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Podemos fazer alongamentos com dor nas costas?

De Carolina, publicado dia 05/12/2017 Blog > Esporte > Yoga > Quais posturas fazer para aliviar as dores dorsais?

A dor nas costas é certamente o mal do século. Quem nunca reclamou e sofreu porque estava com dor nas costas?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas sofrem de dor nas costas ou vão sofrer em algum momento da vida!

Ou seja, nosso destino já está praticamente traçado com a dor na lombar…

Já no Brasil, de acordo com dados do governo do ano passado, a dor nas costas foi o principal motivo de afastamento do trabalho. “Em 2016, 116.371 pessoas tiveram de se ausentar do emprego por, no mínimo, duas semanas em razão dessa enfermidade”.

Porém, se algumas vezes a dor nas costas impede o trabalho, ela não impede de praticar yoga (ótimo também para a tendinite). Ao contrário, algumas posturas vão realmente aliviar sua dor.

Mal posicionamento traseiro ou patologia mais grave, que nunca sofreu disso? É verdadeiramente o mal do século! Uma doença ainda mais comum, pois também está intimamente relacionada com nosso estado nervoso. O estresse é de fato um gatilho e um fator agravante de dor nas costas.

Faça exercícios e diminua as dores cervicais Você vai dar pulos (sim!) de alegria com os benefícios da yoga

Você está propenso a dor lombar ou cervical regularmente?

A yoga é uma atividade a considerar seriamente. Yoga evita a dor nas costas de diferentes maneiras:

  • Relaxamento, controle do estresse,
  • Construção muscular,
  • Alongamento das costas,
  • Relaxamento e meditação,
  • Maior flexibilidade…

Todos esses pontos são essenciais para preservar as costas e prevenir a dor. A yoga também o ajudará (a melhorar a artrose) a se tornar consciente do seu corpo, aprender a administrar melhor suas emoções e a viver em plena consciência.

  • Quais são as dicas a seguir?
  • Posturas para evitar ou, pelo contrário, pôr em prática?

O mundo da yoga é particularmente rico: hatha yoga, yoga ashtanga, yoga iyengar, kundalini yoga… E pode trazer benefícios dorsais para aqueles que a praticam!

Dor nas costas, o mal do século

Nosso estilo de vida promove o desenvolvimento da dor nas costas. Ela pode ocorrer como resultado de um movimento mal executado ou de um excesso de esporte, mas também pode ser inevitável, relacionado aos nossos hábitos diários:

  • Mau sono, cama ruim,
  • Vida sedentária, falta de atividade física,
  • Sentar durante muito tempo, no escritório ou no sofá,
  • Stress, um fator que não pode ser ignorado no início da dor nas costas,
  • Nutrição pobre, deficiências podem promover a dor nas costas.

Como reduzir o impacto nas costas do nosso estilo de vida?

No início, é útil analisar as causas da doença e mudar o que pode ser mudado: caminhar mais, comer melhor, praticar esportes…

No entanto, quando você passa 7 horas por dia em frente ao seu computador, é difícil escapar. Então, essa é uma boa razão para seguir o caminho das aulas de yoga (também para quem tem hérnia de disco).

Fazer yoga contra dor nas costas

Com as asanas (posições de yoga), estique e relaxe a coluna vertebral!
Há posturas muito fáceis de fazer como a da criança. Ela é simples de realizar e alivia a dor nas costas!

Saiba qua a yoga não suaviza apenas o corpo, mas também a mente.

Deixe a vida mas tranquila com a yoga Sonha com um sono sem preocupar com suas costas?

Uma sessão vai ajudá-lo a relaxar seu corpo e relaxar sua mente. Nesse sentido, com uma aula especial de dor nas costas, você lutará efetivamente contra a dor física, mas também estará melhor equipado para reduzir o estresse e a ansiedade.

Mesmo se você se esforçar diariamente para adotar uma boa posição na frente da tela, ou se você investir em uma poltrona ergonômica, você não estará imune à dor nas costas. O estresse e as tensões da vida cotidiana aparecem como um fator que pode desencadear  as crises.

Com a prática regular de yoga (mamãe e bebê também é possível), você pode efetivamente prevenir a dor nas costas. Os benefícios da yoga são muitos, tanto físicos como espirituais:

  • Fortalecer seus músculos dorsais,
    Há muitas posições que trabalham os músculos da região abdominal, principais responsáveis pelo sustento do peso de nossas costas. Além disso, a yoga trabalha músculos que normalmente não são trabalhados com outros exercícios físicos. Eles se tratam dos músculos internos do corpo. Por isso, você vai ter a impressão de estar redescobrindo o seu corpo (não só a impressão…).
  • Executar alongamentos
    Para aliviar as dores das costas, é importante retirar toda a tensão presente nela. Isso é possível graças às várias sequências de alongamento próprias da yoga. Eles vão relaxar seus músculos e sua mente, pode ter certeza!
  • Conheça seu corpo e aprenda a escutá-lo,
    Como dissemos acima, a yoga trabalha partes do corpo antes desconhecidas para gente! E as partes que a gente já conhece, a prática vai permitir que trabalhamos de maneira diferente com elas. Por isso, aprendemos a conhecer melhor o nosso corpo! Mas não para por aí… Na verdade, vários pontos da yoga, além dos físicos, permitem um autoconhecimento. Por exemplo, os momentos de reflexão, de meditação
  • Melhore a flexibilidade,
  • Relaxe e relaxe,
  • Alivie as tensões,

A lista pode ser bem longa, é claro. Mais do que a atividade física, a yoga é uma verdadeira filosofia de vida que tende a promover a harmonia entre corpo e mente. Por isso é importante fazer uma aula, pode ser uma aula de yoga para iniciantes, e assim aprender tudo aos poucos, de como pode te ajudar.

Posições de yoga que aliviam as costas

Claro, se você sofre de dor lombar ou dor nas cervicais, você escolherá as posturas de yoga (para aliviar as dores menstruais) que vão atuar especificamente sobre a dor para aliviá-lo.

Evite algumas aulas como yoga dinâmica. Prefira a classe Hatha Yoga que combina posturas com concentração e respiração, bem como relaxamento.

Ao agitar suavemente a coluna vertebral e alongá-la, ela alivia a dor nas costas de forma eficaz.

Faça aulas de relaxamento Praia, sombra, água fresca, yoga e sem dor nas costas!

Entre as posturas (asanas) que terão um efeito benéfico sobre a dor, encontramos:

  • A postura da criança, para relaxar e esticar as costas,Ela permite que você se concentre em si mesmo e relaxe todos os músculos do corpo.
    • Ajoelhe-se no chão, sente-se em seus calcanhares, depois dobre o busto para frente e coloque a testa no chão,
    • Estique os braços na frente de você ou mantenha-os em cada lado do seu corpo,
    • Respire lentamente enquanto esvazia por 5 a 10 respirações completas.
  • A postura do gato para suavizar a coluna vertebral e fortalecer os músculos abdominais profundos,
    Essa postura é perfeita para o desenvolvimento da flexibilidade respiratória. Ela alonga os músculos das costas para lutar contra a dor:

    • Deitada, apoiada sobre joelhos e mãos (de quatro), as mãos no eixo dos ombros e joelhos no eixo dos quadris, deixe as costas se repousarem naturalmente,
    • A cabeça está na extensão da coluna vertebral, o abdômen firme,
    • Inspire lentamente levantando as costas, vértebra após vértebra e levante o queixo e olhe para o céu,
    • Expire lentamente, arredondando as costas e abaixando o queixo e olhando para o chão,
    • Repita entre 5 e 10 respirações completas.
  • A postura do camelo para relaxar as costas e suavizar os ombros,
  • A postura da cabeça da vaca para aliviar as costas e acalmar as dores ciáticas (yoga!),
  • A postura do cachorro de cabeça para baixo, um clássico muito eficaz para esticar as costas e suavizar as pernas,
    – Parta na posição agachada apoiada com os pés e mãos no chão (de quatro),
    – Com as mãos esticadas na largura dos ombros, levante o quadril para cima para esticar as costas e formar uma V invertido,
    – Desdobre as pernas e tente colocar o calcanhar no chão,
    – Respire profundamente por três respirações completas e depois volte para a posição inicial.
  • A postura da torção para suavizar e endireitar a coluna vertebral, também utilizada em caso de escoliose (faça yoga!),
  • A postura da meia ponte para fortalecer a lombar e esticar os músculos abdominais,
  • A postura da tartaruga para esticar a parte inferior das costas (reservado para iogues experientes),
  • A postura da pedra rolante para esticar e relaxar a coluna vertebral.

Para o alívio efetivo da dor nas costas, é importante ter paciência para alcançar esses movimentos suavemente, assegurando um bom posicionamento. Posturas mal executadas também podem ser uma fonte de lesões.

Lembre-se de encontrar uma aula de yoga adequada, a yoga terapêutica deve ser feita com um professor competente. Ele poderá trazer o conhecimento básico e ensinar-lhe as posturas mais adaptadas às suas necessidades.

Alongamentos são essenciais para dor nas costas Você pode praticar até nas férias

Uma vez que os movimentos estão sob controle, pode-se facilmente praticar yoga em casa no tapete apropriado. Não só a dor nas costas desaparecerá, mas você também se livrará do estresse diário.

Então, o que você está esperando para começar as suas aulas de yoga (remédio para quase todas as doenças)? Os benefícios são muitos e quem vai sair ganhando é você!

Se ainda não estiver convencido, lembre-se da última vez que teve dores nas costas… Desse jeito, você vai sair correndo para procurar a aula mais próxima de você, não é mesmo?

Você pode praticar a yoga tanto em estúdios especializadas, associações ou academias de ginásticas que disponibilizam aulas da prática. Hoje é possível praticar até em casa ou no trabalho através da webcam? Você pode mesmo praticar yoga com a Wii!

Comece já!

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tenho dores nas costas, na cervical, dorsal e lombar e dores nos musculos das pernas, o que fazer?