Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como serão os treinamentos esportivos daqui a alguns anos?

De Marcia, publicado dia 20/04/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Qual deve ser o futuro do mercado fitness?

É claro que nenhum de nós possui uma bola de cristal, poderes de prever o futuro ou o dom da adivinhação, mas uma coisa podemos dizer: o mercado fitness só tende a evoluir pelos próximos anos.

E não se trata de um mero palpite: engenheiros especializados em equipamentos para esportes e profissionais de marketing vem trabalhando arduamente para garantir a cada dia mais modernidade e conforto para os usuários.

Para se ter uma ideia de como esse mercado não para, basta olhar um pouco para trás.

Tendências no esporte Não é necessário ter superpoderes para pensar no futuro do esporte, basta olhar para trás.

Há alguns anos, abandonar o sedentarismo era sinônimo de matricular-se em uma academia, frequentá-la por aproximadamente 3 vezes por semana e realizar séries em máquinas pesadas, que eram disputadas o tempo todo.

Depois, provavelmente o aluno passaria alguns minutos na esteira e, finalmente partiria para as séries de abdominais. Não havia outra alternativa para exercitar-se, aliás, até havia mas era tudo muito caro e poucas pessoas tinham acesso.

Hoje, com o verdadeiro boom tecnológico que vivemos, já existem aparelhos informatizados, treinamento online e a possibilidade de contratar um personal trainer para ir até a sua casa.

Dessa forma, a adoção de um estilo de vida mais ativo ganhou novas perspectivas: é possível exercitar-se no conforto do seu lar, com uma atividade que, além de resultados, também traga prazer e motivação.

E não é só isso: também os pensamentos foram mudando:

  • Mulheres também desejam ganhar massa muscular e construir um corpo mais definido;
  • É possível participar de fóruns de discussão online e conversar com outras pessoas que têm interesses parecidos com os seus a partir da internet;
  • Praticar esportes não é mais sinônimo de ir à academia. As sessões podem acontecer em sua casa ou em locais ao ar livre, como parques e praças.

Se em poucos anos, todas essas mudanças aconteceram, como será esse mercado nas próximas décadas? Você consegue imaginar o que mais ganharemos quando o assunto é cuidar do corpo e da saúde?

Fisiculturismo

Hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes do quanto o sedentarismo pode ser prejudicial à saúde. Seja nos consultórios médicos, nas propagandas da televisão ou nas rodas de conversa com os amigos, é comum que ouçamos falar do quanto a atividade física pode atenuar os riscos de doenças cardiorrespiratórias.

Paralelo a isso, a mídia exibe o tempo todo, corpos perfeitos que, além de belos, transmitem uma imagem de saúde e disposição.

Isso faz com que o culto ao físico esteja mais forte do que nunca na sociedade em que vivemos. É claro que tudo isso não deve exceder o limite do que é psicologicamente saudável: é importante cuidar do corpo, mas sem “neuras” ou complexos.

E também não precisamos lutar para nos parecer com aqueles fisiculturistas que posam em roupas íntimas e óleo no corpo. Mas definir os músculos já pode ser considerado um caminho para manter-se saudável.

Quem não gosta de olhar-se no espelho e sentir-se bem consigo mesmo? E você não precisa colocar a sua saúde em risco, consumindo remédios ou drogas para isso: basta aderir a um programa de treinamento adequado a cuidar da alimentação. As pessoas estão se conscientizando disso também!

É por isso que existe a tendência de que mais pessoas procurem por esses programas nos próximos anos.

Grandes empresas X profissionais liberais

No mundo dos esportes, as mudanças impactam tanto nas grandes e renomadas redes de academias quanto nos profissionais liberais.

A concorrência entre as grandes empresas está a cada dia mais acirrada. Elas oferecem promoções, bônus e recompensas por indicação. Tudo isso em busca de manter suas salas de aula lotadas e ter o seu nome divulgado.

Para os pequenos estúdios ou profissionais liberais, fica outra vertente do mercado. É claro que eles não possuem toda a infraestrutura e aparelhagem de uma grande empresa, mas por outro lado oferecem acessórios específicos e atendimento personalizado.

Faça o seu esporte preferido Quem deseja treinar esportes específicos de forma personalizada costuma recorrer a um personal trainer.

Como a cada dia mais pessoas desejam um programa mais intimista, somado à oportunidade de exercitar-se no conforto de suas casas, esses pequenos profissionais também se tornam concorrentes dos grandes nomes.

O resultado? As transformações continuam a ocorrer, visto que as grandes empresas também precisam adaptar-se em alguns pontos para não perder espaço no mercado.

A hora e a vez do “diferente”

Por outro lado, essas mudanças também abriram espaço para que modalidades e modelos diferentes de treinamento entrassem em cena, enriquecendo assim o rol de possibilidades.

Grupos e comunidades esportivas

Em meio a essa disputa, eis que surge uma outra opção para quem deseja exercitar-se: as comunidades esportivas. Normalmente, trata-se de grupos de pessoas, que se reúnem para praticar determinada modalidade esportiva.

Muitas vezes, essas pessoas já se conheciam previamente, quando certo dia encontraram um interesse em comum. Um bom exemplo disso são grupos de amigos que se reúnem para participar de corridas e treinam nos parques aos finais de semana.

Também há as comunidades online, nas quais pessoas com interesses parecidos têm a oportunidade de se conhecer e formar grupos para a prática esportiva na “vida real”.

Um dos principais pontos positivos da prática é a possibilidade de interagir e trocar experiências com outras pessoas. Esse intercâmbio de informações torna o treino de todos os envolvidos mais eficiente e prazeroso. Só se deve tomar o cuidado com o treinamento sem supervisão profissional: ele pode colocar os alunos em risco de lesões e traumas.

Um universo de locais e modalidades

Você pode exercitar-se na academia, em casa, no escritório, no parque ou em qualquer outro lugar, desde de que isso não signifique invadir o espaço de outras pessoas ou colocar-se em risco. Além disso, existe a musculação, dança, pilates, corrida e muitas outras opções de modalidades.

Consegue perceber o universo de possibilidades que surge à sua frente quando você decide simplesmente sair do sedentarismo e buscar um estilo de vida mais saudável?

As dez possíveis tendências do mercado fitness

Baseando-se em padrões de comportamento das pessoas que vem aderindo aos esportes nos últimos anos, é possível imaginar algumas tendências. São elas:

  • A procura por profissionais que oferecem serviços de coaching esportivo tende a crescer, visto que as rotinas estão a cada dia mais cheias e menos convencionais. Além disso, todo mundo gosta de receber atenção especial e treinar nos horários que se encontra mais livre e disposto;
  • Com isso, é provável que a oferta desse tipo de serviço também aumente, com o surgimento de mais espaços pequenos para treinamento e novos profissionais especializados;
  • Isso também poderá fazer com que a concorrência geral no mercado aumente, afinal, as grandes academias também não querem perder espaço para esses profissionais. Portanto, se sentirão meio “forçadas” e rever seus modelos para conquistar mais e mais alunos;
  • É natural que as pessoas busquem a praticidade em seu dia a dia. Optar pelo treinamento em casa é uma maneira de sentir-se mais confortável, sem perder tempo e estressar-se no trânsito, que costuma ser caótico principalmente nas grandes cidades. Entretanto, buscar um profissional que precise fazer grandes deslocamentos para chegar à sua casa também não é uma boa opção visto que, nesse caso, será ele que enfrentará esses problemas. Hoje em dia, a internet conta com sistemas de localização que permitem saber quais os profissionais que se encontram nas proximidades. Sendo assim, é natural que, cada vez mais, as pessoas optem por contratar profissionais que estejam por perto;
  • Por outro lado, as academias tendem a criar novos nichos de mercado para atendimento. Diante da preferência do público por um tratamento mais próximo e exclusivo, já é possível observar o surgimento de algumas modalidades pra grupos específicos, como pessoas da terceira idade ou gestantes;

Variedade de pessoas Públicos específicos, como gestantes já contam com modalidades especiais nas academias.

  • A tecnologia também ganha espaço, afinal, para atender a demanda, a cada vez mais exigente do público, é necessário inovar continuamente;
  • Os personal trainers também estão se tornando mais especializados, já que o número desses profissionais vem crescendo. Sendo assim, eles se especializam em atividades específicas, desenvolvem programas para controle de peso, dão dicas de alimentação, e várias outras assessorias paralelas aos treinos;
  • O trabalho desses profissionais também demanda muita pesquisa e atualizações constantes, já que os alunos se tornam a cada dia mais exigentes quanto a resultados e dúvidas sobre os exercícios, o corpo e a alimentação;
  • Também é possível observar o crescimento do número de ferramentas online que ajudam a fazer cálculos e traçar metas para perda de gordura, consumo de calorias, dentre outros. A tendência é que elas sejam a cada vez mais utilizadas, visto que as pessoas já fazem muitas coisas através do computador (ou mesmo celular);
  • Finalmente, também é possível que surjam relógios, cronômetros e outros aparelhos interativos que passarão a fazer parte do programa de treinamento fitness adotado por cada um.

Será que os avanços já conquistados, juntamente com essas perspectivas são capazes de despertar a vontade de aderir à atividade física em indivíduos que ainda não decidiram abandonar o sedentarismo?

E você? Já tomou sua decisão? Prefere treinar em uma grande academia ou contratar um profissional capaz de dedicar-se inteiramente a você durante os treinos?

Faça sua escolha Você já encontrou a sua “vibe” esportiva?

Independentemente de qual seja a sua escolha, aderir a um programa de treinamento esportivo significa abrir mão de antigos hábitos nocivos e trocá-los por outros que impactarão positivamente na sua saúde. E então? Está disposto a viver (ou já está vivendo) essa nova experiência? Deixe o seu comentário abaixo e conte para nós.

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar