Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os melhores locais para fazer aulas de boxe na capital do Brasil

De Glicia, publicado dia 29/04/2018 Blog > Esporte > Boxe > Onde praticar esportes de combate em Brasília?

O boxe faz parte da família de esportes de combate usando o punho e/ou o pé para derrotar seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com suas regras próprias.

Assim, podemos distinguir o boxe francês (savate), que utiliza os punhos e o pés, do boxe inglês (pugilismo), onde é permitido apenas o uso dos punhos. Existe, ainda, o boxe tailandês, no qual é permitido golpes como socos, chutes e joelhadas. Já o chamado kickboxing se refere a um grupo de esportes de combate e artes marciais que usam tanto os punhos quanto os pés. No sentindo amplo do termo, diversas artes marciais podem ser nomeadas como kickboxing.

Há algum tempo atrás as turmas de boxe e outros esportes de combate  eram constituídas em maior parte por homens. No entanto, esse cenário tem se modificado e a  busca pela boa forma tem levado diversas mulheres a também optarem pelas artes marciais para tonificar o corpo da forma desejada.

A maioria das academias de boxe e artes marciais  oferecem aulas para todos os níveis, de iniciantes a lutadores profissionais. Uma das características destes estabelecimentos é a descontração e convivialidade entre os alunos e professores. Além do treinamento esportivo, a maioria dos inscritos em academias de boxe buscam se divertir através do esporte e é talvez esta a razão pela qual tantas pessoas buscam o boxe como uma alternativa aos treinos repetitivos e enfadonhos de musculação ou ginástica.

dificuldades na aula de boxe O nível de dificuldade pode variar de uma modalidade de boxe para outra, mas de forma geral qualquer pessoa é capaz de seguir os treinos.

Você já parou para imaginar como é uma aula de boxe? Na realidade, as aulas são uma variante mais “leve” do boxe profissional.  Normalmente, os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo à corpo com a supervisão do professor. O objetivo das aulas é, geralmente, melhora do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular, definição muscular e, sobretudo, se divertir praticando uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Se você ainda não entendeu porque tantas pessoas buscam por aulas de boxe hoje em dia, saibam que há diversos motivos que podem levá-los a querer praticar este esporte:

  • Aprender a se defender;
  • Melhorar a técnica de combate;
  • Se preparar para uma competição;
  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Ganhar força e resistência muscular;
  • Evacuar o estresse do dia a dia;
  • Trabalhar a agilidade e flexibilidade.

A coordenação motora é outro aspecto que pode ser trabalhado e melhorando através do boxe. Para iniciantes, coordenar os movimentos dos golpes pode ser muito desafiador, pois requer prática e aprimoramento da técnica. Por isso, a importância da coordenação, principalmente das mãos, é fundamental para os praticantes aumentarem seu desempenho e evoluírem na prática do esporte.

Os praticantes de boxe com coordenação motora aprimorada tendem a ter reflexos muito rápidos. Vale destacar igualmente que, pessoas com idades mais avançadas não possuem a mesma coordenação e equilíbrio que possuíam quando eram mais jovens, o que aumenta o risco de quedas. O boxe pode ajudar a melhorar o equilíbrio e vir a evitar certas consequências da velhice.

Em Brasília, assim como nas demais capitais brasileiras, o esporte já se tornou o queridinho entre aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável e bem-estar. Continue lendo nosso artigo para saber onde praticar boxe no Distrito Federal.

E para saber onde praticar esportes de combate nas capitais brasileiras acesse nosso artigo!

A evolução do Boxe no Brasil

No início do século XX, o boxe era um esporte praticamente desconhecido no Brasil. Os poucos praticantes existentes nessa época eram emigrantes alemães e italianos, localizados nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

A primeira luta realizada no país aconteceu em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional francês e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado. Embora tenha perdido o combate, Apolo reconheceu que a técnica pode superar a força e tornou-se um grande entusiasta do boxe e seu primeiro grande divulgador no Brasil.

o boxe foi introduzido no Brasil no século XX O atleta Luis Sucupira foi um dos maiores divulgadores do boxe no Brasil.

Apesar de Apolo ter começado a divulgar o boxe, foi através do marinheiro Góes Neto que o esporte foi de fato reconhecido. Após retornar de uma viagem à Europa, o marinheiro trouxe as técnicas que havia aprendido por lá e resolveu fazer algumas exibições no Rio de Janeiro, despertando assim o interesse do público pelo esporte.

Em 1922 o Brasil teve seu primeiro pugilista a ganhar destaque: Benedito dos Santos, conhecido como Ditão. Ele treinava em uma academia de São Paulo e seu primeiro combate profissional ocorreu em 1923. O atleta ganhou seus 3 primeiros combates sem nenhuma dificuldade, todos no primeiro round. Daí em diante, iniciou-se um processo de  profissionalização do boxe e grandes nomes surgiram no cenário brasileiro, como Maguila e Popó.

Hoje em dia o boxe é um dos esportes mais procurados por quem deseja perder uns quilinhos ou remodelar o corpo. Além disso, existem outros motivos para aprender boxe. Ele ajuda, por exemplo, a evacuar o estresse do dia a dia através de ataques e golpes de alta intensidade. É interessante como os praticante descrevem a sensação de libertação durante as aulas. A atenção dedicada à realização dos movimentos possibilita que você se desligue da sua rotina e obrigações, promovendo momentos de meditação ou até distração.

O boxe também ajuda a desenvolver e aumentar a força física. A realização dos socos, chutes e saltos exige uma certa quantidade de força, principalmente por praticantes de nível intermediário e avançado. Durante o treino de boxe, você deverá socar ou chutar o saco de treino inúmeras vezes, o que exige não só condicionamento de seus membros superiores, como também inferiores, aprimorando assim sua força de forma generalizada.

Conheça os melhores locais para praticar boxe em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Academias e clubes de boxe em Brasília

Brasília é uma cidade moderna e oferece aos seus habitantes diversas formas de lazer, cultura e esporte. Como em outras grandes capitais brasileiras, praticar boxe no Distrito Federal é muito fácil, pois existem diversos clubes e academias que oferecem a modalidade aos seus usuários. Listamos 3 academias onde é possível aprender a “nobre arte” em Brasília.

aulas de boxe em academias de Brasília Algumas academias especializadas oferecem uma estrutura totalmente pensada para a prática de artes marciais.

Academia Cerrado MMA

Oferece aulas de boxe, muay thai, MMA, jiu-jitsu, luta livre e wrestling. O espaço é inteiramente dedicado às artes marciais e os alunos treinam com professores qualificados.

A academia propõe aulas de boxe de segunda à sexta em diferentes horários. Além disso é possível fazer uma primeira aula de boxe feminino ou masculino gratuitamente.

Academia Nad’arte

A academia Nad’arte oferece um espaço completo e uma equipe preparada para atender as necessidades de seus alunos. Possui equipamentos de ponta para musculação e profissionais de Educação Física treinados para ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos. Na natação, a Nad’arte possui um método exclusivo criado pelos seus fundadores, que ajuda no desenvolvimento das técnicas de nado gradualmente, buscando alcançar sua melhor performance. No que diz respeito aos esportes de combate não é diferente. A academia conta com professores qualificados e oferece aulas em diferentes modalidades de lutas.

Fundada em 1988 pelos professores de Educação Física Wylson Phillip e Marcello Guedes, a academia se tornou referência em Brasília, pois desenvolveu métodos de ensino diferentes para melhorar a performance de seus alunos e é grande incentivadora de novas modalidades fitness desenvolvidas pela sua equipe de professores.

Academia Bodytech

A Bodytech é uma rede de academias presente em diferentes cidades brasileiras, e que oferece um altíssimo padrão de qualidade e de serviço. O foco principal é o bem-estar, a saúde física, mental e espiritual. Tudo isso coloca a academia na lista das melhores academias de Brasília. Diversificada, com centros para atividade física diversas, ginástica, esporte e lazer, a Bodytech também oferece aulas de lutas e artes marciais.

O objetivo das aulas são o trabalho do condicionamento físico, a agilidade, o equilíbrio e melhora da postura e coordenação motora através da realização dos movimentos do boxe. As aulas são destinadas a pessoas de todas as idades e níveis.

As melhores academias de boxe de Porto Alegre e Belo Horizonte você encontra aqui!

Como encontrar um professor particular de boxe em Brasília?

Quem já treina boxe conhece bem os benefícios da sua prática. Esta é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a percepção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda  a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o esporte exige. Treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece seu sistema cardiovascular, sem falar da tonificação muscular e da melhora visível da postura.

Faça boxe com um professor particular em Recife.

horários flexíveis com professor particular Optando por um professor particular você economiza tempo, pois poderá escolher seus dias e horários de treino.

Mas, você já pensou em treinar com um professor particular? Praticar o boxe com um professor à domicílio tem muitas vantagens. Se você tem uma rotina corrida, por exemplo, com pouco tempo livre para praticar esportes, esta pode ser a solução mais adaptada apara você. Além de montar um treino que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do esporte, o professor também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com sua disponibilidade.

A forma mais simples e prática de encontrar um professor particular é pela internet. Em Brasília há muitos anúncios de aulas de boxe à domicílio e você pode encontrá-los en diferentes sites, como no Superprof, por exemplo. Esta plataforma conecta você com os melhores professores particulares de boxe em apenas alguns cliques. Para ter certeza das competências e seriedade do professor, o Superprof só publica anúncios de professores qualificados e que têm registro no CREF. O site possui, ainda, um sistema de avaliações reais e perfis verificados, garantindo assim a credibilidade dos professores de boxe.

Como você pode notar, o boxe é um esporte que tem muitos aspectos positivos, então não perca mais tempo e faça sua matrícula em uma academia ou entre em contato com um professor particular para desfrutar dos inúmeros benefícios que este esporte pode proporcionar à sua saúde.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar