Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Melhores academias de boxe na capital paulista

De Glicia, publicado dia 24/04/2018 Blog > Esporte > Boxe > Onde praticar esportes de combate em São Paulo?

Houve uma época em que a prática do boxe era exclusividade dos lutadores e esportistas profissionais, mas há algum tempo ele vem sendo inserido em academias de ginástica e tem conquistado homens, mulheres e crianças.

O boxe faz parte da família de esportes de combate usando o pé e/ou o punho para derrotar seu oponente. Existem diferentes tipos de boxe, cada um com suas regras próprias. Assim, podemos distinguir o boxe francês (savate) do boxe inglês (derivado do pugilismo), ou ainda do boxe tailandês e do boxe americano. Já o kickboxing se refere a a um grupo de esportes de combate e artes marciais que usam tanto os punhos quanto os pés. No sentindo amplo do termo, diversas artes marciais podem ser nomeadas como kickboxing.

Segundo Anderson Alex da Silva Corrêa, professor e ex-lutador, os benefícios da prática são inúmeros e quem começa não quer parar mais. Ainda segundo o professor, é muito comum as pessoas buscarem o boxe porque querem aprender a lutar e saber se defender. Mas, apesar do domínio da técnica e dos  movimentos ajudarem na defesa pessoal, este não é o único motivo para você se interessar pela aula de box.

o boxe se tornou um esporte popular entre homens e mulheres Além de trabalhar todos os músculos do corpo, o boxe melhora a coordenação motora e a saúde cardiovascular.

O esporte traz inúmeros outros benefícios para sua vida, como:

  • Melhora da coordenação motora
  • Redução do estresse
  • Saúde cardiovascular
  • Aumento da força
  • Melhora visível da composição corporal
  • Corrige e melhora da postura

Para quem quer perder peso ou definir o corpo, o esporte está entre as melhores opções de atividade física. Os movimentos são alternados, ou seja, para dar um soco com a mão direita, você movimenta todo o corpo, desde a ponta do pé esquerdo, passando pelas pernas, a cintura, o abdômen, o peitoral, os braços até a cabeça. Essa alta exigência a cada golpe é a responsável pela alta queima calórica (cerca de 1000 calorias por aula, em média).

Como você pode notar, o boxe é um esporte que tem muitos aspectos positivos e tem atraído cada vez mais pessoas em busca de uma atividade física dinâmica. Se você é de São Paulo deve estar se perguntando onde praticar este esporte na capital paulista.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e da América Latina. Fundada pelos jesuítas em 1554, a cidade é mundialmente conhecida e exerce grande influência nacional e internacionalmente, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Além disso, a cidade possui um grande caráter cosmopolita, possuindo moradores nativos de mais de 100 países diferentes.

Com toda essa diversidade e esse mundo de gente vivendo no mesmo lugar, São Paulo é uma das cidades que apresentam maior oferta de clubes de ginástica e academias. Neste artigo nós selecionamos algumas academias que oferecem aulas de boxe. Para descobrir onde praticar este esporte basta continuar lendo!

E para saber onde praticar esportes de combate nas capitais brasileiras acesse nosso artigo!

Aulas de boxe em São Paulo

Você sabia que, no passado o boxe era praticado com as mãos nuas e sem nenhuma regra e que muitas vezes o combate só terminava com a morte de um dos lutadores ou competidores!

A prática do pugilismo remonta ao século VIII a.C., na Grécia Antiga.  Nesta época as únicas regras estabelecidas eram que apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes deveriam envolver os dedos com tiras de couro. Não existiam categorias baseadas no peso dos atletas. O jogo terminava quando um dos atletas ficava inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.

Nos séculos XVIII e XIX, quando houve o renascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram geralmente muito violentas, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867 e novas regras foram formuladas, como a introdução de rounds de 3 minutos (separados por 1 minuto de intervalo) e o uso obrigatório de luvas.

o equipamento adequado é indispensável para praticar boxe Antes da implementação das regras que conhecemos hoje em dia, o boxe era praticado com as mãos nuas.

No Brasil, o boxe era praticamente desconhecido até o início do século XX. Os poucos praticantes existentes na época eram emigrantes alemães e italianos, localizados nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. A primeira luta de boxe realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional  e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado.

Recentemente, o boxe, assim como as artes marciais mistas (MMA) foram elevados à categoria de esportes nobres. A popularidade do boxe não para de crescer e o esporte é hoje uma das atividades físicas mais procuradas por homens e mulheres. Mas, como são as aulas de boxe nas academias da capital paulista?

A maioria das academias de boxe e artes marciais de São Paulo oferecem aulas para todos os níveis, de iniciantes à lutadores profissionais. Uma sas características destes estabelecimentos é a descontração e convivialidade entre os alunos e professores. Além do treinamento esportivo, a maioria dos inscritos em academias de boxe buscam se divertir através do esporte e é talvez esta a razão pela qual tantas pessoas buscam o boxe como uma alternativa aos treinos repetitivos e enfadonhos de musculação ou ginástica.

Normalmente os alunos usam sacos de pancada para treinar os golpes. Os participantes também podem treinar o combate corpo à corpo com o auxílio de patas de ursos. O objetivo das aulas são, geralmente, melhora do condicionamento físico e da composição corporal, trabalho cardiovascular, definição muscular e sobretudo, se divertir praticando uma atividade física dinâmica e desafiadora.

Conheça os melhores locais para praticar boxe no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Academias e clubes de boxe na capital paulista

São Paulo possui uma grande oferta de clubes e academias que oferecem aulas de boxe. Seria impossível enumerá-los todos, por isso selecionamos alguns que podem oferecer o que você procura.

começar a fazer aulas de boxe A maioria das academias de São Paulo oferecem aulas de boxe, tanto para atletas como para iniciantes.

Esporte Clube de Pinheiros

Localizado no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo, o Esporte Clube Pinheiros tem 118 anos de história e é o maior clube esportivo da América Latina, além de ser um dos maiores campeões em diversas modalidades esportivas, sendo responsável por 12 medalhas olímpicas brasileiras.

Além disso, o espaço conta com uma  área de 170 mil m², sendo 80 mil m² de área verde, e oferece uma infinidade de atividades esportivas. Dentre elas:

  • Atletismo
  • Esgrima
  • Futebol
  • Karatê
  • Judô
  • Boxe
  • Natação
  • Artes marciais mistas
  • Tênis

A prática do boxe e das outras artes marciais dentro do clube é  de caráter recreativo e educativo. As aulas são orientadas por professores capacitados na área e visam o condicionamento físico e técnico.

Reebok Sports Club

Há duas unidades da Reebok Sports Club em São Paulo: uma na Vila Olímpia e outra no Shopping Cidade Jardim. Esta última abrange toda a cobertura do shopping (uma área de aproximadamente 6 mil m²). A Reebok Sports Club faz parte de uma rede internacional de academias, com unidades inclusive na Europa. Os planos básicos custam aproximadamente R$500. Uma das atividades mais procuradas é a aula de Crossfit, com diversos exercícios para trabalhar a flexibilidade, a coordenação, a força, a resistência, a velocidade e o equilíbrio e as aulas de luta, que incluem boxe, jiu-jitsu e MMA.

As aulas de lutas na Reebok Sports Club oferecem um mix de atividades que melhoram a capacidade cardiorrespiratória, a força, a potência muscular e a flexibilidade ao mesmo tempo. Seu maior enfoque, no entanto, está no aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas variadas de lutas, que proporcionam uma forma motivante para o aluno condicionar-se e ainda melhorar a concentração e a agilidade através de uma atividade que alivia as tensões do dia a dia.

Academia de Artes Marciais Attack

Fundada em 2003, a Academia Attack oferece um estabelecimento completamente voltado para as artes marciais. Está localizada próxima ao metrô Praça da Árvore e tem estrutura com grande tatame, estúdio de musculação, sala de aquecimento, sala de espera, sala para treinos com personal trainer e sala de pilates.

Entre as modalidades de lutas e artes marciais oferecidas estão: Tae Kwon Do, Muay Thai, Capoeira e Boxe. A academia é afiliada ao Conselho Regional de Educação Física (CREF), à Federação Paulista de Lutas e Artes Marciais, à Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo e à Liga Nacional de Taekwondo.

Além disso, possuem uma equipe de profissionais em Educação Física qualificados e mestres faixas-preta. Oferecem também treinamento especializado para crianças a partir de 6 anos de idade e para adultos de todas as idades,  praticantes e atletas de competição, aulas em grupo ou aulas particulares.

As melhores academias de boxe de Porto Alegre e Recife você encontra aqui!

Faça boxe com um professor particular

Outra opção para quem quer fazer aulas de boxe em São Paulo é contratar os serviços de um professor de boxe à domicílio. Mas, você deve estar se perguntando onde encontrar um profissional qualificado e que responda às suas expectativas, não é mesmo?

A forma mais rápida e prática de achar um professor particular de boxe hoje em dia é pela Internet. Há hoje em dia uma grande quantidade de anúncios online em diferentes sites destinados a este fim. Neles você consegue achar o professor ideal em apenas alguns  minutos, bastando apenas indicar sua zona geográfica para ter acesso a todos os professores próximos de você.

Faça boxe com um professor particular em Brasília

O boxe pode ajudar na defesa pessoal Esporte masculinizado por muitos anos, hoje em dia o boxe atrai cada vez mais mulheres que desejam manter a forma ou aprender a se defender.

Praticar o boxe com um professor particular trem muitas vantagens. Se você tem uma rotina corrida, por exemplo, com pouco tempo livre para praticar esportes, optar por um professor à domicílio é a solução mais adaptada. Além de montar um treino que corresponda aos seus objetivos e nível de prática do esporte, ele também poderá adaptar os horários das aulas de acordo com sua disponibilidade.

Se a idéia de poder escolher seu próprio professor te agrada, você com certeza vai gostar de conhecer o portal Superprof! Esta plataforma te conecta com os melhores professores particulares de forma prática e segura. O processo de inscrição é simples: após preencher seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. A taxa custa 39R$ e te permite entrar em contato com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta, caso contrário, o Superprof não debita o valor.

Estas foram nossas dicas para quem mora em São Paulo e deseja começar a treinar boxe. Lembre-se que o mais importante quando você começa uma atividade física é sentir prazer em praticá-la e se divertir enquanto cuida da saúde e do corpo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar