"Cultive a flexibilidade. A vida está em processo de se tornar permanente. A flexibilidade permite que você se adapte ao movimento da vida. Permite-lhe reagir com precisão a um imprevisto, a uma atitude alheia que o surpreende."
Frédéric Lenoir

Praticar ioga é frequentemente a garantia de trabalhar três áreas essenciais quando temos uma prática regular: a mente, o corpo e o espírito. E um dos benefícios mais proeminentes da ioga é a flexibilidade.

Sim, os exercícios da aula de yoga muitas vezes permite trabalhar a elasticidade do corpo. Uma elasticidade que, entre a coluna e as pernas, desenvolve os músculos e as articulações.

Seja você iniciante ou experiente, muitas perguntas podem surgir, especialmente quando se sabe que um iogue pratica em média 1,6 hora de aula de yoga por semana (fonte: Union Sport & Cycle).

A yoga é, portanto, onipresente na vida de quem a pratica. É por isso que compreender e assimilar as questões da flexibilidade pode ser uma boa ideia.

Como você ser mais flexível durante o curso de yoga?
A flexibilidade é um objetivo por si só quando se faz yoga em casa ou na academia?
Quais são as melhores posturas para alongar o corpo em uma aula de yoga para iniciantes?

No nosso pequeno manual sobre alongamento e flexibilidade na yoga você encontra respostas para as perguntas acima e muito mais!

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Curso yoga: ter uma boa rotina de alongamentos

Para você que está interessado em melhorar sua flexibilidade, chegou a hora das dicas para estabelecer hábitos de alongamento de ioga!

Yoga para iniciantes: dedique tempo ao alongamento

O ideal, para uma rotina eficaz, é dedicar um horário ou um determinado tempo à prática da yoga, seja diariamente ou com um espaçamento regular (a cada dois dias, a cada três dias...).

Independente das posturas, alongamentos ou o conteúdo exato da sessão, planeje quantos dias você deseja fazer ioga (todos os dias, porque não!), bem como o tempo que deseja ou pode dedicar a isso.

Yoga no solo fazendo alongamento.
Se dedicar ao alongamento durante as aulas de yoga é uma ótima maneira para desenvolver consciência corporal.

Curso de yoga online: ter objetivos com a rotina de exercícios

Definir um caminho a seguir envolve dizer a si mesmo por que colocar o corpo e os músculos para trabalhar. É de se perguntar em que perspectiva esse treinamento postural será benéfico. Enfim, é saber colocar palavras, intenções, em sua rotina de alongamentos e sequências de poses de ioga.

Esses objetivos são muito pessoais e podem variar ao longo dos dias:

  • saber controlar a respiração,
  • sentir o corpo,
  • trabalhar as articulações,
  • cuidar da saúde mental e corporal;
  • ter um bom dia...

Respiração é a aliada do alongamento na aula yoga

A condição física não é o único critério que entra em jogo na hora de aperfeiçoar sua flexibilidade durante as aulas de ioga: um bom alongamento também envolve boas sensações interiores.

Expirar enquanto se faz um movimento de alongamento é a garantia de uma postura mais suave, tranquila e fácil, onde a flexibilidade será menos difícil de configurar do que em um exercício tônico.

Ioga em casa: respeite seus limites de flexibilidade

É bom ter sempre em mente que para alcançar uma rotina bem-sucedida de aulas de yoga online ou presencial, em grupo ou com um professor de yoga particular, o principal é encontrar prazer nela. Mas mais do que diversão, é preciso saber ouvir o seu corpo! Afinal de contas, como é possível ter sucesso em ser flexível se formos capazes de ouvi-lo?

Aulas de yoga online: exemplos de posturas para alongamento

As posturas no solo são frequentemente as mais adequadas para trabalhar a flexibilidade, simplesmente porque, muitas vezes, é preciso "manter" uma posição e é mais fácil fazê-lo sentado ou de quatro.

Aula de yoga online: assana 1

Por exemplo, um bom exercício é sentar-se em um tapete de ioga com a respiração estável. Abra as pernas o máximo que puder (sem forçar, claro!), as mãos apoiadas nas laterais da pélvis. Inspire e, ao expirar, leve o peito para o chão, tentando ir longe. Se você não conseguir, tudo bem!

Aula de yoga online: assana 2

Na mesma posição, sentado(a) e com as pernas abertas, endireite o peito suavemente, depois levante um braço no ar para trazê-lo para o outro lado, acima do ombro oposto. Cuidado, pois aqui é essencial inclinar-se para o lado e não para a frente. Essa postura permite que você se torne flexível e se relaxe, especialmente na parte das costas.

Concluindo, com essas dicas e alguns exemplos de posturas de ioga, você agora está pronto para instalar essa nova rotina de flexibilidade em sua vida

É necessário ser flexível para aulas de ioga?

Mulher fazendo postura de yoga dentro de casa.
A prática do alongamento melhora a flexibilidade e um curso de ioga ajuda muito se esse for o seu objetivo.

Existem posturas específicas de yoga para iniciantes que podem ser adicionadas à sua rotina caso você queira tornar o seu corpo mais flexível. Entenda agora porque não é preciso ser contorcionista para ter encontros regulares com o seu tapetinho.

Posso fazer um curso de ioga mesmo não sendo flexível?

A resposta é: claro! A flexibilidade é um dos recursos físicos utilizados para que as posturas de yoga sejam executadas, no entanto, não é um critério de seleção entre quem pode praticar ou não. Todo mundo pode praticar!

Para que você se sinta seguro nas suas posturas e não se machuque é necessário aliar uma prática diária (mesmo que curta), ao equilíbrio e à força. Ao fortalecer os músculos você não os fere ao alongá-los.

Como desenvolver uma flexibilidade durante aula de ioga?

A flexibilidade não deve ser o foco das suas aulas. Você não precisa pensar nisso, pois o seu corpo se tornará naturalmente mais flexível conforme você pratica com frequência.

Por isso, não se preocupe se você não conseguir realizar uma postura durante a aula. Cada corpo é diferente e yoga não é sobre perfeição e rigidez. Durante a prática concentre-se em alongar o seu corpo até o limite permitido por ele, em respirar corretamente e em cultivar pensamentos positivos.

Durante a aula de ioga: respire!

Um dos aliados da flexibilidade, tanto na vida quanto nas aulas de yoga é a respiração. A respiração yogi é abdominal e pelo diafragma. Sendo assim, quando você inspira o ar pelo nariz a sua barriga deve se inflar como um balão, e quando você solta o ar pelo nariz ou pela boca, a sua barriga murcha e o umbigo se aproxima das costelas.

A dinâmica entre inspirar e expirar o ar auxiliam a flexibilidade. Não se preocupe em avançar o sinal antes da hora, respeite os seus limites e siga respirando.

Yoga para iniciantes: ouça o seu corpo

Se você está começando a ter aulas de yoga online ou presencial, na sua casa ou na academia, um conselho que podemos te dar é que você respeite os seus limites.

A flexibilidade é um trabalho que se dá por meio de um processo, ou seja, ela não será adquirida de um dia para o outro. Por isso, não se force a fazer algo que o seu corpo não permite.

Resumindo, é possível concluir que a flexibilidade não é um ingrediente obrigatório para ter aulas de yoga, no entanto, é algo que pode ser adquirido com o tempo, facilitando certas posturas e fazendo com que você desfrute mais dos benefícios dessa disciplina.

Ioga em casa: erros a evitar para melhorar a flexibilidade

Meditação em yoga com respiração
A respiração é um pilar na prática da yoga.

Entre uma série de asanas, o conforto da coluna e o domínio da respiração, tornar-se flexível pode rapidamente se tornar uma meta que cega a eficiência ou a segurança.

Aqui estão os principais erros que os alunos e praticantes de yoga cometem na hora de trabalhar a flexibilidade:

  • Erro 1 - Acreditar que você tem que ser flexível desde a primeira aula de ioga;
  • Erro 2 - Forçar a flexibilidade durante as aulas de yoga;
  • Erro 3 - Não obter ajuda para trabalhar a flexibilidade em yoga iniciantes;
  • Erro 4 - Comparar-se outros alunos da aula yoga para ficar flexível;
  • Erro 5 - Não deixar seu corpo respirar entre as aulas de yoga;
  • Erro 6 - Não respirar corretamente durante curso yoga.

Evitando estes pequenos erros básicos, é possível facilitar o trabalho da flexibilidade no corpo todo.

Os 10 melhores exercícios de ioga para iniciantes para aumentar a flexibilidade!

Existem algumas poses que podem te ajudar a avançar mais rapidamente, potencializando a sua prática e fazendo com que você, pouco a pouco, se torne mais flexível fazendo yoga.

Mulher fazendo postura de yoga ao ar livre.
Sim, com a prática você será capaz de executar esta pose durante seu curso de ioga!

Para te ajudar, nós selecionamos as 10 melhores posturas de yoga para quem deseja ser mais flexível. São elas:

  1. Cobra - A postura da cobra para a flexibilidade das costas;
  2. Pinça - A postura da pinça é um dos segredos da flexibilidade na aula de yoga;
  3. Uttasana ou pinça de pé - A postura comumente realizada antes ou após qualquer exercício físico;
  4. Borboleta - A postura de alongamento dos bailarinos;
  5. Cachorro baixo - A postura básica das aulas de yoga;
  6. Sucirandhrasana - A postura também conhecida como "passar a linha na agulha";
  7. Camelo - a postura para o alongamento das costas;
  8. Portão aberto - A postura para alongar pernas, quadris e costas;
  9. Trikonasana - A postura do triângulo que trabalha o corpo inteiro;
  10. Bebê feliz - A postura para finalizar suas aulas de yoga com foco na flexibilidade.

Você pode praticar essa sequência todos os dias, de manhã ao acordar, ou ao final do dia.

Que tal começar hoje mesmo a sua aula de yoga e sentir-se, assim, mais flexível e mais feliz?!

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Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.