Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Posso ser um iogue com problemas no tendão?

De Carolina, publicado dia 02/12/2017 Blog > Esporte > Yoga > É possível fazer yoga com uma tendinite?

Tendinite é algo a ser levado a sério! Sem repouso, o tendão não vai curar ou demorará muito mais tempo.

Em caso de tendinite, os atletas devem obrigatoriamente descansar… Um iogue também deverá fazer concessões.

  • Você é apaixonado por yoga? E a pós-natal, já ouviu falar?
  • O seu médico prescreveu no mínimo 3 semanas de repouso total para tratar sua tendinite?

Isso é porque a tendinite mal cuidada pode piorar. Mas você ainda pode aproveitar os benefícios da yoga enquanto espera ficar totalmente recuperado. Descubra nossas dicas, pegue sua esteira de yoga e dirija-se às aula de yoga!

“Nosso corpo é o barco que nos levará para o outro lado do oceano da vida. Você deve cuidar dele.”- Swami Vivekananda

O que é tendinite?

Tendinite é uma inflamação nos tendões. É uma doença musculoesquelética, uma vez que o tendão conecta um músculo ao osso. O tendão é feito de fibras de colágeno que podem ser enfraquecidas. O repouso completo da área afetada por tendinite é necessário até que as fibras de colágeno danificadas sejam reconstituídas.

A tendinite mal tratada pode se desenvolver em tendinite crônica ou levar à ruptura do tendão. Portanto, é importante seguir as recomendações do médico para obter uma recuperação completa.

Como relaxar durante uma sessão de yoga? O que é uma asana quando sofremos de tendões?

Quais são as causas da tendinite?

Ela aparece quando o tendão está sobrecarregado. Isso afeta particularmente atletas e pessoas que realizam ações repetitivas diariamente. O choque também pode ser a fonte do problema.

Como prevenir a tendinite?

É essencial ouvir seu corpo e ouvir as dores sentidas, mesmo pequenas, antes de se tornarem mais graves.

A yoga pode aliviar dores dorsais, sabia?

Quando você pratica yoga, a tendinite pode aparecer. Isso pode ser provocado por vários fatores:

  • Falta de aquecimento antes do exercício,
  • Uma postura mal executada,
  • Má distribuição do peso corporal nas posições,
  • Pontos de apoio mal posicionados causando uma sobrecarga.

Portanto, é essencial ser orientado por um professor de yoga competente que pode corrigir suas posturas e ajudá-lo a adotar os movimentos certos. Então, nem tente fazer yoga com o Wii nesses casos… Um alinhamento ruim do corpo é um erro comum na yoga que pode ter sérias consequências no plano físico.

Se a tendinite não for muito grave, a base do tratamento permanece o repouso.

Entre as tendinites frequentes, estão:

  • Tendinite de Aquiles,
  • Pulso,
  • Joelho,
  • Cotovelo
  • Ou o ombro.

Portanto, é óbvio que, se você sofre de tendinite, você terá que adaptar sua prática de yoga por algumas semanas para não trabalhar o tendão afetado.

E se você tiver artrose? É também possível fazer yoga?

Caso contrário, você poderá enfraquecer permanentemente o tendão. A tendinite pode se tornar uma condição crônica, atenção!

Peça dicas para o seu professor sobre como ajustar as posturas e praticá-las, apesar da tendinite.

Meditação pode ser uma solução para uma doença Além de tratamentos médicos, massagens e fisioterapia, você tentou yoga?

Usar acessórios para garantir o bom posicionamento do corpo pode evitar algumas lesões, por exemplo.

Mas que fique claro na sua cabeça, a sua vida de esportes não acabou! Exageros à parte, saiba que essa é apenas uma inflamação que pode ser tratada (claro, se não for tarde demais…).

Então, se você ama esportes mas tem uma tendinite, não se preocupe! Se você não desobedecer o repouso, fazer tudo o que seu médico mandar, você será curado e poderá praticar o esporte que gosta de novo!

Para a yoga, isso também é válido! Então, você terá somente que ter mais cuidado durante o tempo de recuperação (mas que vai dizer se você pode praticar mesmo é o seu médico…). Uma vez que o tendão estiver recuperado, você vai poder fazer as suas asanas preferidas.

Porém, não se esqueça de fazer os exercícios corretamente e aquecer-se antes das aulas e das sessões de yoga, ok?

Como fazer yoga, apesar da tendinite?

Em caso de tendinite, a prática da yoga pode ser desaconselhada pelo seu médico. Lembre-se que a palavra final é sempre do médico. No entanto, dependendo da gravidade da tendinite, você pode retomar a yoga tomando todas as precauções necessárias.

Fale com seu professor de yoga. Você também sofre de problema nas costas? Ela pode ser de grande ajuda para ambos!

As posturas de yoga podem de fato ser adaptadas para poupar o tendão enfraquecido. Você também terá que executá-las sem problemas para não forçar demais. Claramente, aprenda a fazer no seu ritmo e diferencie o desconforto e da dor para saber quando parar. Assim, você não esticará seu tendão machucado.

Por exemplo, se você tem tendinite no pulso, você deve evitar algumas posições que exercitam essa região do corpo para evitar forçar demais. Em vez de se apoiar nas mãos, apoiar-se nos antebraços pode ser uma alternativa.

Tendinite no ombro, pulso, joelho, cotovelo, quadril… Tudo isso não significa parar suas aulas de yoga!

Por outro lado, você provavelmente precisará mudar sua rotina diária e evitar as posturas mais difíceis, dependendo do tendão alcançado.

Esse não é um problema quando sabemos que a postura também é um pretexto para o desenvolvimento de energia, autoconsciência e aprendizado. Você pode fazê-la mesmo com posturas simples e com aula de yoga para iniciantes.

Uma boa oportunidade para descobrir outros aspectos da yoga

A yoga não é apenas as asanas (posturas).

Você está machucado e tem que poupar seu corpo?

 

Não é preciso ir longe para ficar próximo de si A yoga também é um exercício de respiração, relaxamento, autoconhecimento…

Você sabia que a yoga pode melhor a dor ciática?

Essa é uma oportunidade para abrir para os outros pilares da ashtanga yoga, oito ao total, definidos como yoga sutras de Patañjali. Aqui estão eles:

  • Pranayama, exercícios de respiração
  • Yama, os princípios que iluminam o relacionamento com os outros,
  • Niyama, os princípios relacionados ao autoconhecimento,
  • Pratyahara, para controlar os sentidos,
  • Dharana, concentração,
  • Dhyana, meditação
  • Samadhi, o estado final de unidade.

A yoga não é apenas uma postura. Se a sua tendinite te impede de praticar as asanas, essa é especialmente a oportunidade de descobrir com mais detalhes essa filosofia completa. Afinal, ela é baseada no aspecto corporal, mas também no aspecto espiritual.

E as mulheres que sofrem de cólica menstrual? A yoga também pode melhorá-la?

Lembre-se que a yoga é uma prática milenar, de aproximadamente 5 mil anos! Então, imagine o que os mestres indianos desenvolveram em todo esse tempo?

Em sânscrito, yoga viria de “jug”, que significa “juntar, conectar”.

Na língua indo-européia, o termo mais próximo parece ser “joug”. Embora a palavra evoque a submissão, entre os índios, criadores da yoga, o significado seria a conexão e a união.

Assim, é o fato de unir o eu universal (brahman) e o eu individual (atman). Na verdade, é a relação entre o ser humano com o todo universal e o universo.

Assim, com os movimentos certos e a respiração adequada, somos capazes de nos harmonizar tanto psiquicamente quanto fisicamente e espiritualmente.

Não é incrível? Então, não deixe de conhecer os outros aspectos da yoga. Você sabia que a filosofia da atividade pode até te ajudar a superar esse problema nos tendões?

Isso mesmo, porque ela trabalha todas as questões importantes para ter a melhor recuperação possível: ter paciência, indulgência, serenidade, autoconhecimento…

A Mantra Yoga, por exemplo, é a repetição de sílabas, seguindo um certo ritmo. Aquele que recita essa fórmula sagrada é muitas vezes acompanhado por uma chapelaria de 108 grãos (mālā). Esse ritual traz uma benção tanto espiritual quanto material. Então, os mantras podem ajudar aqueles mais desesperançosos com o seu caso de tendinite. Eles podem ajudar você a ter pensamentos positivos e isso vai só ajudar no seu tratamento!

A yoga é o fruto de uma civilização madura que era inigualável no mundo antigo.

Pense nisso!

Como praticante de yoga, você faz parte de uma tradição antiga e honorável, o que faz você um descendente dessa civilização pelo menos de coração.

A Índia pode ser a civilização mais antiga do mundo.

Asanas complicadas são proibidas para pessoas com algum problema de saúde Em caso de tendinite, adapte os exercícios de yoga para praticar suavemente

Seus problemas atuais não devem fazer você esquecer esse passado glorioso e as lições que podemos tirar disso.

Os praticantes de yoga em particular podem se beneficiar da experimentação prolongada da Índia com a vida, especialmente suas explorações sobre os mistérios da mente.

A civilização indiana produziu grandes gênios filosóficos e espirituais que abrangeram todas as respostas imagináveis ​​às grandes questões, que são tão relevantes hoje como eram há milhares de anos.

Mediação, respiração, consciência interna… Boas maneiras de lutar contra o estresse e encontrar o equilíbrio.

Por isso, a yoga pode curar doenças físicas e emocionais!

Um dos ensinamentos essenciais da yoga também está relacionado ao estado mental positivo. Mais do que um preceito, é um ponto culminante da abordagem do iogue que busca encontrar harmonia, paz interior. Uma filosofia encontrada nas diferentes correntes de yoga: Ashtanga yoga, Hatha yoga, Yoga Iyengar, Yoga Vinyasa, Yoga Nidra, Kripalu Yoga…

Com certeza a yoga pode te ajudar, e muito, a superar esse momento de repouso e atenção!

Por isso, mesmo se não puder praticar suas asanas preferidas, você pode se apoiar (psicologicamente) nessa atividade física, espiritual e filosófica para ficar em equilíbrio!

Quem tem hérnia de disco também pode praticar yoga, mas claro, tomar cuidado com certas posições!

Pode ter certeza que seu tratamento vai ter melhores resultados com a ajuda da yoga (lado espiritual e filosófico, principalmente)!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar