"A idade não importa, a menos que você seja um queijo ou uma garrafa de vinho."
Billie Burke

A idade não importa, mas ainda assim deve ser levada em consideração se você deseja retomar atividades físicas ou praticar esportes depois dos 50. Sua condição física não é a mesma dos 30 anos quando já se tem 60. Sendo assim, é preciso levar em consideração as particularidades físicas se elas se apresentarem (osteoartrite, diabetes, excesso de peso, etc.).

Não é novidade para a maioria da população que praticar esportes e atividades físicas traz muitas vantagens para os idosos, desde que sejam adaptados à idade e às condições de cada um.

E por que não ter um coach esportivo  como treinador pessoal te acompanhando exclusivamente para evitar de correr riscos e ainda ter um treino personalizado?

Se você gostou da ideia, confira então nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre a prática de exercícios físicos com um personal trainer quando a melhor idade chegar!

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Personal trainer para terceira idade: aulas passo a passo

"A felicidade remove a velhice."
Franz Kafka

Para te ajudar a optar por quais atividades fazer junto do seu treinador pessoal, começamos explicando como ocorre uma sessão de ginástica clássica para idosos.

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Seu personal treinner pode dar aulas de hidroginástica!

1ª etapa: aquecimento com seu personal

Aquecer seu corpo é essencial, especialmente se você deseja realizar um esforço físico moderado, como em exercícios de cardio-treinamento ou fortalecimento muscular para tonificar seu abdômen, braços, coxas ou costas.

2ª etapa: exercícios com personal para maiores de 50 anos

Dependendo de suas habilidades físicas, você pode praticar um esporte diferente das aulas suaves de ginástica. No entanto, considere o aquecimento se você estiver praticando um esporte de resistência (natação, aeróbica, treinamento de boxe), musculação ou flexibilidade (aulas de dança, aulas de ioga, aulas de tai chi...).

Recomendamos que você trabalhe a parte aeróbica (cardio), os músculos centrais, a flexibilidade e o equilíbrio. Você pode então fazer 4 sessões por semana e trabalhar algo diferente a cada aula com seu professor particular de ginástica em casa.

3ª etapa do personal training para terceira idade: descanso e alongamento

Depois de uma sessão de ginástica e, especialmente, de exercícios cardiovasculares ou de fortalecimento muscular, reserve um tempo para alongar-se. 5 a 10 minutos são suficientes para evitar a rigidez e as dores que possam surgir no início.

Última dica: nunca se exercite se sentir dor aguda. É normal sentir seus músculos trabalhando, eles podem estar puxando. No entanto, não é normal sentir dor durante o exercício.Caso isso aconteça, sinalize o problema ao seu professor particular, ou então pare imediatamente e consulte o seu médico.

Dicas para treinos com personal trainer na terceira idade

"A juventude é a hora de estudar a sabedoria, a velhice é a hora de praticá-la."
Jean-Jacques Rousseau

Agora chegou a hora de darmos algumas dicas para você montar junto do seu personal uma aula de exercícios sem riscos para você que já passou dos 50 anos!

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Já conferiu nossas dicas para tirar o melhor proveito possível do um personal trainer em casa durante a melhor idade?

Aula de personal training para idosos: aqueça bem o corpo

Independentemente da atividade física escolhida, será necessário fazer um aquecimento completo do corpo antes de começar, a fim de evitar o risco de lesões e contraturas (quando um pequeno grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária, mas sem provocar lesões).

Se você está prestes a contratar um personal trainer em casa para te acompanhar em atividades suaves como ioga, pilates, tai chi ou musculação suave, então que tal começar fazendo um alongamento antes mesmo dele chegar? Assim você já estará pronto para se lançar no seu treino com seu coach esportivo desde o momento que ele tocar a campainha!

Atividade física após os 50: faça gradualmente com seu coach esportivo!

O retorno à forma deve ser gradual para ser eficaz, tonificar os músculos profundos, tornar o corpo mais flexível e recuperar alguma mobilidade articular que tenha se perdido com os anos.

O melhor é fazer tanto o fortalecimento muscular para fortalecer o pescoço, os ombros, as costas, os abdominais, o quadril ou até os joelhos, quanto o treinamento cardiovascular, de flexibilidade articular e os exercícios de equilíbrio para a prevenção de quedas.

Separe um tempo de descanso após uma sessão com um personal

A retomada da atividade física pode ser traumática para o corpo se você não a praticar gradualmente. E quando falamos de gradual, também falamos de dar tempo para o corpo para descansar, mesmo após esforços leves.

Você pode sentir fadiga física e algumas dores após o retorno ao treino. Isso é completamente normal, mas você precisa ouvir o seu corpo. Ele precisa descansar e recuperar suas forças. Quanto mais velhos, mais demoramos para nos recuperar.

Porém, fique tranquilo, pois seu corpo se acostumará à retomada do esforço e você poderá aumentar gradativamente o número de sessões semanais.

Treino com personal trainer: por que os idosos precisam se exercitar?

"Quarenta anos é a velhice da juventude. Mas cinquenta anos é a juventude da velhice."
Victor Hugo

Mesmo depois de ler nossas dicas acima você ainda não está convencido a começar ou retomar a prática de exercícios físicos com um personal treinner por caisa da sua idade?

Material para trabalhar com u personal
São muitos os benefícios para a saúde de ter um personal trainer acompanhando seus treinos!

Então preparamos uma lista com sete benefícios que a prática de atividades físicas traz para os idosos:

  1. Exercícios com personal para idosos se manterem jovens
  2. Praticar ginástica com coach esportivo depois dos 50 anos permite viver mais
  3. Treinador pessoal para terceira idade reduz o risco de doenças
  4. Treinar com um personal contribui para reduzir o declínio cognitivo
  5. A prática de esportes contribui para a manutenção da saúde mental na melhor idade
  6. Para mulheres: os músculos se desenvolvem mais rápido após os 50 anos
  7. O esporte permite manter uma vida social ativa durante a velhice

Personal training acima dos 50: cuidados a serem tomados

Mesmo que os riscos sejam limitados, praticar esportes aos 50 anos não é exatamente o mesmo que aos 25 ou 30 anos. Não hesite em discutir o assunto com o seu médico, pois ele poderá te aconselhar sobre os melhores exercícios a serem feitos de acordo com o seu estado de saúde e a sua forma física.

Isso é especialmente verdadeiro se você sofre de uma patologia como obesidade, câncer ou osteoartrite. Algumas atividades serão menos recomendadas do que outras (esportes de impacto a evitar, por exemplo).

Em geral, nunca é tarde para começar ou retomar aulas de ginásticas, sessões com um personal treiner ou qualquer outro tipo de atividade física. Mesmo que seus músculos se desenvolvam mais durante a infância e a adolescência, eles podem ser usados novamente após os 50 anos. E mesmo que suas capacidades musculares diminuam 30% a cada dez anos, elas são recuperáveis ​​em seis semanas de exercícios, de acordo com estudos médicos.

Obviamente, é necessário ir gradativamente para evitar lesões e contraturas. Lembre-se também de fazer um bom aquecimento antes de começar, pois o corpo tende a ficar mais rígido depois dos 50 anos.

Idosos com personal trainer: melhores exercícios

"Você não pode deixar de envelhecer, mas você pode manter-se de ficar velho."
Henri Matisse

Verdade seja dita: após uma determinada idade, é muito mais seguro fazer ginástica com o acompanhamento personalizado de um personal e por isso recomendamos fortemente a contratação de um coach esportivo para ser seu treinador pessoal, seja para se exercitar em casa ou na academia. E os melhores estão à procura de novos alunos na plataforma Superprof!

E que tal algumas dicas para escolher a melhor atividade física para o seu perfil na melhor idade.

Idoso fazendo alongamento
Depois dos 50 é ainda mais importante se alongar antes e depois das aulas com um personal trainner

Escolhendo um esporte acima dos 50: melhores dicas para começar com um personal

É aconselhável praticar atividade física todos os dias (pelo menos trinta minutos diários, como uma caminhada leve). Você também pode começar se locomovendo o máximo possível a pé ou de bicicleta, se não se sentir confortável com a prática de um esporte com um personal treiner. Você pode então se exercitar três vezes por semana por cerca de 45 minutos.

O segredo é ir aos poucos, principalmente se você nunca praticou exercícios antes.

Por fim, recomendamos que você escolha um esporte onde estará com outras pessoas para manter a motivação. Que tal juntar alguns amigos para fazer as sessões de personal training em casa com você? Ótima oportunidade para melhorar a saúde e a vida social!

Escolher uma atividade de acordo com sua preparação junto ao treinador pessoal

Se você é um iniciante, é melhor evitar algumas atividades, tais como:

  • Esportes de combate - Eles requerem equilíbrio, velocidade, força e geralmente são muito intensos. Claro, isso não se aplica se você pratica caratê desde os 15 anos. No entanto, ouça seu corpo e peça ao seu médico para te acompanhar para não correr o risco de lesões.
  • Esportes sujeitos a quedas, como esqui - Você não se recupera tão bem de uma perna ou pulso quebrado aos 65 quanto como quando aos 35.
  • Esportes que requerem a aprendizagem de movimentos técnicos complexos - Aprender é mais complicado depois de uma certa idade. Se para o piano não é grande coisa demorar mais tempo, para o esporte, pode haver riscos de lesões se você não dominar bem os gestos técnicos.

Atividades com coach esportivo de acordo com objetivos e necessidades

Aqui estão algumas atividades recomendados para trabalhar em seu cardio e perder peso:

  • Caminhada: possível em sua vida diária e não requer nenhum esforço especial
  • Caminhada na água: é uma caminhada enérgica na água que permite trabalhar tanto o cardio quanto o equilíbrio.
  • Ciclismo: prefira sempre o ciclismo à corrida, principalmente se você nunca praticou esporte antes. Este é um esporte sem impacto que evita choques e oferece menos risco para as articulações e as costas.
  • Natação: ainda menos arriscado do que o ciclismo como esporte, prefira nadar!
  • Hidroginástica ou aquabike: uma boa alternativa para correr ou andar de bicicleta para fazer exercícios aeróbicos. O fato de você praticar na água limita o risco de lesões, como tendinites.

Equilíbrio e flexibilidade são duas coisas importantes para os idosos evitarem quedas e lesões. Abaixo algumas delas que recomendamos:

  • Ginástica suave ou preparação física acompanhada por um personal trainner para se posicionar corretamente. Atenção a evitar pressão sobre os joelhos e articulações.
  • Yoga, evitando posturas a serem mantidas por muito tempo, o que pode ser traumático para as articulações.
  • Tai chi.
  • Pilates que trabalha os músculos em profundidade para uma construção muscular do core.

E então, pronto para contratar seu personal trainer na comunidade Superprof?

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.