Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a formação necessária para se tornar professor de ioga?

De Joseane, publicado dia 07/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Requisitos para ensinar Yoga

Nos últimos anos, o yoga tem ganhado cada vez mais popularidade entre os brasileiros. Ainda bem né? De origem indiana, o yoga possui uma infinidade de praticantes e adeptos pelo mundo inteiro.

Os benefícios da Yoga são ilimitados, já que esta trabalha diversos aspectos do corpo, da mente e do espírito. Os primeiros estudos de caráter científico foram conduzidos em 1924 pelo Swami Kuvalayananda, que é considerado o pioneiro da yogaterapia  (terapia que utiliza as técnicas do yoga).

A atividade trabalha o praticante em seus aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual visando à unificação do ser humano em Si e por si mesmo. Corpo e mente conectados para uma vida mais plena e feliz. A técnica da yoga constitui-se de vários níveis, sendo o Hatha Yoga um ramo do Yoga que fortalece o corpo e a mente através de posturas psicofísicas (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas), concentração e de relaxamento.

Dentre os benefícios proporcionados pela prática da yoga nota-se a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

Ficando conhecida por todo o mundo, O yoga ganha fama entre os brasileiros que recorrem a prática da yoga como forma de relaxamento, meditação e bem-estar. Nesse quadro, cresce a busca por professores e instrutores da prática.  Mas o que é preciso para se tornar professor de yoga? Qual a formação necessária? Um diploma específico é exigido?

Continue lendo e descubra quais os requisitos para se tornar um instrutor particular de yoga.

Quem pode dar aula de yoga?

Não se aprende yoga na escola e nem nas faculdades convencionais. Embora possua bases científicas, o yoga não é uma ciência mas uma filosofia de vida. Para dominar a prática é necessário conhecê-la a fundo, são anos de dedicação e atividade regular.

Não é todo mundo que pode dar aula de yoga Para ensinar yoga é preciso dominar a técnica e ter vasto conhecimento teórico

O instrutor de yoga é também um guia espiritual, sendo a espiritualidade umas das bases fundamentais do yoga. Para que o instrutor guie o aluno em sua caminhada rumo ao descobrimento de si mesmo e de sua força interior, é preciso que o professor tenha ele mesmo trilhado esse caminho. Logo, ter conhecimento teórico das bases e fundamentos do yoga é essencial para se tornar professor da técnica, mas ter profundo conhecimento prático é fundamental.

Um praticante de yoga que não vive essa filosofia com profundidade não poderia transmitir esses valores a uma outra pessoa. Logo, não poderia ser instrutor de yoga. É preciso muita seriedade e responsabilidade para se tornar instrutor de yoga. A técnica lida com o aspecto mais profundo do ser humano: as emoções. Lidar com a mente , a crença, o bem-estar de uma pessoa é algo que necessita de muito preparo, esforço, aprendizado e bastante dedicação.

Se você pratica e vive a yoga há bastante tempo e acredita que poderá compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, esse texto certamente é para você. Se você deseja se tornar um guia espiritual, um espelho para os seus alunos, um contribuinte para o bem-estar físico e emocional de outras pessoas, então invista em seu caminho como professor de yoga.

Se você é debutante na prática dessa atividade mas já sonha em se tornar um grande mestre de yoga, então anote algumas dicas que te ajudarão a se estabelecer futuramente como professor particular de yoga e meditação.

Formação e diplomas necessários para dar aula de yoga

A prática da yoga traz benefícios mil para a vida daqueles que a praticam e seguem-na como filosofia de vida. A yoga utilizada como técnica de relaxamento contribui para uma vida mais sã e feliz. Conheça mais alguns dos principais benefícios de se praticar yoga:

  • promove o equilíbrio postural e físico
  • melhora problemas respiratórios
  • relaxa
  • melhora o condicionamento físico
  • previne doenças emocionais como a depressão e a ansiedade
  • aumenta a longevidade

Como se tornar um professor de yoga? Qual diploma é necessário para dar aula de yoga?

Como visto, a prática do yoga trabalha com a mente e o corpo, buscando a perfeita sincronia entre os dois. Para aqueles que desejam conhecer a fundo essa técnica milenar é preciso estudar muito, aprender com os mestres e professores que já trilham esse caminho a mais tempo, compartilhar experiências com outros praticantes e claro, praticar muito!

Algumas formações endorsam o percurso daqueles que desejam se tornar professor de yoga, conferindo-lhes mais credibilidade enquanto profissionais da área. Formação na área esportiva como educação física, por exemplo, na área da saúde física e mental como psicologia, fisioterapia, mas sobretudo na área mesma do yoga com estágios práticos e teóricos , formação prática e metodológica dedicada ao ensino do yoga.

Algumas instituições são referências na formação de professores e instrutores de yoga, elas conferem aos alunos certificados específicos de acordo com a modalidade de formação escolhida pelo aluno. Estes diplomas são necessários sobretudo para aqueles que desejam abrir o seu próprio negócio e buscam credibilidade.

Aluns praticantes quando decidem se tornar professor de yoga optam por fazer um retiro de imersão intensiva na prática. Muitos viajam para a Índia, berço dessa prática milenar, outros optam por seguir mestres renomados e conhecedores profundos do assunto. Seja qual for o caminho de cada um, o importante é aprender o máximo possível sobre a atividade, todas as suas vertentes e bases e então escolher uma parte na qual  se aprofundar.

Outras formações relacionadas a pratica do relaxamento como sofrologia, meditação , reiki valorizam o currículo do professor de yoga.

Se você ama fazer o bem e está na busca da sua vocação. Comece a considerar a possibilidade de ser um professor de yoga! Para dar os primeiros passos, comece praticando yoga com um dos nossos experientes professores particulares de yoga.

Confira as aulas de yoga para iniciantes no Superprof!

Dar aula de yoga sem ter nenhum diploma?

Essa é uma das questões mais recorrentes entre os praticantes do yoga. É possível dar aula de yoga sem ter nenhum diploma?

Diploma e certificados para ser professor de yoga Quando você tem a vocação mas não tem a formação…

A resposta para essa pergunta é sim! Pode comemorar parcialmente, pois assim como a aromaterapia, o yoga não é uma profissão regulamentada no Brasil, o que significa que pode ser exercida sem que seja necessário um diploma de formação na área.

Então se você é um praticante de yoga e já se sente confortável para compartilhar os seus conhecimentos com outras pessoas desejosas de mudar de vida como você, então você poderá fazê-lo mesmo sem ter obtido diplomas e certificados para ser professor de yoga. Legal né? No entanto, recomendamos que você se certifique de que já está suficientemente avançado no seu conhecimento da prática da yoga para poder ensiná-la a outras pessoas. Tenha certeza de que a sua experiência é suficiente para fazer de você um instrutor de yoga.

Lembre-se que a yoga é uma filosofia de vida e os seus futuros alunos irão se espelhar em você. Eles depositarão boa parte das suas expectativas no professor buscando neste a motivação necessária para percorrer esse novo caminho de vida. Se você tem algumas dúvidas quanto a sua capacidade em ensinar a outros, faça pequenos estágios práticos, frequente aulas de outros professores com mais experiências, buscar apoio e orientação com o seu professor atual ou pessoas do seu círculo de prática da yoga.

Muitas vezes as pessoas próximas reconhecem melhor as nossas qualidades do que nós próprios! Descubra com o seu mestre ou amigos quais as etapas essenciais para ensinar yoga!

Encontre uma boa aula de yoga no site do Superprof!

Cursos de yoga independentes e complementares

Se as suas dúvidas persistirem, embora você se considere suficientemente experiente para se tornar um excelente professor de yoga, não se preocupe, essa insegurança é normal!

Seja um professor de yoga certificado Você é bom no que faz, pode acreditar!

Sugerimos que você acredite em seu potencial e invista em seu desejo de se tornar professor de yoga. Se a sua falta de diplomas e certificações está contribuindo para a sua insegurança, então vença essa barreira e busque hoje mesmo um curso de yoga certificado. Você já chegou até aqui,  se dedicou a prática do yoga com muita resiliência e perseverança, então por que não ir mais longe?

Entre em contato com um dos nossos professores particulares de yoga e agende o seu curso intensivo de yoga. Quando você se sentir pronto, busque uma formação que te ofereça um certificado e se possível algum reconhecimento no meio da atividade yogi. Não deixe o seu sonho de se tornar professor de yoga escapar entre os seus dedos, aposte na sua boa vontade em ajudar pessoas e no seu conheciemento como praticante experiente!

Quando estiver pronto, se inscreva na nossa plataforma como professor de yoga e encontre os seus primeiros alunos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar