Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dores na coluna podem ser curadas com asanas?

Blog > Esporte > Yoga > Como tratar uma escoliose com yoga?

Se você tem escoliose, isso significa que a coluna vertebral não é reta.

Mesmo se você não está proibido de praticar esportes (pelo contrário, ajuda a fortalecer os músculos e proteger as costas), você já tentou fazer yoga? Mesmo também com problemas no tendão?

  • As posições difíceis te assustam?
  • Você teme sentir dor nas costas?

Porém, um estudo recente mostra que a yoga pode ajudar a endireitar a coluna vertebral. Nos melhores casos, foram encontradas melhorias de 49% da curvatura.

Isso merece ser abordado mais especificamente…

Escoliose, um mal muito comum

2 a 3% dos adolescentes têm escoliose, ou seja, deformação da coluna vertebral nos planos frontal, horizontal e sagital. Para resumir, a coluna vertebral forma um S.

A escoliose idiopática geralmente aparece na infância e a ciência ainda não identificou formalmente as causas. Existe também uma forma de escoliose traumática.

À medida que cresce, a curvatura da coluna vertebral pode aumentar. Para evitar esse risco, a fisioterapia destinada a fortalecer os músculos e usar uma cinta são geralmente o tratamento prescrito pelos médicos.

As consequências da escoliose incluem:

  • Dor nas costas,
  • Problemas respiratórios,
  • Dor espinhal aguda.

Sem mencionar as dificuldades psicológicas que podem afetar as crianças afetadas, particularmente relacionadas à deformação visível das costas ou ao uso do colete.

Fazer yoga reduz a curvatura da coluna vertebral

Voltemos para a yoga (que é boa para quem tem artrose também!).

Como os exercícios corporais adequados podem ajudar os pacientes com escoliose?

Essa descoberta científica dará esperança a muitas pessoas que sofrem dessa patologia!

Um estudo publicado em 2014 na revista Global Advances in Health and Medicine mostra os resultados obtidos em 25 pacientes.

Não deixe de praticar alongamentos para melhorar a dor nas costas Através do exercício do conselho, os cientistas encontraram uma melhora na curvatura dos pacientes

Fazendo a postura de Vasisthasana diariamente por menos de 2 minutos, os aprendizes iogues viram a curvatura da escoliose diminuir de 32% para 49%. Resultados muito encorajadores quando sabemos que o tratamento convencional não reduz a curvatura, mas retarda sua evolução.

Então, se você ainda duvida disso, é hora de comprar um tapete de yoga e começar a prática dessa disciplina benéfica no nível físico, mas também psicológico!

Os exercícios de yoga recomendados

Antes de começar as aulas de yoga (pós-natal e até antes de nascer…), é importante seguir algumas recomendações essenciais:

  1. Algumas posturas de yoga podem agravar a escoliose, por isso é importante não fazer de qualquer jeito ou fazer as posturas que podem piorar a escoliose.
  2. Saber o básico da yoga é essencial, então você precisa encontrar um professor de yoga que vai lhe ensinar da maneira certa.
  3. Pergunte ao seu médico se ele não vê nenhuma contraindicação à prática da yoga.
  4. Informe ao seu professor de yoga sobre a sua escoliose. Certifique-se de que ele seja qualificado para ensinar yoga para pessoas com problemas nas costas.

Entre os exercícios benéficos, encontra-se várias posturas, também chamadas de asanas:

  • Vasisthasana: postura de prancha lateral,
  • Sarva Hita Hasana: a flexão lateral da parte superior do corpo,
  • Trikonasana: o triângulo,
  • Gomukhasana: a cabeça da vaca.

Trabalhar os músculos laterais do busto é essencial em caso de escoliose!

Todos esses movimentos trabalham essa parte do corpo. O alongamento também aumenta a flexibilidade.

Concentrar a yoga (até com o videogame é possível praticá-la) terapêutica no fortalecimento dos músculos das costas também ajuda a prevenir o agravamento da escoliose.

O benefício da yoga?

Existem aulas para crianças. Pode ser praticado em qualquer idade e essas posturas são simples de realizar. Sem contar que as aulas de yoga infantil são divertidas e sempre terminam com exercícios de relaxamento e respiração.

A criança ou adolescente que praticar yoga se beneficiará disso (e os pais também, diga-se de passagem…). Os benefícios da yoga de fato são muitos. Entre eles:

  • Relaxamento e calma,
  • Concentração e atenção,
  • Luta contra o estresse e a ansiedade,
  • Melhora da autoestima e da autoconfiança.

E durante as aulas de yoga, eles aprenderão a manter as costas retas. A postura ruim diária segue de mãos dadas com o agravamento da escoliose…

Sem contar com as mochilas pesadas e a postura de “bad boy” de muitos adolescentes…

No início, é recomendável não fazer sozinho. Por isso, é melhor fazer em um estúdio, academia que tenha aulas de yoga ou aulas com um professor particular de yoga.

Sua mente é capaz de muito, então, comece a meditar O poder da yoga não tem limites!

Uma vez adquiridos os conceitos básicos, você pode criar sua rotina de yoga e fazer yoga em casa com facilidade. Uma boa ideia para começar o dia em paz consigo mesmo!

Os exercícios de mediação acalmam a mente e fazem parte das lições de suas aulas de yoga.

Para beneficiar desses efeitos positivos, não hesite em perguntar e encontrar um bom professor de yoga em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, no Brasil inteiro!

Caso estiver mesmo interessado em fazer yoga, a gente conhece um jeito rápido, simples e fácil de encontrar o melhor professor!

E esse jeito se chama… Superprof! Em nosso site, você pode encontrar o professor de yoga perfeito com simples cliques!

É só ir no site, digitar yoga, colocar o nome da sua cidade de os perfis dos professores vão aparecer!

Depois, é só escolher o que tem o perfil mais apropriado para você, principalmente se sofrer de escoliose. Mas você sabia que a yoga também é boa para a hérnia de disco? Claro, evitando algumas posturas que forçam a área da hérnia, consultando seu médico (ele que dá sempre a palavra final) e com acompanhamento de um profissional da yoga.

Mas, e se você não tiver encontrado um professor particular de yoga na sua cidade? Ou se você não tem tempo de se deslocar até o estúdio de yoga ou uma academia? O que fazer?

Superprof também tem uma solução para você!

Você pode fazer aulas pela webcam com um professor de yoga na hora, no lugar e no tempo que for melhor para você!

Através da webcam, o professor pode corrigir seus movimentos e lhe ensinar as asanas mais adequadas para a sua escoliose. E se você tiver uma dor na ciática? A yoga pode ajudar? Sim, também é aconselhável, claro, sempre consultando um médico que saberá avaliar suas condições físicas para tal.

Então não há mais desculpas! A yoga pode ser uma grande atividade física e psicológica para melhorar seu problema de escoliose e também te ajudar a conquistar a tão sonhada paz interior!

Yoga cura (quase) todos os males

Não se esqueça que a yoga não se trata somente de uma atividade física!

Endireite a coluna vertebral com a prática dessa atividade milenar

Ao contrário, ela é uma filosofia e uma arte de viver! Por isso, ela faz bem para a mente, para o corpo, para a alma! Para quase tudo!

Então, pratique yoga para curar doenças de todos os níveis: depressão, dores na coluna, ansiedade, problemas respiratórios, desânimo, falta de flexibilidade, etc…

Mas por que ela é tão benéfica para a saúde?

Porque ela trabalha com princípios como:

  • O momento presente.
    Por isso, a yoga é tão recomendada para pessoas que sofrem de ansiedade. Ela ensina que você não tem que se preocupar com o amanhã, mas sim com o aqui e agora. Assim, preocupando-se somente com o tempo real, as pessoas podem sempre lutar para melhorarem cada dia. Isso porque elas não vão ficar pensando no que vão fazer no futuro. Afinal, o amanhã é consequência do momento presente, certo?
  • autoconhecimento. Se você não conhece a si mesmo, como vai saber seus limites? Como vai poder aconselhar as pessoas se, na verdade, precisa de um “auto-conselho”? Sem contar que os exercícios de respiração e as diversas posições, asanas, mostram para gente partes do corpo antes desconhecidas! Você vai aprender a se mover e utilizar seu próprio corpo de uma maneira diferente, mais saudável e equilibrada.
  • Ter sempre pensamentos positivos. Fofoca, mau olhado, julgamento… esquece isso na prática da yoga! Então, deixe seus pensamentos negativos para traz. Tente sempre ver as coisas pelo lado bom. Afinal, ser negativo é somente uma perda de tempo e de energia vital (muito valorizada na yoga). Sabia que ela alivia as dores menstruais?
  • Controlar as emoções. Somente o aprendizado do controle da respiração pode melhorar muito o controle dos nossos sentimentos. Mas o que a respiração tem a ver com nossos humores? Tudo. Você já notou que quando fica com raiva respira diferente? Experimente parar e respirar profundamente em um momento de estresse? Você vai ver o quanto isso vai te fazer bem e melhorar seu estado nervoso.
  • Os mantras. A yoga tem várias vertentes e principalmente uma baseada nos mantras, a Yoga Mantra. Mas você sabe para que serve os mantras? Os mantras são como se fossem versos cantados com mensagens positivas, para fortalecer nosso amor, confiança, conhecimento, etc. Então, escolha o mantra que mais tem a ver com o lado que quer reforçar em você mesmo e cante-o! A meditação também é essencial e muito útil para a yoga.

Faça meditação e conselha mais sobre você mesmo Pensamento positivo, exercícios e amigos, quer mais?

  • Autoconfiança. A yoga também estimula a superação física e mental! Você sempre vai procurar melhorar suas asanas, respiração, sua atitude com o próximo. Isso também proporciona o autoconhecimento, e consequentemente a autoconfiança. Você vai se conhecer mais e ter mais firmeza nas suas atitudes!

Então, o que você está esperando para começar suas aulas e melhorar em todos os aspectos de sua vida? Encontre já suas aulas de yoga iniciantes no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar