Praticar yoga com certa regularidade assim como fazer aulas de natação ou qualquer outro tipo de esporte traz inúmeros benefícios para o corpo. Todavia, para quem está buscando tratar doenças do corpo e da mente, o efeito do yoga não se compara a seu aprofundamento terapêutico: a yogaterapia.

A Yogaterapia é uma terapia alternativa totalmente baseada nos fundamentos do yoga, com foco no tratamento e prevenção de diversas doenças. Essa técnica, na verdade, visa complementar o tratamento médico a partir da necessidade que o aluno possui.

Como?

A terapia ioga tem a função de melhorar a qualidade de vida do praticante e deixá-lo com a sensação de bem-estar. Ela faz com que o corpo aprenda a reagir na luta contra o que o afeta negativamente, isto é, o que causa o seu desequilíbrio. Sendo assim, a yogaterapia tem a função de reequilibrar o indivíduo em todos os campos, seja físico, mental, emocional ou espiritual.

Quer entender como as asanas, pranayama e a meditação atuam no corpo e na mente ? Descubra os benefícios do yoga terapêutico no artigo de hoje !

Como funciona a terapia ioga

A yogaterapia nasceu da união do yoga clássico com a medicina moderna. Swami Kuvalayananda foi um dos grandes pioneiros da yogaterapia. Ele, em 1920, aplicava métodos da ciência médica ocidental para estudar os efeitos terapêuticos da aplicação do yoga. Nas décadas seguintes, o termo foi difundido pela França pelo Dr. Bernard Auriol, um psiquiatra e psicoterapeuta francês, especializado em estados da consciência.

Graças a Auriol, em 1970, o conhecimento da psicanalise clássica pode ser misturada com abordagens orientais como o yoga, especialmente, a Hatha Yoga. Em suas pesquisas, Auriol realizou um estudo concreto em pacientes psiquiátricos, demostrando os reais benefícios do yoga terapêutico. Sua abordagem mostrou resultados positivos nesses pacientes.

Segundo sua tese: "A yogaterapia é o uso específico de ferramentas de yoga (arte ancestral indiana) aplicadas ao campo da saúde. Tanto para prevenção quanto para o atendimento de pacientes que sofrem de distúrbios"

Saiba tudo sobre terapia ioga.
O yoga é uma prática milenar que tem como um dos objetivos atingir o autoconhecimento !

Hoje, a yogoterapia é uma disciplina terapêutica, e deve ser considerado com um complemento ao tratamento médico. Contudo, sua relevância na melhora da condição física e mental dos pacientes não deve ser ignorada.

Praticar yoga para iniciantes melhora muito estilo de vida de quem deseja aliviar os sintomas de doenças como ansiedade e depressão. E você também pode praticar terapia ioga em casa com um professor particular.

Mas como funciona a terapia ioga?

O interessado em fazer as sessões de terapia ioga terá que passar por uma avaliação inicial com o instrutor ioga. De acordo com o diagnóstico, o "paciente" será inserido em uma turma de yogaterapia com objetivos similares ao dele ou poderá ser atendido individualmente por um instrutor de ioga particular. Normalmente, cada sessão levar em torno de 30 a 60 minutos.

Quem pode fazer terapia ioga ?

A terapia ioga é um tratamento adaptada ao "paciente", e não ao contrário. Portanto, é acessível a todos os tipos de alunos, e sem contra-indicações. Isso equivale a dizer que tanto crianças, idosos, atletas, deficientes, quanto iogas iniciantes podem fazer, pois cada sessão é personalizada de acordo com as necessidades do aluno.

Durante as sessões e fora dela, o praticante terá que seguir alguns passos:

  • Asanas - exercícios de posturas de ioga;
  • Pranayamas - exercícios de respiração;
  • Mudras - Posições simbólicas das mãos que expressam uma concepção espiritual;
  • Savasana - Postura alongada do Hatha yoga para relaxamento;
  • Meditação - Ferramenta usada para focar sua mente em um objetivo ou pensamento em particular ...

Essas atividades são parte da sequência de exercícios que devem ser praticados com regularidade com ou sem o seu professor de ioga. Praticando com regularidade é possível atingir resultados positivos, seja relaxando o sistema nervoso, aliviando dores da coluna ou obtendo o fortalecimento muscular.

A terapia ioga pode ser um processo individual ou em grupo que através da yoga permite que você se reconecte consigo mesma, auxiliando na cura de algumas doenças !

Os benefícios da yogaterapia na saúde física

Na yogaterapia não é preciso ter altíssimas habilidades corporais para desenvolver os movimentos, uma vez que os exercícios são de baixo impacto. A terapia é indicada para pessoas com doenças físicas, oferecendo exercícios acessíveis a todo tipo de aluno, sem restrição.

Adote um estilo de vida saudável fazendo ioga em casa.
Praticar yoga melhora sua saúde e bem-estar, e não tem restrição de idade, todos podem fazer!

No yoga terapêutico, os exercícios não são necessariamente para construir músculos, mas para restabelecer a vitalidade do corpo e da mente. Por isso, é recomendado para o alívio de inúmeras doenças físicas, como:

  • Dor crônica no corpo;
  • Hipertensão;
  • Dor nas costas;
  • Enxaqueca;
  • Obesidade;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Doença cardíaca;
  • Dores musculares;
  • Problemas respiratórios, como asma, bronquite, etc.

Sem contar que na sessão de terapia ioga você pode desenvolver a flexibilidade do corpo, força, alívio e a redução do estresse e da ansiedade, reduzindo os riscos de ter problemas do coração. A yogaterapia também traz outros benefícios como:

  • Renovar e purifica a energia vital;
  • Permite conhecer e entender melhor o próprio corpo;
  • Trazer equilíbrio físico, mental e espiritual;
  • Tornar possível o fortalecimento do sistema imunológico;
  • Estimular a entender o poder do pensamento positivo;
  • Ensinar a responsabilidade com o próprio corpo;
  • Estimular o fortalecimento do corpo;
  • Maior consciência física;
  • Aumento da concentração e do relaxamento;

A pratica da terapia yoga pode amenizar ou curar muitas doenças, mas ela não substitui a consulta com seu médico. Sendo assim, é fundamental aliar os dois tratamentos para ter um bom resultado na sua saúde.

Aprenda a relaxar com terapia ioga

A terapia ioga é muito utilizada no tratamento de doenças físicas e psicológicas, desde os níveis mais leves até os mais graves. Ela mostrou efeitos positivos no tratamento de distúrbios do sono, como insônia e paralisia do sono. Além de ser uma excelente maneira de aliviar o estresse da vida cotiana.

Conheça os poderes da meditação nas aulas de ioga.
Não é preciso ser jovem e flexível para começar a ter aula de yoga ou praticar meditação !

Como aprender a relaxar com terapia ioga ?

No tapete de ioga, você pode meditar ou praticar os exercícios indicados pelo seu instrutor. Entretanto, pode acontecer da sua respiração e mente estarem agitados e, por esse motivo, você vai demorar a relaxar. Sendo assim, é preciso realizar exercícios respiratórios até que você consiga alcançar a atenção plena.

Graças à yogaterapia, o aluno pode aprender a gerenciar melhor seus sentimentos, aliviando os sintomas da ansiedade e depressão !

Na sessão, o seu terapeuta vai combinar diferentes tipos de exercícios para que você consiga relaxar rapidamente. Ele pode usar estratégias para desenvolver a serenidade ou utilizar a função de controle de estresse durante as sessões.

A meditação tem sido basta eficaz no tratamento de transtornos como enxaqueca crônica, hiperatividade, ansiedade, depressão, etc que também atrapalham o relaxamento pleno. Além disso, o yoga terapêutico atua no sistema nervoso, seja para curar doenças, aliviar, ou prevenir enfermidades antes que elas ocorram.

Nesse sentindo, quem deseja ter aula de ioga com a finalidade de relaxar precisa entender que a meditação é um dos cernes da yogaterapia. Ela permite que você se concentre no momento presente, recupere sua energia ou a conserve. Contudo, a sessão de terapia ioga envolve outras ferramentas do yoga.

Mais uma vez, o yoga terapêutico auxilia no tratamento de inúmeras doenças e, portanto, sua função é complementar o tratamento médico, e não substituí-lo !

Adote um estilo de vida mais saudável através da yogaterapia

As dicas a seguir servem para todas pessoas que desejam ter hábitos mais saudáveis. Em primeiro lugar, se deseja adotar um novo estilo de vida, você deve começar pela alimentação. Adote uma alimentação mais colorida, rica em legumes, frutas e verduras. Não se esqueça de se hidratar, beba água.

Existem outros pontos a serem adotados :

  • Alimentação - Mantenha uma alimentação balanceada;
  • Atividade física - Pratique exercícios regularmente;
  • Ritmo de vida - Reponha as energias do dia com uma boa noite de sono de pelo menos 8 horas; evite bebidas alcoólicas e cigarros;
  • Relações sociais - Cultive boas amizades e mantenha um relacionamento saudável com outras pessoas;
  • Aprenda a gostar de você - Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima para viver plenamente ...

A terapia ioga permite que você possa trabalhar todos os pontos acima, focando no seu desenvolvimento físico e mental. Mas a yogaterapia não teria resultados positivos, se não levasse em consideração todos os aspectos da vida do praticante.

Por isso, o trabalho do instrutor é avaliar individualmente o aluno, e oferecer um atendimento personalizado. Além de dar dicas que o ajudam a ter um vida mais plena, e prevenindo doenças. Cabe ao aluno seguir fielmente a rotina de hábitos saudáveis dentro e fora das sessões de ioga.

A aula de yoga é o momento para se concentrar em si mesmo !

Os resultados podem demorar a aparecer em algumas pessoas, mas você precisa praticar regulamente os exercícios da yogaterapia para manter seu corpo mais saudável. Cada sessão é um incentivo para viver melhor em seu corpo e a cuidar da saúde, seja se alimentando bem, praticando esportes ou se relacionando melhor com outras pessoas.

Mude seu estilo de vida praticando yoga.
"Cuide do seu corpo para que sua alma queira habitá-lo" - Provérbio chinês

O que está esperando para se matricular em um curso de yoga ? Aproveite para se beneficiar de todas as vantagens das aulas de yoga !

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ana

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector