Quando a internet ainda era novidade, além de ser mais limitada, muitas pessoas viam com desconfiança certas práticas que começaram a se difundir por esse meio. Isso era antes, até a rede se estabelecer. Hoje, já mais do que estabelecida, o desafio é saber garimpar o conteúdo nela oferecido, copiado, disseminado, alterado e até mesmo adulterado, dependendo do assunto.

Já em relação à prática do Yoga é perfeitamente possível se praticar a atividade de forma produtiva e bem conduzida tendo-se como fonte material online. O pulo do gato é saber escolher bem e de forma consciente o material que servirá de programa para a progressão de sua aprendizagem no mundo ióguico.

Certamente você já ouviu falar sobre os numerosos benefícios da prática do Yoga ou até mesmo já os usufruiu após uma rodada de práticas. Essa atividade, se praticada com frequência e de forma presente, aumenta a concentração, diminui a ansiedade e a depressão, propicia um relaxamento de forma generalizada em todos os sistemas do corpo humano, ao mesmo tempo em que os fortalece e os sintoniza com a mente e o espírito.

Em outras palavras, o Yoga é um sistema metodológico integrativo que visa levar o praticante a um estado meditativo presente. Em decorrência, ele trabalha corpo, mente e espírito, sendo um excelente caminho para o autoconhecimento e a manutenção da saúde, alívio do estresse e da ansiedade.

Portanto, se você tem interesse em praticar e até mesmo se aprofundar um pouco mais no mundo do Yoga online e gostaria de fazê-lo tomando-o como base para seu próprio crescimento, puxe uma cadeira, sente-se confortavelmente e venha tomar um chá com a gente!

Tenha em mente também que uma modalidade não exclui as demais, ou seja, o Yoga online não proibe você de ter, também, aulas presenciais com um professor particular ou em uma escola especializada de vez em quando. Na realidade, são modalidades que oferecem recursos que, somados, só contribuem para o seu progresso na prática! Desde que eles se adequem ao programa pelo qual você optou e aos seus objetivos. Caso contrário, não caia na armadilha de ir tecendo uma colcha de retalhos...

O praticante de Yoga aprende a absorver, acumular e distribuir o prana pelo corpo. O prana consiste em cinco formas de energia vital que podem ser trabalhadas de forma consciente a fim de promover bem-estar e equilíbrio generalizado.

Aula online de Yoga: mito ou realidade?

Como dissemos há pouco, as aulas online de Yoga podem, sim, ser muito valiosas e contribuírem para a evolução de seu aprendizado na área. O diferencial está na escolha de um bom programa completo de Yoga em vez de aulas genéricas, que é a maioria das ofertadas pela internet.

Confira também o que você precisa saber para começar na prática do Yoga!

Com a progressão de um programa ióguico que contempla os seus objetivos, é certo que será mais fácil para você evoluir na atividade ao mesmo tempo em que colhe seus amplos benefícios.

É bom lembrar que, tanto para a aula online quanto a presencial, tanto para a prática do Yoga em estúdio ou em casa, a perseverança e a dedicação são habilidades que fazem todo o diferencial a longo período. Portanto, é bom você ter claro para si mesmo quais são os seus objetivos no Yoga, qual a modalidade que irá seguir e preocupar-se em usar o conteúdo online de melhor qualidade que for possível você encontrar.

Ao trabalhar um estado meditativo de presença naquele momento da prática, o Yoga integra o corpo à mente e ambos ao espírito, tecendo uma "união" holística de se fazer juz à etimologia sânscrita da palavra Yoga, união. Esse estado integrativo trabalha a presença, o olhar interno e também a circulação de energia pelo corpo do praticante.

Em vários textos hindus que discutem o Yoga, é dito que "Yoga é equanimidade da mente" ou "o recolhimento das atividades da mente", cada exercício e postura é realizado visando atingir esse estado de presença medidativa.

O mesmo acontece nas aulas online de Yoga, caso sejam bem feitas, bem orientadas e praticadas com frequência, que são os mesmos requisitos caso a prática fosse presencial.

A prática do Yoga resulta, também, no aumento da massa magra e regulariza a secreção de vários hormônios importantes pelo corpo, como a melatonina e o cortisol.

Seus benefícios, enumerados de forma em geral, lembrando que existem muitas outras vantagens de se praticar Yoga:

  • aumento da concentração,
  • melhoria da postura,
  • aumento da flexibilidade,
  • alívio do estresse, ansiedade e depressão,
  • promoção do autoconhecimento,
  • turbina seu sistema nervoso,
  • diminui o açúcar no sangue,
  • baixa a pressão arterial,
  • drena a linfa e aumenta a imunidade,
  • melhora da autoestima e
  • aumento do bem-estar no dia a dia.

Além desses benefícios, as aulas online de Yoga também oferecem flexibilidade de horário, evitam a perda de tempo gasta no trajeto até à aula, já que pode ser praticada de qualquer lugar onde o praticante estiver, desde que em um ambiente limpo, seguro e sem muito barulho.

Aproveite e confira também mais sobre os principais benefícios da prática yogui!

Nas aulas online também não existe tanto a comparação e a competição entre os alunos. Em vez de o professor seguir o ritmo da média dos praticantes, como as aulas online de Yoga são esmerilhadas para as suas necessidades e objetivos, elas seguem o seu ritmo e não o de outro praticante. Isso evita situações desagradáveis e possíveis torções ou contraturas resultantes de abuso na musculatura ou de um ritmo acelerado.

A frequência e a repetição das aulas também são variáveis que você decide. Lembre que você pode ter gostado muito de algum exercício ou asana ou até mesmo de uma determinada aula inteira e gostaria de repeti-la mais para a frente. Isso é totalmente possível com um programa online bem referenciado de Yoga.

Aproveite e espie nossas dicas sobre como praticar Yoga em casa!

Você sabia que o Yoga pode causar aumento da capacidade respiratória, como se desse a seus pulmões espaço para respirar melhor?

Três programas de aula online de Yoga

De certa forma, é consenso que a rotina das pessoas está cada vez mais corrida e atribulada e essa é uma das razões porque muitas delas vêm procurando fazer tudo em casa e isso pode incluir a aula online de Yoga.

Pensando nisso, encontramos 3 programas de aulas online de Yoga: o Yoga em Movimento, o YogIN – a experiência do Yoga e o YogaFlix.

No Yoga em Movimento, as aulas sempre apresentam a mesma estrutura. Iniciam com uma meditação e um mudra, um exercício de respiração, adentrando-se os diversos asanas, etc. O praticante pode comentar as aulas na plataforma do próprio site ou em um grupo de discussão no Facebook, estreitando ainda mais as trocas.

No entanto, a ferramenta de procura pelas aulas fica a desejar. Tampouco econtramos alguma divisão por modalidade ou por tempo. A gente optou pelas aulas com pequenas descrições e elas duraram em média uma hora, de Hatha Yoga, adequada ao nível para iniciantes pelo qual optamos.

Já o YogIN apresenta uma grande seleção de professores qualificados e as aulas seguem o estilo pessoal de cada um deles. Esse é um ponto interessante, pois existe uma oferta mais variada de tipos de aulas online de Yoga. A plataforma, essa sim, é dotada de uma ferramenta legal para pesquisar aulas de acordo com o tempo, o nível, o professor e o estilo, e ainda existem alguns grupos de aula com propósitos mais específicos, como para reduzir a ansiedade, por exemplo.

No entanto, dependendo do nível que você se encontre, talvez não exista tanta variedade de aulas disponibilizadas. Por exemplo, até há pouco o site oferecia apenas 3 aulas de 60 minutos – o tempo máximo de cada aula – de nível avançado.

Existem plataformas que oferecem aulas online de Yoga de qualidade, para praticantes brasileiros, como o Yoga em Movimento, o YogIN – a experiência do Yoga e o YogaFlix.

Em relação ao YogaFlix, parece que ele possui uma oferta de conteúdo um pouco menor do que a dos dois programas precedentes, que oferecem ebooks, cursos, aulas online teóricas e aulas ao vivo. O YogaFlix torna a navegação fácil, já que foca nas aulas online e pronto.

É possível você escolher uma aula através das tags, seja por parte do corpo que deseja trabalhar ou por elemento. As aulas estão divididas em 4 níveis de dificuldade, incluindo intermediário e professores – e em boa quantidade, são mais de 40 aulas online intermediárias ou avançadas com 60 minutos ou mais.

Além disso, todas as aulas são produzidas no mesmo espaço e seguem um padrão de edição e várias delas contam com a participação de um ou mais alunos. Isso é interessante pois cria um clima gostoso de sala de aula e não sobrecarrega o professor.

A oferta mais variada de conteúdo encontra-se no YogIN, mais de 300 aulas gravadas, incluindo aulas teóricas, aulas ao vivo e curso de formação de professores, além de outros conteúdos. Em seguida, temos o Yoga em Movimento, com cerca de 333 aulas gravadas, incluindo aulas teórias, também oferece aulas ao vivo e curso de formação de professores. Por fim, o YogaFlix oferece 250 aulas práticas em sua plataforma.

Que tal conhecer um pouco mais sobre as principais características das aulas de Yoga?

Por que não começar seu programa de aulas online de Yoga? Apresentamos aqui três opções interessantes, mas existem outras mais pela internet. Saiba que você, certamente, não irá se arrepender! Comece ou aprofunde em sua prática desse sistema milenar integrativo de corpo, mente e espírito!

Siga os 5 "ritos" durante a aula de ioga online

Os 5 tibetanos são, nada mais, nada menos, que uma prática ancestral que integra a ioga. Ela agrupa 5 posições (por isso, do nome cinco tibetanos) a serem praticadas de acordo com um sistema de "rituais" durante as sessões de ioga em casa ou das aulas de yoga online. Tais posturas foram revelados ao mundo por Peter Kedler. Kedler encontrou-se com monges tibetanos que praticavam esses rituais com o intuito de regular os chakras e aumentar a energia vital.

Os 5 tibetanos se originaram nas imediações do Himalaia, mais especificamente em mosteiros tibetanos.

Os 5 tibetanos são praticados há centenas de anos, mas  somente em 1939 eles foram mostrados ao mundo!

Assim, um dos primeiros princípios dos 5 tibetanos é respeitar os "rituais" de executar as 5 posições seguidas, sempre na mesma ordem, para garantir que o ciclo de energia vital seja renovado. As posições são as seguintes:

  • Giro para direita (Rito 1),
  • Levantamento de pernas (Rito 2),
  • Arco (Rito 3),
  • Ponte (Rito 4),
  • Cão (Rito 5).
Posições dos ritos tibetanos de 1 a 5.

É essencial alcançar essas 5 posições na ordem crescente estabelecida pelos ritos (do 1 ao 5). Isso garante o efeito cíclico e regenerador das posturas, tanto no nível respiratório, quanto emocional e interno.

Os ritos e suas poses

O giro para a direita (rito 1) se concentra em melhorar o equilíbrio e evacuar as energias negativas. Já o levantamento de pernas (rito 2) permite o melhor controle da respiração através deste exercício focado na região abdominal.

O arco (rito 3) funciona no relaxamento dos músculos e as partes do corpo humano, como a caixa torácica. Essa abertura é benéfica para que possamos mergulhar na consciência plena.

O rito da ponte (rito 4) permite passar a um estágio superior que fortalece ombros e costas. No entanto, tenha cuidado: nem todo mundo consegue fazer esse exercício na primeira vez! Seja paciente e respeite os limites do seu corpo. Com o tempo, tudo ficará bem!

Finalmente, a posição do cão (rito 5) permite finalizar o ciclo com um último exercício de respiração.

Existe um rito 6 dentro das poses tibetanas?

Diversos autores propõem um sexto rito tibetano, relacionado à energia sexual. No entanto, muitos outros concordam que ele não é essencial para a energia vital

Seguir o primeiro princípio dos 5 tibetanos, ou seja, seguir este ritual nesta ordem precisa, permite o início de um processo de equilíbrio interno e regeneração dos chakras.

Yoga online: praticar os ritos dos 5 tibetanos diariamente

Muitas pessoas são aficionadas pela prática da yoga no Brasil. Para ficar mais informados no assunto, muitos se dedicam à leitura de livros sobre ioga, sejam digitais ou físicos. No entanto, a prática dos conceitos aprendidos através da leitura é fundamental. Entrar nesse mundo de posições desafiadoras e super benéficas para a saúde pode ser ideal através dos rituais tibetanos.

O segundo princípio inerente aos 5 Tibetanos é o de conservar uma prática regular e diligente desse conjunto de exercícios. Isso porque, como tudo na vida, é preciso esforço para alcançar a plenitude! É o mesmo se você quiser perder peso: ir à academia uma vez por mês ou de vez em quando e não prestar atenção à sua dieta não produz resultados convincentes.

O mesmo ocorre com a ioga e o desejo de atingir uma consciência plena: praticar regularmente os 5 Tibetanos faz com que você seja capaz de manter um máximo equilíbrio corporal e emocional.

O melhor para se praticar os 5 tibetanos é de manhã ou de noite.

Conselhos para praticar os cinco tibetanos

Para tal, é aconselhável praticar os 5 tibetanos da seguinte maneira:

  • De manhã ou à noite (é possível durante o dia, mas o nível de concentração pode acabar sendo comprometido),
  • Você precisa repetir a sequência de ritos entre 3 e 21 vezes ao dia. Quanto mais repetidos, mais eles permitem o alcance da consciência plena,
  • O melhor é a prática diária. No entanto, caso isso não seja possível, umas 4 ou 5 vezes por semana podem ser suficientes,
  • Não é recomendável praticá-los em diferentes momentos do dia: apenas uma vez por dia é suficiente, pelo menos no início de sua descoberta.

Este ritual é particularmente interessante para iniciantes em yoga que desejam seguir um modelo único sem ter que pensar muito em diversos tipos de posturas.

Consequências da prática regular de rituais tibetanos

Quem pratica regularmente esse ritual consegue alcançar um melhor estado de saúde, tanto físico quanto emocional.

Quer alguns exemplos?

  • Melhora na respiração,
  • Fortalecimento dos músculos do corpo,
  • Melhora da flexibilidade,
  • Manutenção do equilíbrio interno,
  • Tonificação do corpo,
  • Desenvolvimento da concentração.

Para progredir, é aconselhável aumentar gradualmente o número de repetições dos ritos, começando com 3 na sua primeira semana e depois passando para 5, 7, 9, 11, etc.

No entanto, fique atento, pois essa prática não pode ser realmente considerada como um exercício físico no sentido estrito do termo. Isso porque os 5 tibetanos são vistos mais como uma "ginástica" do corpo, permitindo praticar plenamente o momento presente.

Trabalhar a consciência interior através de exercícios de ioga online

O ritual dos 5 tibetanos visa oferecer um estado de bem-estar e relaxamento proporcionado pelas várias posturas que reativam o ciclo energético. Graças à sucessão desses diferentes movimentos, o ritual incentiva o alcance da consciência plena, que envolve corpo e espírito, respiração e motivação.

O que é consciência plena?

Consciência plena é o fato de viver o momento presente a 100%, desconectando-se completamente do resto

Ter consciência plena também significa trazer sua consciência para a experiência do momento presente, aquele existente diante de você. O contexto apresentado pela yoga proporciona uma maneira de vivenciar essa experiência com mais intensidade, o que é particularmente benéfico para a mente.

A plena consciência é um estado ativo no momento presente.

A yoga e os 5 tibetanos trabalham a consciência plena.

Por si só, os 5 tibetanos não estão destinados à conquista da atenção plena, mas participam intensamente para o seu alcance. Em geral, a yoga é uma atividade para melhorar a respiração e a conexão consigo mesmo. Por ser uma prática ancestral, os 5 tibetanos seguem essa mesma lógica.

Como melhorar sua conexão consigo mesmo e com sua mente durante um ritual?

Vá aos poucos, começando com alguns minutos de concentração ao terminar um ritual completo. Com o passar do tempo, você conseguirá aplicar tal princípio durante todo o desenvolvimento do ritual dos 5 tibetanos.

Você sabia que o princípio da atenção plena também vem do Tibete?

Além dos efeitos benéficos imediatos relacionados ao corpo humano, os 5 tibetanos influenciam em uma reflexão geral de corpo e espírito, além de contribuirem para o equilíbrio mental.

Gerir um equilíbrio interno graças aos 5 tibetanos

Os 5 tibetanos destinam-se a dar-nos mais energia. Parece básico e simples, mas, na verdade, tal equilíbrio é muito importante. Isso porque não estamos falando de energia física aqui, como a que você restaura após uma soneca ou uma noite bem dormida de sono, mas sim uma energia interna que rege a nossa força de realização.

O corpo é constituído por um sábio equilíbrio de energias. Dentre eles, o equilíbrio mental nem sempre se estabelece da maneira desejada. O ritual dos 5 tibetanos funcionam como uma ferramenta para corrigir e melhorar a dinâmica interna das nossas energias vitais.

Você sabia que nosso corpo é formado por um total de 7 centros de energia aos quais estão associados glândulas endócrinas?

Esses centros são chamados de "chakras".

Eles são responsáveis ​​pelo equilíbrio adequado do nosso corpo. Agora imagine que essas glândulas e esses chakras estão fora de ordem. Isso significaria que seu corpo teria problemas de saúde!

É importante enfatizar algumas características desses chakras. Uma delas é que seus níveis se diminuem com o tempo. O mesmo acontece com nossas células e nossos órgãos, pois o ciclo de envelhecimento é inevitável.

A diminuição dos níveis dos chakras está diretamente relacionada ao nível de energia das glândulas endócrinas às quais eles estão associados, pois elas declinam naturalmente. Ao praticar os 5 ritos tibetanos regularmente, você evitará (e até retardará) esse processo de envelhecimento.

Os 5 tibetanos é um ritual que leva apenas quinze minutos por dia, um tempo curto comparado aos benefícios que ele pode trazer!

Esses são os chakras presentes no nosso corpo.

O ciclo de energia gerado pelos 5 tibetanos é como uma fonte de juventude para o seu corpo, bem como um certo renascimento da vitalidade. Estudos demonstraram que quanto mais cedo a prática começar, mais importantes serão os resultados para o corpo.

O que você trabalha dentro do corpo é, portanto, refletido do lado de fora!

Ao aplicar esses diferentes princípios presentes dentro da prática dos 5 ritos - a regularidade na prática, o trabalho com a atenção plena e o desejo de restaurar seu equilíbrio interno -, você alcançará rapidamente o objetivo final e ele será visivelmente perceptível, pois você terá energia de sobra!

O que você está esperando para iniciar sua rotina matinal de com os 5 ritos tibetanos?

Precisando de um professor de Yoga ?

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Myla

Editora de Conteúdo, tradutora (Intérprete em workshops e eventos) e terapeuta. Nunca é tarde demais pra nada! Sobretudo para a gente realmente se descobrir de verdade pra gente mesmo!