para aqueles que não têm motivação de começar a fazer esportes ou acham que é inútil, lembrem-se desta frase:

"Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos, é porque não ousamos que elas são difíceis" - Seneca

Se você quer ter abdominais ou quadris bem torneados, não tem escolha a não ser praticar algum esporte: comece agora mesmo com um treino para queimar gordura. Você também precisa comer de maneira saudável, mas isso você já deve saber, certo?!

É importante anotar os motivos pelos quais deseja perder barriga, de forma a manter o foco no objetivo final, fazer registros do seu progresso e ter uma balança para se pesar 1 vez por semana, porque assim é possível ter uma noção real da evolução e dos benefícios dos exercícios e da dieta.

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Tonificar os músculos abdominais para chapar a barriga

Como emagrecer?
Quais exercícios são recomendados para perder gordura da barriga? Terá que sofrer um pouco antes de ter a barriga dos seus sonhos!

Para perder a barriga de maneira eficaz fazendo esporte, você vai ter de exercitar seu ventre com importantes exercícios abdominais para tornar seu abdômen tônico. Estes exercícios são perfeitos para uma barriga lisa e vão aumentar sua massa muscular o suficiente.

Acima de tudo, aconselhamos a praticar exercícios de respiração abdominal. Para fazer isso, deite-se e dobre as pernas, depois respire fundo. Depois expire poderosamente contraindo os abdominais. Este exercício é relaxante, contribui para seu condicionamento e fortalece a barriga.

Aqui está uma lista de exercícios que você pode praticar para tonificar sua barriga de maneira eficaz:

  • Crunchs normais e invertidas,
  • Moutain Climbers,
  • Stomach Vacuum deitado,
  • Abdominal supra (sit-up) com as pernas elevadas
  • Abominais oblíquos,
  • Prancha
  • Exercícios com bola (material),
  • Crunch ponderada,
  • Hollow Rock (abdominal canoa)

Os músculos mais importantes para fortalecer são os abdominais transversais: são os abdominais mais profundos. Ao treiná-los, seu corpo contém mais facilmente suas vísceras. Assim, você não terá uma barriga inchada, o que acontece devido à pressão interna e à expansão do volume abdominal.

Para fortalecer os músculos e eliminar a gordura abdominal, você pode praticar exercícios como abdominais, acessíveis a todos, mas que devem ser feitos da maneira correta para não ocasionar lesões. Lembre-se de que são os músculos abdominais que devem levar o corpo para a frente e não o impulso ou a força das pernas ou do pescoço.

A prancha é um exercício muito útil que trabalha a resistência dos músculos abdominais e contribui ativamente na queima de gordura. É muito eficaz, assim como os moutain climbers que precisam ser feitos no ritmo adequado para não lesionar os músculos.

Não se esqueça de variar os exercícios para tornar seu treinamento de barriga mais divertido e completo. Desde o início, cuidado com os exageros: o objetivo é perder a barriga a longo prazo, não é uma competição. Por fim, mantenha uma garrafa de água à mão, porque é certo que você vai suar!

Pratique um esporte e queime calorias para emagrecer

Como emagrecer?
Qual é a solução esportiva de perder gordura da barriga? "Barriga cheia soa bem, barriga oca soa melhor": você certamente se sentirá melhor com você mesmo se tiver uma barriga lisa!

Para realizar os melhores exercícios para perda de barriga, é necessário escolher um esporte que seja ideal para perda calórica. Qualquer que seja a sua escolha, o esporte pode estimular o metabolismo. A atividade física mais recomendada para perder a barriga é pular corda, que permite perdas importantes de energia e um afinamento da silhueta.

Aqui está a lista de outros queimadores de gordura esportivos que são interessantes para praticar e perder a barriga:

  • Remo ou remo,
  • A bicicleta / bicicleta elíptica,
  • Futebol
  • Natação (e qualquer outro esporte aquático),
  • Corrida ou esteira,
  • Boxe,
  • Squash,
  • Zumba,
  • Rugby.

Se você não se sentir confortável com um desses esportes: não entre em pânico! Qualquer esporte é bom para o seu corpo e pode fazer você perder calorias e, portanto, reduzir a gordura da barriga. O importante é suar, dar o máximo de si e sentir um consequente gasto de energia. O esporte também pode reduzir o estresse, o que é bom para sua saúde mental.

Você também pode praticar esportes que podem contribuir para o seu sistema cardiovascular: em geral são esportes que causam um alto gasto calórico. Esses esportes são, por exemplo, ciclismo, caminhada esportiva, boxe, corrida, natação e dança intensa (não valsa).

Você tem todas as cartas nas mãos para começar a perder gordura da barriga e dizer adeus às suas curvas indesejadas!

Exemplos de exercícios e dicas para perder gordura da barriga

Como emagrecer?
Quais são os exercícios que você precisa praticar para ter a barriga chapadinha?
Obviamente, um certo estilo de vida é recomendado para se livrar da barriga ... (fonte: Comedy Central)

Você encontra treinos completos em todos os lugares. Em geral, para perder a barriga, os exercícios não mudam muito. Você pode praticá-los de maneira clássica ou como parte de um programa como CrossFit ou Circuit Training: a escolha é sua. É importante praticar cada exercício com repetições.

Aqui está uma lista de exercícios que você pode fazer para perder gordura da barriga:

  • Moutain Climbers,
  • Crunchs,
  • Squats,
  • Prencha
  • pedalada
  • Postura do barco,
  • Crunch invertido.

Ao praticar seu treino, não subestime a importância de exercícios que trabalhem as outras partes do corpo além da barriga, como musculação ou corrida. É necessário reforçar a totalidade do corpo para que o corpo inteiro comece a perder gordura. Além disso, isso vai fazer você suar e perder calorias!

É claro, o esporte não é uma cura milagrosa se o estilo de vida não for levado em consideração. Não é necessário seguir uma dieta radical de emagrecimento ou ter uma perda calórica importante para perder peso de maneira eficaz: basta comer alimentos ricos em fibras, proteínas e baixo teor de gordura.

Na prática: coma frutas e legumes, beba muita água, reduza os doces, complete sua dieta com chá verde, café ou qualquer outro diurético e, se possível, pratos apimentados. Uma boa nutrição é a base quando se trata de perder peso enquanto se mantém saudável.

Além disso, verifique se o seu sistema digestivo funciona bem: a digestão é um aspecto muito importante da perda calórica e o trânsito intestinal não deve ser deixado de lado. No entanto, ao comer alimentos ricos em fibras, é improvável que seu trânsito seja prejudicado!

Você pode completar seu treino de barriga chapada com acessórios, se desejar, como um cinto modeladora ou uma cinta abdominal de emagrecimento, mas, concretamente, seus efeitos não são muito visíveis: esportes e comida são suas prioridades, se você quiser ter uma barriga plana.

Exercicios com personal trainer

Para ter uma barriga chapada, uma alternativa é também contratar um personal trainer ou um coach esportivo personalizado. Mas onde encontrar o melhor perfil de profissional?

Defina seus objetivos

No SuperProf, nós oferecemos a oportunidade de escolher um treinador esportivo que atenda perfeitamente às suas necessidades e expectativas. Cada aluno tem um objetivo diferente: secar a barriga, mas também perder peso, melhorar o condicionamento física, treinar para uma competição, definição muscular, entre outros.

Na nossa plataforma é possível encontrar o professor que atenda suas necessidades, sejam elas quais forem, pois a oferta de treinadores esportivos é muito variada. Além disso, asseguramos um serviço de qualidade, pois apenas anúncios de profissionais qualificados são publicados na nossa plataforma.

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Tenha objetivos definidos e trace metas com a ajuda do professor de esportes.

Todos os treinadores esportivos inscritos no SuperProf apresentam um perfil detalhado, contendo uma descrição completa dos diplomas que ele possui, suas especialidades e experiências.

Hoje em dia, qualquer pessoa tem a possibilidade de mudar seu estilo de vida e viver melhor e com mais saúde, pois os serviços destinados ao bem-estar estão cada vez mais acessíveis. Entre hoje mesmo no portal Superprof e encontre um treinador esportivo sob medida.

Compare os serviços e preços

No Superprof há treinadores físicos para todos os gostos e necessidades: ganho de massa, perda de peso ou ainda, coachs especializados em atendimento de pessoas com necessidades especiais, como idosos, gestantes ou deficientes físicos.

O serviço personalizado oferecido pelo treinador esportivo deve se adaptar ao seu perfil e aos objetivos que você pretende alcançar. Uma vez que estes critérios estão bem definidos, vocês estabelecerão juntos o tipo de acompanhamento e quais serviços serão assegurados, assim como o preço das prestações.

Por isso é importante ter um projeto em mente, saber quais são suas principais necessidades naquele momento e o que você espera do professor, pois desta forma você conseguirá pesquisar os perfis que realmente são interessantes para o seu projeto e comparar as diferenças de preço.

Selecione o seu coach esportivo

Uma vez que você fez a sua pesquisa e comparou os preços, o próximo passo é selecionar o treinador esportivo ideal. Nós aconselhamos que você selecione mais de 1 perfil, para maximizar suas chances de encontrar um coach o mais rápido possível. Além de conectá-lo com os melhores professores de esportes do Brasil, o Superprof oferece um processo de inscrição muito simples e lhe permite achar o profissional ideal em poucas horas.

Gostamos de enfatizar que a qualidade das prestações é muito importante para nós. Por esta razão somos muito rigorosos com os anúncios que selecionamos para serem publicados em nossa plataforma.

Se você ainda está reticente e tem medo que o personal trainer escolhido não lhe agrade, não entre em pânico! A grande maioria dos profissionais cadastrados na plataforma oferecem uma primeira aula gratuita, o que permite ao aluno avaliar as competências e a metodologia do coach.

Pratique exercícios!

Existem técnicas que não exigem uma movimentação intensa e que, mesmo assim, podem ser comparadas a um programa de musculação e fitness. Elas são chamadas de exercícios isométricos. Parece que durante uma sessão com um instrutor de musculação ou durante uma aula com personal trainer, colocar em prática a isometria seria uma ótima maneira de progredir e ganhar músculos. De fato, essa técnica possibilita o desenvolvimento de uma tensão muscular 10% maior que uma contração concêntrica convencional. Interessante, não é mesmo?

Abaixo te contamos (quase) tudo sobre a isometria no mundo dos exercícios físicos.

Exercícios isométricos, o que é isso?

Exercícios isométricos são, na verdade, uma forma de praticar exercícios físicos, especialmente quando ligados à definição e tonificação dos músculos.

Isometria é, portanto, uma prática da disciplina em uma postura estática, ou seja, sem movimentação.

A ginástica isométrica é, assim, uma forma de contração muscular que irá desenvolver, ao contrair, nossos músculos:

  • Abdominais,
  • Glúteos,
  • Dorsais,
  • Peitorais,
  • Etc.,

Tudo isso de uma maneira que transformará seu abdômen em um tanquinho e esculpirá seu corpo intensamente.

Prancha, a rainha da isometria

Com os cotovelos apoiados no chão, pés “fincados” no solo, o objetivo é tentar segurar a mesma posição o maior tempo possível, ou fazer várias séries com um tempo reduzido, dependendo do seu nível. O principal objetivo aqui é tonificar os músculos abdominais profundos, assim como afiná-los.

Agachamento isométrico, um exercício temido por muitos

O princípio é simples: nos encostamos contra uma parede, nos abaixamos até as coxas estarem paralelas ao chão e seguramos essa posição durante alguns segundos, sempre contraindo as coxas e os glúteos (caso contrário, não é possível ficar agachado).

Após várias repetições, este é um exercício isométrico muito eficaz, embora percebamos que alguns dos nossos músculos não tenham sido submetidos a esforços por um tempo considerável.

Palma contra palma, isometria para os peitorais

Os peitorais também têm direito a seus exercícios isométricos, é claro. A ideia aqui é apertar as duas mãos juntas, com palmas apertadas umas contra as outras. É preciso, então, trazê-las próximas ao peito, pressionando-as o mais forte possível, até que não seja mais capaz de fazê-lo. Mantenha essa posição, relaxe e inicie o exercício novamente.

Ela trabalha várias partes do corpo, como o abdômen.
A ponte (prancha) é o exercício de isometria preferido das aulas de personal trainer!

Flexão isométrica, quase como a flexão tradicional

A execução de uma flexão isométrica é exatamente igual à de uma flexão regular. A única diferença é que o movimento é interrompido justamente na metade do exercício. Um pouco como se alguém falasse “estátua!” na hora que você chegasse bem no meio do caminho ao ir de encontro ao chão.

Ao dobrar os cotovelos, é importante ficar parado, estático nessa posição o maior tempo possível. O ideal é começar com o objetivo de chegar a 30 segundos segurando a pose. As costas devem permanecer em linha reta em relação aos quadris e às pernas. Isso sem contar que o tronco e o rosto devem ficar o mais próximo possível do chão.

Fortalecimento do pescoço, um exercício isométrico simples

Sentado ou em pé, cruze entrelace os dedos das mãos atrás da cabeça. Em seguida, empurre a cabeça para trás contra as mão, usando os músculos do pescoço. Para sentir o movimento funcionando, é preciso propor uma certa resistência com as mãos. Ao sentir a contração, relaxe e comece de novo. Repita o exercício várias vezes.

Como avaliar sua flexibilidade?

A flexibilidade do nosso corpo contribui – e muito – na hora de realizarmos qualquer tipo de atividade física, dentro ou fora da academia.

Você sabe o quanto seu corpo é flexível? Superprof te ajuda a testar a sua flexibilidade!

Flexibilidade: para que serve?

Não trabalhar no desenvolvimento e melhoramento da sua flexibilidade regularmente implica em um encurtamento dos músculos (não tenha medo!). Esse encurtamento é o responsável pela famosa sensação de rigidez que reduz a amplitude de nossos movimentos. Não é a toa que algumas pessoas conseguem fazer uma abertura total, por exemplo, e outras têm dificuldades em apanhar um lápis que caiu no chão sem sentir dor ou não conseguem se levantar da cadeira sem dor nos quadris depois de muito tempo sentado.

Como integrar a flexibilidade às aulas com personal trainer?

Bem além de uma prancha (ou ponte) básica, um abdominal ou agachamento básicos, a flexibilidade é o pilar, o pivô de qualquer atividade física eficaz e diária. É ela que permite que um instrutor de musculação nos faça ir mais longe, nos fazendo ganhar em glúteos através da dificuldade dos exercícios. Um verdadeiro preparador físico e personal trainer usa os elementos dados a ele para tonificar o corpo do aluno.

Exercícios de flexibilidade para fazer nas aulas de personal

Testando músculos adutores

Você pode, por exemplo, deitar-se de costas, as nádegas contra a parede, as pernas para cima e tentar afastá-las uma da outra. Nós trabalhamos aqui os adutores (músculos do interior das coxas). Pouco a pouco, suas coxas vão se afastar mais e mais. Não é tão complicado assim trabalhar a flexibilidade, não é mesmo!

Testando músculos isquiotibiais

Outro exercício prático permite que você trabalhe com flexibilidade sem aparelhos e sem muito esforço. Em pé, cruze uma perna na frente da outra. Em seguida, tente tocar seus pés. Dessa forma, conseguimos trabalhar os músculos isquiotibiais de forma suave, eficaz e sem qualquer sensação de dor (se não forçarmos muito a descida, é claro!).

Teste de flexibilidade: como fazer corretamente

Um teste de flexibilidade (que é, portanto, muitas vezes parecido com um alongamento) não deve ser doloroso. Na verdade, a idéia principal não é a de se alongar até ficarmos doloridos, mas sim auxiliar no desenvolvimento progressivo dos músculos, com ou sem utilização de equipamento.

É melhor realizar um pequeno teste de flexibilidade a cada dia do que praticá-lo uma vez por semana durante muito tempo. Trata-se de fazer com que nosso corpo e membros usem flexão para entender que um movimento não é mais tão difícil de ser executado.

Você sabe testar a sua flexibilidade?
A flexibilidade está presente em todos os exercícios físicos que fazemos nas aulas de personal.

Teste de Schober para medir sua flexibilidade

Este teste mede a distância entre os dedos e o solo e permite visualizar a mobilidade da coluna lombar. Ele pode ser feito de maneira simples, em casa, no trabalho ou até no ponto de ônibus, sem precisar de nenhum tipo de equipamento específico!

Então, como medir a flexibilidade através deste teste?

É simples: aproximando os dedos o mais próximo possível do chão! Essa aproximação é a equivalência de um encurtamento da distância entre os dedos e o chão.

Agora você conhece todas as nossas dicas de perda de peso para fortalecer seu abdominal e pratica esportes e, portanto, conseguir perder a gordura da barriga. O Superprof também pode colocar você em contato com um coach esportivo adaptado ao seu nível, que o ajudará a progredir no programa de barriga chapada a longo prazo e no fortalecimento muscular!

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Fernanda

Apaixonada por educação, música e cinema, é especialista nos encontros e desencontros das línguas.