Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Melhores locais para fazer aulas de boxe em Porto Alegre

De Glicia, publicado em 27/04/2018 Blog > Esporte > Boxe > Onde praticar esportes de combate em Porto Alegre?

No início do século XX, o boxe era um esporte praticamente desconhecido no Brasil. Os poucos praticantes existentes nessa época eram emigrantes alemães e italianos, localizados nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

A primeira luta realizada no país aconteceu em 1913, na cidade de São Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional francês e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado. Embora tenha perdido o combate, Apolo reconheceu que a técnica pode superar a força e tornou-se um grande entusiasta do boxe e seu primeiro grande divulgador no Brasil.

Apesar de Apolo ter começado a divulgar o boxe, foi através do marinheiro Góes Neto que o esporte foi de fato reconhecido. Após retornar de uma viagem à Europa, o marinheiro trouxe as técnicas que havia aprendido por lá e resolveu fazer algumas exibições no Rio de Janeiro, despertando assim o interesse do público pelo esporte.

popularização do boxe no Brasil O boxe foi introduzido no Brasil a partir do século XX e hoje é um dos esportes mais procurados em academias.

Em 1922 o Brasil teve seu primeiro pugilista a ganhar destaque: Benedito dos Santos, conhecido como Ditão. Ele treinava em uma academia de São Paulo e seu primeiro combate profissional ocorreu em 1923. O atleta ganhou seus 3 primeiros combates sem nenhuma dificuldade, todos no primeiro round. Daí em diante iniciou-se um processo de  profissionalização do boxe e grandes nomes surgiram no cenário brasileiro, como Maguila e Popó.

Hoje em dia o boxe se tornou um dos esportes mais procurados por homens e mulheres que desejam manter a forma ou perder peso. De fato, para quem quer perder alguns quilinhos ou definir o corpo, o esporte está entre as melhores opções de atividade física. Como os movimentos são alternados, para dar um soco com a mão direita, você movimenta todo o corpo, desde a ponta do pé esquerdo, passando pelas pernas, a cintura, o abdômen, o peitoral, os braços até a cabeça. Essa alta exigência a cada golpe é a responsável pela alta queima calórica .

O boxe é uma boa forma de ter um corpo mais forte, aumentar a auto-confiança, a percepção corporal e a coordenação motora. Além dos benefícios físicos, o boxe também ajuda  a ganhar força e equilíbrio emocional através da disciplina que o esporte exige. Treinar boxe melhora o seu condicionamento físico e fortalece seu sistema cardiovascular, sem falar da tonificação muscular e da melhora visível da postura.

Você que mora em Porto Alegre também pode aproveitar todos os benefícios que o boxe proporciona à saúde e bem-estar, pois a cidade conta com academias e clubes esportivos que oferecem a modalidade. Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre onde praticar este esporte na capital gaúcha.

E para saber onde praticar esportes de combate nas capitais brasileiras acesse nosso artigo!

Como são as aulas de boxe e quais cuidados ter na hora de praticar?

Coordenação motora, força, resistência muscular, agilidade e equilíbrio são algumas das habilidades aperfeiçoadas com a prática do boxe, um esporte tradicionalmente mais comum entre os homens, mas que tem conquistado também cada vez mais mulheres nas academias e centros de lutas espalhados pelo mundo.

Entre um soco e uma esquiva, o corpo se movimenta fortalecendo a musculatura das coxas, glúteos e panturrilhas, além de auxiliar na queima de gordura. O boxe também é uma excelente atividade física para pessoas que estão sempre estressadas com o trabalho ou os estudos, pois se trata de um esporte intenso, o que  ajuda a reduzir a tensão do dia a dia.

o boxe voltado para o treinamento fitness Apesar do boxe praticado nas academias ser uma versão mais “leve” do boxe profissional, as aulas não deixam de ser intensas.

As aulas de boxe oferecidas nas academias costumam ser mais “leves” dos que os treinos seguidos por atletas, por exemplo. Se trata, na verdade, de aulas inspiradas na prática profissional da luta e portanto adaptadas para a prática fitness. Os treinos são iniciados com um aquecimento e condicionamento físico, onde são realizados exercícios como alongamentos, flexões de braços, polichinelos, abdominais e saltos com corda.

Após o aquecimento, vem o momento principal da aula, que é dividido em rounds. Em cada round o aluno precisa realizar uma sequência de  golpes diferentes. Estas sequências são  alternadas com intervalos de descanso. Os movimentos são sempre realizados com foco na técnica e na posição de guarda (defesa) e do sparring, que simula o ataque. Normalmente, esses exercícios são feitos em duplas ou em formato de circuito, com o uso de luvas e aparadores (manoplas).

Seguem alguns cuidados que devem ser tomados pelos participantes na hora de praticar o esporte:

  • Cortar as unhas: unhas longas incomodam e atrapalham na hora de praticar qualquer exercício. No caso do boxe, em especial, pode incomodar na hora de colocar a luva;
  • Higiene dos equipamentos: os alunos devem sempre limpar seus equipamentos pessoais após o uso para evitar acúmulo de bactérias que podem a vir causar doenças de pele;
  • Beber muita água: Manter o corpo hidratado é importante para que o nosso organismo reaja de maneira correta aos estímulos que estão sendo propostos. A  água é responsável por inúmeros processos bioquímicos dentro do nosso corpo;
  • Consultar um médico antes de começar: o aluno  deve estar atento para saber se ele está apto para fazer a atividade que deseja, por isso é necessário consultar o médico antes de começar qualquer tipo de atividade física;
  • Alimentação equilibrada: a alimentação é um dos aspectos mais importantes para quem deseja ter uma vida mais saudável. Para quem pratica esportes ela é ainda mais importante, pois quando ingerimos alimentos de má qualidade, não consumimos todos os nutrientes que  nosso corpo precisa. Isso é uma porta aberta para lesões e patologias.

Conheça os melhores locais para praticar boxe em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Anúncios de aulas particulares de boxe em Porto Alegre

Assim como nas demais cidades brasileiras, em Porto Alegre é possível fazer aulas de boxe com um professor particular. A forma mais rápida e prática de achar um professor particular hoje em dia é pela Internet. Nos diferentes sites destinados a este fim você pode achar o professor de boxe ideal em apenas alguns  minutos, bastando apenas indicar sua zona geográfica para ter acesso a todos os professores localizados na sua cidade.

experimente aulas de boxe à domicílio Muitas mulheres preferem ter aulas com professor de boxe particular, pois se sentem mais a vontade para praticar o esporte dessa forma.

fazer aulas com um professor de boxe à domicílio tem inúmeras vantagens como:

  • Aprender boxe com um professor qualificado;
  • Ter um treinamento personalizado, de acordo com seus objetivos e nível;
  • Adaptar os horários e dias de aulas de acordo com sua disponibilidade;
  • Desenvolver suas habilidades progressivamente.

Se a idéia de poder escolher seu próprio professor de boxe o agrada, não deixe de conferir o portal do Superprof! A plataforma conecta você com os melhores professores particulares de boxe em apenas alguns cliques. Para ter certeza das competências e seriedade do professor, o Superprof só publica anúncios de professores qualificados e que têm registro no CREF. O site possui, ainda, um sistema de avaliações reais e perfis verificados, garantindo assim a credibilidade dos professores de boxe.

Ficou interessado? Então não perca mais tempo e comece a procurar seu professor ideal hoje mesmo!

Faça boxe com um professor particular em Recife.

Academias de boxe na capital gaúcha

Se você mora em Porto Alegre e deseja começar a fazer aulas de boxe, mas não sabe onde, não se desespere! A cidade conta com academias e clubes que oferecem a modalidade para todos os tipos de público. Listamos abaixo 3 academias que oferecem aulas de boxe e outras artes marciais em Porto Alegre.

boxe melhora a composição corporal A prática do boxe permite construir um corpo forte e harmonioso.

G10 Boxe Clube

Inaugurada em 2008 pelo renomado professor de boxe André Gardini, a G10 Boxe Clube é estruturada para permitir aos usuários uma experiência de imersão completa no mundo das lutas e artes marciais. Toda a estrutura foi pensada de forma a atender desde pessoas que querem emagrecer ou praticar esportes de combate como uma maneira de se manter em forma, até lutadores profissionais.

O espaço oferece aulas de boxe, muay thai e treinamento funcional. Todas as modalidades visam melhoria da qualidade de vida, aumento da força dos movimentos mais naturais do corpo humano, definição muscular e condicionamento físico.

MFT Academia de Lutas

A MFT é uma academia especializada em esportes de combate e artes marciais que oferece diversas modalidades para todos os públicos. Seja você atleta com desejo de competir em grandes campeonatos ou alguém que apenas procura um estilo de vida mais saudável, a academia poderá propor um treino que responda aos seus objetivos.

O foco do estabelecimento está nas aulas de boxe, muay thai, jiu-jitsu (para adultos e crianças) e MMA. As aulas de boxe trabalham principalmente a flexibilidade e os reflexos através de exercícios que estimulam o aluno a usar todos os músculos do corpo, assim como o senso de equilíbrio e a coordenação.

Top Boxe Fight Team

Oferece aulas de boxe e muay thai com atendimento personalizado, assegurado por uma equipe que possibilita a prática dos esportes de combate para todos os públicos, desde o atleta profissional ao praticante recreativo. As turmas são reduzidas (apenas 4 alunos por turma), oferecendo, assim, uma melhor estrutura para o aprendizado dos alunos.

A academia promete ajudar os usuários a entrarem em forma através de  um treinamento digno de um atleta profissional. A aula de boxe ajuda no emagrecimento e melhora a composição corporal, além de trabalhar a resistência e a força muscular por meio de treinos com movimentos repetitivos que vão promover positivamente o desenvolvimento dos braços, pernas e abdomen.

As melhores academias de boxe de Brasília e Belo Horizonte você encontra aqui!

Basicamente, no boxe você deve ser capaz de ver o alvo, reagir a este e acertá-lo. Tudo isso ao mesmo tempo, independente se o mesmo está se movendo ou não. Pode parecer difícil no começo, mas é a prática regular que contribui para a evolução do aluno, melhorando rapidez, equilíbrio, agilidade e reflexo.

Então, agora que você já sabe onde praticar a “nobre arte” na capital gaúcha, não perca mais tempo e descubra porque este esporte atrai tantos adeptos no mundo todo.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar