Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aspectos fundamentais da prática do Ioga

De Myla, publicado dia 04/08/2019 Blog > Esporte > Yoga > Principais características das aulas de Yoga

O Yoga é um sistema integrativo milenar originado onde hoje chamados de Índia, há cerca de mais de 5 mil anos. Dentre tantas vantagens e técnicas, o Yoga tem o poder de ensinar à sua mente como conectar com seu corpo e seus diferentes músculos. Isso cria uma sinergia muito eficaz entre corpo, mente e espírito, e proporciona uma miríade de benefícios em todas essas esferas.

O aumento da flexibilidade muscular é um dos efeitos mais básicos e fáceis de se identificar. Durante suas primeiras aulas de Yoga, provavelmente você não irá conseguir tocar seus dedões do pé com as mãos, mas não se preocupe. À medida em que você evoluir na prática, sua postura melhora consideravelmente e, poses que antes eram difíceis ou quase impossíveis de se fazer, se tornarão mais fáceis e podem até começar a fazer parte de sua rotina.

Esses são apenas alguns dos aspectos gerais que resultam dessa atividade. Você gostaria de conhecer outros e, talvez, iniciar ou se aprofundar nessa prática? Venha conferir com a gente os aspectos fundamentais da prática do Yoga!

Você sabia que praticar Yoga protege sua coluna vertebral? Caso os discos intervertebrais fiquem estáticos isso pode resultar nas terríveis hérnias e comprimir nervos importantes, causando dores. Quando esses discos se movimentam, eles recebem nutrientes e ficam protegidos.

Como começar no vasto mundo do Yoga?

O Yoga, atualmente, é um dos métodos mais praticados ao redor do mundo. Segundo pesquisas realizadas pelo Yoga Aliance e o Yoga Journal, de 2008 a 2016, duplicou-se o número de praticantes de Yoga no mundo, que hoje já ultrapassam os 50 milhões de pessoas.

Yoga é um termo originado do Sânscrito, uma língua também milenar, falada pela civilização védica, na antiga Índia e significa união. Essa união é claramente representada nos exercícios, um processo que une e integra corpo, mente e emoções. E é essa integração, esse centramento que o praticante atinge, que torna seu corpo mais equilibrado, da mesma forma que sua mente, pensamentos e sentimentos.

É justamente através do aprimoramento da prática no corpo, que o Yoga promove um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza na mente, em seus pensamentos e aprofunda a percepção interior do indivíduo.

Além disso, existe uma série de princípios que norteiam a prática do Yoga e possibilitam que ela seja realizada não apenas durante as aulas, mas no dia a dia, todos os dias: em cada respiração, em cada ação ou acontecimento.

A prática do Yoga traz amplos benefícios, com comprovada redução do estresse e da ansiedade cotidianos, conecta corpo-e-mente, proporcionando equilíbrio e saúde.

Devemos, portanto, praticá-la sempre munidos de uma atitude mais aberta, com a correta intenção e conscientes sobre o mundo. E observar alguns aspectos importantes:

  • Praticar em local adequado, limpo, arejado e sem muito ruído,
  • Escolher um método (modalidade) com o qual sua personalidade se identifique,
  • Optar pela roupa certa, confortável mas sem ser larga demais,
  • Praticar a disposição em aprender, a perseverança e a paciência, pois haverá momentos fáceis e difíceis ao longo da prática e do processo de autoconhecimento,
  • Praticar, pelo menos, por 2 vezes por semana, a duração mínima de 20 minutos para ser possível colher os benefícios da atividade e
  • Encontrar um bom professor de Yoga, ético e experiente. Essa orientação pode ser muito vantajosa para você, já que ele pode te ajudar a criar um programa de aulas a ser seguido e lhe oferecer toda orientação possível.

Confira também mais dicas sobre que você precisa saber para começar na prática do Yoga!

5 Benefícios do Yoga que irão mudar a sua vida

1. Promove condicionamento físico

Como essa é uma prática bastante física, com um trabalho consciente sobre o corpo, os exercícios, técnicas e posturas melhoram a resistência e o fortalecimento dos músculos. E trabalha toda essa área de forma mais ou menos intensa, dependendo do estilo e modalidade praticado – de forma constante e progressivamente.

Essa atividade auxilia e melhora o desempenho do corpo para demais atividades físicas e tarefas diárias. Ela também contribui para o aumento da massa magra e deixa o corpo em forma, com músculos mais tonificados e definidos.

Estudos apontam que com apenas 20 minutos de prática diária, já obtemos os benefícios proporcionados pelo integrativo sistema do Yoga. E você também pode praticar de sua casa!

2. Alivia dores corporais

Ao praticar o Yoga, o indivíduo desenvolve, progressivamente, uma maior consciência corporal. Isso reflete em sua postura, já que ele terá maior percepção da forma como anda, como se senta, sobre a postura do momento e identificará também sinais de tensão no corpo.

Nesse sentido, é possível corrigir alterações, como contraturas, más posturas, a fim de que quaisquer alterações sejam resolvidas e a estrutura muscular do praticante permaneça o mais relaxada possível. Evita-se causar danos à coluna e às articulações do corpo.

Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão da rotina cotidiana e promovem maior flexibilidade aos músculos, aliviando dores na coluna, como lordoses, cifoses e escolioses, hérnias de disco, tão bem como fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.

3. Facilita o emagrecimento

Uma das principais razões que essa prática auxilia na perda de peso é porque ela ajuda a controlar a ansiedade e a vontade de comer. Daí acaba que o praticante consome menos calorias durante o dia.

E é claro que a intensidade através da qual a atividade é realizada ajuda, também, na balança. Modalidades mais dinâmicas, como o Power ou Ashtanga Yoga oferecem benefícios mais rápidos. Já modalidades mais tranquilas, como Iyengar ou Tantra Yoga também resultam em bons efeitos.

4. Controla a pressão e os batimentos cardíacos

Ao regular o sistema nervoso e melhorar a circulação sanguínea e linfática, os batimentos do coração e a pressão arterial, o Yoga, naturalmente, atua também de forma direta nesses sistemas. O coração e pulmões ficam mais protegidos e em forma.

A prática do Yoga resulta, também, no aumento da massa magra e regulariza a secreção de vários hormônios importantes pelo corpo, como a melatonina e o cortisol.

Além disso, essa prática equilibra o sistema endócrino, controlando os níveis de certos hormônios, como cortisol e adrenalina.

A capacidade respiratória também melhora, já que existem exercícios focados na expansão dos pulmões e no controle da respiração. Você já deve ter percebido que o Yoga melhora o condicionamento físico de forma geral, mas atuando de forma diferente dos exercícios físicos convencionais, como musculação ou outros esportes.

5. Incrementa o prazer no contato íntimo

O desempenho sexual também melhora com a prática do Yoga, já que a sensibilidade corporal e emocional do casal aumenta durante as trocas de contato íntimo. A atividade melhora a receptividade ao parceiro e a capacidade de cada um de relaxar conscientemente.

Através do controle da concentração, do foco e o alívio da ansiedade, certos problemas sexuais, como dificuldade de atingir o orgasmo, disfunção erétil, ejaculação precoce, tomam outra perspectiva e passam a ser encarados com outro olhar, de forma mais positiva e confiante. Essa mudança de olhar sobre a situação contribui, de fato, para a melhoria dessas incidências.

Aproveite e confira também mais sobre os principais benefícios da prática yogui!

Aula online de Yoga: mito ou realidade?

Como dissemos há pouco, as aulas online de Yoga podem, sim, ser muito valiosas e contribuírem para a evolução de seu aprendizado na área. O diferencial está na escolha de um bom programa completo de Yoga em vez de aulas genéricas, que é a maioria das ofertadas pela internet.

Com a progressão de um programa ióguico que contempla os seus objetivos com a prática, é certo que será mais fácil para você evoluir na atividade, ao mesmo tempo em que colhe seus amplos benefícios.

É bom lembrar que, tanto para a aula online quanto a presencial, tanto para a prática do Yoga em estúdio ou em casa, a perseverança e a dedicação são habilidades que fazem todo o diferencial a longo período. Portanto, é bom você ter claro para si mesmo quais são os seus objetivos no Yoga, qual a modalidade que irá seguir e preocupar-se em utilizar o conteúdo online de melhor qualidade que for possível para você.

O praticante de Yoga aprende a absorver, acumular e distribuir o prana pelo corpo. O prana consiste em cinco formas de energia vital que podem ser trabalhadas de forma consciente a fim de promover bem-estar e equilíbrio generalizado.

Ao trabalhar um estado meditativo de presença naquele momento da prática, o Yoga integra o corpo à mente e ambos ao espírito, tecendo uma “união” holística de se fazer juz à etimologia sânscrita da palavra Yoga, união. Esse estado integrativo trabalha a presença, o olhar interno e também a circulação de energia pelo corpo do praticante.

Em vários textos hindus que discutem o Yoga, é dito que “Yoga é equanimidade da mente” ou “o recolhimento das atividades da mente”, cada exercício e postura é realizado visando atingir esse estado de presença medidativa.

O mesmo acontece nas aulas online de Yoga, caso sejam bem feitas, bem orientadas e praticadas com frequência, que são os mesmos requisitos caso a prática fosse presencial. Aproveite e espie nossas dicas sobre como praticar Yoga em casa!

Além desses benefícios, o das aulas online de Yoga também oferece flexibilidade de horário, evita a perda de tempo gasta no trajeto até à aula, já que pode ser praticada de qualquer lugar onde o praticante estiver, desde que em um ambiente limpo, seguro e sem muito barulho.

Nas aulas online também não existe tanto a comparação e a competição entre os alunos. Em vez de o professor seguir o ritmo da média dos praticantes, como as aulas online de Yoga são esmerilhadas para as suas necessidades e objetivos, elas seguem o seu ritmo e não o de outro praticante. Isso evita situações desagradáveis e possíveis torções ou contraturas resultantes de abuso na musculatura ou de um ritmo acelerado.

A frequência e a repetição das aulas também são variáveis que você decide. Lembre que você pode ter gostado muito de algum exercício ou asana ou até mesmo de uma determinada aula inteira e gostaria de repeti-la mais para a frente. Isso é totalmente possível com um programa online bem referenciado de Yoga.

Que tal conferir nossas dicas sobre aulas online de Yoga? Venha ver!

Em resumo, agora que você está um pouco mais por dentro desse vasto mundo do Yoga, que tal se comprometer em se tornar um praticante iniciante ou até mesmo em aprofundar seus conhecimentos sobre esse fascinante sistema holístico?

Você sabe que só tem a ganhar!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar