Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cantar pode me deixar mais feliz?

De Fernando, publicado dia 17/11/2017 Blog > Música > Canto > Encontre sua felicidade cantando

Aprender a cantar é um prazer e que precisa ser bem aproveitado. Quando a atividade se torna massante e a rotina faz com que o canto se torne um momento ruim do dia, precisamos rever as prioridades e considerar melhor o que pode ser feito para resolver isso.

Essa alegria criada pelo despertar da musicalidade e o aprendizado constante traz muitas coisas boas e torna a música (conheça canções populares) uma companheira essencial para todos os dias. Cantar não exige nada além da vontade de colocar boa música para fora. E estar feliz faz muito bem para a saúde.

A música e o canto são certamente linguagens universais. Seja qual for o idioma considerado, as melodias, músicas e sons marcam as mentes favoravelmente. Mesmo em entender o significado exato das palavras cantadas, ainda podemos desfrutar de uma música popular ou lírica.

Caso contrário, as óperas de Wagner não teriam encontrado nenhum sucesso fora dos territórios de língua alemã – e devemos admitir que nós mesmos temos dificuldade em aproveitar todas as músicas do Brasil.

Seu talento não tem fronteiras Um bom músico pode estar em qualquer lugar

A aprendizagem do canto e seus efeitos sobre a moral

A música é uma arte ao alcance de todos. Todos podem fazê-lo, mesmo que cantem errado.  Embora seja aconselhável aprender a cantar bem, o simples ato de cantar uma canção, seja lá qual for, é um prazer.

É um bom hobby, com muitos resultados positivos e que melhora o estado de espírito de quem canta e aprecia música em geral.

Mas a melodia cantada apresenta muito mais: não é apenas passiva, como seria a audição de uma peça musical, mas ativa, acompanhada de uma certa adequação com outros cantores e também com a música de acompanhamento.

O estudo de canto tem a vantagem trazer uma liberação de estresse e uma concentração que podem ser muito importantes para outras atividades rotineiras.

No chuveiro ou no carro, nenhum nervosismo! O cantor (razões para se tornar um) despretensioso não precisa se apresentar em público para ganhar a vida, ele faz o que ele deseja e como se sente bem. Se ele concorda em cantar em um coro, ainda assim é um amador, livre do peso de tanta técnica ou da conexão do seu sustento com aquela atividade.

As virtudes da música sobre os hábitos e o humor são visíveis para pessoas de todas as idades ou lugares, por isso mesmo a terapia musical é tão utilizada e importante. Seja com a introdução de conceitos de musicalização ou com trabalhos mais específicos, trazer a música para os tratamentos e acompanhamentos faz com que autoconfiança e o desejo de aprender e se aprimorar sejam constantes. Além disso, a autoestima de quem se vê progredindo é muito importante e a música traz esses resultados de maneira visível.

Como uma atividade esportiva, o canto ajuda a se livrar de todas as suas ondas negativas, tensão e qualquer possível problema emocional diário.

Ouvir músicas que gostamos torna as atividades menos desgastantes e traz a companhia de algo que faz o momento ser mais leve e alegre. Quem não tem uma música especial para cantar nos momentos em que precisa relaxar?

Crie suas listas e tenha sempre a mão algo para ouvir Ouvir boas canções pode ajudar a relaxar

A música tem uma influência positiva em todos os pontos de vista

Além desses efeitos benéficos sobre o estado mental, aprender a cantar para cultivar uma atividade focada em seu próprio prazer é um bônus importante para deixar ainda mais agradável a existência humana.

As crianças que cantam e/ou tocam música podem ter melhores notas do que seus colegas. Além da concentração que deve ser trabalhada constantemente com quem trabalha exercícios musicais, a disciplina acaba sendo muito determinante para o uso de suas habilidades extraclasse.

Não só o canto desenvolve capacidades em ciências como a matemática e a física, que têm nas harmonias e cadências grandes exercícios, mas também aumenta a sensibilidade artística, os valores humanos e a sensação de beleza .

As consequências positivas e agradáveis ​​da aprendizagem da música são ricas e variadas. Os gestos e a atitude do corpo assumida pela técnica de canto levam a uma postura correta, trabalhando certas áreas do corpo e deixando outros cada vez mais relaxados.

Ao mesmo tempo, a respiração do cantor (ser famoso!) deve estar sob controle e, portanto, suas habilidades aumentaram. Controle do corpo e autoconfiança melhoram juntos, assim como podemos observar nos praticantes de ioga e pilates, por exemplo.

Cantar ainda é um prazer porque ajuda no bom uso da musculatura facial.  A longo prazo, a articulação pronunciada e os movimentos da boca suavemente colocam os músculos do rosto nos lugares corretos, o que evita as rugas e o envelhecimento precoce.

Também existem as alegrias oferecidas pelo canto em grupo. O coral pode ser bastante emocionante, não apenas com sua música repleta de harmonia, mas pela socialização e trabalho em grupo, compartilhando desejos, aprendizados e boa música. Conhecer pessoas que gostam do mesmo que você e estão dispostas a sempre melhorar em nome do coletivo é muito bom para o corpo e a alma.

Atividades que trazem saúde e relaxamento, além da possibilidade de serem praticados em qualquer lugar e por pessoas de qualquer idade são sempre muito positivos.

Use bem seu tempo e cuide de você Assim como nos exercícios físicos, você pode deixar sua rotina mais leve com a música

Como aprender a cantar apenas por prazer?

Nem todos que estudam canto desejam ser grandes estrelas da música mundial. O destino de uma celebridade exige muito trabalho e o aprendizado constante da rejeição até que o momento certo chegue para sua trajetória. E muitas pessoas procuram a aula de música para ter um momento alegre e que beneficie a sua rotina.

E a progressão na música pode ser observada em atividades diferentes, com mais disciplina e concentração, por exemplo, no seu trabalho normal. Isso pode ser conquistado mesmo sem treinos exaustivos ou noites sem sono, como muitos cantores que desejam ser profissionais fazem – e podem até mesmo ter muitos malefícios para sua saúde.

Ao contrário do estudante que deseja ser um cantor profissional e faz diversas aulas por dia, o cantor amador faz sua programação de acordo com suas possibilidades e seus desejos: um curso de canto durante fins de semana, aulas em casa particular somente para manter a prática, ocupa o tempo com um coral de amigos, mas nada muito penoso.

Se você tem a chance de cantar direito, pode fazer o que quiser para isso dentro de sua predisposição.

Por outro lado, quem quer aprimorar mais rápido alguma deficiência musical – como os que notoriamente cantam muito mal e são desafinados-  acaba direcionando o seu esforço para corrigir o mais rápido o possível essas questões.  Mas uma vez que o obstáculo é superado, todo um horizonte de liberdade musical se abre diante do aprendiz.

O conhecimento da teoria da música pode ser muito útil ou mesmo necessário para decifrar melhor o que está preparado para sua trajetória como um amante de música. E para isso você nem precisa gastar muito, a internet está cheia de pequenas aulas e materiais interessantes para encontrar o melhor método para seu aprendizado.

E o cantor amador está mais livre para escolher o que mais gosta de cantar, não tendo tanta obrigação com a perfeição da técnica ou com a análise do que será mais rentável para a sua carreira. Ele quer apenas escolher o estilo musical que mais o atrai e completar esse prazer de ouvir música cantando junto!

E para amadores que gostariam de ir mais longe …

A maneira de aprender a cantar quando você começa é sempre a mesma, variando muito pouco de acordo com o professor de música. Tudo depende, então, dos esforços que são feitos e da quantidade de lições de canto seguidas, mas também do sacrifício e da motivação que o cantor aplica para melhorar sua técnica vocal.

Se, no final do dia, o amadorismo não é suficiente para você, você tem o direito de enfrentar novos desafios. Procure as apresentações de escolas de música, recitais dos alunos de seu professor particular, corais mais profissionais ou os grandes programas de televisão que buscam talentos por todo o mundo. Ou até mesmo faça a sua carreira gravando suas músicas de maneira independente e divulgando-a pela internet e redes sociais.

Um treinador vocal será bem necessário para fazer as vocalizações corretas e ter um nível suficiente para se apresentar nessas competições de canto. Empresários de música locais podem estar procurando alguém como você.

Com um pouco de sorte, talento e os meios para encontrar as pessoas, você pode ser encontrado!

A concentração é um exercício constante para o músico Tocar um instrumento pode ajudar muito no seu desenvolvimento musical

 

Se você é um músico bem experiente ou recém iniciado nessa arte, o mais importante é focar nas coisas boas que você está levando para outras pessoas e você mesmo. Faça apresentações para seus amigos e familiares, ouça boa música, vá a concertos e conheça novas pessoas.

A música pode ser a chave para a sua felicidade, tirando o estresse do dia a dia e colocando um sorriso no lugar certo para quem está à sua volta! Aproveite bem o seu talento e dedique-se a isso.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar