Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Playlist de um ótimo iogue

De Carolina, publicado dia 12/08/2019 Blog > Esporte > Yoga > Qual música escutar para a fazer yoga?

Reconhecida por seus benefícios, a yoga é uma disciplina ideal para aprender a relaxar e esvaziar a cabeça, o que às vezes é muito difícil! Nossos pensamentos nos seguem em todos os cantos, em todos os momentos; é um processo quase que onipresente!

Então, para facilitar esse momento de desligamento com o mundo exterior e, muitas vezes, de íntimo contato com o interior, você pode fazer a atividade acompanhada de música! As canções podem até aumentar os efeitos benéficos da yoga e melhorar a concentração!

Algumas músicas devem ser privilegiadas para uma boa aula de yoga curitiba. A nossa comunidade Superprof conta tudo sobre essas questões neste post revelando uma lista de reprodução!

Os benefícios de uma aula de yoga com música

Não há nenhum mal em ouvir música durante sua aula de yoga, pelo contrário!

Se você pratica em casa, você terá a vantagem de poder escolher a sua música procurando uma lista suave e relaxante na internet (Youtube, Spotify, SoundCloud, rádio-web…) ou mesmo compondo sua própria lista de reprodução!

Na yoga pré-natal, na qual pratica-se muitos exercícios de respiração simples, reconhece-se que o som, que é uma propagação de ondas mecânicas, melhora o fluxo de movimentos do corpo. Mas também há muitos outros benefícios…

Relaxar e ser mais flexível são duas regras para viver saudável Não deixe de praticar os alongamentos! E de observar sua respiração de forma consciente!

A música amplifica o sentimento de relaxamento e conforto proporcionado pela prática das asanas (posições psicofísicas da yoga) e seus benefícios em geral:

  • Os sons contribuem para despertar e melhorar os movimentos do corpo.
  • A música, sem precisar de muito esforço, conduz a uma maior facilidade para esvaziar sua mente. Por isso, ela ajuda na meditação e na concentração que se torna mais fácil no final da sessão. Por exemplo, durante a postura de cadáver (ou savasana), uma das posturas mais frequentes nas sessões de yoga.
  • A música bem escolhida pode melhorar ainda mais o efeito relaxante e antiestático da yoga. Desça a página para encontrar a seleção musical da Superprof.
  • Como explica o site Ooreka sobre os benefícios da yoga quando praticada com música: “a combinação de música e yoga pode ajudar a inspirar e focar estimulando diferentes lembranças e pensamentos.”
  • A yoga acalma o redemoinho de pensamentos e uma música baseada em vibrações sonoras de madeira, de cristal, etc., pode ajudá-lo a mergulhar em um estado de meditação e relaxamento.

Descubra também qual é a roupa ideal para praticar yoga!

Aulas de yoga com música: qual estilo de música escolher?

Vibrações, harmonias e energias positivas, a música suaviza os movimentos e pode desempenhar um papel positivo no processo de relaxamento do corpo e da mente.

Marlene, uma professora yoga dinâmica inscrita na plataforma Superprof ficou muito surpresa quando chegou aos Estados Unidos e descobriu que as sessões de yoga eram realizadas com música, às vezes com música pop ou hip hop.

“No começo, fiquei chocada. Eu rapidamente deixei cair meus preconceitos ultrapassados porque, na verdade, eu rapidamente achei isso… super legal. Agora, eu gosto de praticar yoga com música – não o tempo todo, nem sempre, mas acho que faz parte de uma atmosfera, incentiva o movimento.”

Ela fala sobre suas melhores músicas para acompanhar sua aula de yoga:

  • Bonobo, The North Borders. Produtor, compositor e DJ na cena britânica, Bonobo evolui no famoso rótulo Ninja Tune,
  • Garth Stevenson, Flying. Originalmente do Brooklyn, esse contrabaixista e compositor de música de cinema foi criado nas montanhas do oeste do Canadá. As montanhas inspiraram seus álbuns, incluindo Flying, uma canção de 57 minutos em homenagem a uma viagem à Antártida que mudou a vida do artista. Todo um programa e, se você não relaxar com isso, não podemos fazer mais nada por você…
  • Stevin McNamara, Om Guitar. Esse músico sul-africano se descreve em seu site como especialista em violão, “dedicado à yoga, movimento, contemplação, meditação, coração, mente e alma!”

Descubra também os materiais de yoga necessários durante as aulas!

Quais artistas para acompanhar sua aula de yoga?

Como Dênia, professora de yoga e blogueira baseada no litoral do Rio de Janeiro, explica, não existe uma regra definida para qual música usar.

“Você pode usar qualquer estilo, de Mozart, Justin Bieber a Coldplay. O que convém e inspira-te no momento.”

Simples e fácil de aplicar, certo?

Faça meditação e flexibilize seu corpo Observe que, com a ajuda da introspecção facilitada pela música, posições como esta não serão difíceis com a prática.

Você pode encontrar artistas cuja música seja compatível com a prática da yoga na internet (YouTube) ou através de aplicativos de yoga para smartphone como Spotify ou Deezer.

No Spotify, basta digitar “música de yoga” no mecanismo de busca interno e você encontrará listas de reprodução diferentes, como:

  • Concentration Yoga Music (12 faixas),
  • Mindful Healing Sounds,
  • Calm Spa e Yoga Music (12 músicas) ou
  • Yoga Remedy com 28 títulos.

Cláudia, professora de yoga em São Paulo nos estilos Vinyasa, Ashtanga e Hatha Yoga e também certificada em yoga pré-natal, criou um blog sobre sua paixão. Aqui está a seleção de música que ela compartilha em seu site:

  • Angus and Julia Stone, For You,
  • Mia, Tanz de Moleküle,
  • Toto, África,
  • Angus and Julia Stone, Big Jet Plane,
  • Nude, Man O To.

As músicas em sânscrito (língua indiana tradicional) são completamente exóticas e propícias para criar uma atmosfera relaxante. Experimente, por exemplo, a música Hare Krishna ou o álbum Mantras for Life produzido pela cantora Deva Premal.

E aí, procurando aulas de yoga curitiba?

Algumas listas de reprodução recomendadas pela Superprof:

Muitos artistas contemporâneos praticam Yoga.

Esse é o caso de Moby que pratica muito yoga dinâmica e que compartilha uma lista de reprodução gratuita de 4h, o suficiente para durar várias aulas de yoga online e não ficar cansado! Você pode baixá-la gratuitamente pela WeTransfer ou também no “streamer” no Spotify, SoundCloud, Apple Music ou Deezer.

O site da revista Elle inventou uma lista de 20 minutos intitulada Kundalini: yoga, meditação e relaxamento. Ideal para uma aula de yoga de manhã antes de começar o dia ou a noite, antes de se juntar aos braços de Morfeu.

Que tal você, aos poucos, conferir todas essas dicas pessoalmente e criar um playlist único, que expresse toda a sua individualidade e estilo? Vamos embora tentar?

Mediante a uma boa escolha pessoal, as canções ouvidas durante a prática da Yoga podem contribuir no relaxamento e na concentração da mente!

As 10 músicas mais ouvidas para praticar Yoga

Faça yoga online!

Esta é uma lista das músicas recorrentemente mais ouvidas durante a prática da Yoga, divulgada pela plataforma Spotify há quase cerca de um ano. Segundo o aplicativo, essa seleção continua vigente e em alta demanda!

Como já dissemos aqui, a prática de Yoga demanda um ambiente tranquilo, munido de um mat – tapete – confortável e determinadas músicas que auxiliem no relaxamento e na concentração para se executar as asanas, as posturas psicofísicas comuns à Yoga.

Caso você ainda não tenha descoberto a playlist perfeita, o Spotify nos deu uma mãozinha e divulgou as 10 músicas mais ouvidas no Brasil na hora de praticar Yoga. Essa é uma seleção eclética, percorrendo desde mantras tibetanos a sons da natureza.

Construir uma atmosfera adequada é fundamental. Muitos professores de Yoga chegam a dizer que é tão importante quanto manter o foco nos movimentos. E a seleção de músicas que você escolher irá ajudar na ambientação dessa atmosfera de concentração e presença!

Lembre-se de vestir roupas confortáveis e não muito largas, antes da prática e escolha um local no qual não seja perturbado. Mantenha uma boa intenção no coração durante a prática da atividade e aperte o play na seleção de músicas a seguir!

  1. Gayatri Mantra, de Deva Premal,
  2. Ong Namo (Wisdom), de Snatam Kaur,
  3. Baba Hanuman, de Krishna Das,
  4. Om Gam Ganapataye Namaha, de Edo & Jo,
  5. Ganesha, de Wah!,
  6. Purnamadah, de Shantala,
  7. Mere Gurudev, de Krishna Das,
  8. Yoga (Sons do Mar), de Meditação e Espiritualidade,
  9. Om Namo Bhagavate, de Deva Premal e
  10. Mul Mantra, de Snatam Kaur.

Os principais benefícios de se praticar Yoga com uma ótima playlist que contribua para a prática

Lembre que a música é algo poderoso. Através da música, se é possível alterar o humor e o comportamento das pessoas tão bem como o seu corpo físico. Pensando nisso, em nosso mundo repleto de tanta correria e distrações, os efeitos de relaxamento da música podem vir a ser uma mão na roda em nossa vida!

Agora considere a meditação ou a prática de um estado meditativo – que é o que ocorre frequentemente durante a prática da Yoga. Como sabemos, esse estado pode contribuir para uma maior clareza e paz interior.

Quando esses dois universos se encontram, a música e o estado meditativo, o contexto que se gera é um ambiente riquíssimo de possibilidades e de interpretações. Algo que pode decorrer em vários benefícios que facilmente afetarão toda a sua vida!

Ouvir uma música relaxante ou que foque na concentração e no relaxamento pode vir a resultar em um impacto muito positivo na sua prática meditativa ou de Yoga.

Uma música que conduz a um estado meditativo é aquela que favorece e até mesmo traz clareza a seus pensamentos!

O que é música que conduz à meditação?

De forma simplificada e direto ao ponto, a meditação ou a prática de um estado meditativo é um método de trazer ou promover clareza a seus pensamentos. É uma plataforma interna que permite que você cultive maneiras novas, mais positivas e mais autênticas de existência.

Nesse sentido, com a prática frequente e muita dedicação, esse processo pode resultar em um efeito transformador e te levar a uma nova compreensão da vida! Dos seus pensamentos, sentimentos e emoções!

De forma semelhante, a música também possui poderes transformadores. Observe que a combinação de ritmo e melodia em uma canção pode significativamente influenciar nosso estado de espírito, tão bem como nossas mentes e tudo o mais que a percorre.

Quando, por exemplo, estamos ouvindo uma música de ritmo lento, sem elementos agressivos, em uma atmosfera mais contemplativa, essa ação pode nos deixar em um humor mais tranquilo e pacífico.

A música propícia para um estado meditativo ou de prática de Yoga, portanto, vale-se desse estilo relaxante, introspectivo, contemplativo para contribuir na construção de um estilo mais calmo de prática.

Pensando nisso, de forma geral, existem muitas áreas nas quais a música de meditação pode auxiliar na atividade de Yoga ou no estado contemplativo.

Alguns dos principais benefícios dessa prática são:

  • Alívio do estresse e da ansiedade: um dos benefícios diretos de se ouvir música durante a prática de Yoga é a redução do estresse e da ansiedade cotidianos. Ao ouvir e apreciar uma canção agradável e suave durante um estado meditativo, é muito provável que você se sinta mais calmo e que como se as pressões da vida desaparecessem num passe de mágica! Ainda seguindo essa linha de pensamento, pesquisas apontam que locais de trabalho onde existe música de meditação tocando ao fundo apresentam taxas muito menores de estresse e conflitos. Comparativamente, em locais com música alta ou de qualidade agressiva e até mesmo ambientes sem música, os níveis de estresse são muito maiores.

 

  • Na hora de dormir: a música de meditação também pode contribuir para acalmar a nossa mente e o nosso sistema nervoso, sobretudo o sistema parassimpático, responsável pelo relaxamento do organismo.

 

  • Meditação profunda: observe que o uso da música nesse sentido só será eficaz se, claro, funcionar para você, estritamente. Essa é uma prática muito pessoal e nem sempre toda vez uma canção irá lhe trazer um estado mais contemplativo. Isso depende da pessoa e do momento o qual ela vive.

A prática de uma atitude mais contemplativa através da música e do Yoga traz várias vantagens, dentre elas o cultivo de uma maior presença do praticante em suas próprias ações e pensamentos.

  • Melhoria na Saúde Física: note que os benefícios que descrevemos aqui não apenas contribuirão para a sua saúde mental mas também a sua saúde física. A construção de uma atmosfera relaxante e atrativa ajuda seu corpo a se curar, pois ele começa a ser melhor ouvido por você mesmo. E isso induz a uma maior presença.

 

  • Ajuda na concentração: já está mais do que comprovado que ouvir música meditativa é muito eficaz em situações nas quais se requer muita concentração ou longas horas de estudo contínuas. Além disso, se você acha que sua mente é daquelas que tende a divagar, a música de meditação pode oferecer um substrato onde ancorá-la e sempre trazê-la de volta a cada momento de divagação.

 

  • Refeições conscientes: o que é mais comum hoje em dia, é nos alimentarmos de frente para a televisão ou a tela do computador ou do smartphone. Portanto, comer sem atenção, comer se movimentando, de forma compulsiva, quase que se tornou regra em nossa sociedade nos dias de hoje. No entanto, é consenso entre todos os especialistas que fazer uma refeição em um ambiente calmo, de maneira atenta e expressando uma atitude de agradecimento desempenha um papel fundamental em todo o processo de digestão. A música meditativa, portanto, pode criar justamente esse ambiente tranquilo, relaxante, para você e toda a família durante suas refeições e também em outros momentos.

 

  • Prática consciente de relaxamento: você já deve de ter percebido que o efeito benéfico do uso da música meditativa na rotina do praticante é atingido à medida em que o mesmo consegue relaxar internamente e voltar a olhar o mundo com atenção, através de momentos contemplativos. É essa a prática que te auxilia na vivência de um estado de maior paz interior e de total entrega, se possível.

Em resumo, é interessante quando a gente saca que o mais importante é descobrirmos o que funciona para a gente! Caso um determinado estilo de música propicie dentro de você um estado de maior tranquilidade e paz interiores, isso é fantástico!

Você terá uma vida inteira a descobrir quais canções, estilos e ritmos mais se alinham nessa direção e quais o afastam de um estado mais presente e relaxado.

Além de ser uma experiência intrinsecamente pessoal, a descoberta desses caminhos pode vir a ser tão prazerosa quanto a prática da música meditativa em si.

Não deixe de ensinar seus filhos a relaxarem Desde pequeno, é possível começar a prática da meditação, já treinando a mente a se tornar mais calma e presente!

Quando ouvir música durante a yoga?

Em nosso mundo atual, a menos que você viva no deserto, o silêncio não existe. Estamos constantemente estimulados e, às vezes, também perturbados pelos sons que nos rodeiam.

Durante uma aula de yoga, você terá que aprender a lidar com o silêncio. Se você é um iogue (saiba como ser um ideal!) iniciante, é possível que você não controle seus pensamentos. Eles assumirão o controle e impedirão que você aproveite plenamente os benefícios do alongamento. É preciso se deixar levar pela prática da yoga! Então, a música pode ajudá-lo, criando uma atmosfera e liberando suas emoções.

Para outras pessoas, o silêncio pode criar uma ruptura com o dia que acabou de se desdobrar e se aproximar no melhor estado possível da sua sessão de relaxamento.

Conselho da comunidade Superprof:

Se você pode se concentrar no seu corpo e na sua respiração sem pensar em nada, você pode continuar sua aula sem música. Se você sente que sua mente está à deriva e dando uma volta no seu dia de trabalho, nas crianças ou nas coisas que você esqueceu de fazer, a música pode, sim, ajudá-lo a se concentrar melhor em seus sentimentos.

As pessoas que estão acostumadas à meditação ou à concentração podem encontrar os benefícios de praticar yoga em total silêncio (pense nos grandes monges budistas). À medida que suas sessões de yoga progredirem (lembrando que você pode sempre começar com uma turma de yoga para iniciantes), você pode não sentir a necessidade de ouvir música. Uma evolução é possível na sua prática de yoga. Você vai entender, não há uma resposta específica sobre o uso da música, é uma questão pessoal e também de momento!

Se você praticar yoga em uma escola, a escolha de colocar música durante uma aula é de responsabilidade do professor. Se não houver, nada impede que você pergunte a ele ou ela e traga seu iPod e um alto falante!

Durante uma aula de yoga em grupo, ter música pode interferir nas instruções do professor de yoga (em uma rede social?) para executar os diferentes asanas. Porém, sozinho em casa ou com um curso especial através da Superprof, sinta-se livre para tentar a opção de música e ver quais as consequências decorrentes no seu curso.

Durante o relaxamento final, é melhor não usar música ou cortá-la. Como Dênia, professora certificada de Yoga Alliance com mais de 200 horas em Hatha Yoga e Vinyasa Yoga, explica em seu blog:

Faça alongamentos em locais calmos Note sempre que alguns lugares são melhores para fazer a prática que outros…

“Eu nunca coloco música com texto durante o Savasana (a última pose de relaxamento durante a qual nos deitamos por vários minutos nas costas, deixando o corpo relaxar e ancorando no chão.”

Pessoalmente, eu testei uma sessão de yoga com música de natureza (água corrente, sons da natureza, cachoeiras…) e esse tipo de melodia harmoniosa pode ajudá-lo a trazer o toque final de bem-estarMas cuidado com o risco de relaxar tanto que você adormeça! A ideia aqui não é a de dormir na prática! 

Então, você entendeu a dica! A música nas aulas de yoga depende de cada um. O mais importante é a concentração durante as aulas.

Se você conseguir se concentrar e relaxar escutando hip hop em sua aula de yoga, não tem problema! Mas se a letra da música e o ritmo fazem você se distrair, é melhor optar por uma música instrumental ou com barulhos da natureza.

No entanto, se você conseguir se concentrar sem música e achar que é melhor assim, faça suas aulas de yoga em silêncio e sem ninguém para incomodá-lo.

E lembre, nesse nosso mundo-vasto-mundo de ansiedades, interrupções e estresses, poder contar com um subtrato que caminhe em uma linha mais meditativa e contemplativa pode vir a ser um diferencial e tanto!

Pense sobre isso e ponha em prática! Descubra quais canções despertam mais em você um estado de maior presença e paz de espírito e faça disso uma prática diária! E depois nos conte como tem sido!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar