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É possível perder peso com um treinador particular?

De Fernando, publicado dia 22/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Supere a obesidade com um personal trainer

Segundo a OMS , a obesidade ou excesso de peso é definida como “um acúmulo anormal e excessivo de gordura no corpo que pode representar um risco para a saúde”. Uma em cada duas pessoas sofre de excesso de peso em nosso país.

E sabemos que ser obeso traz o risco de desenvolver patologias como diabetes, câncer ou doenças cardiovasculares.  Além de ser um risco para a vida, a obesidade também pode ser uma desvantagem física e psicológica .

Por muitos anos, recorrer ao treinamento esportivo é cada vez mais visto como uma maneira de entrar em forma, perder peso, desenhar seu corpo e adquirir uma figura esbelta.

O esporte não faz perder peso apenas, mas envolve um gasto energético significativo que queima demais as calorias acumuladas, eliminando toxinas e refinando sua silhueta.

Ter uma atividade física regular é, portanto, o complemento essencial de um estilo de vida saudável e uma perda de peso bem-sucedida e sustentável.

Como, então, alguém pode superar a obesidade? Ao buscar a experiência de um treinador de esportes em casa, um  personal trainer, um verdadeiro profissional contratado para erradicar o excesso de peso de seus clientes.

Neste artigo, indicamos alguns pontos importantes para superar a obesidade. Lembrando sempre que a saúde vem em primeiro lugar!

fortaleça seu coração com exercícios Correr é um bom exercício cardio para sua rotina

Obesidade: qual é a situação no Brasil?

O número de pessoas afetadas pela obesidade no Brasil está aumentando constantemente. Antes de entrar nas estatísticas, vamos definir do que estamos falando. Há excesso de peso, obesidade e obesidade mórbida.

A fim de avaliar o estado de saúde física dos pacientes, os médicos usam o Índice de Massa Corporal (IMC), que se refere à relação entre a massa corporal total e a altura ao quadrado.

Segundo a classificação da OMS, um IMC entre 25 e 30 indica que a pessoa está acima do peso. Entre 30 e 35, ela é moderadamente obesa. A obesidade é alta entre 35 e 40. Finalmente, além de um IMC de 40, a obesidade é chamada de mórbida.

Em pesquisa que avaliou adultos em capitais brasileiras, o excesso de peso atinge 57,7% dos homens e 50,5% das mulheres. A obesidade está presente entre 19,6% das mulheres e 18,9% dos homens

A obesidade está relacionada, em parte, ao desequilíbrio energético criado entre as calorias consumidas e as gastas. A massa corporal aumenta à medida que a pessoa consome muitos alimentos sem se envolver em atividade física.

Mas a obesidade também pode ter origem genética, hormonal ou mesmo hereditária .

Ser avisado por seu treinador esportivo quando seu IMC é maior que 30 evita doenças cardiovasculares, diabetes (sabe as virtudes de praticar esportes para os diabéticos? ), certos cânceres e distúrbios musculoesqueléticos, como tendinite, lombalgia e fraturas por estresse.

Conquiste o objetivo de perder peso nadando Natação pode ajudar na luta contra o sobrepeso

As virtudes do esporte contra a obesidade

Não importa, a pessoa que foi diagnosticada como obesa pode superar sua obesidade. Não é necessariamente um mal intransponível.

Mas como isso é possível?  Ao melhorar sua condição física!  Assim o paciente também manterá sua  motivação  e trabalhará regularmente para fortalecer seu corpo.

O programa de emagrecimento deve ser adaptado aos objetivos a serem atingidos e à morfologia de cada um. Daí o interesse de ter um coaching personalizado.

Também será necessário pedir uma opinião médica: o médico também será capaz de detectar qual esporte será feito ou para evitar de acordo com o estado de saúde de seu paciente.

A perda de peso através do esporte não significa ter que esculpir o corpo de atletas de alto nível, mas sim se beneficiar de um programa feito sob medida estabelecido por um experiente treinador e um grande apoio médico e nutricional.

Iniciar uma atividade, por exemplo, encorajará o corpo a gastar seu excedente de energia acumulado anteriormente: estima-se que a energia gasta todos os dias por uma pessoa aumente em 30% se a prática do esporte for regular.

Aqui estão as virtudes trazidas pela prática de uma atividade física :

  • Queimar calorias,
  • Mover os músculos,
  • Ajuda a erradicar a celulite,
  • Eliminar toxinas,
  • Tonificar seu corpo,
  • Melhorar sua condição física,
  • Recuperar saúde,
  • Esculpir sua silhueta
  • Ganhar mobilidade,
  • Recuperar a forma física (não fique sem fôlego, aumente seu desempenho),
  • Aumentar seu capital de saúde: um atleta está, teoricamente, em melhor forma do que uma pessoa obesa,
  • Auto confiança,
  • Manter um peso estável

Sim, mas então que esporte praticar? Aqui estão algumas atividades esportivas que levam à perda de peso:

  • Andar e caminhar para construir seu corpo sem muito estresse,
  • Movimentando-se para ganhar resistência,
  • Dançar ou nadar para refinar todo o corpo,
  • Exercícios de ginástica localizados,
  • Aulas de fitness, como zumba e jump,
  • Pular corda.

O esporte é uma terapia muito boa contra a obesidade porque a gordura – ou tecido adiposo – substitui os músculos, e o sistema imunológico é fortalecido.

Mas atenção: o esporte não é tudo! O treino de emagrecimento também deve atuar no nível nutricional e levar a adotar uma dieta saudável e equilibrada. E isso vale para os exames controlados e remédios sempre que necessário.

Adquirir um índice de massa corporal “normal”, ou mesmo tornar-se magro por meio de uma atividade física regular com seu instrutor esportivo, aumentará consideravelmente a sensação de bem-estar à medida que os esforços forem alcançados.

o sobrepeso pode ser superado com esportes Que tal pedalar para o trabalho ao invés de usar o carro?

Passos para superar a obesidade com um treinador particular

Como lutar contra sua obesidade para entrar em forma e ter uma figura esbelta através do esporte?

Que tal pensarmos em cinco etapas que serão trabalhadas por seu personal trainer?

Nada a fazer no domingo de manhã? Hora de se mexer e começar a praticar algumas atividades!.

Adapte o esforço à sua condição física

É claro que, a fim de alcançar resultados significativos em termos de perda de peso, metas razoáveis ​​devem ser estabelecidas. É melhor desacelerar no esforço físico e não forçar muito quando as dificuldades são sentidas em um exercício de fitness, abdominais, glúteo ou tonificação muscular.

É uma aposta segura que a pessoa obesa quer emagrecer rapidamente e, portanto, quer redobrar os esforços para alcançá-lo.Mas se seu corpo não estiver à altura do treinamento, a implacabilidade pode causar dor nas articulações ou até mesmo ferimentos.

O coaching personalizado é usado para isso: adaptar o esforço gradualmente e revisar suas ambições mais tarde.

Lute contra um estilo de vida sedentário

Sair do sedentarismo é a chave para um programa de treinamento de emagrecimento bem-sucedido.

Sempre que possível, faça o favor a si mesmo de caminhar (ou pedalar) ao invés de usar o carro ou transporte público, isso permite que você construa seu fôlego de forma suave, seja para ir ao trabalho, fazer compras, passear, etc.

Caminhar é uma atividade fácil que queima até 350 calorias por hora, enquanto a imobilidade só queima 100 calorias.

Fácil, esta atividade é três vezes mais eficaz do que um estilo de vida sedentário! Portanto, é recomendável começar com pelo menos meia hora de caminhada por dia para começar, depois aumentar para uma hora por dia de caminhada em um ritmo constante.

O gasto energético de ficar parado é estimado em apenas 100 calorias por hora. Você tem que trabalhar os músculos para transformar a celulite ou gordura em massa muscular!

Esportes de duas a três vezes por semana

Se o treinamento esportivo na academia é importante para o apoio personalizado que ele oferece, pode ser muito benéfico praticar um esporte em paralelo uma ou duas vezes por semana.

Por exemplo, artes marciais ou natação são esportes muito completos que podem fortalecer todo o corpo.

Para refinar sua silhueta enquanto se exercita para derreter a gordura, vamos observar a dança, a corrida alternada de velocidade, a corda de pular, a natação, a bicicleta, o elíptico, a escada, o remador e o treinamento com pesos em halteres.

Na academia,são muitas as opções de aulas para perder peso com seu  personal trainer: hidroginástica, zumba, step, spinning, pilates…

Confira também a importância do esporte no tratamento da depressão.

Adote uma dieta saudável, saudável e equilibrada

É quase óbvio, mas devemos parar com o fast food se tivermos uma tendência a engordar. Na verdade, nós devemos baní-lo mesmo se formos magros…

É importante adotar uma nutrição variada, saudável e equilibrada para voltar à forma .

Concentre-se em alimentos pouco processados e mais naturais. Procure um bom nutricionista e converse sobre os seus objetivos.

Coaching personalizado é projetado para gastar com qualidade as boas calorias e nutrientes que foram ingeridos.

IMPORTANTE: não se esqueça de hidratar durante todo o dia para promover a criação de tecido muscular e irrigar o cérebro.

Evite álcool e aperitivos pesados entre as refeições

O álcool é conhecido por ser muito calórico. As bebidas alcoólicas são obtidas por fermentação ou por destilação de açúcares de sucos de frutas ou cereais. E o abuso de bebidas alcoólicas é perigoso para a saúde.

E agora é a hora de compensar os aperitivos carregados com sais e alimentos gordurosos (especialmente biscoitos) e álcool com atividade física e copos de água!

E o treinador de esportes em casa ou na academia certamente dirá: para encontrar uma boa dieta, devemos buscar uma alimentação limpa e rica em bons nutrientes.

Os ultraprocessados em geral são saturados com açúcares e são, portanto, muito calóricos e sem qualidade para nosso corpo.

frutas e vegetais serão parte da sua rotina Dê a devida atenção também à dieta

Os riscos do esporte para pessoas obesas

Quando se é sedentário há muito tempo e não se queima calorias suficientes, o corpo pode não estar apto a praticar um esporte. O corpo humano não é uma máquina!

A pessoa obesa que pratica um esporte intensivo pode estar exposta a riscos de doenças graves que podem causar a morte. Naturalmente, não há necessidade de fazer falsas suposições, a atividade esportiva sempre será benéfica, mas deve ser realizada de forma razoável e de acordo com a capacidade cardíaca e respiratória da pessoa obesa.

Portanto, cuidado com o treinamento esportivo, muito repentino, muito intenso e muito abrupto para um corpo já abusado. Prefiro começar devagar e com cuidado e não negligencie o aquecimento.

Aqui estão os riscos de treinamento esportivo demais para uma pessoa obesa:

  • Ter um acidente cardiovascular
  • Desenvolver distúrbios metabólicos e respiratórios,
  • Risco de hipertensão arterial (saiba como aliar esporte ao controle da hipertensão),
  • Ter dores articulares,
  • Adotar más posturas,
  • Se machucar
  • Ter uma lesão muscular.

O excesso de peso e a obesidade resultam em saturação de gordura no corpo. Isso coloca o coração, os músculos e as articulações sob forte pressão, e esses três órgãos permitem o desempenho físico.

O aumento do trabalho cardíaco e o aumento das gorduras circulantes no sangue aumentam o risco de aterosclerose, uma das principais causas de doença cardiovascular.

Cuidado, por isso, no esforço e não hesite em procurar o conselho de um médico no tratamento da obesidade.

Aproveite também para ler como o exercício pode ser importante na prevenção e tratamento do câncer.

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