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Quais alongamentos ajudam as articulações?

Blog > Esporte > Yoga > Fazer yoga tendo artrose é possível?

A prática da yoga tem muitos benefícios para a saúde!

Redução do estresse, aumento de energia, maior flexibilidade, melhora do sono, fortalescimento muscular…

Mas você sabia que a yoga também é um remédio eficaz para a osteoartrite?

Para aqueles que têm esse problema, fazer duas sessões de yoga por semana reduziria os sintomas e proporcionaria um alívio duradouro da dor associada à doença.

O que é a artrose?

A osteoartrite é uma doença articular generalizada.

Essa patologia reumática é a consequência de uma inflamação das cartilagens das articulações. Essa doença dolorosa também causa problemas de mobilidade, uma vez que a cartilagem desaparece gradualmente e dá lugar à calcificação entre os ossos. Os movimentos são mais difíceis e também mais dolorosos.

A artrose pode afetar todos os tipos de articulações. Entre os mais comuns, encontramos:

  • Artrose cervical e lombar,
  • Artrose do joelho,
  • Artrose do polegar,
  • Artrose do quadril,
  • Artrose do tornozelo,
  • Artrose dos ombros.

Os tratamentos médicos visam limitar a evolução da doença e melhorar o conforto da pessoa afetada. No entanto, nenhum tratamento pode curá-lo. As lesões da articulação relacionadas à artrose são irreversíveis.

Você pode praticar o bem para o corpo e mente em qualquer lugar Pratique as asanas para encontrar a mobilidade das articulações

A artrose é uma doença particularmente relacionada à idade, mas também pode ter outras causas. Entre os fatores desencadeantes, encontramos atividade esportiva intensiva ou obesidade, que enfraquecem as articulações.

Fazer yoga para aliviar artrose

Estudos recentes mostraram o benefício de praticar yoga de maneira suave para reduzir os sintomas associados à osteoartrose.

Você também tem problema no tendão? A yoga pode melhorar!

Uma equipe da John Hopkins University, em Baltimore, seguiu 75 pacientes com artrose do joelho ou reumática que não praticavam atividades físicas regulares. Divididos em vários grupos, alguns praticaram a yoga duas vezes por semana, uma sessão em grupo de uma hora e outra sessão de uma hora em casa.

Os resultados mostraram claramente um benefício para os pacientes que fizeram yoga durante dois meses. Eles encontraram uma melhor qualidade de vida, bom humor, mais energia e melhor desempenho físico. A dor devido à inflamação das articulações também foi significativamente reduzida.

Resultados ainda mais positivos tiveram os que praticaram durante 9 meses a experiência. Os pacientes sentiram os benefícios da yoga em seu corpo!

Os efeitos da yoga para aliviar a artrose?

Claro, dada a patologia que é a osteoartrite, as sessões de yoga devem ser realizadas com acompanhamento de um professor de yoga qualificado. Ele saberá propor as posturas apropriadas.

A falta de flexibilidade articular relacionada à artrose pode, de fato, causar lesões se a aula de yoga for praticada com muita força.

Fazer yoga ajuda aqueles com hérnia de disco? Também, mas tudo deve ser muito supervisionado por um profissional da área.

Como relaxar durante uma sessão? Você sonha em ter a flexibilidade de um gato? As posições podem ajudá-lo

Exercícios de respiração e relaxamento também estão no centro da yoga terapêutica. Dominar sua respiração e suas emoções é muito importante quando você quer aprender a gerenciar melhor a dor.

Posturas delicadas também ajudam a suavizar as articulações para limitar os efeitos negativos da osteoartrite na mobilidade e na capacidade de realizar certos movimentos.

Inflamação na ciática e alongamentos também são compatíveis? Claro que sim!

Assim, a yoga funciona para pessoas com artrose porque:

  • Limita a atrofia muscular e a retração do ligamento
  • Reforça os músculos profundos que suportam a articulação,
  • Suaviza os músculos para facilitar os movimentos,
  • Melhora a circulação sinovial, essencial para o fortalecimento da cartilagem,
  • Melhora a circulação sanguínea, para aliviar a inflamação que causa dor.

Você também já ouviu falar da yoga pós-natal?

Quais posturas para exercitar as articulações?

A prática de aula de yoga deve levar em conta os problemas de articulação. O objetivo é trabalhar as áreas afetadas suavemente e sem dor. Dependendo do tipo de osteoartrite sofrida pelo paciente, vamos adaptar as posturas para não forçar diretamente a área a ser tratada.

Para a osteoartrite lombar ou cervical, posturas leves na posição estendida serão usadas para trabalhar profundamente os músculos das costas (faça yoga para aliviar a dor!) e relaxá-los para reduzir a dor.

O trabalho de respiração durante as posturas e o relaxamento entre cada movimento permite uma prática suave de yoga. Assim, ela vai otimizar os efeitos no corpo.

Pouco a pouco, os movimentos são facilitados, os músculos se fortalecem e é possível descobrir novas posturas. O importante é sempre poupar a junção alcançada e ir gradualmente.

Além do corpo, a meditação cuida da mente Dor nas costas pode ser rapidamente aliviada com a yoga, imagina a artrose?

Inicialmente, o professor de yoga (ou iogue) poderá propor posturas simples e passivas de yoga realizadas com a ajuda de acessórios para reduzir o esforço na articulação. Posteriormente, o relaxamento dos músculos facilitará a prática.

Ao fazer yoga quando você tem artrose, você quebra o círculo vicioso e o transforma em um círculo virtuoso!

A inatividade agrava a patologia e dor quando a atividade suave fortalece o corpo e a mente e ajuda a controlar melhor o curso da doença.

Para aproveitar seus benefícios em suas articulações, você encontra um estúdio, academia ou professor particular perto de sua casa!

Você sabia que também pode praticar a atividade através da webcam? Dá até para fazer yoga com a wii! Essa opção é excelente para quem não tem um professor de yoga disponível na sua cidade.

Outros que também gostam dessa opção são as pessoas muito ocupadas! Com as aulas virtuais, eles não precisam de se deslocar para praticar o esporte e gastam menos tempo. O que eles precisam é só um computador, internet funcionando, webcam, um sistema bom de som, uma esteira para praticar confortavelmente e pronto!

Agora, ninguém tem mais desculpas! Se quiser testar esse tipo de aula, procure um vídeo de yoga iniciantes no Youtube! Mas claro, só para experimentar sem compromisso! Se quiser continuar a prática, o acompanhamento de um profissional é essencial! Principalmente quando se tem artrose.

E, para melhorar ainda mais, a yoga melhora as dores nas costas, mal do século!

Então, se gostar das aulas online, você pode encontrar um professor particular de yoga para você! Assim, ele poderá ter dar aulas particulares (e quem sabe fazer um precinho camarada?) e corrigir seus movimentos através da imagem da webcam. Não é demais?

Não vamos deixar de mencionar que você pode encontrar o seu Superprof particular de yoga no nosso site! Você pode verificar se tem um professor em sua cidade, bairro ou fazer aulas com eles pela webcam.

Pronto, você já tem tudo que precisa saber para fazer yoga e melhorar sua artrose.

Mas você sabia que a yoga é muito mais?

Ela não vai te ajudar somente com os exercícios. Trata-se de uma filosofia com vários ensinamentos como aceitação, autoconhecimento, paciência… Tudo o que a gente precisa quando estamos doentes e queremos nos recuperar!

A yoga e sua arte de viver

Como dizemos acima, a yoga permite que você não tenha apenas uma recuperação física, mas psicológica também!

Saiba que ela é, além de tudo, uma filosofia. Mas você sabe qual é o verdadeiro objetivo da yoga?

Você pode praticar a meditação com amigos A prática também é um exercício de respiração, relaxamento, autoconhecimento…

O motivo principal da existência dessa atividade e cultura é estabelecer um equilíbrio entre corpo e mente. Mas como isso é estabelecido?

  • Você aprende a viver o momento presente.
    Por isso, a yoga é tão recomendada para pessoas que sofrem de ansiedade. Ela ensina que você não tem que se preocupar com o amanhã, mas sim com o aqui e agora. Assim, preocupando-se somente com o tempo real, as pessoas podem sempre lutar para melhorarem cada dia. Isso porque elas não vão ficar pensando no que vão fazer no futuro. Afinal, o amanhã é consequência do momento presente, certo?
  • O autoconhecimento. Se você não conhece a si mesmo, como vai saber seus limites? Como vai poder aconselhar as pessoas se, na verdade, precisa de um “auto-conselho”? Sem contar que os exercícios de respiração e as diversas posições, asanas, mostram para gente partes do corpo antes desconhecidas! Você vai aprender a se mover e utilizar seu próprio corpo de uma maneira diferente, mais saudável e equilibrada.
  • Ter sempre pensamentos positivos. Fofoca, mau olhado, julgamento… esquece isso na prática da yoga! Então, deixe seus pensamentos negativos para traz. Tente sempre ver as coisas pelo lado bom. Afinal, ser negativo é somente uma perda de tempo e de energia vital (muito valorizada na yoga). Sabia que ela alivia as dores menstruais?
  • Controlar as emoções. Somente o aprendizado do controle da respiração pode melhorar muito o controle dos nossos sentimentos. Mas o que a respiração tem a ver com nossos humores? Tudo. Você já notou que quando fica com raiva respira diferente? Experimente parar e respirar profundamente em um momento de estresse? Você vai ver o quanto isso vai te fazer bem e melhorar seu estado nervoso.
  • Os mantras. A yoga tem várias vertentes e principalmente uma baseada nos mantras, a Yoga Mantra. Mas você sabe para que serve os mantras? Os mantras são como se fossem versos cantados com mensagens positivas, para fortalecer nosso amor, confiança, conhecimento, etc. Então, escolha o mantra que mais tem a ver com o lado que quer reforçar em você mesmo e cante-o! A meditação também é essencial e muito útil para a yoga.
  • Autoconfiança. A yoga também estimula a superação física e mental! Você sempre vai procurar melhorar suas asanas, respiração, sua atitude com o próximo. Isso também proporciona o autoconhecimento, e consequentemente a autoconfiança. Você vai se conhecer mais e ter mais firmeza nas suas atitudes!

Essas são somente algumas qualidades da yoga. Ela realmente ajuda a curar doenças! Por que você não as descobre por si? Não perca mais tempo, comece já as suas aulas de yoga!

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