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Conheça as melhores estratégias para um personal trainer captar alunos

De Marcia, publicado dia 01/06/2018 Blog > Esporte > Personal trainer > Aprenda a chegar ao conhecimento do seu público

Foram anos de estudos e dedicação até conseguir se formar na sonhada profissão de personal trainer. Hora de respirar aliviado, com a sensação de missão cumprida, certo? Errado! Talvez agora comece um dos maiores desafios da sua carreira: conseguir alunos.

E por onde começar a procurar por eles, afinal? Será que o melhor é ir até onde eles estão ou existe uma fórmula pronta que faz com que eles cheguem até você? É possível ter alguma segurança no exercício da profissão? Se quiser entender melhor como funciona o mecanismo para conquistar seus primeiros alunos, continue lendo. Preparamos abaixo um miniguia sobre o assunto.

Soluções tradicionais para encontrar alunos

Sabemos que nem sempre as coisas são fáceis para quem está começando. Mas existem alguns meios que podem ajudá-lo a tomar conhecimento de oportunidades. Vamos conhecer os principais?

Classificados

Há alguns anos, era comum comprarmos o jornal impresso e nos debruçarmos sobre a sessão de classificados a procura de produtos e serviços de nosso interesse. Muitas pessoas conseguiam boas colocações no mercado de trabalho a partir dessa prática.

Hoje em dia, com o advento da tecnologia, talvez o processo tenha ficado ainda mais fácil: é possível (e muito comum) procurar trabalho pela internet. Normalmente, não vemos mais profissionais andando pelas ruas com alguns currículos “embaixo do braço” para distribuição nos postos de trabalho.

Advento da tecnologia Hoje em dia, é comum fazermos tudo a partir da internet.

Portanto, quem acabou de se formar em Educação Física pode procurar na internet por um posto de trabalho em academia ou mesmo escola. Afinal, mesmo com a formação necessária, tornar-se personal trainer exige tempo e experiência. Isso significa que o seu primeiro emprego provavelmente não será como coach esportivo. Mas não há motivos para se desesperar: basta manter a calma para galgar os degraus da carreira.

Entretanto, você pode começar, desde já, a filtrar os mercados nos quais deseja atuar. Você quer tornar-se instrutor de musculação? Deseja especializar-se em alguma modalidade? O ideal é começar a pensar em estratégias para atingir o patamar desejado.

Networking

Você certamente conheceu muitas pessoas na universidade. E o melhor disso tudo é que todas elas desejam seguir carreira na mesma área que você. Antes de enxergá-las como meros concorrentes no mercado de trabalho, pense no quanto essas relações podem ser benéficas para todos os envolvidos.

Esteja rodeado de gente Uma rede de pessoas conectadas pode trazer oportunidades a todos.

Embora estejamos vivendo na “era da informática”, ter contatos reais nunca foi tão necessário. Muitas vezes, aquele seu professor ou colega de classe pode ser a chave para seguir a vertente que você deseja na profissão. E você também pode ser fundamental para a carreira de alguém.

É a partir do networking (ou rede de contatos) que você tem a oportunidade de participar de eventos relacionados a área e conversar com profissionais mais experientes. Portanto, não subestime a importância das relações interpessoais para a sua carreira.

A internet : Oportunidade do mundo moderno

A informatização da qual falamos também tem outras formas de influenciar a construção da sua imagem no mercado. Ela não serve somente para procurar trabalho, mas também para colocar seus serviços a disposição do público. Afinal, quem saberá que você agora é personal trainer se você não aparecer? E é possível chegar a esse conhecimento a partir de alguns meios.

Hoje em dia, as pessoas tendem a procurar pelos produtos e serviços de que precisam através da internet. Compras, contratações, matrículas, transações bancárias… parece que tudo já pode ser feito pela rede. Pelo smartphone, é possível manter-se conectado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É por isso que fazer o seu marketing pela rede é uma boa maneira de colocar-se à disposição de potenciais alunos e contratadores. E existem diversos canais pelos quais você pode chegar ao conhecimento do público.

Site

Trata-se de uma espécie de vitrine do seu trabalho. Criar um site para anunciar seus serviços costuma ter efeito positivo sobre sua vida profissional. Nele, você pode apresentar-se ao público, com toda a sua formação, especializações e certificados.

Também devem constar os treinamentos que você oferece, com valores e benefícios, além de alguns conselhos de saúde e nutrição e um formulário para que o interessado possa entrar em contato. Lembre-se de que o site funciona como uma espécie de cartão de visitas.

Resumidamente, ele deve atrair a atenção do público de modo que ele enxergue alguma vantagem no fato de contratá-lo, em meio a tantos profissionais disponíveis.

Canais de vídeo

Quantos jovens ficam famosos apenas fazendo vídeos? Um bom exemplo disso são os Youtubers. Eles surgiram há alguns anos e vem conquistando grandes públicos em seus segmentos de atuação.

Monte agora mesmo seu canal Há profissionais que divulgam seu trabalho via vídeos.

Não estamos dizendo que você deve investir em equipamentos de última geração para fazer vídeos que o tornem famoso, mas manter um canal pessoal pode ser uma boa estratégia. Fazer vídeos criativos pode ser a chave para “cair nas graças” do público. A partir daí, nem precisamos dizer que você certamente vai ganhar muitos fãs – e alunos!

Redes sociais

Quantas pessoas você conhece que não estão nas redes sociais? Dá para contar nos dedos, não é mesmo? Então, nem precisamos dizer onde você deve estar para que o seu público o encontre. Entretanto, não basta criar um perfil e atualizá-lo de vez em quando.

Páginas com poucas atualizações costumam cair rapidamente no esquecimento. O ideal é criar uma página e alimentá-la sempre com conteúdos relevantes, que pressupõem uma interação com as pessoas. É assim que você começará a construir um relacionamento com elas antes mesmo que elas decidam contratá-lo.

Plataformas

Existem plataformas nas quais você pode anunciar seus serviços. Um bom exemplo disso é o Superprof. A grande vantagem é que os profissionais são agrupados por segmento e, dessa forma, ser encontrado por pessoas que procuram por determinados tipos de aulas se torna mais fácil.

Entretanto, será necessário “caprichar” no seu perfil para destacar-se dentre os demais. Apenas, não minta! Por mais que você queira convencer a todos de que contratá-lo é a melhor opção, mentir sobre especializações e habilidades pode causar um efeito reverso e “queimar” a sua imagem diante do público.

Como otimizar seus anúncios e perfis?

Por fim, para ajudá-lo a criar um perfil devidamente atraente, listamos abaixo algumas dicas. Muitas vezes, um bom profissional acaba não sendo tão reconhecido por falta de estratégias de marketing pessoal. É por isso que você precisa ficar atento para “mandar bem” também nesse quesito.

  • Destaque seus pontos fortes – Treinamentos, especializações, habilidades… como todos saberão o que você faz de melhor se você não disser? Coloque-se no lugar do aluno e se pergunte o que faria a diferença para você na hora de escolher um personal trainer;
  • Conte uma história – Ser coach esportivo não consiste apenas em elaborar fichas de exercícios. Todo profissional que oferece treinamento personalizado acaba se tornando também um pouco psicólogo: ele precisa criar vínculos de confiança com seus alunos. Para isso, é importante mostrar-se disposto a ouvir e contar cases de sucesso. Os potenciais alunos precisam sentir-se compreendidos em seus anseios;
  • Fale a mesma língua que o público – Não estamos falando em idioma, mas sim na forma pela qual você se dirige ao público. De nada adianta falar somente em termos técnicos em suas páginas: as pessoas certamente desistirão de acompanhá-las devido a dificuldade em entender. Portanto, o ideal é falar de assuntos que tragam o interesse do público, como perda de peso, musculação, bem-estar, dentre outros;
  • Insira imagens – A máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras” é totalmente válida nesse caso. Se você conta com um espaço onde oferece o treinamento, inclua as fotos. Caso contrário, você pode tirar fotos de você com os equipamentos ou mesmo durante uma sessão. Entretanto, nesse último caso, é importantíssimo pedir a autorização do aluno para divulgá-la em canais públicos;
  • Tenha cuidado com o português – Um profissional que escreve errado, seja ele de esportes ou qualquer outro ramo, não transmite credibilidade. Portanto, revise seus textos antes de postar. Não estamos dizendo que você precisa usar palavras rebuscadas e construções impecáveis, mas anúncios com erros em palavras básicas costumam perder o interesse do leitor dentro de poucos minutos. Inclusive, tenha à mão um dicionário e consulte-o sempre que for preciso.

Como você pode ver, encontrar estudantes na internet não é tão óbvio quanto parece. Apesar dos potenciais alunos estarem todos ali, também há uma vasta gama de profissionais dentre os quais eles deverão escolher. E é aí que você precisa mostrar os seus diferenciais, e conhecer o mercado para uma precificação justa.

Além disso, manter o contato com outros profissionais do ramo e estar sempre atualizado sobre o mercado são atitudes que ajudam a conquistar mais alunos. E a perseverança e o pensamento positivo também não devem ser deixados de lado. Lembre-se: você deve ser o primeiro a acreditar em seu trabalho para que os demais também o façam.

O complemento ficará por conta do seu bom desempenho como profissional. Outra forma importante de propaganda é o boca a boca. A partir do momento em que você começar a atender, as pessoas desenvolverão uma opinião a respeito do seu trabalho.

Aposte na qualidade A propaganda boca a boca é uma maneira eficaz de conseguir alunos.

É por isso que você deve oferecer sempre um serviço de qualidade. Quanto mais as pessoas testarem e aprovarem, mais o indicarão para seus amigos e familiares, além de falar bem de você nas redes.

E por que não começar agora mesmo a trilhar o caminho de construir a sua imagem junto ao público?

 

 

 

 

 

 

 

 

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