Considerado como um dos esportes mais populares do mundo, o boxe em seus primórdios não era visto necessariamente como uma prática esportiva, apesar de seu surgimento acontecer antes de Cristo e, no século XVII, muitos combates serem promovidos nas principais ruas da Inglaterra.

Com o tempo, essa antiga forma de arte marcial ganhou status em vários países, influenciando novos estilos de lutas, como o MMA - tão popular no Brasil. Até por isso, muitas pessoas de idades e gêneros distintos estão, cada vez mais, aderindo a essas atividades que, praticadas com o acompanhamento de um instrutor experiente e qualificado, proporcionam benefícios para boa forma e saúde do indivíduo.

Há muitos adeptos do boxe (e outras lutas semelhantes) no país, sendo que muitos deles não se limitam a ser meros praticantes, mas sim, fazer dessa atividade um meio de vida - seja como atleta de competições oficiais, seja como professor de boxe.

E tendo em vista que trabalhar como professor de boxe implica definir onde atender os alunos, é importante verificar que há alguns locais comumente buscados para desenvolver as aulas de pugilismo, tais como as academias ou, dependendo da cidade, ginásios poliesportivos que aceitem receber projetos voltados à comunidade.

Aulas particulares de Luta!
Alem das academias, o professor pode oferecer aulas particulares através das plataformas online!

Por isso, neste artigo, vamos nos ater à carreira de quem quer atuar como um instrutor de pugilismo. Faremos uma breve abordagem sobre como é possível definir um local para trabalhar esse tipo de atividade que, assim como em outras profissões, conta com muitos desafios.

Se você quer saber onde um profissional de boxe pode ministrar suas aulas, acompanhe este artigo até o final e fique por dentro de quais locais são mais adequados para trabalhar essa disciplina - além das academias. Além disso, confira quais são as principais formas de divulgação das aulas de pugilismo que, quando bem feita, pode trazer novos alunos para a turma.

Ensine boxe através de plataformas online!

Com vontade de começar suas aulas de boxe?

Neste mundo cheio de tecnologias e com a internet em alta, muitos cursos estão sendo oferecidos em plataformas onlines. E são muito bem montadas, garantindo boa usabilidade do professor para divulgação de seu trabalho junto ao seu público-alvo.

Além disso, muitos dos profissionais ali disponíveis são certificados, oferecendo metodologias interessantes tanto para um sistema de ensino online quanto em um curso presencial. E isso porque, grande parte desses instrutores que ministram aulas de boxe, por exemplo, atende também em academias e associações reconhecidas em todo o país.

Então, podemos dizer que as ferramentas de nosso tempo são essas plataformas, presentes na web, as quais permitem que o aluno encontre um curso completo de boxe quando e onde quiser.

Mas, tendo em vista, que esses mesmos cursos são ministrados por professores certificados, se você planeja se tornar um instrutor desse tipo de esporte, saiba que é possível sim fazer parte dessa realidade e conseguir uma clientela considerável.

A ideia e bastante simples: oferecendo seus serviços nas plataformas, você será seu próprio chefe, podendo assim definir seus valores, bem como gerenciando sua agenda da forma que achar melhor.

Esporte e Desenvolvimento!
Com as plataformas, os profissionais do boxe atraem cada vez mais novos praticantes do esporte!

Apenas procure se atentar a uma questão bem importante: ao definir o preço de sua aula, procure chegar a um valor que esteja dentro da média do mercado, pois taxas altas demais ou muito baratas, acabam espantando os clientes.

É importante também destacar que algumas plataformas disponíveis na web oferecem apenas a opção das aulas serem online. No caso do boxe, essa alternativa não é tão prática, até porque se trata de um esporte de combate.

No Superprof, por exemplo, assim que fizer seu cadastro e disponibilizar sua metodologia na plataforma, você terá a opção de selecionar o local do curso. Desse modo, você poderá organizar suas aulas em pequenos grupos, definindo a turma de acordo com o nível de cada aluno e no espaço desejado.

Esse lugar, no entanto, pode ser um parque, um ginásio, um salão de dança e até a garagem de casa, desde que  seja possível aplicar um treino completo.

Normalmente as aulas particulares de boxe acontecem em estúdios já preparados para tal atividade, como também na residência do professor. Por conta disso, acompanhe, no tópico a seguir, mais detalhes de como deve ser uma aula de boxe em casa. Confira!

Ensinar boxe em casa!

Muitas pessoas que trabalham com aulas de boxe focam em aperfeiçoar cada vez mais suas habilidades na disciplina para que, assim, consigam fazer com que os alunos vivenciem melhor essa experiência.

São anos de dedicação que se refletem no currículo e, no momento do preenchimento do perfil nas plataformas de cursos online, esse profissionais se veem diante de um dilema: é necessário encontrar um lugar apropriado para as aulas...

E é aí que a coisa complica, pois nem todo mundo conta com um espaço comercial para os atendimentos e tampouco possui parceria com alguma academia.

A solução, então, é ensinar boxe em casa! Pronto, resolvido... só que não... Se o sujeito tiver a sorte de ter uma casa grande ou simplesmente uma sala dedicada para atividades físicas, bem como uma garagem espaçosa, essa pode ser a solução.

É claro que, quando dizemos "ter uma casa grande", não significa morar em uma mansão. O importante é dispor de um cômodo que seja arejado, ofereça segurança e que comporte um pequeno grupo de pessoas.

Enfim, vamos supor que seu caso se encaixe em qualquer uma das sugestões que comentamos até aqui neste tópico. Ou seja, se a sua acomodação dispõe de espaço, não hesite em usá-lo.

Mas lembre-se de preparar bem o local como se fosse uma espécie de "clube do boxe". Dessa forma, você consegue trazer essas pessoas para o seu mundo, fazendo com que se sintam parte daquele ambiente e mais dispostos a aprender.

Boxe Home-Office!
Dar aulas de boxe em casa possibilita mais vantagens para o professor e também para seus alunos!

Enfim, para o instrutor, ensinar boxe em casa pressupõe mais vantagens do que desvantagens, como por exemplo:

  • Ter um espaço de treino personalizado e permanente;
  • Não perde tempo com deslocamento - afinal, são os alunos que vão até o professor;
  • Economiza dinheiro que provavelmente usaria para alugar algum salão;
  • Possui mais segurança;
  • E a sensação de se sentir dono do próprio negócio.

Por outro lado, é importante se ater a um detalhe importante: se você reside em áreas urbanas, onde o transporte público e o acesso é facilitado, não há nenhum problema, pois a locomoção dos clientes fica meio que garantida.

Por outro lado, se você mora em áreas mais afastadas da cidade, com poucas opções de transportes, por exemplo, é melhor rever seu planejamento, pois é bem provável que mesmo que seu currículo seja top, você não consiga nenhum inscrito para o seu curso, já que dispõe de um lugar de difícil acesso.

Talvez, a solução nesse caso é pensar na possibilidade de trabalhar suas aulas de boxe ao ar livre. Saiba mais sobre isso no tópico a seguir!

Ensinar boxe ao ar livre!

Para que não haja confusão acerca da palavra-chave que nomeia este tópico, ou seja, "ensinar boxe ao livre", precisamos esclarecer que ela engloba não apenas o sentido literal do termo - parques e praças -, mas também outros locais, como ginásios e pavilhões, por exemplo.

No entanto, essa possibilidade só e viável sob a autorização das prefeituras, uma vez que são espaços públicos.

No Brasil, há muitos parques e praças que as pessoas se reúnem para práticas esportivas e, no caso das aulas de boxe, isso também é possível, principalmente para atividades que envolvam aquecimento e preparo físico.

Por isso, se em sua cidade há locais com muita natureza ou quadras ao ar livre, verifique com a administração local a possibilidade de trabalhar com seus alunos os fundamentos do boxe, respirando ar puro e com espaço de sobra para curtir as aulas.

A divulgação das aulas de boxe

Arte Marcial e Propaganda!
A vitória é garantida quando o professor de boxe investe no marketing de suas aulas!

Assim como em outras disciplinas, trabalhar com aulas particulares de boxe também envolve um detalhe bem importante para o sucesso de tal empreendimento, ou seja, a divulgação.

Há inúmeras formas de fazer a propaganda de um curso particular de pugilismo, principalmente se há recursos financeiros para custear a divulgação do mesmo.

No entanto, nem todo mundo dispõe de verba para pagar anúncios, sendo que, neste caso, a melhor opção é fazê-lo de forma gratuita e espontânea na internet, lembrando que o famoso boca-a-boca, continua sendo uma opção bacana, mas acaba valendo para quem já conseguiu formar várias turmas e possui uma clientela fixa. Mas, você mesmo pode dar esse pontapé inicial, anunciando para os amigos, parentes e vizinhos.

Outra forma é divulgando suas aulas de boxe nas redes sociais ou criando páginas e perfis profissionais.

Por fim, uma tática matadora é, como já dissemos anteriormente, se inscrevendo em plataformas online, como por exemplo o Superprof, uma ferramenta bem acessada que oferece mais de 15 mil professores cadastrados em mais de 500 disciplinas.

Agora que você tem uma noção de onde dar aula de boxe, saiba que as alternativas não ficam restritas às plataformas onlines, atendimento residencial ou locais públicos.

Também há outras oportunidades que estão relacionadas tanto aos clubes de boxe, os quais trabalham com jovens aspirantes a serem campeões dos ringues ringue, quanto as academias que, normalmente, oferecem vários tipos de cursos de lutas aos seus clientes.

Precisando de um professor de Boxe ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Erico

Professor, roteirista, redator e CEO da ecKOa Conteúdos, além de músico nas horas vagas.