Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que é preciso ter para ser um iogue?

De Carolina, publicado dia 27/11/2017 Blog > Esporte > Yoga > Materiais necessários para fazer yoga

Yoga vinyasa, ashtanga yoga, hatha yoga, yoga dinâmica… Como se equipar para ser um verdadeiro craque em qualquer tipo de prática da yoga?

O traje apropriado é essencial para se sentir confortável e segurar o seu asana (posição da yoga), bem como um mínimo de material para garantir uma sessão de yoga com 100% de conforto, não é?

Não há necessidade de perder tempo procurando em vários sites na internet (encontre o ideal para praticar yoga) o equipamento e a roupa necessários. O  Superprof fez todas as pesquisas e revela o que você precisa e o que tem no mercado!

Encontre já suas aulas de yoga iniciantes no Superprof!

O tapete: obrigatório no centro de yoga e na sua casa!

Primeiro acessório necessário: o tapete, no qual você vai praticar suas posições, fazer os alongamentos e outros exercícios de respiração.

Também é um denominador comum para muitos cursos: pranayama, yoga pré-natal, para gestantes, bikram yoga, pilates, meditação yoga, hatha yoga…

Descubra quais são as músicas de yoga mais apropriadas…

Não deixe de praticar uma atividade física e mental Com os acessórios certos, você será capaz de realizar várias proezas nas aulas

Inicialmente, você pode muito bem usar os tapetes fornecidos pela escola de yoga ou no estúdio que você está praticando. Observe que alguns lugares vou cobrar pelo aluguel do tapete, sabia? Se você praticar regularmente, pode valer a pena investir nesse produto, por vários motivos:

  • Você sempre ficará mais confortável em seu tapete pessoal que em um modelo da sala onde pratica. A espessura de espuma que você precisa é específica para o seu tipo de corpo. Por isso, é melhor ter um modelo que realmente atenda as suas necessidades!
  • É mais higiênico! Imagine (ou não) quantas vezes um tapete de academia foi utilizado por centenas de pessoas, suando, com suas centenas de pés, mais ou menos limpos, que caminharam no tapete… bom apetite, é claro!
  • Depois de um tempo, seu tapete de yoga será em grande parte lucrativo em comparação com um aluguel semanal. Você pode economizar dinheiro com isso!

Possuir seu próprio tapete é uma boa ideia se você planeja fazer aulas de yoga. Aviso: certifique-se de ficar com os pés descalços ou com meias no seu tapete para não sujá-lo! Também pense nos outros, existem pulverizações desinfectantes para passar no tapete depois da aula de yoga.

4 fatores para escolher o tapete certo!

Mathilde, uma professora de yoga, viajante que mora em Boston desde 2012, explica os principais critérios a serem considerados ao escolher um tapete de yoga:

  • A espessura: lógico, quanto mais grossa ela for, mais o tapete fica confortável. MAS pode também tornar-se mais escorregadio e isso pode ser problemático, especialmente se você tende a suar muito.
  • Leve: você terá que levar seu tapete de sua casa para sua aula de yoga ou de sua casa, para o trabalho, para a yoga… Tenha cuidado para não escolher um “colchão” que o incomodaria nos transportes públicos, especialmente se você fizer yoga em capitais!
  • O material utilizado. Disciplina que harmoniza o corpo e a mente, a yoga está em sintonia com a economia solidária e justa e com a agricultura orgânica. Não é de admirar que os iogues preferem comprar um tapete feito de material reciclado em vez de um produto derivado do petróleo! Tapetes feitos de PVC são geralmente aqueles que aderem melhor, mas também são os mais tóxicos. Ao navegar um pouco na web, você encontrará tapetes 100% de algodão orgânico ou uma mistura de plantas (látex e cânhamo), garantido sem PVC. Para você fazer vinyasa yoga ou yoga dinâmica de forma ecológica!
  • O preço é, naturalmente, um critério importante. Você verá algumas linhas especializadas em yoga. Há um negócio real de acessórios para iogues que pode variar muito de preço.

Depois de escolher o aplicativo de yoga certo, é hora de ir ao tapete!

Para reconhecer um tapete de yoga no comércio, saiba que ele é retangular, com 180 cm de comprimento e cerca de 70 cm de largura e tem uma espessura de cerca de 5 mm.

Compre seus próprios materiais para praticar a meditação Fino, leve e confortável, escolha a melhor esteira para praticar o exercício

Ao nível do orçamento, conte com algumas dezenas de reais para o mais barato até centenas para ter um tapete ultra leve de alta qualidade, composto de material reciclado e biodegradável, sem silicone, sem palatos e feitos a base de água, como esse modelo da marca Yuj. O modelo que deve agradar o iogue que está dentro de você!

Com um tapete apropriado, você vai conseguir fazer sua aula de yoga hatha ou vinyasa!

Acessórios essenciais para sua aula de yoga

Na maioria das vezes, escolas ou organizações que oferecem cursos de yoga oferecem aos seus membros todos os acessórios necessários para realizar sua sessão. Aqui estão alguns dos produtos que você pode encontrar:

  • Um tapete para se deitar e fazer posições (asanas). Bem acolchoado de preferência para evitar dores nas costas e ficar com frio em contato com o chão, por exemplo.
  • As almofadas. Elas podem servir como suporte corporal em certas posições, como o lótus para evitar que a pélvis e o sacro sejam comprimidos no chão.
  • As almofadas de meditação, de forma oval, são particularmente adequadas para a meditação sentada nos calcanhares. Eles oferecem um assento largo e estável e serão perfeitas para pessoas que não são muito flexíveis ou muito altas. Conte cerca de duzentos reais para esse tipo de produto.

Todos esses acessórios poderão atendê-lo como as diferentes aulas de yoga online no mercado:

  • Hatha yoga, acessível a todos (o streching foi inspirado por essa disciplina)
  • Ashtanga yoga (yoga muito dinâmica)
  • Vinyasa yoga (também conhecida como Hatha Flow)
  • Kundalini yoga (“desenvolver a consciência para o caminho da iluminação”, de acordo com uma matéria publicada na revista francesa Temps Libre)
  • Yoga Nidra (melhorar o sono)

Iyengar yoga usa suportes, como tiras, quadrados (tijolo) , cobertores e cordas para facilitar ter boas posturas.

Se sua posição preferida é a com os joelhos flexionados e sentada em seus calcanhares, opte, em vez disso, por um banco de meditação, um tipo de pequeno tamborete de madeira para sentar-se confortavelmente e aguentar mais tempo e sem dor. Conte entre 200 e 400 reais para esse tipo de produto.

Há algumas matérias na internet interessantes para ajudá-lo a escolher entre um travesseiro de yoga ou um banco de meditação e outras várias sugestões de produtos. Elas merece uma leitura, mesmo rápida.

Correias e quadrados também são usados ​​em alguns tipos de aulas de yoga (saiba tudo sobre), como iyenga e vinyasa.

“Este é um colar de 108 contas que pode ser feitas de madeira, plástico, sementes ou qualquer outro material e é usado para concentração e recitação de mantras”. Diz Grazia, em um matéria sobre yoga.

A postura ou Lotus (ou padmasana) é uma postura sentada, usada em hatha-yoga. Ela também é usada como uma postura de meditação pelos budistas. Como Ooreka diz:

“Os joelhos devem tocar o chão e as costas devem estar retas (em teoria). Não force se você não conseguir alcançar essa postura imediatamente e tentar o “meio lotus”. Uma almofada de yoga bastante grossa ou um banquinho pequeno para se sentar pode ajudar nessa postura.”

O acessório bem escolhido pode melhorar os benefícios da yoga, aumentando o abandono e permitindo mais meditação.

Travesseiro, tijolo, toalhas, tudo é importante para fazer a atividade Saiba o que você precisa levar de material para suas aulas de meditação

Como escolher sua roupa de yoga?

Você não terá que ficar pobre para a sua sessão de yoga…

Tenha em mente que deve ser confortável e não restringir o movimento. Para o código de vestimenta, tudo depende da sua prática:

Uma aula de yoga por semana: uma roupa barata!

Você começa a praticar a yoga dinâmica?

Você está tentando uma aula de yoga gratuita para ver se você gosta?

Não é necessário gastar muito em uma roupa de yoga (saiba como escolhê-la)! Privilegie:

  1. Um jogging bastante largo ou um legging suficientemente grande para movê-lo facilmente
  2. Uma blusa sem manga ou mais justa para evitar que ela escorregue
  3. E uma suéter confortável para o aquecimento e relaxamento final

Lembrando que você pode usar roupas que possui no armário. É isso mesmo, você está pronto para fazer yoga em casa, na academia ou em grupo no parque!

Várias aulas de yoga por semana: é melhor uma roupa mais técnica

Você pratica yoga pelo menos uma vez por semana ou mais?

Superprof recomenda roupas:

  • Calças esportivas
  • Um top para fazer exercícios físicos ou uma camiseta justa
  • Além de materiais técnicos como poliéster, elastano (fibra que dá elasticidade ao tecido) e lã merino com incríveis propriedades para regularizar a temperatura do corpo.

Se você praticar bikram ou hot yoga (veja os melhores iogues do Instagram), você pode se dar ao luxo de colocar apenas um top e shorts para evitar o calor e suar com mais facilidade!

Não deixe de comprar acessórios para o seu conforto na meditação Com o traje ideal, você não terá limites em suas aulas!

Aula de yoga: por que não praticar em sua casa?

Encadear posturas de yoga em casa é possível?

Absolutamente! Se você tem uma agenda de ministro, você pode fazer suas aulas de yoga, kundalini yoga, vinyasa yoga ou ashtanga yoga em casa, fazendo uma aula de webcam com um professor de yoga em várias cidades do Brasil.

Ou se não através de aulas em domicílio particulares de yoga! Você pode buscar uma aula de yoga Curitiba, em Belo Horizonte, São Paulo… Enfim, por todo país!

Então, não perca mais tempo e encontre seu professor de yoga no site do Superprof e aproveite os benefícios desse exercício para o corpo e mente.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar