Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quer dar aulas de ioga? Veja quais são os requisitos necessários

De Joseane, publicado dia 15/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Como se tornar professor de Yoga?

Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida.

Essa citação do escritor Augusto Cury, resume bem o significado e a responsabilidade por trás do trabalho de um professor de yoga. O yoga, sendo uma disciplina sobretudo ligada a espiritualidade, prepara os seus praticantes para viver uma nova vida, com mais leveza, sabedoria, cuidados consigo e com os outros, enfim, uma vida mais plena e satisfatória.

Preparar um outro ser humano para a vida não é tarefa fácil. Ensinar a uma pessoa a respeitar os seus limites, aceitar-se como ela é ao mesmo tempo que aceita os outros como eles são, pode ser bastante complicado. O professor de yoga ajuda o aluno a trilhar o seu caminho pessoal no yoga, compreendendo os fundamentos dessa filosofia que leva ao autoconhecimento.

Não à toa, o instrutor de yoga é também chamado de “guia”. Um termo justo já que ele é a referência do aluno que está dando os seus primeiros passos no yoga. Por essa razão, é importante que o guia, instrutor do yoga, tenha ele mesmo, trilhado o caminho do conhecimento de si mesmo e, através do yoga, tenha encontrado a sua plenitude. Para compartilhar os valores do yoga com outras pessoas, é necessário conhecer e viver esses valores, por isso a importância de ser experiente para dar aula de yoga.

Além da experiência, outros requisitos podem ser solicitados para um aspirante a instrutor de yoga. Diplomas e certificados na área, certos valores pessoais, conhecimentos específicos. Tudo depende de onde você vai trabalhar e da modalidade e público com os quais você deseja trabalhar.

Você quer saber como se tornar um professor de yoga? Confira as nossas dicas!

Quero ensinar yoga. Por onde começar?

Você deve encontrar as suas próprias limitações. É isso que o yoga ensina: reconheça suas próprias limitações e cresça a partir delas.

Um dos mestres de yoga mais respeitados no mundo, B.K.S. Iyengar, à quem essa frase pertence, deixou um legado de conhecimento para todos aqueles que querem descobrir o yoga e sobretudo para aqueles que querem compartilhar os conhecimentos do yoga na posição de instrutor. Essa frase é carregada de sentido pois motiva àqueles que querem crescer no yoga mas que não se sentem tão “capazes” assim.

Conheça as técnicas do yoga Descubra o yoga ainda hoje…

Para aqueles que querem ser professor de yoga mas não sabem por onde começar ou não se sentem cem por cento prontos, essa citação é ainda mais bem-vinda. Você não precisa saber de tudo. Ninguém sabe tudo! O que você precisa é ser consistente naquilo que você sabe e acredita e ser honesto quanto a isso. Se você possui experiência em apenas uma das abordagens do yoga, seja honesto consigo mesmo e com os seus alunos e trabalhe com o que você conhece. Se você tem poucos anos de experiência, comece dando aulas de yoga para iniciantes, e continue no seu caminho de aprendizado. O yoga é um caminho, não um destino final. Você sempre terá algo a aprender sobre essa filosofia milenar.

A primeira coisa que você deve se perguntar quando da sua decisão em se tornar um instrutor de yoga é? “qual a minha motivação?” ! Saber o que te motiva vai te ajudar a aparar as arestas e modelar o seu objetivo. Lembre-se que a sua motivação deve está ligada a construção do eu, ao seu progresso e também em benefício do outro. O yoga não é egoísta!

Outros pontos a se considerar são:

  • Yoga requer investimento pessoal e talvez financeiro ; se você deseja se tornar um professor do yoga, pratique consistentemente o yoga.
  • Invista em seu conhecimento, participe de retiros de yoga, faça uma viagem à Índia, berço do yoga.
  • Faça a formação de instrutor de yoga e formações correlatas.

Qual a formação necessária para se tornar professor de ioga?

A yoga não é uma profissão regulamentada no Brasil. Tecnicamente, isso significa que você não precisa obrigatoriamente de um diploma para exercer a posição de instrutor de yoga. Mas é preciso saber que não dá pra “dar um jeitinho” quando o assunto é ensinar yoga, certo? Se você quer ser professor particular de yoga ou professor em uma escola de yoga, você vai precisar conhecer a fundo essa disciplina.

Busque a sua paz interior praticando yoga Invista em seu desejo de se tornar instrutor de yoga

O yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos, cujo objetivo é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração conhecida como pranayamas, posturas de yoga (ásanas) e meditação. Para dominar esse conhecimento é preciso estudar bastante e, principalmente, é preciso praticar muito, muito mesmo. Sem conhecimento teórico e prático fica impossível ensinar o yoga. Logo, a formação em yoga se faz necessária para aqueles que querem futuramente se tornar instrutores de yoga, sobretufo em escola de yoga.

O primeiro requisito para aqueles que querem aprender o yoga é possuir um desejo genuíno pelo autoconhecimento. Será esse desejo que motivará o aprendizado das técnicas do yoga, necessárias para alcançar o objetivo de viver uma vida plena.

Para se tornar professor de yoga é importante ter bastante experiência na disciplina, além de possuir um vasto conhecimento teórico. Se inscrever em uma formação de professor de yoga vai trazer mais legitimidade para o seu futuro como profissional do yoga. No mercado, é possível encontrar escolas que propõem formações curtas que duram entre 30 e 60 horas, mas também formações mais longas de até 500 horas.

Confira a lista com os nomes de algumas instituições que formam professores de yoga no Brasil:

  • SBY- Sociedade Brasileira de Yoga Integral
  • Centro de Yoga Montanha Encantada
  • IYTA- Associação Internacional  dos professores de Yoga do Brasil

Geralmente as formações para professor de yoga inclui obviamente muita prática mas também aprende-se sobre metodologia de ensino, a famosa pedagogia que deve ser parte do currículo de todo professor.

Se você ainda não se sente pronto para frequentar uma grande escola de yoga , ou está apenas dando os seus primeiros passos como praticante do yoga, que tal contar com um professor particular de yoga? Esse profissional pode ser a motivação que você precisa para mudar de vida de uma vez por todas!

Como se tornar professor de yoga?

“Não existe progresso na direção da liberdade suprema sem transformação, e esse é o ponto fundamental na vida das pessoas, sejam elas praticantes de yoga, ou não.” Iyengar

Para se tornar um professor de yoga você precisa ter sido um dia um aprendiz do yoga. Entre outras interpretações, o yoga é um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo, e a única maneira de guiar um outro ser por esse caminho é conhecendo bem o trajeto. Logo, não existe professor de yoga que não tenha andado, ou esteja andando por esse caminho do autoconhecimento.

Conheça as oito bases do yoga Pratique yoga como filosofia de vida

Assim sendo, para responder a pergunta “como se tornar professor de yoga“, a resposta é: você deve ter percorrido ou está percorrendo o caminho do conhecimento de si mesmo. Para tanto, é preciso que você conheça em teoria e sobretudo em prática, as técnicas do yoga que servem como facilitadoras desse processo.

O primeiro passo para se tornar professor de yoga é começar a praticar. Encontre um curso de yoga ou contrate um professor particular de yoga. Pratique a técnica com o professor e sem ele. O professor será o seu guia durante o seu percurso, mas quem vai percorrer o caminho é você. Se instrua na prática do yoga, aprenda tudo o que puder sobre a técnica. Leia a literatura deixada pelos grandes mestres e dê as boas vindas as mudanças que ocorrerão em sua vida.

Condições para ser instrutor numa instituição de ioga

Se você deseja dar curso de yoga em uma instituição dedicada à prática, você terá que se investir. Muitas instituições solicitam que os futuros professores possuam ampla experiência de vida no yoga e também diplomas ou certificações da área do yoga e áreas correlatas.

Alguns diplomas que são facilitadores no seu processo de candidatura para a posição de instrutor de yoga são: diploma de psicologia, esportes, fisiologia, reiki e meditação, sofrologia, entre outros.

É possível que algumas escolas solicitem que o aluno conheça as diferentes abordagens do yoga como o Mantra Yoga, Laya Yoga, Hatha Yoha e o Raja Yoga.

Quanto custa uma aula de yoga? Yoga é experiência

Para fazer prova de conhecimento na prática do yoga, o futuro professor deverá certamente conhecer as 8 bases do Asthanga yoga, a seguir:

  1. Yamas (princípios de código moral) que é tido como o fundamento da sociedade ética. Trata-se de cinco atitudes que devem ser tomadas diante do outro, da natureza e de si mesmo.
    1. Ahimsa – princípio de não-violência
    2. Satya – principio da verdade
    3. Asteya – principio de não-roubar
    4. Brahmacharya – princípio do celibato
    5. Aparigah – princípio da não possessividade
  2. Nyamas (cinco condutas que devemos ter em relação a nós mesmos.)
    1. Shoucha – Pureza
    2. Santosh – Contentamento
    3. Tapa – Paciência
    4. Swadhya – Auto-estudo/observação de si mesmo
    5. Eshwar Pranidhan – Dedicação
  3. Asana (posturas de Yoga / posições) posturas estáveis e confortáveis para ajudar na busca do equilíbrio mental.
  4. Pranayama (Respiracao Yogui) extender e controlar a respiração. Técnicas de controle da respiração e redirecionamento da energia do corpo.
  5. Pratyahara (abstenção dos sentidos) É o poder de estabilizar as sensações da mente, parar de prestar atenção nos estímulos externos e voltar a atenção para o seu interior.
  6. Dharana (concentração em um objeto) É a capacidade de manter a atenção fixa em um único ponto, evitando a dispersão e olhando para dentro de si mesmo.
  7. Dhyan (meditação) retirar a mente de todos os objetos externos, focar em um único ponto e meditar nele.
  8. Samadhi (iluminação) estado de benção absoluta, alegria e imersão da consciência individual na consciência universal.

Aplicar a filosofia do yoga na sua vida é, por si só, prova de experiência  e conhecimento da técnica.

Faça yoga com um professor particular e almeje um futuro como professor de yoga!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar