Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Alongamentos para melhorar cólica menstrual

De Carolina, publicado em 06/12/2017 Blog > Esporte > Yoga > Como fazer yoga menstruada?

Este post provavelmente não vai interessar aos homens. Ou, quem sabe, alguns curiosos do universo feminino. Afinal de contas, eles não vivem isolados no mundo, não é mesmo?

Mas as mulheres que praticam yoga (que também melhora as tendinites) ou que querem começar certamente encontrarão algumas respostas a uma pergunta que todas nós nos perguntamos em momento dado.

E sim, é importante falar sobre isso!

  • Podemos fazer yoga quando estamos menstruadas?
  • E, de forma mais ampla, deve-se adaptar sua prática durante esse período?
  • Para aquelas que sofrem de menstruações muito dolorosas, a yoga pode aliviar?

Aqui estão algumas coisas para saber se você é uma mulher e pratica yoga (eficaz para a artrose…) ou tem vontade. Claro, as mulheres não reagem da mesma forma quando têm sua menstruação e os sintomas da menstruação não são iguais para todas. Você terá que adaptar sua prática de acordo com suas possibilidades.

Marcela

Nossos professores são realizados

”Com o Superprof, eu consegui encontrar alunos sérios, motivados e com vontade de aprender. Eu recomendo o Superprof!”

Continuar a yoga durante a menstruação

Deixe-nos agora ficar do lado da mulher, que é confronta várias situações como a menstruação e a gravidez. O primeiro: a menstruação.

Nem sempre é fácil fazer exercícios físicos quando estamos menstruadas… Sem contar com a síndrome pré-menstrual, dor abdominal, às vezes náuseas, queda de energia…

Claro que os sintomas dependem de cada mulher, em níveis mais altos ou mais baixos, como dissemos acima!

Então, como fazer yoga (até com escoliose) estando menstruada e quando temos apenas um desejo: deitar-se com uma bolsa de água quente enquanto espera a dor passar e se sentir melhor?

É necessário concentrar sua prática de yoga em posturas leves, permitindo:

  • Relaxar,
  • Recuperar a vitalidade,
  • E reduzir a dor menstrual.

Algumas posturas são particularmente eficazes. Esses momentos de relaxamento são benéficos para superar esse temido período mensal. Principalmente porque tomamos consciência do nosso corpo e da nossa respiração.

Diminua as dores da menstruação Não deixe a cólica vencer você!

Para as sortudas que não conhecem dores menstruais, não se preocupe! Você pode continuar a praticar yoga dinâmica, mas evite posturas invertidas e torções por alguns dias, o que pode ter um impacto negativo.

Claro, se você faz parte daquelas que sofrem muito antes e durante a menstruação, que não saem da cama durante esse período, podemos apostar que você não passará na frente da porta de sua aula de yoga. Seja ela em São Paulo ou em qualquer outro lugar do Brasil por alguns dias…

A grande maioria das mulheres, cerca de 80%, sofre de síndrome pré-menstrual ou menstruação dolorosa todos os meses. Não esquecendo das mulheres com endometriose para quem esse período pode se transformar em um inferno.

Em primeiro lugar, a decisão de continuar a yoga durante a sua menstruação depende apenas de você. Não há contra-indicação para seguir suas lições como de costume.

Pelo contrário, será benéfico durante esse período, quando você estiver (para dizer com certeza) irritada, estressada, cansada, nervosa… Os adjetivos não faltam!

Durante esse período, quando o nível de energia geralmente é baixo, certamente você deseja praticar a yoga (até com escoliose) mais tranquilamente. Outros, pelo contrário, não sentirão a necessidade de mudar seus hábitos.

Você pode praticar yoga adaptando alguns pontos para trabalhar mais algumas áreas como:

  • O lado espiritual com a yoga,
  • Reduzir seu nível de estresse,
  • Aliviar suas dores abdominais e cãibras,
  • Relaxar as costas,
  • Ganhar mais energia.

Posturas de yoga menos propícias durante a menstruação

Evite a yoga de cabeça para baixo durante a menstruação, por exemplo! Esse é exatamente o tipo de posturas a ser evitado durante sua menstruação. Obviamente, isso vai depender de cada mulher e seus sintomas. Para aquelas que não sentem nenhuma dor e alteração durante esse período, não há problema nenhum.

A yoga pode melhorar as dores da menstruação Você não quer sair de casa quando está no período antes de menstruar e durante?

Mas se você estiver entre as mulheres que sentem muita dor, desconforto, mudanças de humor, é melhor evitar…

Por isso, é importante saber quais são as posturas de yoga (que aliviam também dores ciáticas?) menos favoráveis nesse período.

Se você é um praticante ávida de yoga, uma iogue, você provavelmente já teve essa experiência desagradável por sua conta.

Quais são essas posturas a ser evitadas durante a menstruação?

  • As posturas de torção profunda (Ardha Matsyendrasana): podem ser benéficas em tempos normais porque estimulam os órgãos internos. Durante a menstruação, esses órgãos tendem a aumentar o sangramento porque colocam a barriga em tensão. Em busca dos famosos “benefícios do yoga (para quem tem hérnia de disco)“? Evite isso quando você estiver indisposta, então…
  • As posturas invertidas (Sirsasana, Sarvangasana…): você pode não saber, mas as posturas invertidas podem parar o curso normal de sua menstruação. Alguns podem achar que isso é uma verdadeira vantagem, ao contrário… E, no entanto, você vai se arrepender durante o próximo ciclo quando suas regras serão mais abundantes e também mais dolorosas. Além disso, evitando que o sangue flua normalmente e deixando estagnar e voltar para o útero, também pode estimular a endometriose…

Aliviar a dor menstrual com a yoga

Você é do tipo que não deixaria sua bolsa de água quente por nada desse mundo para aliviar sua dor menstrual? É o momento de descobrir as posturas que vão acalmá-la e ajudá-la a passar esse período temido mais serenamente…

Não deixe as dores da menstruação vencerem, faça uma atividade física e mental Podemos aliviar as cólicas menstruais com a yoga!

A ideia é favorecer posturas suaves, sem forçar, e favorecer as posturas que “abrem” suas costas, aliviam as cólicas uterinas e até mesmo regular o fluxo sanguíneo.

Problemas de regras não dizem respeito a ele, mas aqui está a postura do cachorro de cabeça para baixo que irá aliviar você.

Concretamente, evite posturas que tendem a cansá-lo rapidamente e a todos aqueles que procuram muita barriga. Por outro lado, você pode relaxar efetivamente com as seguintes posturas:

As cólicas podem diminuir com alguns exercícios Posições de cabeça para baixo devem ser evitadas durante o período menstrual

  • A postura da criança (Balasana): uma obrigação na yoga (posso fazer com o bebê?). Essa é uma das melhores posturas para o relaxamento. Ela permite que você se concentre em si mesmo e descontraia todos os músculos do corpo.
    • Ajoelhe-se no chão, sente-se em seus calcanhares, depois dobre o busto para frente e coloque a testa no chão,
    • Estique os braços na frente de você ou mantenha-os em cada lado do seu corpo,
    • Respire lentamente enquanto esvazia por 5 a 10 respirações completas.
  • A postura do gato (Marjarasana): ela relaxa as costas, mas também promove a circulação de energia no corpo.
    Além disso, ela é perfeita para o desenvolvimento da flexibilidade respiratória. Ela alonga os músculos das costas para aliviar a dor:

    • Deitada, apoiada sobre joelhos e mãos (de quatro), as mãos no eixo dos ombros e joelhos no eixo dos quadris, deixe as costas se repousarem naturalmente,
    • A cabeça está na extensão da coluna vertebral, o abdômen firme,
    • Inspire lentamente levantando as costas, vértebra após vértebra e levante o queixo e olhe para o céu,
    • Expire lentamente, arredondando as costas e abaixando o queixo e olhando para o chão,
    • Repita entre 5 e 10 respirações completas.
  • O cachorro de cabeça para baixo: essa postura energiza o corpo e relaxa a coluna vertebral, bem como a parte inferior das costas, muitas vezes dolorida durante o período menstrual. E será que a yoga é um remédio para todas as doenças?
    – Parta na posição agachada apoiada com os pés e mãos no chão (de quatro),
    – Com as mãos esticadas na largura dos ombros, levante o quadril para cima para esticar as costas e formar uma V invertido,
    – Desdobre as pernas e tente colocar o calcanhar no chão,
    – Respire profundamente por três respirações completas e depois volte para a posição inicial.
  • A postura do cadáver (Savasana): ideal para voltar-se para si mesmo e recuperar a energia.
    Essa postura geralmente é a postura final para se preparar para o sono. É possível fazê-la diretamente deitado sob o edredom (ou até fazer yoga com a ajuda da Wii…), pronto para cair nos braços de Morfeu!

    • Deite com as pernas esticadas e abertas na largura do quadril,
    • Estique seus braços e coloque as mãos em cada lado do seu corpo deixando um espaço triangular entre os braços e o tórax,
    • A cabeça está reta e acomodada,
    • Inspire profundamente pelo nariz, permitindo que a barriga incha e sem mexer a caixa torácica (respiração abdominal),
    • Expire lentamente pela boca até que a barriga retome sua posição natural.
    • Relaxe os pés, as panturrilhas, as coxas, o quadril, a pélvis, até o topo da cabeça.

    A respiração abdominal alivia todo o sistema nervoso: digestão, respiração, circulação sanguínea, secreções…
    É verdade, ela não tem um nome muito glamoroso… mas ela ajuda muito a relaxar (não pense no nome)!

  • A postura da deusa do sono (Supta Baddha Kanasana): postura relaxante, pode abrir a área pélvica e reduzir a dor menstrual.

Com uma menstruação dolorosa ou não, a yoga pode ajudá-la (também para as dores nas costas?) a recuperar o bem-estar antes e durante a menstruação. Ela vai permitir, pelo menos, que você limpe a mente para superar esse período. Sinta-se livre para praticar yoga em casa, se você não quiser se deslocar e ir para a sua aula no estúdio, academia ou associação de yoga.

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar