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Pessoas com discopatia podem fazer alongamentos?

Blog > Esporte > Yoga > Fazer yoga ajuda aqueles com hérnia de disco?

A hérnia de disco afeta 1 em cada 50 pessoas.

É uma patologia que geralmente aparece entre 30 e 50 anos. Dependendo da gravidade da hérnia e das consequências, às vezes incapacitantes para o paciente, essa patologia deve, em certos casos, ser operada.

  • Yoga é bem conhecida por aliviar a dor nas costas, mas e quanto aos casos de uma hérnia de disco?
  • A prática da yoga pode aliviar e ajudar o paciente em caso de hérnia de disco ou preveni-la?

A yoga (até para amenizar a dor ciática) não é a resposta sistemática, mas em muitos casos pode trazer muitos benefícios aos pacientes.

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O que é uma hérnia de disco?

A hérnia de disco aparece quando um dos discos intervertebrais está danificado. Esses discos colocados entre as vértebras dão flexibilidade à coluna vertebral. Eles também desempenham o papel de amortecedor.

Eles são compostos por uma estrutura fibrosa e sólida com um núcleo gelatinoso. Quando a estrutura do disco está danificada ou menos resistente, o núcleo escapa do seu centro e deforma a estrutura do disco: é a hérnia de disco.

Enquanto a hérnia não comprimir nenhum nervo, pode passar completamente despercebida. Caso contrário, o paciente experimentará dor e dificuldade severas na realização de certos movimentos simples, como curvar-se, sentar ou simplesmente ficar em pé.

Os alongamentos, mantras servem para ficar bem com o corpo e a mente Não se esqueça que todos começaram do começo e não eram tão bons quanto são agora

As hérnias discais geralmente estão localizados na parte inferior das costas (yoga também é bom para quem tem escoliose) ou, pelo contrário, no topo, dando origem a dor lombar ou cervical.

Na grande maioria dos casos, a hérnia de disco é tratada com descanso total e remédios analgésicos ou anti-inflamatórios. Em casos raros, se a dor persistir e ela prejudicar muito o paciente, a operação pode ser considerada.

Caso contrário, a dor nas costas e a yoga podem realmente ir juntos!

Hérnia de disco no Brasil

Você sabia que 5 milhões de pessoas têm hernia de disco no Brasil? Esses dados vêm do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e foi divulgado pelo Estadão.

Mas, segundo Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) (dados divulgados pelo Estadão) , 80% das pessoas terão problemas nas costas (lombardia) e 10% desenvolverão uma hérnia de disco.

Mas, como já dizemos acima, essa anomalia pode ser tratada sem intervenção cirúrgica, somente com fisioterapia, e se seu médico estiver de acordo, por que não a yoga (pelo menos para manter a forma física e não sentir mais dor)?

Mesmo nos raros casos que é preciso fazer a cirurgia, ela se simplificou muito hoje. Antes, era preciso fazer um “buraco” de 10 cm na pessoa para fazer a intervenção. A recuperação demorava de 3 a 6 meses. Hoje, o “buraco” é de 1 cm e a pessoa volta para casa no mesmo dia e pode continuar suas atividades normalmente depois de 2, 3 dias de recuperação.

Por isso, nada de pânico se você tem uma hérnia discal.

E a yoga pode ser parte do tratamento de várias doenças, sabia?

No ano passado, falou-se muito nisso na época dos jogos olímpicos. Dois atletas brasileiros foram afetados com a hérnia de disco, o jogador de basquete Anderson Varejão e a saltadora Fabiana Murer.

Os dois seguiram sérios tratamentos para o problema e não precisaram fazer cirurgia. Fabiana se manifestou nas redes sociais na época e disse que estava tendo excelentes resultados com a fisioterapia.

Realmente, parece que não há segredo. A fisioterapia é mais que recomendada nesses casos.

Mas, e a yoga (ela também pode ajudar nos casos de tendinite)?  Como ela pode ajudar nesses casos de hérnia de disco? Ela pode ser considerada um tratamento?

Yoga para aliviar a hérnia de disco

Com as técnicas de relaxamento da yoga, é mais fácil administrar a dor, pode ter certeza disso!

Forme-se na atividade indiana in loco Não é preciso ser um louco pela yoga, mas um praticante frequente já pode melhorar as dores

Sua mente permitirá que você escape da sua cama e vença a dor!

A yoga pode ajudar as pessoas com hérnia de discos, mas é uma prática que precisa ser altamente regulada e sempre sujeita a uma avaliação médica. Claramente, não comece sozinho com as posturas de yoga (é possível fazê-las pós-natal?) yoga em casa para aliviar-se. Você pode se machucar ainda mais!

Yoga durante as crises de dor

Em um primeiro tempo, durante a fase das crises, o único tratamento é o descanso absoluto mais que absoluto! Fazer exercícios não vai melhorar a situação e não terá efeito sobre a dor. Ao contrário, pode até piorá-la. Essa fase é essencial para se recuperar bem!

No entanto, alguns aspectos da yoga podem proporcionar um apoio moral significativo, quando estamos deitados na cama sem poder se mover.

  • Exercícios de respiração: para superar e reduzir a sensação de dor, é bem útil aprender a alongar a expiração, praticar respirações profundas e abdominais. Essas técnicas que permitem ao paciente relaxar terão de fato um efeito benéfico sobre a dor,
  • Nidra Yoga: essa prática é baseada no relaxamento. Também chamado de yoga para dormir, nidra yoga relaxa seu corpo, sua mente e melhora o controle das emoções. Baseia-se, em particular, em métodos de visualização e respiração. Uma grande ajuda para gerenciar o estresse causado pela dor.

Yoga, uma ferramenta de reeducação

Uma vez que a crise acabou, a dor diminuiu e as lesões foram reparadas, a yoga pode,  então, ser benéfica como uma ferramenta de reabilitação, mas também para evitar uma possível recaída.

Novamente, sempre com avaliação médica, você pode praticar yoga regularmente para se recuperar mais facilmente de seu problema de hérnia de disco.

Yoga (praticada até com a ajuda de Wii), então, permitirá que você:

  • Fortaleça os músculos profundos das costas que suportam a coluna vertebral,
  • Melhore a flexibilidade das costas,
  • Encontre uma mobilidade normal,
  • Alongue e relaxe os músculos das costas.

Se, em um primeiro tempo, os exercícios forem muito suaves e as posturas passivas, mais tarde, você poderá praticar posturas de extensão, tonificação, relaxamento…

Após uma imobilização longa, as posturas serão executadas primeiro enquanto deitado. É importante garantir que a yogaterapia permaneça indolor em todas as circunstâncias. É imperativo fazer esses exercícios com um professor de yoga treinado especificamente que possa ensinar-lhe asanas adaptadas à sua patologia e dar-lhe todas as chaves para poupar suas costas.

Algumas posturas para evitar hérnia de disco

Prevenir problemas nas costas com yoga é possível! A postura do gafanhoto faz parte das poses que suavizam a coluna, sabia?

Superação tem a ver com meditação Tem gente que faz a atividade em pleno oceano?

Um estilo de vida saudável e um bom posicionamento das costas diariamente são essenciais para prevenir a hérnia do disco. Entre as posturas da yoga recomendadas para as ações benéficas nas costas, você pode praticar regularmente:

  • Salabhasana, a postura do gafanhoto para suavizar a cervical,
  • Dhanurasana, a postura do arco para esticar a parte superior do corpo,
  • Tiryaka Tadasana, a postura da palmeira que balança para alinhar a coluna vertebral,
  • Kati Chakrasana, a postura da torção do pé para suavizar as costas e relaxar o sistema nervoso.

Antes de sofrer das costas, fortalecer seus músculos com a yoga é descobrir uma nova filosofia de vida!

A yoga está sempre estimulando seus praticantes à reflexão e ao autoconhecimento. Não é à toa que a meditação faz parte dela e é muito importante.

Mas saiba melhor como ela incentiva ao autoconhecimento, autoestima e evolução:

  • O momento presente.
    Por isso, a yoga é tão recomendada para pessoas que sofrem de ansiedade. Ela ensina que você não tem que se preocupar com o amanhã, mas sim com o aqui e agora. Assim, preocupando-se somente com o tempo real, as pessoas podem sempre lutar para melhorarem cada dia. Isso porque elas não vão ficar pensando no que vão fazer no futuro. Afinal, o amanhã é consequência do momento presente, certo?
  • autoconhecimento. Se você não conhece a si mesmo, como vai saber seus limites? Como vai poder aconselhar as pessoas se, na verdade, precisa de um “auto-conselho”? Sem contar que os exercícios de respiração e as diversas posições, asanas, mostram para gente partes do corpo antes desconhecidas! Você vai aprender a se mover e utilizar seu próprio corpo de uma maneira diferente, mais saudável e equilibrada.
  • Ter sempre pensamentos positivos. Fofoca, mau olhado, julgamento… esquece isso na prática da yoga! Então, deixe seus pensamentos negativos para traz. Tente sempre ver as coisas pelo lado bom. Afinal, ser negativo é somente uma perda de tempo e de energia vital (muito valorizada na yoga). Sabia que ela alivia as dores menstruais?

Não deixe de praticar a atividade em grupo, pelo menos como uma experiência Não há momento certo nem contraindicação para fazer certos tipos de yoga

  • Controlar as emoções. Somente o aprendizado do controle da respiração pode melhorar muito o controle dos nossos sentimentos. Mas o que a respiração tem a ver com nossos humores? Tudo. Você já notou que quando fica com raiva respira diferente? Experimente parar e respirar profundamente em um momento de estresse? Você vai ver o quanto isso vai te fazer bem e melhorar seu estado nervoso.
  • Os mantras. A yoga tem várias vertentes e principalmente uma baseada nos mantras, a Yoga Mantra. Mas você sabe para que serve os mantras? Os mantras são como se fossem versos cantados com mensagens positivas, para fortalecer nosso amor, confiança, conhecimento, etc. Então, escolha o mantra que mais tem a ver com o lado que quer reforçar em você mesmo e cante-o! A meditação também é essencial e muito útil para a yoga.

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