Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os melhores locais para aprender boxe nas capitais brasileiras

De Glicia, publicado dia 30/04/2018 Blog > Esporte > Boxe > Onde praticar esportes de combate nas grandes cidades?

Os registros mais antigos sobre a prática do pugilismo remontam ao século VIII a.C., na Grécia Antiga.  Sabe-se que nesta época, as únicas regras estabelecidas eram que apenas se poderia atacar com os punhos e era proibido agarrar o adversário. Também não existiam categorias baseadas no peso dos atletas nem rounds. O jogo terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.

Na Inglaterra, por volta dos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado nas ruas de Londres com as mãos nuas. Essas lutas eram geralmente muito violentas e não tinham nada de um esporte. O boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867 e novas regras foram formuladas, como a introdução de rounds de 3 minutos (separados por 1 minuto de intervalo), o uso obrigatório de luvas, entre outras.

O responsável pela introdução  dessas novas regras foi o nobre Marquês de Queensberry, um grande amante de combates que decidiu regulamentar e transformar o boxe em um esporte justo e que garantisse a integridade física dos competidores.

Com a profissionalização do boxe, surgiu a necessidade de separar os lutadores em categorias de peso, para que o combate fosse mais justo. Existem hoje em dia 11 categorias, tanto no boxe masculino quanto no feminino.

existe onze categorias de peso no boxe No boxe profissional os lutadores são divididos em categorias de peso, do mais leve ao mais pesado.

Categorias de peso boxe masculino:

  • Mosca ligeiro: 48 quilos
  • Mosca: 51 quilos
  • Galo: 54 quilos
  • Pena: 57 quilos
  • Leve: 60 quilos
  • Meio médio ligeiro: 64 quilos
  • Meio médio: 69 quilos
  • Médio: 75 quilos
  • Meio pesado: 81 quilos
  • Pesado: 91 quilos
  • Super pesado: + 91 quilos

Categorias de peso boxe feminino:

  • Palha: 46 quilos
  • Mosca ligeiro: 48 quilos
  • Mosca: 51 quilos
  • Galo: 54 quilos
  • Pena: 57 quilos
  • Leve: 60 quilos
  • Meio médio ligeiro: 64 quilos
  • Meio médio: 69 quilos
  • Médio: 75 quilos
  • Meio pesado: 81 quilos
  • Pesado: + 81 quilos

Hoje em dia o boxe se tornou um dos esportes mais procurados por homens e mulheres que desejam manter a forma ou perder peso. De fato, para quem quer perder alguns quilinhos ou definir o corpo, o esporte está entre as melhores opções de atividade física. O boxe é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a percepção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda  a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o esporte exige.

Para que a prática do boxe seja segura e para que os praticantes possam aproveitar plenamente de todos os benefícios que o esporte oferece, alguns cuidados são necessários:

  • Cortar as unhas: unhas longas incomodam e atrapalham na hora de praticar qualquer exercício. No caso do boxe, em especial, pode incomodar na hora de colocar a luva;
  • Higiene dos equipamentos: os alunos devem sempre limpar seus equipamentos pessoais após o uso para evitar acúmulo de bactérias que podem vir a causar doenças de pele;
  • Beber muita água: Manter o corpo hidratado é importante para que o nosso organismo reaja de maneira correta aos estímulos que estão sendo propostos. A  água é responsável por inúmeros processos bioquímicos dentro do nosso corpo;
  • Consultar um médico antes de começar: o aluno  deve estar atento para saber se ele está apto para fazer a atividade que deseja, por isso é necessário consultar o médico antes de começar qualquer tipo de atividade física;
  • Alimentação equilibrada: a alimentação é um dos aspectos mais importantes para quem deseja ter uma vida mais saudável. Para quem pratica esportes ela é ainda mais importante, pois quando ingerimos alimentos de má qualidade, não consumimos todos os nutrientes que  nosso corpo precisa. Isso é uma porta aberta para lesões e patologias.

A maioria das academias hoje em dia oferecem aulas deste esporte. As aulas de boxe oferecidas por estes estabelecimentos costumam ser mais “leves” dos que o treino de boxe seguidos por atletas, por exemplo. Se trata, na realidade, de aulas inspiradas na prática profissional da luta, e portanto adaptadas para a prática fitness. Você tem interesse por esportes de combate e gostaria de saber onde praticá-los na sua cidade? Neste artigo você encontrará todas as informações necessárias para começar suas aulas o quanto antes.

Onde fazer aulas de boxe em São Paulo?

Segundo Anderson Alex da Silva Corrêa, professor e ex-lutador de boxe, os benefícios da prática são inúmeros e quem começa não quer parar mais. Ainda segundo o professor, é muito comum as pessoas buscarem o boxe porque querem aprender a lutar e saber se defender. Mas, apesar do domínio da técnica e dos  movimentos ajudarem na defesa pessoal, este não é o único motivo para você se interessar pelo boxe.

aulas de boxe se tornam cada vez mais populares Hoje em dia é raro encontrar uma academia que não ofereça aulas de boxe!

O esporte traz inúmeros outros benefícios para sua vida, como: melhora da coordenação motora, redução do estresse, saúde cardiovascular, aumento da força, melhora da composição corporal, correção da postura, entre outros.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e da América Latina. Mundialmente conhecida, a cidade exerce grande influência nacional e internacionalmente, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Além disso, a cidade possui um grande caráter cosmopolita, possuindo moradores nativos de mais de 100 países diferentes. Com toda essa diversidade, São Paulo é uma das cidades que apresentam maior oferta de clubes de ginástica e academias.

Aqui estão algumas academias onde você encontra aulas de boxes e outras artes marciais na capital paulista:

Reebok Sports Club

Há duas unidades da Reebok Sports Club em São Paulo: uma na Vila Olímpia e outra no Shopping Cidade Jardim. A Reebok Sports Club faz parte de uma rede internacional de academias, com unidades inclusive na Europa. As atividades mais procuradas são as aulas de Crossfit, com diversos exercícios para trabalhar a flexibilidade, a coordenação, a força, a resistência, a velocidade e o equilíbrio e as aulas de luta, que incluem boxe, jiu-jitsu e MMA.

As aulas de lutas na Reebok Sports Club oferecem um mix de atividades que melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a força, a potência muscular e a flexibilidade ao mesmo tempo. Seu maior enfoque, no entanto, está no aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas variadas de lutas, que proporcionam uma forma motivante para o aluno condicionar-se e ainda melhorar a concentração e a agilidade através de uma atividade que alivia as tensões do dia a dia.

Academia de Artes Marciais Attack

Fundada em 2003, a Academia Attack oferece um estabelecimento completamente voltado para as artes marciais. Além disso, possuem uma equipe de profissionais em Educação Física qualificados e mestres faixa-preta. Oferecem também treinamento especializado para crianças a partir de 6 anos de idade e para adultos de todas as idades,  praticantes recreativos e atletas de competição, aulas em grupo ou aulas particulares.

Entre as modalidades de lutas e artes marciais oferecidas estão: Tae Kwon Do, Muay Thai, Capoeira e Boxe. A academia é afiliada ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), à Federação Paulista de Lutas e Artes Marciais, à Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo e à Liga Nacional de Taekwondo.

Mora em São Paulo? veja nossa lista com os melhores locais para praticar boxe na capital paulista.

Onde praticar boxe na Cidade Maravilhosa?

Há algum tempo atrás as turmas de boxe e outros esportes de combate  eram constituídas em maior parte por homens. No entanto, esse cenário tem se modificado e a  busca pela boa forma tem levado diversas mulheres a também optarem pelas artes marciais para tonificar o corpo da forma desejada.

Quem já treina boxe conhece bem os benefícios da sua prática. Em 60 minutos de treino o participante pode queimar entre 500 e 1000 calorias. O treinamento é intenso e inclui desde pular corda, fazer abdominais, dar socos em sacos de pancada, até corrida e exercícios de agilidade.

O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Mundialmente conhecida pelo carnaval, pelo Cristo Redentor e por suas belas praias, o Rio é uma cidade moderna e proporciona diversas formas de lazer e cultura aos seus habitantes. Portanto, encontrar um local onde você possa praticar boxe não será um problema.

Selecionamos os melhores para você:

Team Nogueira

Team Nogueira  é uma das maiores redes de academias de artes marciais do mundo. Fundada pelos irmãos Nogueira, renomados atletas de MMA, a academia inovou o mercado ao trazer o método de treinamento de atletas profissionais para pessoas comuns. Além da extensa e vitoriosa carreira dos irmãos Nogueira como profissionais de luta, ambos fizeram uma importante imersão no mercado de fitness, possibilitando a construção de metodologias de ensino exclusivas para diferentes necessidades e perfis de alunos.

A academia oferece uma grande variedade de aulas direcionadas a todos os tipos de público em diferentes artes marciais, como: jiu-jitsu, judô, boxe inglês, karatê shotokan, muay thai e taekwondo.

Fit Factory

A Fit Factory é um bem equipado centro de treinamento, que oferece aulas de lutas como muay thay, kickboxing, boxe, aikidô, karatê,  kung-fu, assim como aulas de pilates, treinamento funcional, treinamento suspenso (TRX) e treinamento com personal trainer.

Fundada em 2004 pelo mestre de artes marciais Ricardo Martins,  faixa-preta de muay thai, kickboxing, aikidô e treinador de boxe. Durante os treinos, que duram em média 55 minutos, o professor Ricardo Martins trabalha as mais diversas aptidões físicas de seus alunos, através de exercícios de força, velocidade, coordenação motora, circuito e respiração, sempre objetivando a melhoria da performance e  conquista de resultados e metas reais.

No Rio de Janeiro você também pode optar por ter aulas de boxes com professor particular.

Faça aulas de boxe em Belo Horizonte

Você mora em Belo Horizonte e gostaria de começar a fazer aulas de boxe? Saiba que a cidade oferece diversas opções para a prática deste esporte de combate. Moderna e cosmopolita, a cidade – que é a maior do estado de Minas Gerais – oferece aos seus habitantes uma grande variedade de atividades culturais e esportivas.

a prática do pugilismo remonta à Grécia Antiga O boxe inglês (pugilismo) permite o uso apenas dos punhos e é também conhecido como “nobre arte”.

Belo Horizonte tem algumas boas academias que oferecem aulas de boxe e outras artes marciais. Saiba que, treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece seu sistema cardiovascular, sem falar da tonificação muscular e da melhora visível da postura que este esporte proporciona.

Leia nosso artigo e saiba onde ter aulas de boxe em BH!

Selecionamos duas boas academias onde é possível praticar artes marciais em BH:

Academia Bodytech

Bodytech é uma rede de academias presente em diferentes cidades brasileiras, e que oferece um altíssimo padrão de qualidade e de serviço. O foco principal é o bem-estar, a saúde física, mental e espiritual. Tudo isso coloca a academia na lista das melhores academias de BH. Diversificada, com centros para atividades físicas diversas, ginástica, esporte e lazer, a Bodytech possui duas unidades em Belo Horizonte: nos bairros Savassi e Belvedere.

A unidade do bairro Savassi oferece 4 modalidades de lutas: boxe, judô, muay Thai e jiu-jitsu; já a unidade Belvedere oferece 3: boxe, judô e muay Thai.

O objetivo das aulas são o trabalho do condicionamento físico, a agilidade, o equilíbrio e melhora da postura e coordenação motora através da realização dos movimentos de lutas. As aulas são destinadas a pessoas de todas as idades e níveis.

Academia Malhação

A Academia Malhação teve a abertura da sua primeira unidade em 2001. Hoje, com 10 unidades em Belo Horizonte  e 14 anos de experiência no mercado de fitness, a rede se consolidou como uma empresa que se preocupa com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Oferece diferentes modalidades esportivas como musculação, aulas de ginástica e esportes de combate, somando um total de mais de 30 cursos diferentes. As aulas de boxe trabalham principalmente a flexibilidade e os reflexos através de exercícios que estimulam o aluno a usar todos os músculos do corpo, assim como o senso de equilíbrio e a coordenação.

Melhores locais para aprender boxe na capital gaúcha

Coordenação motora, força, resistência muscular, agilidade e equilíbrio são algumas das habilidades aperfeiçoadas com a prática do boxe, um esporte tradicionalmente mais comum entre os homens, mas que tem conquistado também cada vez mais mulheres nas academias e centros de lutas espalhados pelo mundo.

Se você mora em Porto Alegre e deseja começar a fazer aulas de boxe, mas não sabe onde, não se desespere! A cidade conta com academias e clubes que oferecem a modalidade para todos os tipos de público.

Seguem abaixo duas ótimas academias que oferecem aulas de boxe em POA:

G10 Boxe Clube

Inaugurada em 2008 pelo renomado professor de boxe André Gardini, a G10 Boxe Clube é estruturada para permitir aos usuários uma experiência de imersão completa no mundo das lutas e artes marciais. Toda a estrutura foi pensada de forma a atender desde pessoas que querem emagrecer ou praticar esportes de combate de forma recreativa, até lutadores profissionais.

O espaço oferece aulas de boxe, muay thai e treinamento funcional. Todas as modalidades visam melhoria da qualidade de vida, aumento da força dos movimentos naturais do corpo humano, definição muscular e condicionamento físico.

Top Boxe Fight Team

Oferece aulas de boxe e muay thai com atendimento personalizado, assegurado por uma equipe que possibilita a prática dos esportes de combate para todos os públicos, desde o atleta profissional ao praticante recreativo. As turmas são reduzidas (apenas 4 alunos por turma), oferecendo, assim, uma melhor estrutura para o aprendizado dos alunos.

A academia promete ajudar os usuários a entrarem em forma através de um treinamento digno de um atleta profissional.

Saiba mais sobre as aulas particulares de boxe em POA.

Aprenda a lutar boxe em Recife

Recife representa a quinta maior aglomeração urbana do país, com 3,7 milhões de habitantes. A cidade também é o principal centro econômico e turístico da região Nordeste. Além de suas belas praias e paisagens naturais, Recife possui um rico patrimônio histórico e arquitetônico. No que diz respeito ao lazer e esporte, a cidade também não deixa a desejar, pois oferece diversas opções de centros de recreação, clubes e academias.

Sabemos que qualquer forma de atividade física moderada ou intensa pode reduzir o estresse, já que o exercício tem a capacidade de aumentar a endorfina. Porém, quando estamos buscando uma nova forma de nos exercitarmos, desejamos algo que proporcione sensação de prazer e benefícios superiores às demais atividades.

lutadores de MMA contribuíram na divulgação das artes marciais O sucesso do UFC e a popularização do MMA aumentaram o interesse do público pelos esportes de combate.

O boxe é uma destas atividades, pois ajuda a desenvolver e aumentar a força física. A realização dos socos, chutes e saltos exige uma certa quantidade de força, principalmente por praticantes de nível intermediário e avançado. Encontrar aulas de boxe em Recife é muito fácil e nós separamos algumas dicas de lugares onde você pode praticar este esporte de combate:

Academia Activa Fitner

O sucesso dos brasileiros no UFC, como Anderson Silva, José Aldo e Júnior Cigano, fez aumentar a procura das pessoas pelas artes marciais. Apostando nisso, a Academia Fitner se tornou a primeira no Nordeste com aulas diárias de lutas em horário integral (das 6h às 22h).

A academia conta com cinco professores da conceituada equipe Mário Sukata, que praticam e ensinam seis modalidades: boxe, muay thai, jiu-jitsu, judô infantil, MMA e wrestling. Um dos diferenciais é que não é necessário  marcar horário. As aulas não são voltadas para competição, são direcionadas àqueles que desejam aprender defesa pessoal ou apenas praticar uma atividade física. Os professores são profissionais de alto nível e estão preparados para treinar com alunos de todas as idades.

Academia Rec Fight

A REC Fight  traz uma proposta inovadora e arrojada. Oferece aos alunos um espaço de 345m², divididos em 3 pavimentos. Uma super estrutura voltada para os esportes de combate. Na academia os alunos aprendem artes marciais de alto nível, num ambiente climatizado, sofisticado e moderno. Além das aulas diárias, promovem também seminários, com a participação de técnicos e lutadores famosos, “aulões” e campeonatos.

A academia oferece aulas nas seguintes modalidades: boxe, muay thai, jiu-jitsu, kickboxing, krav maga e MMA.

Os melhores locais para praticar esportes de combate em recife você encontra aqui!

Academias para lutar boxe no Distrito Federal

A maioria das academias de boxe e artes marciais  oferecem aulas para todos os níveis, de iniciantes a lutadores profissionais. Uma das características destes estabelecimentos é a descontração e convivialidade entre os alunos e professores.

Além do treinamento esportivo, a maioria dos inscritos em academias de boxe buscam se divertir através do esporte e é talvez esta a razão pela qual tantas pessoas buscam o boxe como uma alternativa aos treinos repetitivos e enfadonhos de musculação ou ginástica.

Em Brasília, assim como nas demais capitais brasileiras, o esporte já se tornou o queridinho entre aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável e bem-estar. Veja nossas indicações de academias para lutar boxe no DF:

Academia Cerrado MMA

Oferece aulas de boxe, muay thai, MMA, jiu-jitsu, luta livre e wrestling. O espaço é inteiramente dedicado às artes marciais e os alunos treinam com professores qualificados.

A academia propõe aulas de boxe de segunda à sexta, em diferentes horários. Além disso é possível fazer uma primeira aula experimental gratuitamente.

Academia Nad’arte

A academia Nad’arte oferece um espaço completo e uma equipe preparada para atender as necessidades de seus alunos. Possui equipamentos de ponta para musculação e profissionais de Educação Física treinados para ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos. A academia oferece aulas em diferentes modalidades de lutas.

Fundada em 1988 pelos professores de Educação Física Wylson Phillip e Marcello Guedes, a academia se tornou referência em Brasília, pois desenvolveu métodos de ensino diferentes para melhorar a performance de seus alunos e é uma grande incentivadora de novas modalidades fitness desenvolvidas pela sua equipe de professores.

Saiba mais sobre onde praticar artes marciais em Brasília.

Esta foi nossa seleção de academias e clubes esportivos onde é possível ter aulas de boxe, assim como de outros esportes de combate. Entretanto, não podemos esquecer de mencionar que além das academias, existe também a opção de aprender boxe com um professor particular.

Treinar com professor particular tem muitas vantagens, pois além de montar um treino personalizado que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do esporte, o professor também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com a sua disponibilidade. Outra vantagem é o preço cobrado pelas aulas. Como existe uma grande demanda por aulas de boxe, principalmente nas grandes capitais, os professores são obrigados a nivelar seus preços aos da concorrência.

Se esta idéia o agrada, você com certeza vai gostar de conhecer o portal Superprof! Esta plataforma conecta você com os melhores professores particulares de boxe em todo o Brasil. Em apenas alguns  minutos você se conecta com diversos professores localizados na sua cidade, bastando apenas indicar sua zona geográfica. Além disso, o Superprof é um site totalmente seguro e possui um sistema de avaliações reais e perfis verificados, garantindo assim a credibilidade dos professores de boxe.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo e comece a procurar seu professor ideal hoje mesmo!

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar