O yoga é uma disciplina milenar nascida na Índia !

Quem deseja adotar uma rotina de cuidados com o corpo, pode praticar yoga com tranquilidade. Entre meditação, exercícios respiratórios e posturas, os praticantes de ioga conseguem tonificar os músculos enquanto se concentram em trabalhar os seus chakras. Analisando por esta perspectiva, o yoga não só atua no corpo, mas também na mente do praticante.

A sua vertente terapêutica se chama yogaterapia, uma disciplina que usa os fundamentos do yoga para aliviar ou curar doenças físicas e psicológicas. Assim, o praticante mantém o corpo e a mente saudáveis usando asanas (posturas), pranayama (exercícios respiratórios), alongamentos, e meditação. Além de poder se beneficiar da dimensão filosófica desse disciplina, que ensina a encontrar a vitalidade e atingir a plenitude tornando-se zen.

Hoje nosso artigo oferece a você um guia com os fundamentos da terapia ioga. Descubra a quem esse tipo de terapia é destinado, e saiba como participar de uma aula de yoga terapêutico !

História do uso terapêutico do yoga para o corpo

Origem da terapia ioga !

A yogaterapia surgiu da ideia de associar a psicanálise a abordagens do yoga. Um dos grandes pioneiros da terapia ioga foi Swami Kualayananda, em 1920. Há quem acredite que o termo foi mais difundido em 1970 pelo Dr. Bernand Auriol, um psiquiatra e psicoterapeuta francês, especializado em estados da consciência. Graças a esses especialistas a psicanálise pode ser misturada com os fundamentos do yoga.

Torne-se zen fazendo curso de yoga.
Tenha mais autoconfiança praticando yogaterapia !

Características da terapia ioga

Como vimos, a yogaterapia é uma arte desenvolvida como disciplina terapêutica, que nasceu da aliança dos fundamentos do yoga, especialmente, a Hatha Yoga, com a medicina. Como terapia, ela tem a finalidade de auxiliar na prevenção das mais variadas doenças. As sessões fazem com que o corpo aprenda a reagir às enfermidades que afetam negativamente o seu equilíbrio.

Essa disciplina oferece um tratamento personalizado a seus pacientes, ela utiliza posturas corporais (asanas), respiração (pranayama) e meditação para tratar patologias específicas, tanto do corpo quanto da mente. Como já mencionado, os exercícios são adequados à condição de saúde de cada praticante, ou seja, a partir das necessidades que o mesmo possui. Por exemplo, o paciente com dores musculares receberá um tratamento diferente do paciente que sofre de ansiedade.

Também é relevante frisar que não é preciso ter altíssimas habilidades corporais para desenvolver a sequência de movimentos, uma vez que os exercícios são de baixo impacto. Então, se você pensa em fazer aulas de ioga para iniciantes, pode procurar um curso yoga.

Os exercícios de ioga podem ser feitos por todos o tipos de pacientes, sem restrições. Assim, os inúmeros benefícios podem ser sentidos mesmo que você seja um iniciante de yoga !

Torne-se zen com aulas de yoga para iniciantes e descubra a origem e características da Terapia Ioga !

Benefícios da terapia ioga para o corpo e a mente

O yoga é uma prática milenar originária da Índia que por muitos anos tem sido uma excelente maneira de relaxar enquanto pratica uma sequência de exercícios físicos. Nesse sentido, a yogaterapia, uma disciplina que visa auxiliar o tratamento de várias doenças usando os princípios básicos do yoga, traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, como aliviar o estresse, amenizar distúrbios do sono, e curar dores na coluna.

Você pode melhorar a flexibilidade do seu corpo através do yoga.
As aulas de yoga são ideias para manter seu corpo, mas também para prevenir doenças !

Assim como o yoga, a yogaterapia traz muitas virtudes para quem participa das sessões regularmente, como:

  • Renova e purifica a energia vital;
  • Melhora a percepção do próprio corpo;
  • Reequilíbrio físico, mental e espiritual;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Estimula as energias e pensamento positivo;
  • Estimula a ter responsabilidade com o próprio corpo;
  • As atividades físicas regulares estimulam o fortalecimento do corpo;
  • Maior consciência física;
  • Ameniza a tensão do dia a dia, reduzindo o estresse e os sintomas da ansiedade;
  • Aumento da flexibilidade, concentração e do relaxamento, etc;

Independente da idade, gênero ou condições física e psicológica, todos esses efeitos acima podem ser sentidos por quem pratica a terapia yoga regularmente. A yogaterapia, combinada com o tratamento médico, pode ajudar a curar a dor ciática, dores musculares, prevenir doenças cardíacas e a hipertensão.

Adote um estilo de vida mais saudável através da terapia ioga

Quem deseja ter hábitos mais saudáveis, deve seguir algumas uma rotina de cuidados. Em primeiro lugar, manter uma alimentação mais equilibrada, rica em legumes, frutas, verduras e se manter hidratado. Além disso:

  • Pratique exercícios regularmente;
  • Reponha as energias do dia com uma boa noite de sono;
  • Evite bebidas alcoólicas e cigarros;
  • Cultive boas amizades e mantenha um relacionamento saudável com outras pessoas;
  • Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima, aprenda a gostar de você;
  • Mantenha uma alimentação balanceada;

A yogaterapia pode ajudá-lo manter uma vida mais saudável, contudo, cabe a você seguir fielmente a rotina de cuidados com o seu corpo dentro e fora das sessões de ioga.

Atenção!  terapia ioga é um tratamento complementar e, portanto, não substitui as consultas com o seu médico. Sendo assim, é essencial aliar os dois tratamentos para ter bons resultados.

Descubra quais são os benefícios da yogoterapia durante a aula de yoga !

Quais são as pessoas que podem praticar yoga terapêutico ?

Dos pacientes com doenças leves até as doenças mais graves, todos podem fazer yoga terapêutico. A disciplina pode ser praticada em qualquer idade, independente de gênero, sexo ou condição física do paciente. Até mesmo pessoas saudáveis podem fazer terapia ioga para manter a boa forma e prevenir doenças.

A aula de yoga pode ser útil para combater os efeitos de doenças mais graves.
Aulas de ioga são excelentes para aliviar as cólicas menstruais !

A maioria das pessoas que praticam terapia ioga buscam complementar algum tipo de tratamento médico. De fato, o tratamento médico combinado com a terapia ioga tem a função de aliviar, prevenir e até curar inúmeras doenças.

Entre as doenças que podem ser tratadas com terapia ioga, estão :

  • Hipertensão;
  • Distúrbio do sono;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Enxaqueca;
  • Doenças cardíacas;
  • Problemas respiratórios;
  • Obesidade;
  • Algumas dores musculares;
  • Dores na coluna;
  • Dor crônica no corpo;

Qualquer indivíduo que almeja curar ou aliviar uma patologia específica rapidamente será aconselhada a complementar o tratamento médico com sessões de yogaterapia. Essas sessões podem ser feitas em ambiente fechados com um profissional ou em casa praticando sozinho (desde que seguindo as orientações do seu instrutor).

As mulheres grávidas também podem praticar terapia yoga nas oficinas yoga para gestantes. Essas sessões, normalmente, têm o objetivo de amenizar a ansiedade ligadas ao parto, mantendo a serenidade.

Se você é um yoga iniciantes, fique à vontade para fazer aulas de yoga online, aprender yoga em casa ou praticar yoga em grupo!

Leia também nosso artigo:  A quem se destina a pratica da yogaterapia !

Participe de uma sessão de terapia ioga

Normalmente, a yogaterapia é uma disciplina que pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo, ela tem duração de 30 a 60 minutos. No entanto, para sessões de tratamento específico, como no caso de doenças mais graves, as sessões podem levar 2 horas ou mais.

As aulas de ioga são extremamente acessíveis a todos os alunos.
Você pode se tornar um terapeuta ioga e tratar as pessoas enquanto pratica suas posturas de ioga.

Como regra, a sessão é adaptada à patologia de cada paciente, e pode ser:

Sessão de terapia em grupo

Geralmente são sessões realizadas em grupos predefinidos, como grupo de amigos em uma empresa, por exemplo.

Sessões de terapia individuais ou em grupo

Muito profissionais preferem fazer as sessões de terapia individuais ou em grupo, assim é possível adaptar melhor os exercícios à doença do paciente.

No entanto, independente do tipo de sessão que você escolher, a terapia ioga é um tratamento personalizado, voltado para atender as necessidades do aluno. Isso faz da disciplina ideal para fortalecer o autocuidado de quem o pratica.

Os fundamentos do yoga devem ser praticados dentro e fora das oficinas de ioga !

E quais são os principais benefícios de praticar yoga terapêutico?

Quem pratica terapia ioga regularmente, garante que são numerosos os benefícios desta disciplina. Confira alguns:

  • Alívio e/ou cura de inúmeras doenças do corpo e da mente;
  • Manter uma boa forma;
  • Melhorar a flexibilidade através de alongamentos;
  • Relaxamento através de exercícios respiratórios;
  • Melhorar a vitalidade com as praticas de asanas;

O que são oficinas temáticas de terapia ioga ?

As oficinas temáticas são sessões organizados com a finalidade de trabalhar um tipo específico de terapia. Normalmente, são voltadas para capacitar instrutores ou praticantes de yoga mais avançados. As oficinas ministram conteúdos teóricos e práticos, ideais para aprender as bases desta disciplina milenar e proporcionar bem-estar nas mais variadas situações ou condições do cotidiano.

Conheça algumas oficinas temáticas:

  • Terapia de gerenciamento de estresse;
  • Sistema digestivo;
  • Correção postural;
  • Dor ciática;
  • Terapia hormonal;
  • Terapia para gestantes;
  • Diferentes tipos de meditação;
  • Terapia voltada para abertura dos chakras, etc;

As oficinas temáticas são organizadas em estúdios espalhados por todo o país. Quem deseja ser um terapeuta, precisa se registrar e pagar as taxas para participar. Contudo, fique bastante atento as datas de inscrição, pois o número de participante quase sempre é limitado por turma.

Saiba como fazer um curso yoga terapêutico no artigo !

Também é possível fazer aulas de yoga com os professores da plataforma Superprof !

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ana

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector