O Yoga é um sistema integrativo milenar de origem indiana e criado há cerca de mais de 5 mil anos. Dentre tantas vantagens e técnicas, o Yoga tem o poder de ensinar à sua mente como conectar com seu corpo e seus diferentes músculos. Isso cria uma sinergia muito eficaz entre corpo, mente e espírito, e proporciona uma miríade de benefícios em todas essas esferas.
O aumento da flexibilidade muscular é um dos efeitos mais básicos e fáceis de se identificar. Durante suas primeiras aulas de Yoga, provavelmente você não irá conseguir tocar seus dedões do pé com as mãos, mas não se preocupe. À medida em que você evoluir na prática, sua postura melhorará consideravelmente.
Esses são apenas alguns dos aspectos gerais que resultam dessa atividade. Você gostaria de conhecer outros e, talvez, iniciar ou se aprofundar nessa prática? Venha conferir com a gente os aspectos fundamentais da prática do Yoga!
Como começar no vasto mundo do Yoga?
O Yoga, atualmente, é um dos métodos mais praticados ao redor do mundo. Segundo pesquisas realizadas pelo Yoga Alliance e o Yoga Journal, de 2008 a 2016, duplicou-se o número de praticantes de Yoga no mundo, que hoje já ultrapassam os 50 milhões de pessoas.
Yoga é um termo originado do Sânscrito, uma língua também milenar, falada pela civilização védica, na antiga Índia e significa união. Essa união é claramente representada nos exercícios, um processo que une e integra corpo, mente e emoções. E é essa integração, esse centramento que o praticante atinge, que torna seu corpo mais equilibrado, da mesma forma que sua mente, pensamentos e sentimentos.
É justamente através do aprimoramento da prática no corpo, que o Yoga promove um profundo relaxamento, tranquilidade mental, clareza na mente e em seus pensamentos e aprofunda a percepção interior do indivíduo.
O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior
François La Rochefoucauld
Além disso, existe uma série de princípios que norteiam a prática do Yoga e possibilitam que ela seja realizada não apenas durante as aulas, mas no dia a dia, todos os dias: em cada respiração, em cada ação ou acontecimento de yoga para iniciantes.
Devemos, portanto, praticá-la sempre munidos de uma atitude mais aberta, com a correta intenção e conscientes sobre o mundo. E observar alguns aspectos importantes:
- Praticar em local adequado, limpo, arejado e sem muito ruído;
- Escolher um método (modalidade) com o qual sua personalidade se identifique;
- Optar pela roupa certa, confortável mas sem ser larga demais;
- Praticar a disposição em aprender, a perseverança e a paciência, pois haverá momentos fáceis e difíceis ao longo da prática e do processo de autoconhecimento;
- Praticar, pelo menos, por 2 vezes por semana, a duração mínima de 20 minutos para ser possível colher os benefícios da atividade;
- Encontrar um bom professor de Yoga, ético e experiente. Essa orientação pode ser muito vantajosa para você, já que ele pode te ajudar a criar um programa de aulas a ser seguido e lhe oferecer toda orientação possível.
Para praticar yoga, é necessário apenas ter vontade de fazer esse exercício físico. Se, ao longo da leitura desse texto, você se interessar por fazer essa atividade física, não perca seu tempo e se inscreva nas aulas. Através do yoga é possível ter muito mais qualidade de vida.
Como funciona e quais as características das aulas de yoga?
O yoga existe há mais de 5 mil anos e, portanto, existem várias formas de praticá-la, havendo até mesmo ramificações do yoga clássico, como o Hatha Yoga, a Raja Yoga, o Kundalini Yoga, entre outros. Portanto, a sua aula de yoga pode ocorrer de várias formas.
Mas, existem algumas especificidades que todas as aulas de yoga têm em comum: as asanas, pranayamas e meditação. As asanas são as posturas realizadas ao longo da aula, enquanto os pranayamas são técnicas de respiração.
Para que as aulas de yoga ocorram, inicialmente, o professor ensina técnicas para o praticante concentrar-se no momento presente. Posteriormente, é realizado um aquecimento do corpo para a prática das posturas (asanas).

Geralmente, os professores finalizam as aulas de yoga com uma meditação. Se o aluno for iniciante, tal meditação é guiada pelo próprio tutor. Por fim, são realizados movimentos corporais que provocam relaxamento e equilíbrio para encerrar a aula de yoga.
Com tais práticas, o professor busca promover a evolução do praticante em diversos "campos" da sua vida, incluindo o físico, o mental, o espiritural e o emocional. Assim, todos "vivem" em equilíbrio, gerando qualidade de vida e bem-estar. Então, vamos praticar a filosofia de Shiva?
E aí, se interessou em fazer esse tipo de exercício físico? Então, confira também mais dicas sobre o que você precisa saber para começar na prática do yoga!
Quais são os três pilares do ser humano trabalhados no yoga?
A base que sustenta a prática de yoga consiste no equilíbrio entre mente, corpo e alma. Portanto, busca-se a evolução desses três pilares durante a prática do yoga. Afinal, quando esses três "pontos" do pilar encontram-se em equilíbrio, conseguimos conquistar mais bem-estar e qualidade de vida.
Benefícios das aulas de yoga para o corpo
Para quem possui problemas de falta de equilíbrio corporal, sofreu fraturas no copo ou apresenta obesidade, as aulas de yoga conseguem ser bastante eficientes para os respectivos tratamentos de tais complicações.
Isso porque o yoga alivia as dores, diminui as tensões corporais, aumenta a força corporal e desenvolve a flexibilidade, o que, consequentemente, melhora o equilíbrio corporal. Portanto, o yoga pode auxiliar no tratamento de diversas "limitações" que o praticante apresente em termos corporais.
Benefícios da prática de yoga para a condição emocional
A prática de yoga é um eficiente aliado no tratamento de depressão e ansiedade. Junto com o acompanhamento médico, as aulas de yoga podem melhorar bastante a condição emocional do praticante.
Além disso, o yoga gera pensamentos positivos e alivia o estresse, melhorando a condição emocional do indivíduo. Isso ocorre porque o yoga conta com vários mantras e filosofias que levam o praticante a se concentrar no presente e em sensações positivas.
Qual a diferença entre yoga e pilates?
Apesar de haver algumas semelhanças entre o yoga e o pilates, essas duas práticas são bem diferentes. Vamos conhecer essas principais diferenças?
- Enquanto o yoga possui um viés filosófico, sendo criado na Índia com foco em práticas físicas e espirituais, o pilates foi criado como um método de reabilitação física;
- O yoga possui atividades voltadas à meditação, asanas e pranayamas, e o pilates conta com exercícios voltados ao desenvolvimento da força, flexibilidade, entre outros;
- O yoga tem o objetivo de desenvolver a consciência corporal do indivíduo, enquanto o pilates possui uma abordagem mais voltada para os movimentos corporais, o uso da força muscular, entre outros.
Percebeu como o yoga e o pilates são bem diferentes? Diante de tais diferenças, você consegue escolher a prática que melhor atende às suas necessidades.
Qual é o principal objetivo do Yoga?
O principal objetivo do yoga é trabalhar o corpo e a mente, em conjunto, de modo a melhorar a qualidade de vida das pessoas que a praticam. Os seus movimentos e posturas, geralmente, indicam algo relacionado à natureza. Por exemplo, a asana padmasana significa a posição de lótus.
A sensação de relaxamento, o equilíbrio, o alongamento, e, principalmente, a respiração são muito importantes para a prática do yoga. Dessa forma, o praticante pode desenvolver o autoconhecimento, ou melhor, ouvir o "eu interior" e controlar seus pensamentos e emoções.
O yoga é muito conhecido por estimular o funcionamento do nosso organismo, fortalecendo os músculos, equilibrando e aumentando a flexibilidade do corpo e diminuindo a sensação de ansiedade e estresse. Tudo isso através das posturas (ásanas), da meditação e dos exercícios de respiração.
Como falaremos mais especificamente a seguir, o yoga consegue promover o autoconhecimento, melhora a qualidade do sono, aumenta o poder de concentração, e acima de tudo, ajuda o praticante a ter maior domínio de si mesmo (mente e corpo).
Faça yoga Belo Horizonte sem ter que sair de casa.
Porém, é importante ressaltar que cada tipo de yoga possui as suas próprias características, e consequentemente, os seus próprios objetivos. Por isso, é importante conhecer cada um a fundo para fazer a escolha certa. Dessa forma, você pode evoluir bastante, em termos de mente e corpo!
Falando ainda sobre esse assunto, é importante ressaltar que existe um tipo de yoga muito requisitado na atualidade: a jnana yoga (se traduz "caminho da sabedoria"). Ela tem como principal característica a busca pela sabedoria do próprio eu, ou seja, pelo autoconhecimento.
Além disso, o yoga tem o poder de te ajudar a melhorar a sua saúde física e mental. Portanto, a prática dessa atividade física pode, de fato, transformar a sua vida. Vale a pena iniciá-la com um tutor particular ou em grupo, por exemplo.
5 Benefícios do Yoga que irão mudar a sua vida
O yoga proporciona muitos benefícios - tanto para a mente, quanto para o físico. Vamos conhecer um pouco mais as vantagens dessa prática? Acompanhe:
1. Promove condicionamento físico
Como essa é uma prática bastante física, com um trabalho consciente sobre o corpo, os exercícios, técnicas e posturas melhoram a resistência dos músculos. E trabalha toda essa área de forma mais ou menos intensa, dependendo do estilo e modalidade praticada – de forma constante e progressivamente.
Estudos apontam que apenas em 20 minutos de prática diária já é possível obter os benefícios proporcionados pelo integrativo sistema do Yoga.
2. Alivia dores corporais
Ao praticar o Yoga, o indivíduo desenvolve, progressivamente, uma maior consciência corporal. Isso reflete em sua postura, já que ele terá maior percepção da forma como anda, como se senta, sobre a postura do momento, e identificará também sinais de tensão no corpo.
Nesse sentido, é possível corrigir alterações, como contraturas, más posturas, a fim de que quaisquer alterações sejam resolvidas e a estrutura muscular do praticante permaneça o mais relaxada possível. Evita-se causar danos à coluna e às articulações do corpo.
Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão da rotina cotidiana e promovem maior flexibilidade aos músculos, aliviando dores na coluna, como lordoses, cifoses e escolioses, hérnias de disco, tão bem como fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.
Veja opção de curso de yoga Curitiba e se apaixone pela meditação.
3. Facilita o emagrecimento
Uma das principais razões que essa prática auxilia na perda de peso é porque ela ajuda a controlar a ansiedade e a vontade de comer. Daí acaba que o praticante consome menos calorias durante o dia.
E é claro que a intensidade através da qual a atividade é realizada ajuda, também, na balança. Modalidades mais dinâmicas, como o Power ou Ashtanga Yoga oferecem benefícios mais rápidos. Já modalidades mais tranquilas, como Iyengar ou Tantra Yoga, também resultam em bons efeitos.
4. Controla a pressão e os batimentos cardíacos
A prática do Yoga resulta, também, no aumento da massa magra e regulariza a secreção de vários hormônios importantes pelo corpo, como a melatonina e o cortisol. Além disso, essa prática equilibra o sistema endócrino, controlando os níveis de certos hormônios, como cortisol e adrenalina.
A capacidade respiratória também melhora, já que existem exercícios focados na expansão dos pulmões e no controle da respiração. Você já deve ter percebido que o Yoga melhora o condicionamento físico de forma geral, mas atuando de forma diferente dos exercícios físicos convencionais, como musculação ou outros esportes.
5. Incrementa o prazer no contato íntimo
O desempenho sexual também melhora com a prática do Yoga, já que a sensibilidade corporal e emocional do casal aumenta durante as trocas de contato íntimo. A atividade melhora a receptividade ao parceiro e a capacidade de cada um de relaxar conscientemente.
Através do foco e do alívio da ansiedade, certos problemas sexuais tomam outra perspectiva e passam a ser encarados com outro olhar, de forma mais positiva e confiante. Essa mudança de olhar sobre a situação contribui, de fato, para a melhoria dessas incidências.
6. Aumenta a força corporal
Muitos exercícios do yoga trabalham a musculatura corporal, aumentando a sua resistência e força. Um exemplo disso é a postura do guerreiro, que trabalha a musculatura dos membros inferiores. Portanto, esses são mais alguns dos benefícios proporcionados por essa atividade física.
7. Diminui o estresse
Se você anda muito estressado, saiba que o yoga é um bom exercício para diminuir essa sensação. Isso porque essa atividade estimula o relaxamento, diminuindo a tensão dos músculos, principalmente através da meditação. Além disso, ela eleva a capacidade de concentração.
8. Eleva a capacidade de concentração
O yoga também possui o benefício de aumentar a capacidade de concentração. Portanto, se você deseja ter mais foco, recomendamos que inicie a prática dessa atividade física.
Isso ocorre porque, para fazer os exercícios do yoga, é necessário que você pense somente no momento presente, deixando de lado qualquer outro tipo de pensamento. Por fim, o yoga também melhora as habilidades cognitivas.
9. Melhora a flexibilidade do corpo
Se você deseja se tornar mais flexível, que tal iniciar a prática de yoga? Esse exercício físico pode te ajudar bastante a aumentar o seu nível de flexibilidade devido às suas atividades - ou melhor, às suas posturas.
Isso ocorre porque o yoga trabalha bastante com os músculos, os tendões e as articulações, diminuindo as chances de que tenhamos algum tipo de lesão, por exemplo.
Outro benefício proporcionado por essa atividade física é a melhoria da postura, pois os seus exercícios também tratam o alinhamento corporal. Dessa forma é possível, até mesmo, amenizar problemas no pescoço e nas costas.
10. Ajuda no processo de perda de peso
Muitas pessoas não acreditam que o yoga ajuda na perda de peso, mas esse exercício ajuda sim na queima de calorias. Afinal, são muitas as atividades realizadas durante uma aula, por exemplo.
Além disso, o yoga ajuda a promover o equilíbrio do sistema digestivo, o que é excelente. E a prática dessa atividade, junto com a sua "filosofia", te estimula a querer ter hábitos de alimentação mais saudáveis. Assim, você pode cuidar melhor do seu organismo.
Portanto, se você deseja cuidar da sua mente, corpo e alma, o yoga é um exercício completo, que pode proporcionar tudo o que precisa, seja com aulas de yoga em um estúdio especializado ou com aulas de yoga em casa. Através dele, sem dúvidas, você conseguirá atingir os seus objetivos. Por isso, vale a pena ter aulas de yoga. E para encontrar um professor especialista, acesse o Superprof!
Portanto, o yoga consegue melhorar a sua qualidade de vida em geral, ajudando o praticante a se concentrar no momento presente, o que diminui a ansiedade e alivia o estresse. Além disso, muitas pessoas não imaginam, mas o yoga melhora o condicionamento corporal e fortalece a musculatura.
Isso porque várias posturas do yoga são bastante dinâmicas, possibilitando o aumento da força e da flexibilidade do corpo. Tais posturas são compostas, inclusive, por alongamentos, amenizando as dores nas costas e em outras partes do corpo.
Os benefícios proporcionados pela prática de yoga são inúmeros e, portanto, vale a pena imergir nesse mundo!
Para ser mais específico, o yoga é um verdadeiro mix: exercício, relaxamento e alongamento do corpo, com atividades de meditação e contemplação. Além disso, essa terapia alternativa influencia positivamente em vários âmbitos da vida, provocando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Por isso, com a correria que vivemos no dia a dia, os adeptos de yoga têm crescido cada vez mais. Afinal, todo mundo precisa de momentos calmos, com atividades meditativas e relaxantes, não é mesmo? Tudo isso pode ser encontrado no yoga!
Yoga: quais são os princípios fundamentais?
Essa prática milenar visa interligar mente, corpo e alma do praticamente. Dessa forma, pode-se trabalhar a saúde física, mental e espiritual, melhorando a sua resistência corporal, capacidade de memorização e concentração, entre outras coisas.
Por isso, através dos exercícios do yoga e das suas técnicas de relaxamento e concentração, busca-se obter o autoconhecimento. Não é à toa que esse exercício proporciona muitos benefícios para o nosso corpo e mente, como já foi listado acima.
Além disso, é importante ressaltar que essa prática se baseia em três pilares: meditação, asanas e pranayamas. Diante disso, podemos afirmar que o yoga possui alguns princípios que norteiam as suas práticas. Essas 8 filosofias são:
- Samadhi;
- Pratyahara;
- Niyamas;
- Yamas;
- Asanas;
- Pranayamas;
- Dharana;
- Dhyana.
Agora, vamos aprender um pouco mais sobre cada princípio do yoga? Assim, você poderá conhecê-los e se apaixonar de vez por essa maravilhosa atividade física!
Samadhi: a busca pela verdade interna
O samadhi promove uma profunda conexão com o espírito, a partir de um processo de silêncio duradouro. Por isso, muitas pessoas o chamam de "meditação completa", o qual o indivíduo consegue conectar-se com o universo e ter um maior entendimento em relação à sua existência.
Vale ressaltar que há dois tipos de samadhi muito populares. São eles: Nirvikalpa Samadhi e Savikalpa Samadhi. O primeiro não apresenta características de ego, enquanto o segundo sim.
Além disso, no Savikalpa tem-se a sensação de êxtase de gratidão e alegria, e no Nirvikalpa, a pessoa apresenta esse estado de plenitude de forma contínua, ou melhor, constante.
Pratyahara, conexão entre interno e externo
Afirma-se que o pratyahara consiste na relação entre o interno e o externo da prática do yoga, podendo se movimentar entre esses dois aspectos. No processo de meditação, não dá para passar do ásana para a meditação de forma direta, e o processo de "abstração dos sentidos", é justamente o pratyahara.
Niyamas: a busca pelo autocuidado
O niyama consiste na sua relação com si mesmo, enquanto o yama considera a sua relação com o externo. Os principais niyamas são:
- Santosha: contentamento;
- Ishvara pranidhana: entrega ao divino;
- Saucha: pureza;
- Tapsas: autodisciplina;
- Svadhyaya: autoestudo.
Interessante, não é mesmo? Nas aulas de yoga, você pode desenvolver todas essas características da yoga e muito mais. Portanto, vale a pena se inscrever no curso, para ter uma maior conexão com o seu interior!
Yamas, a conexão com o mundo externo
Os yamas são formados por: satya (verdade), brahmacharya (controle sexual), asteya (não ao roubo), ahimsa (não à violência) e aparigraha (desapego). Já os niyamas são compostos por: íshvara pranidhana (entrega), swadhyaya (autoconhecimento), saucham (pureza), santosha (contentamento) e tapah (disciplina).
Asanas: as posturas de yoga
Muitas pessoas nem imaginam, mas existem milhares de asanas. Mesmo com essa grande diversidade, somente poucas dessas posturas foram formalizadas.
Apesar de existirem várias asanas, todas elas possuem apenas um objetivo: promover o equilíbrio espiritual, mental e físico. Para isso, elas são repletas de técnicas e alongamentos.
Os seus principais objetivos são: aumento da capacidade de concentração e foco e fortalecimento corporal. Para isso, os exercícios são compostos por três tipos de posturas, como de relaxamento, psicofisiológicas e meditativas.
Pranayama, o controle da força vital
Só e, ver esse conceito de "controle da força vital", já podemos perceber o poder do pranayama, não é mesmo? O seu nome significa controle do prana corporal. Para controlá-lo, existem esses três tipos de técnicas:
- Retenção sem ar: shúnyaka;
- Expiração: rechaka;
- Inspiração: puraka;
- Retenção com ar: kumbhala.
Dharana, o processo de concentração da meditação
O Dharana é fundamental para o processo de meditação, pois corresponde à prática da concentração. Para a sua prática, muitas pessoas focam a sua atenção em somente uma coisa, seja:
- Sentimentos/pensamentos do momento atual;
- Batimentos cardíacos;
- Respiração;
- Alguma parte do corpo.
Sabemos que para as pessoas hiperativas e inquietas, a realização do dharana não é tarefa fácil. Por isso, existem essas estratégias para facilitar o processo de concentração. Através dessa prática é possível dominar a sua mente.
Dhyana: o longo processo de concentração
O dhyana é o processo de concentração contínuo, o qual os pensamentos desaparecem e a meditação se alonga. Nesse caso, não ocorrem interferências externas, ocorrendo de forma plena. Portanto, nesse processo, o foco é constante, sendo um dos principais passos para alcançar o precioso estado de iluminação.
Interessante, não é mesmo? Todos esses "conceitos" que envolvem a prática do yoga tornam esse exercício ainda mais fantástico. Portanto, vale a pena se inscrever em um curso de yoga RJ, SP ou BH particular. Com os melhores tutores, você pode desenvolver as suas habilidades e assim cuidar da sua mente e do físico.
Tipos de Yoga e suas características
Poucas pessoas sabem, mas existem vários tipos de yoga, e cada um possui as suas respectivas características. Você deseja saber quais são as principais características da yoga? Então, confira o quadro a seguir:
Tipo de Yoga | Características |
---|---|
Kundalini Yoga | Prática milenar que visa a expansão da consciência, com foco na energia Kundalini. Os seus exercícios são compostos por asanas, mudras, mantras, kiryas, etc. |
Raja Yoga ou Ashtanga Yoga | O seu principal objetivo é promover a transformação interior através da meditação. Dessa forma, busca-se ter um despertar interior e maior conhecimento da realidade. Alguns dos seus passos são: niyama, yama, dyana, dharana, etc. |
Hatha Yoga | Prática medieval que tem como principal característica o equilíbrio (entre as forças da lua e do sol, da mente e do corpo, do homem e da mulher, etc). Os seus exercícios são de meditação, respiração e asanas. |
Power Yoga | Essa prática busca a expansão do conhecimento interior e o desenvolvimento da resistência/força física. Os seus exercícios são pranayamas e asanas. |
Jnana Yoga | Essa prática se caracteriza pela busca do autoconhecimento, e o seu significado é "caminho de sabedoria". Alguns dos seus movimentos são a posição do barco, da cobra, entre outros. |
Iyengar Yoga | Objetiva o alinhamento da postura, havendo o uso de vários acessórios para a sua prática. |
Integral Yoga | Atua em âmbito físico, mental e espiritual, apresentando várias posturas. |
E aí, gostou de algum tipo de yoga que citamos acima? Se você se interessou, aproveite para fazer aulas de yoga, seja online ou presencialmente. No Superprof, você pode encontrar um professor especialista em qualquer uma dessas vertentes!
Vale ressaltar que a Hatha Yoga é uma das práticas mais antigas de yoga. Esse tipo de yoga é bastante voltado aos exercícios de meditação, sendo um dos mais relaxantes. Além disso, os seus movimentos são realizados com pausas entre eles.
Sendo assim, o Hatha Yoga é composto de atividades que visam a busca do equilíbrio, flexibilidade, força, respiração e alinhamento. Vale ressaltar que as posturas são pouco praticadas no Hatha Yoga, havendo mais atividades de contemplação.
Já o Raja Yoga é um tipo clássico de yoga, sendo bastante requisitado. Os movimentos dessa atividade são mais voltados para beneficiar a saúde mental e a consciência, com foco na conquista da autorrealização do praticante.
Portanto, as atividades do Raja Yoga consistem em desenvolver a própria consciência, controlar a mente e meditar... De modo a conquistar uma vida mais equilibrada. Esse exercício também é um dos mais intensos, sendo bastante diferente do Hatha Yoga.
Tais exercícios ficam mais intensos conforme a evolução do condicionamento e da resistência física do praticante. Vale ressaltar que o Raja Yoga também pode ser denominado de "Ashtanga Yoga", podendo ser chamado por ambos os nomes.
Assim como o Hatha Yoga, o Kundalini Yoga também é um tipo de yoga repleto de momentos de mediação. Além disso, há prática de pranayamas e mantras ao longo da aula de kundalini yoga, apesar de também haver alguns exercícios um pouco mais intensos.
O Kundalini Yoga possui um diferencial em relação aos outros tipos yoga: ele ativa a energia espiritual da coluna vertebral. Com tal prática, o indivíduo consegue expandir a sua consciência e conquistar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
Além disso, também existe o Power Yoga, que é um estilo de yoga mais dinâmico, sendo ideal para quem busca uma atividade mais movimentada. Esse tipo de yoga trabalha três vertentes: resistência, flexibilidade e força.
Isso porque as posturas do Power Yoga exigem mais do corpo do praticante e são contínuas, não havendo grandes pausas entre um movimento e outro. Portanto, se você busca praticar yoga com movimentos de maior intensidade, recomendamos que aposte no Power Yoga.
Ademais, o Jnana Yoga é uma das práticas mais voltadas à área do conhecimento, desenvolvendo a sabedoria do praticante. Portanto, a prática do Jnana envolve filosofia, investigação e conhecimento profundo.
Através da prática do Jnana Yoga é possível, inclusive, entender o sentido da nossa existência. Isso porque esse tipo de yoga se embasa em viveka, vairagya e shatsampat. Portanto, o Jnana Yoga também envolve bastante teoria.
Já o Iyengar Yoga é a melhor prática de yoga para quem busca alinhar a sua postura. Não é à toa que essa prática conta com vários acessórios, como almofadas e blocos. Além da melhoria da postura, o Iyengar Yoga também visa promover maior flexibilidade e força para o praticante.
Vale ressaltar que esse tipo de yoga é bastante dinâmico, e o professor realiza progressões conforme a evolução do praticante. Além disso, essa prática de yoga é bastante eficiente no alívio de dores crônicas na região das costas.
Por fim, o Integral Yoga é um tipo de yoga que envolve vários movimentos e consegue promover melhorias em variados âmbitos da vida do indivíduo, como a área física, mental e espiritual. Vale ressaltar que a prática do Integral Yoga é adaptada à realidade física do praticante, auxiliando na melhoria da saúde mental e física.
Independente do tipo de yoga que escolher praticar, é importante que você saiba que são realizadas diversas posturas e saudações ao longo da aula de yoga. Portanto, o curso de yoga é dinâmico e, ao mesmo tempo, bastante relaxante.
Aula online de Yoga: mito ou realidade?
Como dissemos há pouco, as aulas online de Yoga podem, sim, ser muito valiosas e contribuírem para a evolução de seu aprendizado na área. O diferencial está na escolha de um bom programa de Yoga à distância em vez de aulas genéricas, que são a maioria das ofertadas pela internet.
Com a progressão de um programa ióguico que contempla os seus objetivos com a prática, é certo que será mais fácil para você evoluir na atividade, ao mesmo tempo em que colhe seus amplos benefícios.
É bom lembrar que, tanto para a aula online quanto a presencial, tanto para a prática do Yoga em estúdio ou em casa, a perseverança e a dedicação são habilidades que fazem todo o diferencial a longo prazo. Portanto, é bom você ter claro para si mesmo quais são os seus objetivos, qual a modalidade que irá seguir e preocupar-se em utilizar o conteúdo online de melhor qualidade que for possível para você.
Ao trabalhar um estado meditativo de presença naquele momento da prática, o Yoga integra o corpo à mente e ambos ao espírito, tecendo uma "união" holística de se fazer juz à etimologia sânscrita da palavra Yoga, união. Esse estado integrativo trabalha a presença, o olhar interno e também a circulação de energia pelo corpo do aluno.
Em vários textos hindus que discutem o Yoga, é dito que "Yoga é a equanimidade da mente" ou "o recolhimento das atividades da mente", cada exercício e postura é realizado visando atingir esse estado de presença meditativa.
O mesmo acontece nas aulas online de yoga, caso sejam bem feitas, bem orientadas e praticadas com frequência, que são os mesmos requisitos caso a prática Yoga fosse presencial. Elas são uma boa opção para praticar yoga em casa.
Além desses benefícios, o das aulas online de Yoga também oferece flexibilidade de horário, evita a perda de tempo gasta no trajeto até a aula, já que pode ser praticada de qualquer lugar onde o aluno estiver, desde que em um ambiente limpo, seguro e sem muito barulho.
Nas aulas online também não existe tanto a comparação e a competição entre os alunos. Em vez de o professor seguir o ritmo da média dos alunos, ele segue o seu ritmo e não o de outro praticante. Isso evita situações desagradáveis e possíveis torções ou contraturas resultantes de abuso na musculatura ou de um ritmo acelerado.
A frequência e a repetição das aulas também são variáveis que você decide. Lembre-se de que você pode ter gostado muito de algum exercício ou asana ou até mesmo de uma determinada aula inteira, e gostaria de repeti-la mais para a frente. Isso é totalmente possível com um programa online bem referenciado de Yoga.
Aula de yoga online ou à domicílio: qual escolher?
Como já foi possível perceber, a aula de yoga online é uma alternativa eficiente para praticar essa terapia alternativa sem que a sua rotina fique atribulada. Porém, você também pode praticá-la de outras formas, com aulas à domicílio, ou seja, no conforto e aconchego do seu lar.
Portanto, essa é a primeira vantagem de uma aula de yoga à domicílio: a questão de praticar uma atividade relaxante e que proporciona equilíbrio físico e mental no bem-estar do seu lar - ou melhor, sem precisar sair da sua zona de conforto.
As aulas de yoga à domicílio também possuem as suas vantagens, uma vez que o professor consegue ensinar os movimentos e as posturas de yoga com uma maior proximidade, indicando melhorias em relação à prática.
Além disso, é bem mais fácil compreender como fazer as posturas de yoga com um professor do lado do que através de uma tela, como ocorre nas aulas de yoga online, por exemplo. Portanto, cada opção de aula de yoga possui os seus benefícios, e você pode escolher entre as alternativas.
Vale ressaltar que, em qualquer uma dessas alternativas, o yoga consegue proporcionar os benefícios desejados: alívio do estresse, alinhamento da coluna, redução da ansiedade, tratamento de dores crônicas, entre outros.
Mas, para que você consiga se beneficiar do yoga, é necessário que você pratique regularmente e com a ajuda de um professor de yoga. Assim, você pode aprender a realizar as asanas corretamente e conquistar força, flexibilidade e resistência corporal.



Em resumo, agora que você está um pouco mais por dentro desse vasto mundo do Yoga, que tal se comprometer em se tornar um aluno iniciante ou até mesmo em aprofundar seus conhecimentos sobre esse fascinante sistema holístico? Você sabe que só tem a ganhar!
Para encontrar um excelente professor de Yoga em SP ou RJ, você pode conferir os profissionais especialistas do Superprof. É só entrar no site e contatar os tutores da sua escolha! Assim, você poderá cuidar mais do seu corpo e mente e descobrir quais são as principais características da yoga!
Pela Superprof, você consegue experimentar a prática desse exercício ao pedir uma aula grátis de ioga. Aproveite para falar com um tutor da plataforma!