A prática de yoga está se tornando cada vez mais comum entre pessoas de todas as idades!

Todos os dias jovens e idosos usam a Terapia Ioga como um exercício complementar no tratamento de inúmeras enfermidades, desde ansiedade, dores nas costas, insônia, resfriados, depressão, rigidez muscular, obesidade, etc.

Entretanto, lembre-se que o yoga terapêutico não substitui o acompanhamento de um médico e, portanto, busque a yogaterapia para um exercício complementar. Dessa forma, será possível observar uma grande melhora no tratamento de inúmeras doenças, equilibrando corpo e mente.

Quer saber mais sobre yogaterapia ? No artigo de hoje, acompanhe todos os benefícios do yoga terapêutico !

O que é Yogaterapia ?

A yogoterapia é uma terapia alternativa, totalmente baseada no Hatha Yoga, com a finalidade de auxiliar na prevenção das mais variadas doenças. A terapia faz com que o corpo aprenda a reagir na luta contra enfermidades que afetam negativamente o seu equilíbrio.

Como?

Utilizando movimentos corporais e de respiração, relaxamento, técnicas de meditação e relaxamento do ioga tradicional, assim o método visa tratar patologias específicas, tanto as físicas quanto as psicológicas. Os exercícios são adequados à condição de cada praticante, isto é, a técnica é personalizada a partir das necessidades que o aluno possui.

A terapia ioga permite curar o corpo e a mente.
A yogaterapia é muito mais do que terapia ou atividade física !

Para a terapia ioga o foco é trabalhar a qualidade de vida do praticante, aumentando a sensação de bem-estar !

A terapia é indicada à pessoas que sofrem de doenças tanto físicas quanto mentais, mas deve ser usada com um acompanhamento profissional que ensinará métodos de respirações, exercícios e relaxamento. Certamente, a yogaterapia não substitui o tratamento médico e, portanto, deve ser realizada juntamente com o acompanhamento do seu médico.

Uma breve história da Yogaterapia

O yogaterapia nasceu da união do yoga clássico com a medicina moderna. Um dos grandes pioneiros da yogaterapia foi o Swami Kuvalayananda por volta de 1920. O termo também foi muito difundido em 1970 pelo Dr. Bernard Auriol, um psiquiatra e psicoterapeuta francês, especializado em estados da consciência.

Graças a esse especialista, a psicanalise clássica pôde ser misturada com abordagens orientais como o yoga. Seu foco principal era a Hatha Yoga, todavia outras formas de yoga poderia ser incluída na yogaterapia.

Nas palavras de Bernard Auriol:

"Usando as asanas, controle respiratório, a técnica de descentralização centralizada, fenômenos do grupo verbal, e não verbal, a yogaterapia parece ser uma método de reequilíbrio psicofisiológico que pode ser objetificado por várias medidas bioquímicas de peso e eletroencefalográfico, como método de reeducação psicoafetivo, utilizando pelo menos os fenômenos de transferência e sugestão, apelando ao uso otimizado das energias pessoais disponíveis, finalmente como método de reeducação psicomotora, permitindo uma melhor integração do corpo vivido e realizando um treinamento ao ao relaxamento consciente"

Devido ao caráter original de sua abordagem, Auriol encontrou algumas oposições as suas pesquisas, mas ainda assim, sua abordagem mostrou resultados positivos em pacientes internados em hospitais psiquiátricos. Até hoje, a Yogaterapia tem o intuito de reequilibrar o indivíduo em todos os campos: físico, mental, emocional ou espiritual.

Doenças que podem ser tratadas com a Terapia Ioga

A yogaterapia usa um conjunto de exercícios respiratórios e relaxamento na prevenção ou alívio de inúmeras doenças. Conheça algumas das enfermidades que podem ter grandes melhorias com a terapia yoga:

  • Dores musculares;
  • Combate ao cansaço;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Depressão;
  • Problemas respiratórios;
  • Pressão alta;
  • Enxaqueca;
  • Problemas de coluna;
  • Obesidade, etc ...
As sessões de ioga terapêutico ameniza problemas como ansiedade.
A prática da Yogaterapia ajuda a amenizar doenças como a depressão !

Graças à terapia ioga, o praticante da técnica sente-se mais confiante para lidar com o tratamento de sua doença.

Como funciona uma sessão de Yogaterapia e como ela é praticada ?

Podemos dizer que o interessado em fazer as sessões de yogaterapia irá passar primeiramente por uma sessão inicial, que corresponde a uma avaliação. Nela, o yogaterapeuta poderá fazer uma série de perguntas e deixar o aluno à vontade para tirar dúvidas. Entre as perguntas, certamente, estão:

  • Se existe alguma dor;
  • Desconforto físico;
  • Psicológico;
  • E os objetivos do praticante ...

Portanto, a primeira sessão com o instrutor serve para avaliar quais exercícios indicar ao paciente, a princípio é feito uma avaliação do aluno e suas condições físicas. Com a análise, são definidas as técnicas mais adequadas para aquele tipo de problema. Sendo assim, as outras sessões são destinadas a atender as necessidades individuais do aluno.

Aproveite os grandes benefícios da Yogaterapia.
Os exercícios da yogaterapia são de vários tipos: atlético, meditativo, relaxante, respiratório ...

Quanto tempo leva cada sessão de Yogaterapia ?

De acordo com o diagnóstico do profissional que o avaliou, você será inserido em uma turma com objetivos similares aos seus, ou será atendido individualmente por um instrutor particular. Normalmente, as sessões levam entre 30 a 60 minutos.

Os grandes benefícios da Yogaterapia para a saúde

Com a constante rotina agitada e estressante, é fundamental ficar atento aos sinais que o corpo emite. Geralmente, um desconforto pode ser um sinal de alerta de que algo não está funcionando como deveria. Nesse sentido, as sessões de Yogaterapia utiliza o grande princípio do yoga, que consiste na consciência corporal, conceito fundamental que auxilia na cura de inúmeras doenças físicas e emocionais.

Mas por que tantas pessoas buscam a terapia yoga?

A pratica da terapia yoga ajuda a amenizar dores musculares, enxaqueca, obesidade, ansiedade, estresse, depressão, e problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Na yogaterapia não é preciso ter altíssimas habilidades corporais para desenvolver os movimentos, pois os exercícios, embora muito completos, são de baixo impacto. Sem contar que a yogaterapia traz inúmeros benefícios para todas as áreas da vida do praticante, ela renova e purifica a energia vital, além de:

  • Trazer equilíbrio físico, mental e espiritual;
  • Estimular a entender o poder do mantra;
  • Ensinar a responsabilidade com o próprio corpo;
  • Estimular o fortalecimento do corpo;
  • Tornar possível o fortalecimento do sistema imunológico;
  • Maior consciência física;
  • Aumento da concentração e do relaxamento;
  • Permite conhecer e entender melhor o próprio corpo;

A terapia ioga desenvolve flexibilidade, força, respiração correta e, de maneira integrada, maior oxigenação do organismo, o que pode consequentemente regular a pressão arterial. Há estudos de que entre os efeitos positivos dessa técnica estão o alívio e a redução do estresse e da ansiedade, além da reduzir os riscos para os problemas do coração.

Os principais exercícios da yogaterapia

O yoga é uma prática milenar que trabalha simultaneamente o corpo, a mente e a espiritualidade. Na yogaterapia, os exercícios são específicos, visando integrar essa tríade e, portanto, contribuir para o bem-estar geral do praticante.

A cada sessão, são ensinadas posturas, métodos de respiração, relaxamento e meditação, todos devem ser seguidos conforme orientação do instrutor. Entre meditação, alongamentos e posturas de yoga, os exercícios da yogaterapia têm o objetivo de ser acessível a todos os praticantes, deste os alunos esportistas a alunos que sofrem de algum tipo de limitação física.

A terapia yoga pode ser usada para aliviar ou curar muitas doenças.
A yogaterapia visa ser acessível a todos !

Assim, a terapia baseia-se em alguns exercícios básicos de ioga adaptados pelo iogoterapeuta para as necessidades específicas do praticante. E são dos mais variados tipos de yoga, como Ashtanga Vinyasa, Nedra, Ayurveda entre outros.

As asanas são os principais exercícios que os pacientes de iogoterapia devem realizar, somados a elas estão os exercícios respiratórios chamados de pranayanas, que são importantes ao corpo e ao domínio da mente.

Certamente, a sessão de yogoterapia seguirá uma ordem, levando em conta as necessidades do paciente. Aqui estão os exercícios mais recorrentes durante as sessões de terapia:

  • Meditação;
  • Alongamento;
  • Postura angular;
  • Savasana;
  • Respiração sincronizada;
  • Halasasana;
  • Saudações ao sol, etc ...

Todos os exercícios acima são muito simples e acessíveis, a compreensão dessas posturas e exercícios é de suma relevância, pois o aluno deverá praticá-las em casa sempre que achar necessário.

Pensando em fazer aulas de yoga? É fácil ser saudável graças à yogaterapia !

Dicas valiosas para complementar os benefícios do yoga

As dicas que daremos a seguir se aplicam a qualquer atividade com a finalidade de alcançar a saúde física e mental. Em primeiro lugar, nosso dia a dia não seria nada sem uma rotina de alimentação saudável e boas horas de sono. Os cinco pilares para ter uma boa saúde em geral, está ligado a:

  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Manter o mínimo de oito horas de sono tranquilo por dia;
  • Rotina de atividade física;
  • Desenvolvimento de relacionamento saudável com outras pessoas;
  • Equilíbrio emocional;

Quando se trata de saúde física, necessariamente manter uma rotina de exercícios físicos acompanhada de uma alimentação rica em legumes e frutas são nossos conselhos para manter seu corpo fortalecido. Quando se trata de saúde mental, é relevante manter um bom relacionamento com outras pessoas, mas para isso é preciso estar bem consigo mesmo. Sendo assim, a meditação é algo que pode ser um forte aliado para aliviar as tensões do dia a dia, permitindo assim atingir a sensação de bem-estar.

A medida que o praticante de yogaterapia segue com suas sessões, é comum que ele sinta a mente e corpo mais relaxados. O paciente recupera a vitalidade que o ajuda a superar determinadas enfermidades.

Para alguns praticantes, a yogaterapia é mais uma filosofia de vida do que uma atividade física !

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ana

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector