Aulas de yoga são muito procuradas por aqueles que desejam ganhar em flexibilidade e alongamento, favorecendo os músculos e o fortalecimento dos membros. No entanto, muitas pessoas recuam diante da possibilidade de buscar por um curso de yoga, pois acredita-se que apenas pessoas muito flexíveis ou de um determinado tipo físico possam praticar yoga.

No entanto, não é bem assim. A yoga é uma disciplina popular no mundo todo e parte do princípio que todos possam praticar. Existem posturas de diferentes níveis de dificuldade e o ganho de flexibilidade é uma questão de tempo. Se você praticar com frequência, executar as poses corretamente e respeitar os limites do seu corpo, rapidamente você começará a ganhar em flexibilidade. O processo é natural.

Aos poucos você irá adquirir mais conhecimento do seu corpo e consequentemente mais flexibilidade. Além disso, existem posturas específicas de yoga para iniciantes que podem ser adicionadas à sua rotina caso você queira tornar o seu corpo mais flexível. Siga as nossas dicas e entenda porque você não precisa ser contorcionista para ter encontros regulares com o tapetinho. Veja só!

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Posso fazer um curso de yoga mesmo não sendo flexível?

A resposta é: claro! A flexibilidade é um dos recursos físicos utilizados para que as posturas de yoga sejam executadas, no entanto, não é um critério de seleção entre quem pode praticar ou não. Todo mundo pode praticar!

Ao começar a ter aulas de yoga online ou presencial, você notará uma rápida progressão da sua flexibilidade. Se você não tem o hábito de praticar atividades físicas que estimulem a flexibilidade corporal, você notará que quanto mais você pratica, mais fácil as posturas se tornam. Além disso, todas as posturas de yoga para iniciantes são adaptáveis, ou seja, você pode realizar a postura de uma forma menos dolorida para você e estará mesmo assim aproveitando dos benefícios promovidos por ela.

Ao buscar por aulas de yoga online, por exemplo, busque por aulas para iniciantes, com pouco tempo de duração. Você pode fazer aulas todos os dias, de apenas 10 minutos, por exemplo. Com o tempo o seu corpo se acostumará e você pode pouco a pouco aumentar o tempo de duração e apimentar um pouco as posturas, se aventurando em asanas mais desafiadoras.

Pessoas realizando uma aula de yoga em grupo ao ar livre
Yoga aulas: se você realiza aulas em grupo saiba que cada pessoa é diferente. Evite se comparar com os seus colegas!

Caso você queira realizar um curso de yoga presencial, o ideal é que você converse antes com o seu professor e explique os seus objetivos na prática de yoga e deixe claro que você é iniciante. Existem cursos de yoga para todos os níveis e idades, e também adaptados à pessoas de pouca mobilidade e às gestantes.

Para que você se sinta seguro nas suas posturas e não se machuque é necessário aliar uma prática diária (mesmo que curta), ao equilíbrio e à força. Ao fortalecer os músculos você não os fere ao alongá-los. Além disso, dentro e fora do tapetinho, a yoga nos ensina a respeitar os nossos limites e não forçar nenhuma parte do seu corpo, caso você sinta dor.

Flexível ou não, experiente ou iniciante, o importante é se dar uma chance de ter aulas de yoga! Que tal tentar?

Como desenvolver a flexibilidade durante a aula de yoga?

Agora que você já sabe que não é preciso ser flexível antes de começar um curso de yoga, é importante deixar claro que você também não precisa se preocupar com isso durante as aulas.

O professor mostra uma postura e você não consegue fazer exatamente como ele. Você se esforça ao seu máximo mas o seu corpo simplesmente não consegue ficar na posição ensinada. Você se sente frustrado e pensa que a yoga não foi feita para você. Essa situação parece familiar? Muitas pessoas tentam se introduzir na yoga e acabam desistindo depois de algumas horas de aula. Isso acontece pois há uma ideia de que só é possível praticar yoga e colher os benefícios dessa disciplina caso você seja super flexível. A partir dessa ideia, muitos alunos pensam somente nisso durante as aulas e se sentem incapazes de continuar praticando.

A flexibilidade não deve ser o foco das suas aulas. Você não precisa pensar nisso, pois o seu corpo se tornará naturalmente mais flexível conforme você pratica com frequência.

Mulher flexível realizando uma postura de Yoga desafiadora.
Não tenha a flexibilidade como objetivo das suas aulas de yoga, mas como um benefício delas.

Por isso, não se preocupe se você não conseguir realizar uma postura durante a aula. Cada corpo é diferente e yoga não é sobre perfeição e rigidez. Durante a prática concentre-se em alongar o seu corpo até o limite permitido por ele, em respirar corretamente e em cultivar pensamentos positivos. A respiração é a sua maior aliada para praticar com segurança, tranquilidade, e convidar o seu corpo a se alongar mais e mais.

Durante a aula de ioga: respire!

Um dos aliados da flexibilidade, tanto na vida quanto nas aulas de yoga é a respiração. A respiração yogi é abdominal e pelo diafragma. Sendo assim, quando você inspira o ar pelo nariz a sua barriga deve se inflar como um balão, e quando você solta o ar pelo nariz ou pela boca, a sua barriga murcha e o umbigo se aproxima das costelas.

Mulher sentada em posição de lótus fazendo meditação.
Yoga iniciantes: use a sua prática para relaxar a não pensar em nada!

Essa respiração deve ser mantida do início ao fim das aulas, independente da postura na qual você se encontra. Quando você precisar de flexibilidade, você deve esforçar os seus músculos para se estenderem mais durante a expiração do ar. Sendo assim, imagine que os seus músculos acompanham a sua respiração, e todo o seu corpo. Quando você expira o ar abra o tórax e encha todo o corpo com a respiração, dos pés à cabeça. Ao soltar o ar, derreta o seu corpo um pouco mais, deixe que ele se alongue mais e mais a cada expiração. Pode ser que na primeira expiração você toque os joelhos, fique ali. Na próxima vez que soltar o ar, tente ir mais além com a respiração, até alcançar os calcanhares. Siga respirando. Talvez na mesma ou na próxima aula você expire o ar até que o seu corpo se solte até os pés, ou até o chão.

Sendo assim, a dinâmica entre inspirar e expirar o ar auxiliam a flexibilidade. Não se preocupe em avançar o sinal antes da hora, respeite os seus limites e siga respirando.

Yoga para iniciantes: ouça o seu corpo

Se você está começando a ter aulas de yoga online ou presencial, na sua casa ou na academia, um conselho que podemos te dar é que você respeite os seus limites. A flexibilidade é um trabalho que se dá por meio de um processo, ou seja, ela não será adquirida de um dia para o outro. Por isso, não se force a fazer algo que o seu corpo não permite.

Durante as suas aulas, realize as posturas com calma e concentração. Foque na sua respiração e ao entrar e sair de uma postura, faça isso com cuidado. Se o seu corpo der sinais que determinado movimento é muito agressivo para ele, saiba ouvi-lo e recue. Segundo Sara Souza, professora particular de yoga, as aulas de yoga e suas posturas nunca devem provocar dor. "É normal que haja um certo incômodo em determinadas posturas, pois algumas aulas nos tiram da nossa zona de conforto e convidam o nosso corpo a experimentar sensações e movimentos nunca antes feitos por nós. No entanto, não deve haver dor. Se o aluno sentir dor ao praticar uma postura de yoga ele deve voltar a uma postura mais confortável, ou ir para a postura da criança. Um músculo estirado pode causar uma lesão séria, portanto, é recomendável que o aluno insista pouco a pouco para ganhar flexibilidade, ao invés de chegar no limite logo de cara", afirma a professora.

Por isso, recomenda-se que você chegue nos 80% da sua capacidade muscular, e aos poucos respire e inspire até chegar nos 100%. Tome o seu tempo e nunca force mais do que o seu limite. Você deve ter segurança em cada movimento, evitando lesões. É importante lembrar que um dos princípios da filosofia Yogi é ouvir o que o seu corpo tem a dizer, e tomar consciência de cada movimento e de cada respiração. Por isso, preste atenção no seu corpo e para ganhar flexibilidade, tente praticar diariamente.

Homem realizando a postura da pinça de yoga ao ar livre.
Relaxe a cada alongamento muscular, sempre prestando atenção na sua respiração.

"Com apenas 10 ou 15 minutos de aulas diariamente, já é possível notar as diferenças na flexibilidade e colher os frutos físicos e mentais do yoga", reitera Sara. Por isso, você pode se esforçar para ter o hábito de ter aulas de ioga em casa, diariamente. Talvez você possa se esforçar para acordar 10 minutos mais cedo e desenrolar o tapetinho antes de ir trabalhar. Ou ainda, antes de dormir você pode buscar por aulas de yoga online, por exemplo. Existem canais no YouTube ou aplicativos que divulgam aulas de yoga gratuitas e para todos os níveis.

Finalmente, é possível concluir que a flexibilidade não é um ingrediente obrigatório para ter aulas de yoga, no entanto, é algo que pode ser adquirido com o tempo, facilitando certas posturas e fazendo com que você desfrute mais dos benefícios dessa disciplina.

A beleza da disciplina de yoga é que ela é totalmente democrática e você pode começar a qualquer momento. Caso você precise de ajuda nas suas aulas, você pode buscar por um professor particular de yoga, em sites como o Superprof, que proponham o contato com profissionais certificados.

Flexível ou não, você é muito bem-vindo nas aulas de yoga!

Namastê!

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Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.