Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Sua sessão de esporte: fazer ou não uso das máquinas de fitness?

De Joseane, publicado dia 13/03/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Um personal trainer deve fazer uso de aparelhos?

Você sabe perfeitamente como a coisa funciona nas academias… desfile de barrigas tanquinho, testosterona pra tudo o quanto é lado, respirações ofegantes, exibicionismos, um verdadeiro show.

Nem todo mundo gosta do ambiente das academias mas continuam frequentando por “falta de opção”.

Mas será mesmo que é obrigatório ir na academia para obter o corpo dos sonhos?

Não seria possível manter a forma sem fazer uso das máquinas de musculação?

Nós da equipe surperprof juntamente com os nossos professores/coach esportivos decidimos responder a essas questão, para saber se possível ganhar músculos e obter o tão sonhado corpo definido sem fazer uso de toda essa aparelhagem das academias!

Profissão coach esportivo

A palavra coach tem sido utilizada para designar uma pessoa/profissional de determinada área que, através de algumas técnicas especializadas, tem o objetivo de ajudar os seus clientes a atingir certos objetivos.

O coaching esportivo é um processo que promove mudanças e desenvolvimento pessoal e é baseado em ações estratégicas e inteligentes. Isso significa que aquele que decidir seguir a profissão de coach deverá saber como se sobressair pois o coaching esportivo não se trata somente de dar dicas de treino. Além, é claro, de  montar e acompanhar o treino dos seus alunos/clientes, o coach esportivo deverá se aplicar e criar estratégias que levem o seu cliente a alcançar os seus objetivos com mais rapidez e eficácia.

Não se limite a academia e contrate um coach a domicílio Alcance os seus objetivos com mais rapidez e segurança: contrate um coach esportivo

Normalmente o coach esportivo é um profissional da área de educação física. Porém, para se tornar coach é preciso ter uma especialização na área de coaching, além, é claro, de muito conhecimento prático e técnico da profissão. Isso significa que além do vasto conhecimento na área de esporte, o coaching esportivo deve se interessar e ter facilidade para compreender e lidar com certos traços do comportamento humano. Isso por que faz parte da profissão de coach fornecer as ferramentas necessárias para que cada coachee (os clientes) encontre a melhor forma de realizar seus objetivos!

E por falar em objetivos no esporte, você conhece os relógios inteligentes que prometem revolucionar a prática esportova?

Os consultores esportivos formulam opiniões, dão aconselhamentos, interferem nas decisões dos seus clientes e eles sabem que cada cliente é diferente e portanto cada acompanhamento será diferente e certamente vai exigir novos recursos e técnicas. O acompanhamento com coach esportivo não será jamais igual entre um aluno e outro;

Para se tornar coach esportivo, alguns passos sao fundamentais:

  • invista em formaçao
  • espelhe-se em profissionais que utilizem o coaching
  • conheca bem o esporte em que deseja atuar
  • busque experiências de vida
  • participe de eventos do mundo esportivo
  • confie em você e acredite no seu potencial como coach

O cocah esportivo ou personal trainer devem querer em primeiro lugar o bem estar do seu aluno;

Conheça um pouco mais da profissão e como se passa a preparação para seguir a profissão de coach!

Durante a sua formação o coach esportivo aprende a se virar sem as máquinas?

A resposta para essa pergunta é sim e não!

O personal trainer sabe adaptar os exercícios as preferências dos clientes A utilização de halteres e anilhas não é obrigatória durante um treino esportivo

O coach esportivo e o personal trainer aprendem durante a sua formação como executar os exercícios necessários para a extensão de cada músculo de forma a atingir os diferentes objetivos dos clientes. Certo, tudo vai depender do que se espera de cada exercício. O uso dos aparelhos esportivos como o maquinário de musculação tem o objetivo de aumentar a tensão para que o usuário obtenha mais resultados. No entanto, o maquinário não serve de nada se o exercício não for executado com precisão e correção, aliás, o usuário pode ter prejuízos de nível físico ao utilizar certos equipamentos de musculação e cardio sem prévio conhecimento.

Desse feito, verifica-se que a forma como o exercício é executado é muito mais importante do que a presença ou não de aparelhos.

Observemos o que diz o resultado do estudo feito pelo grupo do professor de educação física e doutor em Ciência da saúde, Paulo Gentil:

(…) contrair um músculo sem carga externa produz ativação muscular suficiente para induzir um crescimento similar ao treino com carga pesada. Ou seja, o segredo do sucesso do treino de musculação estaria em contrair o músculo ao máximo possível, independentemente do uso de halteres, anilhas ou aparelhos para a execução do movimento.

Ao que parece não é a quantidade do peso que torna o exercício mais ou menos eficiente e sim a maneira como o exercício é realizado. Nesse aspecto, podemos dizer que fazer atividade física acompanhada de um profissional como o coach esportivo e o personal trainer certamente vai garantir resultados mais eficientes e também mais segurança para o esportista.

Justamente, os profissionais do esporte obtém uma formação que leva em conta o bem estar dos clientes e a manutenção da sua saúde física. Um bom coach e um bom personal trainer saberá como adaptar os movimentos e criar outros sem necessariamente contar com os aparelhos e máquinas disponíveis na academia. O corpo do próprio cliente e poucos recursos externos como corda, halteres e pesos já são suficientes para obter resultados significativos no trabalho muscular.

Alguns acessórios como a pulseira inteligente ajudam a otimizar a prática da atividade esportiva.

Coaching esportivo a domicílio versus musculação na academia

Note que o coach esportivo a domicilio pode também ocorrer no parque, no jardim, em qualquer espaço exterior.  Aqui usamos o termo “a domicilio” somente para fazer oposição ao coaching esportivo ministrado dentro das salas de esportes e academias.

O personal trainer acompanha o aluno de perto na hora do treino Executar o movimento com precisão para ganhar massa muscular

Isso dito, falaremos dos pontos positivos de treinar fora do espaço da academia, interessante sobretudo para aqueles que não suportam, por alguma razão, o ambiente da academia, ou que simplesmente preferem praticar esporte com acompanhamento de um personal trainer ao ar livre.

Bem, primeiramente, salientamos que estar ao ar livre é por si só um fator de motivação. Praticar atividades físicas em um parque certamente já é um ganho. Além disso, para aqueles que não curtem o uso das máquinas de fitness comumente encontradas nas academias, a prática de esporte com personal trainer a domicilio é ideal.

O personal trainer a domicílio vai preparar atividades e técnicas específicas para que o aluno atinja o seu objetivo mesmo sem fazer o uso dos aparelhos esportivos!

Confira algumas atividades esportivas efetivas cujo uso de aparelhos é dispensável:

Atividades cardiovasculares e cardiorrespiratórias

  • correr,
  • nadar,
  • subir escadas,
  • andar de biscileta
  • pular corda
  • exercícios calistênicos (com o peso do próprio corpo).

Musculação

É possível “crescer”, ganhar músculos, sem necessariamente fazer o uso dos pesos, halteres e anilhas na academia. O ganho da massa muscular se faz através de uma alimentação saudável e balanceada, juntamente com a prática de exercícios que trabalhem a extensão do músculo, a saber:

  • natação
  • agachamento
  • saltos
  • flexão de braços
  • barra livre
  • remo e canoagem
  • andar de bicicleta

A lista é não exaustiva. Basicamente, todo exercício que exige esforço muscular quando feito repetitivamente trabalha a extensão do músculo, levando ao famoso efeito de “crescer”, ou seja, ganhar massa muscular.

Ser personal trainer é saber se adaptar aos recursos e aos clientes!

O trabalho do personal trainer consiste, entre outros, em motivar o aluno, fazendo-o acreditar que ele é capaz e que ele pode atingir os seus objetivos. Como em qualquer outro segmento, o aluno pode apresentar algumas resistências, medos ou até mesmo limitações físicas para realizar determinadas atividades. Uma vez mais, o coach esportivo ou o personal trainer devem fazer prova de sagacidade e conhecimento de campo para propor ao aluno atividades que estejam de acordo com as suas condições e objetivos.

Conte com a ajuda de um coach esportivo para ganhar em motivação Treine com um personal e saia na frente!

Alguns clientes vão a procura do personal tainer para ajudá-los a manter o ritmo e não desmotivar diante dos desafios do treino esportivo. E eles estão coberto de razão! Quando se tem acompanhamento, se tem uma razão a mais para manter o foco, pois sabemos que alguém mais além de nós mesmos está esperando por resultados!

O personal trainer costuma adaptar o seu treino de acordo com o perfil do aluno e os recursos disponíveis. Por exemplo, em um espaço aberto e onde não se dispõe de muitos acessórios, exercícios aeróbicos e sessões de exercícios como o crossfit podem ser uma excelente ideia.

Quem dita as regras geralmente é o cliente, ele decide com quais atividades ele possui mais “intimidade” e quais ele não gosta. Porém o treinador zela para que o aluno elimine bloqueios e possa tentar efetuar diversas atividades e movimentos se estes forem necessários para atingir o objetivo do aluno.

Por exemplo, um aluno que almeja perder peso será convidado a efetuar diversos exercícios aeróbicos e cardiovasculares. A gama deste tipo de exercícios é enorme, então o aluno poderá tentar alguns e se familiarizar com aqueles que ele sente mais facilidade em realizar.

A criatividade do personal trainer não possui limites desde que o objetivo seja a satisfação do seu aluno.

Contate ainda hoje um personal trainer perto de você!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar